Goiás

Prefeitura de Goiânia deverá fornecer insulinas especiais a pacientes com diabetes

O magistrado relator ponderou que diabetes é uma doença crônica e por isso é inadmissível que os pacientes aguardem a análise do pedido de dispensação urgente de medicamentos.
19/07/2017, 08h51

A Prefeitura de Goiânia deverá fornecer medicamentos para o tratamento de pacientes com diabetes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme liminar, concedida à unanimidade pela 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), entre os fármacos que deverão ser entregues estão insulinas especiais, insumos básicos e alimentação enteral. O relator do voto foi o desembargador Orloff Neves Rocha.

Proposta pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), na ação civil pública foi requisitado, em tutela de urgência, que a administração municipal fornecesse toda a assistência farmacêutica na atenção básica, mantendo o estoque dos remédios Lantus (Glargina), Humalog (Lispro), Levemir (Determir) e Novorapid (Aspart).

Para deferir a liminar, o magistrado relator ponderou que diabetes é uma doença crônica, portanto, é “inadmissível que os pacientes aguardem indefinidamente a análise do pedido de dispensação urgente de medicamentos”.

Dessa forma, Orloff Neves Rocha destacou, ainda, o dever constitucional da União, Estados e Municípios promoverem, de forma solidária, o acesso à saúde, podendo se exigir de qualquer deles o cumprimento da obrigação. “Não há dúvidas de que a administração deve se acautelar no fornecimento de remédios, porém, isso não deve servir de amparo para a prestação deficiente do serviço que lhe compete, em razão da suposta inviabilização do sistema. Logo, a escassez de recursos não justifica a recusa ao fornecimento dos fármacos”.

Nesse contexto, o colegiado entendeu estarem presentes os requisitos para concessão da antecipação de tutela, “fundado o receio de dano irreparável ou de difícil reparação, pois a demora para o início ou a interrupção do tratamento medicamentoso pode levar a um agravamento do quadro clínico dos pacientes portadores de diabetes, sem que se possa reverter o mal causado, mesmo que julgada procedente a ação posteriormente”.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Bandidos explodem dois bancos em Caiapônia

Os bandidos chegaram a fazer reféns três funcionários da prefeitura, que faziam a coleta de lixo na madrugada.
19/07/2017, 09h36

Um posto de atendimento do Banco Bradesco e uma agência da Caixa Econômica Federal de Caiapônia, cerca de 350 quilômetros de Goiânia, foram explodidos na madrugada desta quarta-feira (19/7).

Os bandidos, fortemente armados, chegaram a fazer reféns três funcionários da prefeitura, que faziam a coleta de lixo na madrugada, sendo o motorista do caminhão e dois coletores de lixo.

Foto: Reprodução Câmera de Segurança

Logo após a explosão das duas agências, os três funcionários foram liberados sem ferimentos.

As agências ficam próximas uma da outra, cerca de 500 metros de distância, na Avenida do Comércio, uma das principais da cidade.

Segundo o delegado da cidade, Marlon Souza Luz, pelo menos seis criminosos estão envolvidos nas duas explosões. Imagens das duas agências vão ajudar na identificação dos criminosos, que fugiram em dois carros.

Os bandidos conseguiram levar dinheiro, mas a quantia não foi divulgada pelos bancos.

A Polícia Federal foi acionada para investigar a explosão da Caixa e o Grupo Antirroubo a Banco (GAB), ligado à Delegacia Estadual de Investigação Criminal (DEIC), vai investigar a explosão do Bradesco.

Policiais Militares de Caiapônia e de Iporá estão trabalhando em parceria com a Polícia Civil e Polícia Federal, para que os bandidos sejam identificados e presos.

*notícia em atualização

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Frio pode ter matado morador de rua

Esta é a segunda suspeita de morte de morador de rua causada pelo frio na capital paulista em 2017, segundo os registros policiais.
19/07/2017, 10h03

Um homem de cerca de 45 anos, não identificado, foi encontrado morto no fim da tarde desta terça-feira (18/7), no bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

Por volta das 16h30, a Polícia Militar recebeu, através do telefone 190, a informação de que um corpo estava desde o início do dia sobre a calçada do cruzamento entre a Rua Teodoro Sampaio e a Avenida Doutor Arnaldo.

Ele não apresentava sinais de violência, o que indica que pode ter sido vítima do frio que atinge a cidade desde a madrugada de terça.

A perícia da Polícia Civil foi acionada, e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Não há confirmação da causa da morte.

Esta é a segunda suspeita de morte de morador de rua causada pelo frio na capital paulista em 2017, segundo os registros policiais.

No dia 10 de junho, um homem em torno de 50 anos foi encontrado morto, com sinais de hipotermia, na região do Belém, na zona leste. Em 2016, houve registro de ao menos cinco casos, segundo a Pastoral do Povo da Rua.

No fim da madrugada desta quarta-feira (19/7), a temperatura média na capital é ainda mais baixa do que na terça, de 9ºC.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, a mínima pode cair para 7ºC e a máxima é de 14º durante o dia em São Paulo. Na terça, no início da onda de frio, a temperatura caiu 17ºC em 24 horas.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Maratona para desenvolver soluções contra o Zika está com inscrições abertas

As inscrições são feitas individualmente via formulário virtual.
19/07/2017, 10h16

Programadores, desenvolvedores e especialistas de áreas específicas têm até a próxima segunda-feira (24/7) para se inscreverem na 1ª Maratona de Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas para Enfrentamento da Zika e Síndrome Congênita.

A feira, chamada Hackaton, é uma maratona que vai reunir profissionais nos dias 9 e 10 de agosto, na Bahia, com objetivo de criar soluções tecnológicas para controle e enfrentamento das arboviroses (doenças transmitidas por mosquitos), utilizando as diferentes bases de dados de vigilância e atenção à saúde disponíveis sobre o tema.

Para participar, é necessário que o candidato se enquadre nos perfis tecnológicos, da área de saúde ou no perfil geral, que envolve educação, comunicação, design e outras áreas.

O evento é promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e contará com dez equipes de até cinco participantes cada. A montagem das equipes será feita no primeiro dia do evento pela organização, que tentará atender solicitações feitas durante as inscrições. Os grupos, no entanto, deverão ter característica multidisciplinar em sua composição, preferencialmente com representantes dos três perfis de conhecimento.

As inscrições são feitas individualmente em formulário virtual. O participante deve preencher o formulário, indicando, se for o caso, a equipe que pretende integrar.

Como prêmio, será oferecido o financiamento para desenvolver o projeto vencedor. Os valores e a forma do financiamento serão divulgados, alguns dias antes do evento, aos participantes selecionados.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Esportes

Loja do Goiás é depredada após terceira derrota consecutiva

Os vidros de duas janelas e uma parte do vidro da porta principal da loja foram destruídos após derrota para o Londrina.
19/07/2017, 12h35

Torcedores do Goiás Esporte Clube quebraram as vidros da Loja Oficial do time, que fica na Avenida 85, no Setor Bela Vista, em Goiânia.

Os vidros de duas janelas e uma parte do vidro da porta principal da loja foram destruídos após derrota para o Londrina, na noite desta terça-feira (18/7).

O time esmeraldino perdeu de 1 a o para o time paranaense e ocupa agora a 15ª colocação na tabela de classificação da Série “B” do Campeonato Brasileiro.

Esta foi a terceira derrota consecutiva do time goiano e pode ter sido a causa da demissão do técnico Silvio Criciúma.

No lugar dele, entra Argel Fucks, que será apresentado na tarde de hoje (19/7), no Centro de Treinamento (CT), no Parque Anhanguera, em Goiânia.

Pela manhã, funcionários do Goiás tiravam os cacos de vidros deixados pelo ato de vandalismo.

Mesmo com as vidraças quebradas, a loja do Goiás está funcionando normalmente.

Leia mais:

Após mais uma derrota, Goiás tem novo técnico

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.