Juliana Nogueira
31/01/2018, 11h01

Abertas inscrições para o Goiás Enem 2018

Inscrições vão até o dia 16 de fevereiro.

Estão abertas, até o dia 16 de fevereiro, as inscrições para o Goiás Enem. Criado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás), o projeto tem como objetivo reforçar a formação dos estudantes e contribuir para que alcancem um bom desempenho nas avaliações do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Podem participar desta 6ª edição do projeto alunos da 3ª série do Ensino Médio e da 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual.

Para participar, o interessado deve solicitar uma vaga acessando o site  www.seduc.go.gov.br/goiasenem e preenchendo o cadastro. O aluno precisa, no ato da inscrição, selecionar o polo de sua preferência. Também é necessário que os pais ou responsáveis assinem uma carta de autorização, que está disponível no site para download.

Nesta edição o Goiás Enem conta com 29 polos espalhados em Goiânia e nos seguintes municípios: Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Nerópolis, Ceres, Goianésia, Jaraguá, Inhumas, Goianira, Itumbiara, Jataí, Valparaíso de Goiás, Palmeiras de Goiás, Piracanjuba, Pires do Rio, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, São Luís de Montes Belos e Trindade.

Caso a quantidade de solicitantes exceda o número de vagas disponíveis (5.810), será realizado um sorteio eletrônico para destinar as vagas aos alunos inscritos. As aulas terão início no dia 19 de fevereiro.

Sobre o projeto

O Goiás Enem oferece aulas gratuitas elaboradas por professores especialistas que adotaram como diretriz a Matriz de Referência do Enem. Elas são ministradas em diferentes polos do Estado e em períodos alternados, aos sábados e alguns dias da semana. O conteúdo é apresentado em formato de palestra cuja duração pode chegar a 1h20.

Assim como nas edições anteriores, a iniciativa será desenvolvida ao longo de todo o ano, até as vésperas do Enem, nas Coordenações de Educação que aderiram ao programa. São quatro aulas de acordo com as áreas de conhecimento: Matemática e suas tecnologias (álgebra e geometria); Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Inglês, Redação); e Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias.

A preparação da equipe responsável pelo Goiás Enem começou em dezembro do ano passado, com a produção do material pedagógico. Em janeiro deste ano, eles formaram grupos de estudo de acordo com a sua respectiva área de conhecimento para traçar metas e estratégias para o desenvolvimento do projeto. Em fevereiro e agosto, todos os professores participarão de oficinas pedagógicas organizadas pela equipe central em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).