Thyélen Lorruama
01/02/2018, 16h02

Programa Mais Saúde para Goiás tem equipe para atendimento domiciliar

De acordo com a coordenação, a iniciativa tem conseguido diminuir a internação dos pacientes em hospitais.

O programa Mais Saúde para Goiás, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) com o propósito de reforçar a assistência na atenção primária à saúde, terá um avanço significativo com o atendimento domiciliar feito por equipes multiprofissionais.

Na última quarta-feira (31/1), a superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Evanilde Fernandes Gomides, acompanhada de técnicos, conheceu o funcionamento do programa Melhor em Casa, feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Trindade.

Criado em 2015, o programa presta atendimento a 140 pacientes moradores de Trindade, vítimas de doenças crônicas ou degenerativas ou de agravos que ocasionaram sequelas. São, na prática, pessoas acamadas que necessitam de cuidados paliativos e especiais.

A coordenadora do projeto Melhor em Casa de Trindade, Amanda Azevedo Marques, informa que a iniciativa tem conseguido diminuir a internação dos pacientes em hospitais e, ao mesmo tempo, possibilitar a melhoria da qualidade de vida destes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a coordenadora, em Trindade existe uma grande equipe em atuação composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e odontologia.

O grupo, dividido em dois, realiza visitas domiciliares rotineiras nos pacientes identificados e cadastrados pelos profissionais dos centros de saúde durante as consultas ou realização de procedimentos primários.

O programa já foi implantado nas 18 Regionais de Saúde do Estado, em 68 municípios nos quais foram instituídas unidades-laboratórios.