Felipe André
14/02/2018, 17h02

Novas regras da Fifa: laterais e escanteios no futsal podem ser cobrados com as mãos

Mudanças devem causar estranheza aos mais desavisados do futsal.

A Fifa aprovou algumas mudanças que podem mexer muito com o modo que o futsal é disputado. A empresa é reguladora do futsal desde 1989. Algumas regras foram alteradas, a principal delas foi a permissão de cobrar lateral e escanteio com as mãos.

A exclusividade de cobrar laterais e escanteios com os pés foi decidido desde o início da Era Fifa no esporte. Porém, a empresa agora vê essas mudanças como possibilidade de aumentar o número de gols nas partidas.

O Brasil, representado pelo presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Marcos Madeira, foi contra apenas à mudança nas cobranças de lateral e escanteio.

As outras mudanças envolveram a reposição de bola por parte do goleiro, quanto ao uso do goleiro-linha e as decisões por pênaltis.

O goleiro não poderá lançar diretamente para a quadra de ataque. A bola precisará tocar na quadra de defesa.

O goleiro-linha, quando um jogador de linha entra no gol, só será permitida para as equipes que estiverem perdendo a partida.

As cobranças de pênaltis em partidas eliminatórias serão agora cinco cobranças, ao invés de apenas três, assim como acontece no futebol de campo.