Goiás

Mostra oferece concertos e oficinas gratuitas em Goiânia

A entrada é gratuita, como em todas as atividades da Mostra.
26/02/2018, 13h57

A Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás chega à sua terceira edição em 2018 com uma programação repleta de atrações para músicos, estudantes, pesquisadores e apreciadores da “arte primeira”.

A programação do evento se estende de 1º de março a 21 de abril e prevê 10 concertos em Goiânia, três concertos no interior (Corumbá de Goiás, Anápolis e Piracanjuba) e cinco oficinas. Todas as atividades são gratuitas.

Abertura

O primeiro concerto da 3ª Mostra de Música Eruditareúne pela primeira vez a Banda Tonico do Padre e a cantora Maria Eugênia. A apresentação, sob a regência do professor Marcos Botelho, ocorre no dia na próxima quinta-feira (1/3), às 20 horas, no Teatro Goiânia. A entrada é gratuita, como em todas as atividades da Mostra.

Oficinas

Além dos concertos, a 3ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás reserva espaço para oficinas gratuitas ministradas pelos profissionais convidados – todos eles expoentes em suas áreas de atuação: Will Sanders (trompa e música de câmara para metais), Eliane Tokeshi (violino), Ricardo Kubala (viola), Thereza Bougard (piano) e Thiago Santos (regência). Informações sobre datas e inscrições podem ser obtidas no site musicagoias.com.

Créditos

A 3ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás é um projeto contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2016 e apresentado pela Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e pelo Governo de Goiás. Tem o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac-UFG), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), do Centro Cultural UFG, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SED), do Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França e da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Goiás (OSJG). A realização é da ArteBrasil Projetos Socioculturais e da Botelho Produções.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Divulgado novo processo seletivo para instrutores da Escola de Governo

Nesta terceira edição do processo seletivo a seleção de instrutores está associada a conteúdos de 34 cursos.
26/02/2018, 14h17

Serão abertas nesta terça-feira (27/2) e vão até o dia 27 de março, as inscrições para a seleção de servidores efetivos e comissionados para atuarem como instrutores internos nas ações de capacitação da Escola de Governo Henrique Santillo, da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan).

As inscrições são presenciais e serão feitas, exclusivamente, na Secretaria Escolar da Escola de Governo Henrique Santillo, de segunda à sexta-feira, em dias de expediente, das 8h às 13h e das 14h às 20h, mediante entrega de documentação encadernada, conforme especificado no edital.

O interessado deve se ater à forma de apresentação dos documentos. Por exemplo, seu currículo deve ser preenchido conforme descrito no edital da seleção e deverá apresentar comprovantes de experiências profissional e técnica. Já os comprovantes em docência e de cursos de pós-graduação deverão auxiliar o candidato a melhor pontuar, mas não são obrigatórios.

O processo seletivo será feito em duas etapas de caráter eliminatório. A primeira etapa é de análise curricular e a segunda etapa, de prova didática (aula-teste). Para atuar como instrutor o servidor deverá ser aprovado com no mínimo 50 pontos dos 100 pontos a serem disputados e ser nomeado, além de participar das atividades voltadas para o desenvolvimento do corpo de instrutores, quando iniciar suas atividades de instrutoria.

A remuneração pode alcançar até R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) hora/aula, de acordo com a formação acadêmica.

3ª edição

Nesta terceira edição do processo seletivo a seleção de instrutores está associada a conteúdos de 34 cursos, dentre eles Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Gestão de Documentos e Arquivos, Contabilidade Pública Básica e Avançada.

Estão sendo ainda esperadas propostas de novos cursos nas áreas de Tecnologia da Informação, Suprimento e logística e Parceria Público Privada (PPP). O candidato à instrutor poderá apresentar a área de interesse e cursos que não estejam elencados no edital. Pra isso deverá preencher o modelo de documento disponibilizado.

Veja o edital.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Guarda Municipal de Aparecida recebe 30 celulares da Polícia Rodoviária Federal

Smartphones serão  utilizados dentro do novo sistema de comunicação digital, que tem como objetivo diminuir o tempo de espera do cidadão que solicitar atendimento.
26/02/2018, 14h25

Na tarde da última sexta-feira (23/2), o prefeito Gustavo Mendanha, o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano da Costa, e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Roberto Cândido, receberam das mãos do superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Goiás (PRF-GO), Álvaro Rezende,  30 smartphones Samsung Galaxy J3.

A solenidade para a entrega dos aparelhos foi realizada na sede da PRF em Goiânia.

De acordo com o prefeito, os celulares serão repassados aos GCMs e serão utilizados para promover maior agilidade no atendimento de ocorrências.

“Esses aparelhos vão auxiliar muito o trabalho dos nossos guardas municipais, pois facilitará a comunicação interna e externa com a população que solicita atendimento”, pontuou o prefeito Gustavo Mendanha.

Segundo o comandante da GCM, Roberto Cândido, a corporação contará, em breve, com um programa de comunicação digital que dará mais agilidade ao trabalho prestado no dia a dia, diminuindo o tempo de espera do cidadão.

“Estamos instalando um sistema que aponta onde as viaturas estão dentro do quadrante do município. Com os telefones, ficará mais fácil localizar a equipe mais próxima para atender as ocorrências em prédios e praças públicas”, explicou.

Ao realizar a doação, o superintendente da PRF-GO destacou a importância da cooperação entre as forças de segurança. Segundo ele, a tecnologia facilita o trabalho de homens e mulheres que atuam em situações diversas diariamente.

“Quando uma ocorrência é atendida rapidamente, melhoramos o trânsito e também a qualidade de vida das pessoas. A proximidade entre diferentes instituições é fundamental para a realização de um bom trabalho quando falamos em segurança pública”, pontuou.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Esportes

Anapolina bate Anápolis em clássico no Jonas Duarte

Clássico no Jonas Duarte, melhor para a Anapolina.
26/02/2018, 14h31

A tarde deste último domingo (25/2) marcou um clássico no Estádio Jonas Duarte. Anapolina e Anápolis se enfrentaram e a partida foi melhor para a Xata, que venceu por 3 a 1, com dois gols de Jacó e um de Dé.

Não demorou para a Anapolina abrir o placar. Logo aos 10 minutos, após cruzamento pelo lado direito, Jacó apareceu e desviou, sem chances para Samuel.

Não demorou e a Xata teve a chance de ampliar. Aos 14 minutos, Júnior empurrou Jacó dentro da área e o árbitro marcou pênalti. O esquerdinha cobrou de maneira displicente e jogou para fora.

O Anápolis empatou aos 18 minutos. Gleisson, que tinha acabado de entrar no lugar de Bruno Aquino, antecipou e marcou de cabeça.

Aos 33 minutos, novo cruzamento e Jacó se antecipou para recolocar a Anapolina na frente do placar.

Na etapa final, ainda deu tempo da Xata ampliar. O esquerdinha achou Dé, que girou e finalizou, para definir o placar da partida.

Com o resultado, a Anapolina chegou aos 14 pontos e ocupa a terceira colocação do grupo A. Já o Galo da Comarca permaneceu com 7 pontos, na lanterna do grupo B.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Disponível gabarito preliminar do vestibular do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica

A divulgação do gabarito oficial está prevista para a próxima quarta-feira.
26/02/2018, 14h38

Foi realizada neste domingo (25/2), a prova do processo seletivo para ingresso ao Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica do Itego em Artes Basileu França. Ao todo, foram 47 candidatos que concorreram às 40 vagas distribuídas nos turnos matutino e noturno.

O gabarito preliminar da prova foi divulgado nesta segunda-feira (26/2) e está disponível no site do Cegecon. A prova foi composta de questões de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Artes e Redação, na qual os alunos tiveram que discorrer sobre o tema Suicídio.

Confira aqui o gabarito preliminar.

A publicação do gabarito oficial definitivo está prevista para a próxima quarta-feira, dia 28, enquanto que a divulgação do resultado preliminar e da nota de redação está prevista para o dia 1º de Março.

O início das aulas está previsto para o dia 12 de Março.

Todas as informações serão disponibilizadas no Centro de Gestão em Educação Continuada (Cegecon), Organização Social gestora do Itego Basileu França.

Curso

Desde 2013, o Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica do Basileu França está em funcionamento e regularmente autorizado pelo Conselho Estadual de Educação, de acordo com a resolução nº 24/2016.

É um curso empreendedor, sendo a primeira instituição de ensino do Centro Oeste a ofertar esse curso, classificado como o quarto do País. Ele surgiu através da necessidade de qualificação e aprimoramento da mão de obra cultural do Estado, a fim de incentivar novas práticas de produção cênica.

A grade curricular do curso inclui componentes interdisciplinares e transdisciplinares, tais como, a concepção da estética clássica à contemporânea, elaboração de projetos, gestão e análise financeira de produções. Também há disciplinas que orientam o aluno na sua formação humanística: Ética, Empreendedorismo, Comunicação e Sociedade.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.