Jefferson Santos
27/04/2018, 17h04

Especialista em exercícios para escoliose realiza atendimento gratuito neste domingo em Goiânia

Rodrigo Andrade ministrará o curso 'Tratamento da Escoliose Baseado em Evidências' no Espaço Clínico Viver bem e fará avaliações sem custo para quem for até a clínica.

O fisioterapeuta Rodrigo Andrade, especialista em exercícios científicos para a escoliose idiopática adolescente, estará em Goiânia entre os dias 28 de abril a 1º de maio ministrando o curso “Tratamento da Escoliose Baseado em Evidências”, no Espaço Clínico Viver Bem, e no  domingo atenderá gratuitamente pessoas que tenham o desvio de coluna.

A escoliose atinge milhares de adolescentes no Brasil e no mundo, em especial do sexo feminino, e por não ter cura o tratamento tem de ser feito de forma eficaz para que o problema não piore e leve invariavelmente à cirurgia de coluna.

“A escoliose idiopática adolescente aparece por volta dos onze, doze anos, e muitas vezes passa despercebida pelos pais e pela criança. Os médicos no Brasil em geral recomendam o uso do colete, mas poucos conhecem os exercícios específicos que, se feitos corretamente em conjunto com o uso, saio uma ferramenta eficaz para conter e até reduzir os ângulos das curvas”, pontua Andrade.

O curso em Goiânia, que já não têm mais vagas disponíveis, terá início no sábado (28/4) e termina na terça-feira (1/5). No domingo (29/4), a partir das 13h, Andrade atenderá gratuitamente as pessoas que quiserem passar por uma avaliação.

“Estaremos avaliando os casos e mostrando na prática os exercícios indicados para cada menino ou menina presente. Como as curvas da coluna variam de uma pessoa para outra, os exercícios são desenvolvidos de maneira personalizada para combater os desvios específicos de cada um”, explica o fisioterapeuta.

Ele acrescenta ainda que adultos com escoliose também costumam procurá-lo e serão atendidos, ainda que o foco seja para crianças e adolescentes, nos quais o tratamento é mais eficaz em virtude de fatores de flexibilidade da coluna.

Único profissional na América Latina com formações nos métodos SCHROTH (ScoliologicSchroth Best Practice by Dr Weiss – Hong Kong), MASTER ISICO ABORDAGEM SEAS – Exercícios Científicos no Tratamento da Escoliose (Instituto Scientifico Italiano ColonnaVertebrale – Milão-Itália)  e SCHROTH-BSPTS (Barcelona Scoliosis Physio Therapy School – Hunter College/Nova York), Rodrigo Andrade trabalha no Instituto Reab Campinas, mas tem ministrado cursos em diversas regiões do Brasil.

“Para se detectar o desvio, muitas vezes um simples exame visual, com a criança ficando de pé (de sunga ou biquíni) e dobrando o corpo para frente como se fosse tocar os pés, já é suficiente”, diz.

Detectado o desvio neste exame visual, um instrumento simples chamado escoliômetro, disponível inclusive em aplicativos para celulares, pode dar  uma ideia inicial da graduação do desvio e uma radiografia da coluna irá confirmar a anomalia, bem como identificar a localização e angulação da escoliose.

Dependendo do número e angulação da(s) curva(s) é indicado o tipo de tratamento mais adequado, seja ele somente composto de exercícios, exercícios associados ao uso colete ortopédico ou, em casos mais avançados, o tratamento cirúrgico.

“Os exercícios aumentam a eficácia para manter a coluna estável durante o uso do colete e após a remoção, também podendo evitar uma possível cirurgia de fusão da coluna, que em muitas vezes resulta em perda de movimentos”, diz Andrade.

Informações adicionais sobre o curso e os atendimentos em Goiânia podem ser obtidas pelo telefone (62) 9 8468-6524. O Espaço Clínico  Viver Bem fica na rua Turim c Av Milão, Qd CP 16, LT 01, Celina Park, em Goiânia.