Thyélen Lorruama
09/05/2018, 16h05

Goiás recebe 93 mil novas doses da vacina contra influenza

Outras 195,6 mil doses devem chegar ainda nesta quarta-feira (9/5).

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) recebeu do Ministério da Saúde na manhã desta terça-feira (8/5), 93 mil doses da vacina contra a influenza. Outras 195,6 mil doses devem chegar nesta quarta-feira (9/5), totalizando 288,6 mil doses.

O novo estoque deve abastecer todos os municípios de Goiás e suprir a realização do Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza, marcado para o próximo sábado (12/5).

O balanço parcial da SES-GO, feito na manhã de ontem (8/5), indica que 1.247.763 pessoas já foram imunizadas contra a influenza desde o início da campanha, em 13 de abril. Deste total, 983.686 pessoas integram os grupos compostos por crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores.

Os grupos de risco representam 75% da meta da campanha para a imunização. Outras 264.077 pessoas estão distribuídas nos grupos de portadores de doenças crônicas, privados da liberdade, grupos sem comorbidades e funcionários do sistema prisional, para os quais não há meta de cobertura.

Caso haja necessidade, o Ministério da Saúde comprometeu-se a enviar um lote extra de vacinas para Goiás. A campanha de vacinação segue até 1º de junho.

Confira abaixo o cronograma de vacinação para os grupos prioritários: 

  • 13 de abril a 20 de maio: idosos, profissionais de saúde e pessoas com duas ou mais doenças simultâneas;
  • 23 de abril a 27 de abril: gestantes, mulheres em resguardo (até 45 dias depois do parto) e crianças de até cinco anos;
  • 30 de abril a 11 de maio: professores;
  • 12 de maio (Dia D): todos os grupos prioritários;
  • 14 de maio a 1º de junho: todos os grupos prioritários.

Os índios podem receber a dose durante todo o período da campanha no estado. Já os presos e funcionários do sistema prisional, receberão a vacina conforme agendamento de cada cidade.

Saiba mais: 

Onde vacinar em Goiânia contra H1N1? Confira a lista dos postos de vacinação