Entretenimento

Confira a programação especial da 16ª Semana Nacional de Museus em Goiânia e interior

As atividades serão desenvolvidas nas unidades da Seduce, em Goiânia e no interior de Goiás.
15/05/2018, 19h11

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio de sua superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico (SPHA), preparou uma programação especial e gratuita para comemorar a 16ª Semana Nacional dos Museus, que este ano tem como tema Museus Hiperconectados: Novas Abordagens, Novos Públicos. As diversas atividades serão desenvolvidas nas unidades da Seduce, em Goiânia e no interior de Goiás, com exposições, exibição de vídeos, audição de discos de vinil, oficinas, palestras e visitas guiadas.

A Semana de Museus é realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para comemorar o Dia Internacional de Museus,  celebrado no dia 18 de maio. A iniciativa visa dar visibilidade às ações museológicas, bem como promover o acesso a esses espaços.

De acordo com a SPHA, o tema desse ano promove a reflexão sobre o impacto da tecnologia no setor museológico, assim como o papel das relações interpessoais nos museus. Inspirada por essa temática, a SPHA  propôs atividades que irão discutir assuntos como a educação na era digital e os desafios de conectar os museus ao seu público.

Por meio de oficinas de conservação de fotografias, audição de discos de vinil e exibição de vídeos documentários em formatos como VHS e DVD, o público terá acesso às tecnologias utilizadas no século XX e também a reflexões sobre a importância da preservação da Memória e da História por meio de recursos audiovisuais. Oficina e exposição que abordam a produção de objetos de cerâmica também levarão o público a refletir sobre tecnologias de outros tempos (pré-história).

Ações

O roteiro na Capital começa com visita à exposição 4 Ateliês, em cartaz no Centro Cultural Octo Marques. Nesta quarta-feira (16/5) o MIS terá audição de discos de vinil e exibição de vídeos documentários, e no dia 17, quinta-feira, oficina de conservação fotográfica. Já no Museu Zoroastro Artiaga, na quinta-feira (17/5) será ministrada oficina de cerâmica, e, também, abertura de exposição sobre o mesmo tema.

No interior, o público tem atrações a partir deste dia 15, no Museu Ferroviário de Pires do Rio, com visita a exposição de objetos tecnológicos antigos, palestras, e a 4ª Viagem do Projeto Cultura nos Trilhos. Na cidade de Goiás, a agenda começa no dia 18, sexta-feira, com visita mediada à exposição Do Dossiê ao Titulo e exibição de vídeo sobre a história da cidade de Goiás, no Palácio Conde dos Arcos.

Confira a programação 16ª Semana Nacional de Museus:

Museu da Imagem e Som de Goiás

  • 16/5 – 8h às 10h30: Audição de discos de vinil
  • 16/5 – 14h às 17h: Exibição Vídeo Documentários
  • 17/5 – 9h às 17h30: Oficina “Como Preservar Suas Coleções Fotográficas”

Endereço: Sala Multimeios. Praça Cívica. N.2. Centro Cultural Marieta Telles Machado – Centro.

Contato: (62) 3201-4625

Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga 

  • 17 a 30/5 – 9h às 11h30: Oficina de cerâmica
  • 17/5 a 30/5 – 8h: Abertura da Exposição de Carlos Antônio e Ernesto Vaz (ceramistas)

Endereço: Praça Cívica. N.º 13. Centro

Contatos: (62) 3201-4675

Museu Ferroviário de Pires do Rio

  • 15 a 18/5 – 8h às 17h: Exposição – Objetos tecnológicos antigos
  • 15/5 – 19h30 às 21h30: Palestra – Educação na era digital. Ministrante: Professor Carlos Silvio Gomes Junior
  • 19/5 – 9h às 17h: 4ª Viagem do Projeto Cultura nos Trilhos. Partindo do Museu Ferroviário em visita às diversas cidades do trajeto ferroviário.

Endereço: Avenida Cel. Lino Teixeira Sampaio S/N – Centro – Pires do Rio.

Contato: (64) 3461-5504

Palácio Conde dos Arcos

  • 18/5  a 3/7 – 8h às 17h: Visita mediada ao Palácio Conde dos Arcos / Exibição de vídeo sobre a história da Cidade de Goiás / Visita mediada à exposição Do Dossiê ao Titulo.

Endereço: Praça Tasso de Camargo – Centro – Cidade de Goiás

Contato: (62) 3371-1200

Centro Cultural Octo Marques

  • 3/5 a 1/6 – 9h às 17h: Visita à exposição – 4 Ateliês

Endereço: Galeria Sebastião dos Reis. Rua 4, Edifício Parthenon Center – Centro

Contato: (62)3201-4687

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Trânsito

Prefeitura libera Marginal Botafogo nesta quinta-feira

A partir das 12h do dia 17, os motoristas voltam a trafegar entre a Avenida Anhanguera e a Independência nos dois sentidos.
15/05/2018, 20h01

Mais dois trechos da Marginal Botafogo serão liberados nesta quinta-feira (17/5). A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) finaliza parte do terceiro e o quarto trecho das obras de recuperação emergencial da via.

Com a liberação, que ocorrerá a partir das 12h, os motoristas voltam a trafegar entre a Avenida Anhanguera e a Independência nos dois sentidos. Já o trecho nas proximidades da Avenida Araguaia será liberado somente em meia pista.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), as regras de trafegabilidade permanecem as mesmas do período de reparos. A velocidade permitida é de 60 km/h e é proibido a circulação de veículos pesados, como ônibus e caminhões.

A previsão é que as obras sejam finalizadas até o fim deste mês.

Trechos liberados 

O segundo trecho das obras de recuperação emergencial da Marginal Botafogo foi liberado no dia 7 de maio. Os motoristas voltaram a trafegar no trecho Norte-Sul entre a Rua PL-3 e Avenida Deputado Jamel Cecílio.

Já o trecho Sul-Norte entre a Avenida Deputado Jamel Cecílio e o Viaduto da 88, o primeiro das obras emergenciais, foi liberado no dia 24 de abril.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Centro Cultural Oscar Niemeyer: diversidade e lazer em um só lugar

Com toda a estrutura, o Centro Cultural se tornou um dos lugares preferidos dos goianos!
15/05/2018, 20h29

Já pensou em um ambiente que proporciona shows, feiras, teatros, concertos e até mesmo andar de patins, em um único espaço? Isso é possível no Centro Cultural Oscar Niemeyer, situado na região Sudoeste de Goiânia.

Como forma de homenagem, o local tem o nome do arquiteto, Oscar Niemeyer, autor do projeto. Ele foi convidado pelo governador Marconi Perillo, em 1999, a criar o Monumento aos Direitos Humanos, mas o local de implantação era incerto, e cogitou-se ser construído, como por exemplo, no Lago das Rosas e também em uma área  próxima à rodoviária, hoje transformada em um centro de compras, denominado Estação Goiânia.

As obras de Niemeyer são representadas por quatro edifícios, um no formato de cambota, outro de triângulo, um cilindro suspenso e um pavilhão. Os quatro estão implantados em uma grande esplanada retangular de 26 mil metros quadrados.

Na frente está o teatro (à esquerda) e o memorial (à direita). O espaço tem capacidade para até três mil pessoas. O Monumento aos Direitos Humanos em formato de pirâmide de concreto tem 75 metros de altura, oca por dentro e é o único elemento vermelho da composição, os outros são pintados de branco.

O memorial em si, é um pequeno espaço com auditório de 166 lugares, que está abaixo da esplanada e possui 700 metros quadrados. Ao lado do Monumento está o Museu de Arte Contemporânea, um volume circular suspenso de 4 mil metros quadrados, apoiado em pilar central.

No primeiro piso fica o espaço de exposição permanente e o mezanino, que é dedicado a mostras temporárias. Parte do programa está sob a esplanada, onde ficam a administração, a reserva técnica e duas galerias.

Com toda a estrutura, o Centro Cultural se tornou um dos lugares preferidos dos goianos para lazer. É um ponto de encontro para reunir os amigos, sem limitações de idade.  O local está aberto de segunda a domingo, sendo que nos fins de semana a aglomeração de pessoas é maior. Então quem está querendo se divertir, o Centro Cultural Oscar Niemeyer é uma ótima opção para andar de bicicleta, skate, patins, patinete, entre outros. A diversão é garantida!

*Texto: Naythielle Moreira

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Ladrões de fazenda são presos na BR-050, em Catalão

Eles foram presos após a PRF ser informada que uma caminhonete com ocorrência de roubo seguia sentido Cristalina/Catalão.
16/05/2018, 07h36

Dois homens, integrantes de um grupo que assaltou uma fazenda na segunda-feira (14/5), em Paracatu/MG, foram presos no final da tarde desta terça-feira (15/5), na BR 050, em Catalão.

Eles foram detidos após a PRF ser informada que uma caminhonete Ford Ranger, com ocorrência de roubo, seguia sentido Cristalina/Catalão.

Com apoio do Grupo Tático da PM uma equipe que estava em ronda na região tentou abordar o veículo mas o motorista do carro não atendeu e fugiu.

A caminhonete foi seguida por cerca de cinco quilômetros até que um dos pneus estourou com tiros da polícia e os bandidos acabaram sendo rendidos.

Além dos dois rapazes, de 21 anos, uma mulher de 27 anos estava na caminhonete. No carro, também foram encontrados documentos pessoais de outras pessoas, celulares e jóias.

Os rapazes fazem parte de um quinteto de assaltantes que invadiu uma propriedade rural em Paracatu/MG, na noite de segunda-feira (14/5). Eles espancaram os moradores, roubaram o veículo e vários pertences da fazenda.

Já a mulher estava pegando carona quando a prisão aconteceu. Ela informou à polícia que durante a perseguição, um dos rapazes jogou uma arma no matagal às margens da rodovia.

Pouco tempo depois, a polícia foi até o local indicado e conseguiu encontrar um revólver calibre 38 carregado com seis munições intactas.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil em Catalão.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Mundo

WhatsApp cria novos recursos para grupos

Entre as novidades está a funcionalidade que protege os usuários de serem adicionados repetidamente a grupos.
16/05/2018, 08h25

O WhatsApp anunciou nesta terça-feira (15/5) um conjunto de recursos voltados para grupos.

As novidades, segundo a empresa, devem aprimorar a experiência dos usuários em conversas coletivas na plataforma.

A partir de agora, será possível colocar um pequeno texto descritivo abaixo das informações do grupo, que permitem que os administradores estabeleçam tópicos mais importantes. Novos participantes verão a descrição no topo da conversa.

O WhatsApp também  incluiu uma “proteção” para que os usuários não possam ser adicionados repetidamente aos grupos que deixaram. Um administrador não poderá te adicionar novamente durante um determinado período se você sair do grupo. Esse prazo aumenta caso você saia mais uma vez.

Outra novidade diz respeito ao controle dos administradores. Eles poderão restringir quem pode alterar o assunto, a imagem e a descrição do grupo; e os criadores de um grupo não poderão mais ser removidos do grupo iniciado.

Os usuários de um grupo poderão acompanhar de forma mais rápida as mensagens que mencionam ou respondem a você (basta tocar no ícone @ exibido no canto inferior direito da conversa).

Por fim, para será possível encontrar alguém em um grupo por meio da busca. Uma ferramenta de busca na página de informação do grupo será adicionada para encontrar quem quiser de forma mais rápida.

As novidades já estão disponíveis para os usuários do WhatsApp para Android e iOS.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.