Felipe André
12/06/2018, 16h06

Argentino apita abertura da Copa do Mundo

Houve a expectativa de Sandro Meira Ricci apitar a partida, mas será apenas o quarto árbitro.

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) divulgou nesta terça-feira (12/6) os árbitros que vão trabalhar na abertura da Copa do Mundo, nesta quinta-feira (14/6) na partida entre Rússia e Arabia Saudita, às 12h (Brasília). O trio argentino será liderado por Nestor Pitana, que terá Juan Pablo Belatti e Hernan Maidana como assistentes.

Por ser uma partida entre uma seleção europeia contra uma seleção asiática, era esperado que Sandro Meira Ricci fosse o árbitro principal, entretanto, ele foi escolhido para ser apenas o quarto árbitro. O primeiro assistente de vídeo da história da Copa do Mundo, será responsabilidade do italiano Massimiliano Irrati.

“Nosso objetivo é ter todas as pessoas no campo falando a mesma língua. Queremos que todos tenham muito claro quais são os nossos objetivos. Principalmente a proteção do jogo, da imagem do jogo, da segurança dos árbitros. E a boa imagem da Copa do Mundo”, disse o presidente do comitê de arbitragem da Fifa, o italiano Pierluigi Colina.

O diretor de arbitragem da Fifa, Massimo Busacca, falou sobre a utilização do árbitro de vídeo na Copa do Mundo e ressaltou a ajuda que o sistema irá proporcionar a partida.

“É um teste e precisamos estar prontos. Estamos otimistas. Os árbitros poderão chegar ao final do jogo e dizer: “Obrigado, tecnologia”. Por tomar decisões corretas. Nós vamos dar informação aos árbitros. Jogamos futebol sem VAR por 100 anos, e cometemos muitos erros. E o jogo ficou muito difícil. Há situações de centímetros que precisam ser decididas por apenas dois olhos em um segundo”, disse Busacca.