Educação

Governo de Goiás e UEG lançam Faculdade do Esporte nesta quinta-feira

Com a criação da Faculdade do Esporte, a estrutura da UEG Câmpus Eseffego será transferida para o Centro de Excelência do Esporte.
20/06/2018, 09h45

O lançamento da UEG Faculdade do Esporte Eseffego será realizado nesta quinta-feira (21/6), a partir das 18h30, no Centro de Excelência do Esporte Eurico Godói. Entre as atrações do evento estão apresentações esportivas, shows e bate papo com atletas nacionais.

Com a criação da Faculdade do Esporte, a estrutura da UEG Câmpus Eseffego será transferida para o Centro de Excelência do Esporte.

A estratégia é utilizar todo o potencial cientifico-tecnológico já instalado no Câmpus Eseffego para a criação de uma plataforma de desenvolvimento esportivo, criando um ambiente regional para a identificação e formação de jovens atletas.

A iniciativa irá atuar na formação de atletas profissionais das mais diversas modalidades esportivas. Além disso, está prevista a criação da Rede de Desenvolvimento do Esporte de Alto Rendimento (Redesporte), que alcançará, em todo o estado, escolas, associações, clubes, profissionais, além de outras organizações e agentes estratégicos do setor.

A UEG Faculdade do Esporte Eseffego já conta com cerca de 800 alunos de três graduações, licenciatura e bacharelado em Educação Física e bacharelado em Fisioterapia. O corpo docente é composto por 106 professores, sendo 23 especialistas, 47 mestres, 28 doutores e 8 pós-doutores.

Já são ofertadas quatro especializações: Fisioterapia Esportiva, Movimento Humano, Educação Física Escolar e Metodologia do Treinamento Esportivo de Alto Rendimento. Aproximadamente 200 estudantes já estão matriculados nas especializações.

Esporte como fator de desenvolvimento

A expectativa é que nessa nova fase o Centro de Excelência atraia investimentos para o Estado com a oferta de serviços de medicina esportiva, atuando principalmente com avaliações, assessorias e consultorias.

“Um equipamento dessa grandeza torna Goiânia uma potência no esporte de alto rendimento. A expectativa é que, com os trabalhos, possamos identificar e lapidar talentos, que no futuro estarão na elite do esporte nacional”, afirma Haroldo Reimer, reitor da UEG. Ao mesmo tempo, o Centro de Excelência também irá oportunizar a prática do esporte amador na capital.

Estrutura

O Estádio Olímpico conta com 12 mil lugares, gramado padrão Fifa, pista de atletismo com 400 m e oito raias. A área total é de 33 mil metros quadrados. O complexo inclui ainda o Ginásio Rio Vermelho e o Parque Aquático – que atualmente estão com as obras de reforma licitadas e em vias de execução – além de Laboratório de Capacitação e Pesquisa.

O Laboratório é composto por alojamentos, departamentos de fisiologia do esporte, ergometria médica e reabilitação, e academia. Quando finalizado, o Parque Aquático terá área total de 1.571,72 m², piscina olímpica e duas piscinas de aquecimento

O Ginásio Rio Vermelho possui 4.575,63 m² e também passa por reformas. As duas obras recebem investimentos de R$ 9 milhões.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Confira a programaçāo da maior festa religiosa de Goiás

Mais de 2,5 milhões de fiéis sāo esperados na Festa de Trindade 2018.
20/06/2018, 09h49

Com o tema “Pai Eterno, somos Teus filhos”, o Santuário Basílica de Trindade abre a temporada 2018 da tradicional Festa do Divino Pai Eterno, nesta sexta-feira (22/6), às 5 horas.

O maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo maior do País, e a maior festa no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno espera receber cerca de 2,5 milhões de fiéis este ano.

De acordo com o reitor da Basílica, Pe. Edinisio Pereira, o objetivo é que as pessoas possam viver a sua fé de maneira intensa e profunda.

o planejamento para que todos possam realizar a caminhada de 18 km com segurança foi realizado pela Basílica com apoio das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, OVG, Secretaria de Saúde e Agetop.

Confira a programaçāo completa da festa religiosa que já dura mais de 170 anos:

Programação Diária

5h – Alvorada festiva na Matriz e no Santuário Basílica

5h30 – Procissão da Penitência da Matriz ao Santuário Basílica

Matriz

Missas: 7h, 11h, 16h e 18h30

Oração do Terço: 13h

Novenas: 9h e 14h

Santuário Basílica

Missas: 6h, 7h, 10h, 12h, 17h30 e 22h

Oração do Terço: 14h e 19h

Novenas: 8h30 e 15h

Novena Solene: 20h

Confissões 

Todos os dias, no Santuário Basílica e na Matriz, das 6h às 21h

Batizados 

Todos os dias, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, às 10h

Programação Especial

Dia 22 de junho – Sexta

6h – Saída da Romaria dos Militares – Trevo de Goiânia

10h – Missa da Romaria dos Militares – Santuário Basílica

17h – Saída da 4ª Romaria da Vila São Cottolengo – Trevo de Goiânia19h – Saída da 4ª Romaria da Polícia Civil – Trevo de Goiânia

Dia 23 de junho – Sábado

6h às 0h – 15ª Romaria Arquidiocesana – Bênção no Trevo de Goiânia (Participação dos Vicariatos na Novena Solene)16h – Saída da 3ª Romaria da Juventude Redentorista – Trevo de Goiânia

Dia 24 de junho – Domingo

5h – Saída da 12ª Romaria Franciscana – Trevo de Goiânia10h – Missa da 12ª Romaria Franciscana – Santuário Basílica

Dia 26 de junho – Terça-feira

18h – Saída da 1º Romaria Motociclística – Portal da Fé19h – Bênção dos motociclistas – Santuário Basílica

Dia 28 de junho – Quinta-feira

5h – Saída da 5ª Romaria da Solidariedade – Trevo de Goiânia9h – Romaria dos Carros de Boi com bênção para os Carreiros – Praça da Matriz

17h30 – Missa das Obras Sociais Redentoristas – Santuário Basílica

Dia 29 de junho – Sexta-feira

9h – Desfile dos Cavaleiros e Muladeiros – Praça da Matriz

17h30 – Missa com os Cavaleiros e Muladeiros – Santuário Basílica20h – Novena Solene com participação dos internos da Vila São Cottolengo

Dia 30 de junho – Sábado

12h – Missa com os Foliões – Santuário Basílica

14h – Encontro dos Carreiros – Salão Paroquial da Igreja Matriz17h30 – Missa com os Carreiros – Praça do Santuário Basílica

Missas na Madrugada:

23, 24, 29 e 30 de junho e 1º de julhoSantuário Basílica: 0h, 2h e 4h

Obs: No dia 1º não haverá Missa às 4h

DIA DA FESTA

1º DE JULHO – DOMINGO

4h – Alvorada festiva com fogos e sinos

4h45 – Procissão da Penitência

5h45 – Santa Missa na Praça do Santuário Basílica

8h – Missa Solene da Festa (Lançamento Oficial do livro – Pélagio Sauter – O Apóstolo de Goiás, autor: Pe. Clóvis Bovo)17h – Procissão Luminosa e Celebração de Encerramento, saindo da Matriz até a Praça do Santuário Basílica (Levar velas)

Missas deste dia:

Matriz: 11h, 12h30 e 14h

Santuário Basílica: 10h30, 12h, 13h30 e 15h

2 DE JULHO – Segunda-feira

5h – Toque de despertar

Missas no Santuário Basílica: 5h30, 7h, 10h e 19h30

Missas na Matriz: 7h, 9h e 19h

(Fonte: Afipe)

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Pedreiro é suspeito de sequestrar menina de nove anos em Caiapônia

O suspeito tem 50 anos e tem passagem pela polícia.
20/06/2018, 10h29

Um pedreiro, identificado como Esequiel Severino Mendonça, é suspeito de ter sequestrado uma menina de nove anos, na tarde desta segunda-feira (18/6), na cidade de Caiapônia, cerca de 340 quilômetros de Goiânia.

Segundo informou a mãe da menina à polícia, ela teria saído para trabalhar por volta de 12h30 e deixado a filha sozinha em casa, como de costume. As portas teriam ficado trancadas.

Ao retornar, encontrou a casa trancada e a chave não estava no lugar que ficava todos os dias. Para desespero da mãe, a filha Lara Eloá Pereira de Andrade, também não estava em casa.

Dia Online

Logo, a mãe lembrou do pedreiro, que conhecia a casa e sabia que a menina costumava ficar sozinha. Por ter prestado serviço na casa da família, Lara Eloá tinha uma certa confiança no homem.

Desesperada, a mãe foi até a casa do suspeito, encontrando tudo fechado e a garagem vazia. Imediatamente, comunicou o desaparecimento à polícia e as buscas foram iniciadas pela Polícia Civil e Militar.

Imagens de um posto de gasolina, que fica na saída da cidade, mostram o suspeito abastecendo o carro. É possível também ver a imagem de uma criança no banco da frente do carro. Segundo a polícia, a mãe teria identificado como sendo sua filha.

O caso está sendo investigado pelo delegado Marlon Souza Luz, que conta com o apoio de equipes da 7ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e também da Polícia Militar da cidade.

As buscas estão concentradas, neste momento, na Zona Rural da cidade. O suspeito tem 50 anos e tem passagem pela polícia.

Veja imagens do posto de combustíveis:

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Filho de PM assassinado seria o verdadeiro alvo dos bandidos

O rapaz de 22 anos estaria supostamente envolvido em uma rixa de traficantes da região.
20/06/2018, 10h47

Segundo informações da Polícia Civil, divulgadas na manhã desta terça-feira (20/6), o verdadeiro alvo dos criminosos que mataram um soldado da PM na noite de ontem (19/6) era o filho do militar.

O rapaz de 22 anos estaria supostamente envolvido em uma rixa de traficantes da região.

Dennyo Edno Gonçalves, de 45 anos, foi executado com mais de 20 tiros na porta de casa, no Conjunto Riviera, em Goiânia, por volta das 21h. Ele estava em seu dia de folga.

A Polícia Civil afirma que as investigações a partir deste momento correm em sigilo. Mais detalhes sobre o caso só serão revelados após a conclusão do inquérito

Confira a Nota da Polícia Civil na íntegra:

A Polícia Civil informa, acerca do homicídio do policial militar Dennyo Edno Gonçalves dos Santos, ocorrido na noite dessa terça-feira (19/6), que todos os procedimentos iniciais foram acompanhados pelos delegados Ernane Cazer e Thiago Damasceno, respectivamente, adjunto e titular da Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH), que não irão se pronunciar neste momento.

A partir de hoje, o caso ficará a cargo do delegado Hellyton Carvalho, que apenas se pronunciará após a finalização do inquérito.

Por hora, a Polícia Civil esclarece que levantamentos e oitivas iniciais apontam que o verdadeiro alvo dos criminosos seria o filho do PM, de 22 anos, o qual estaria envolvido em suposta rixa entre traficantes de drogas da região, e que foi ouvido naquela especializada. No mais, a Polícia Civil se reserva ao posicionamento de não dar mais detalhes, para que não ocorra qualquer prejuízo no andamento das investigações.

A Polícia Civil agradece a compreensão de todos.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Educação

Mais de 20 mil professores devem ter reajuste no piso salarial em Goiás

O governador do estado de Goiás, José Eliton, anunciou que mais de 20 mil professores da rede pública estadual irā receber o reajuste do piso nacional a a partir de agosto deste ano.
20/06/2018, 11h19

O reajuste do piso nacional dos professores será repassado a partir de agosto, deste ano. O anúncio foi feito nesta última terça-feira (19/6) pelo governador do estado de Goiás, José Eliton, em audiência com os integrantes do Sintego.

Mais de 20 mil educadores da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte serão beneficiados. O reajuste​ de 6.81%​ será retroativo ao mês de janeiro de 2018 para professores dos níveis I e II; e retroativo a julho de 2018 para os de níveis III e IV. Nos dois casos, os valores resultantes da diferença serão pagos, de forma parcelada, até o mês de dezembro.

“Agora os professores irão, de fato, ter o reajuste do piso salarial. Isso é uma grande vitória”, afirma a representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação, Iêda Leal. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Goiás (Sintego), Bia de Lima, disse que o governador José Eliton foi sensível ao atender a demanda da educação.

José Eliton reafirmou a disposição do governo em manter a gestão democrática nas escolas da rede estadual de educação lembrando ​ que ​a eleição para diretores das unidades ​está em andamento. O pleito geral será na próxima terça-feira (26/6). O governador também determinou aos secretários da Educaçāo, Marcos das Neves, e da Fazenda, Manoel Xavier​​, que estudem o pedido ​feito pelo Sintego ​para que seja feita a correção da tabela salarial dos servidores administrativo​s​ da Educação.

Atualmente o governo de Goiás paga salários base (para professores PI, PII, PIIi e PIV 40 horas) acima do piso nacional​ de 2018​ que é de R$ 2.455,35.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.