Esportes

Governo inaugura nesta quarta primeiro Centro Diabético de Goiás, idealizado por Kajuru

O Centro de Diabetes também funcionará como um ambiente de pesquisa, com treinamento para profissionais da Atenção Básica, que serão capacitados para atender pacientes em seus municípios.
26/06/2018, 17h54

Nesta quarta-feira (27/6) será inaugurado o Centro Estadual de Atenção ao Diabetes. O projeto foi idealizado pelo vereador Jorge Kajuru (PRP) será inaugurado pelo governador José Eliton (PSDB).

No Estado, o Ambulatório do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG) é a principal unidade de apoio aos diabéticos, ofertando cerca de mil vagas mês para atendimento a pacientes com diabetes. Agora, esses e outros pacientes serão assistidos no Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD).

O CEAD contará com atendimento multidisciplinar, ofertando serviço de psicologia, fisioterapia, neurologia, enfermagem, serviço social, médicos e nutricionistas. Esse acompanhamento integral permitirá que complicações decorrentes do diabetes não se agravem, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. A previsão é que o Centro realize cerca de dois mil atendimentos por mês.

O Centro de Diabetes também funcionará como um ambiente de pesquisa, com treinamento para profissionais da Atenção Básica, que serão capacitados para atender pacientes em seus municípios. Outro ponto lembrado pelo diretor é a importância da central de atendimento a distância.

“Esse atendimento, por telefone permitirá aos profissionais que atendem pacientes nos municípios goianos tirarem suas dúvidas sem burocracia, de forma rápida e com atendimento especializado”, explicou o chefe do Serviço de Endocrinologia e Diabetes do HGG, Nelson Rassi.

Jorge Kajuru

Questionado pelo Portal Dia Online  sobre a falta de menção ao seu nome pelo Governo de Goiás quanto à insistência de implantar o CEAD, Jorge Kajuro nega mágoas, mas ele negou, e provocou o ex-governador Marconi Perillo, chamando-o seu “governo abelhudo” que pegou o projeto pronto.

Kajuru, no entanto, elogia José Eliton, dizendo que, como Leonardo Vilela, secretário de Saúde, cumprem as promessas.

“Mas o José Eliton dá credito e fala do Kajuru, que eu sou o idealizador, assim como o Leonardo Vilela”, disse Kajuru.

Kajuru revelou que conseguiu muito mais dinheiro para o projeto, do que o governo esteve disposto a investir neste período de construção.

“A população goiana sabe quem fez [o projeto], 7 meses de salário economizado na Câmara, 70 mil para o projeto. O governo esta gastando 400 mil e eu arrumei 6 milhões”, ressalta Kajuru.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Educação

Abertas inscrições para oficinas e seminários gratuitos da Funarte em Goiânia

Interessados podem se inscrever até 12 de julho.
26/06/2018, 18h22

Estão abertas as inscrições para as oficinas e seminários do Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018, que serão realizados em Goiânia dos dias 17 a 20 de julho. O Programa faz parte da caravana da Fundação Nacional de Artes (Funarte), e vai oferecer oficinas nas áreas das artes cênicas, música e artes visuais. Serão ministrados ainda dois seminários sobre os temas: Arte e Educação e História da Arte e História da Música.

São oferecidas 20 vagas para cada curso, com 20 horas de duração, cada, e serão ministrados por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. As inscrições são exclusivamente pela internet, até o dia 12 de julho, nos links disponibilizados abaixo.

Os cursos e seminários terão como locais o Teatro Goiânia, Museu da Imagem e do Som (MIS) e a Vila Cultural Cora Coralina, unidades da Seduce, e também, o Museu de Arte de Goiânia e o Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, unidades da prefeitura municipal.

A região Centro-Oeste é a primeira a receber o projeto que, de julho até dezembro, passa por sete cidades, realizando 77 oficinas e 14 seminários. O objetivo é valorizar o processo criativo, gerando oportunidades de aperfeiçoamento técnico e artístico para os participantes, além de contribuir para a geração de emprego e renda.

Depois de Goiás, o programa segue para Londrina, no estado do Paraná (de 14 a 17 de agosto), e para as demais regiões, Campina Grande (PB), Belém (PA), Campinas (SP), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa em Goiânia tem apoio do governo de Goiás e Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio de sua superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico (SPHA).

Programação completa

Oficinas de Artes Cênicas

O Corpo em Cena – 20 vagas

A oficina propõe o desenvolvimento da consciência corporal, através de atividades que observem os limites, dificuldades, descobertas de padrões e memórias posturais de cada um, que devem ser usadas como facilitadores do aprendizado motor.

O objetivo é possibilitar a construção de um corpo disponível para o movimento, identificando as tensões e controlando o excesso de energia gasto para desenvolver determinada ação, encontrando o momento da dança de cada um.

Aprimoramento Vocal – 20 vagas

  • Ministrante:  Jane Celeste Guberfain
  • Data: 17 a 20/7
  • Horário: das 14h às 19h
  • Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, Rua 3, 1016, Setor Central.
  • Inscrições aqui

A oficina propõe a aplicação de diversas metodologias fonoaudiológicas, teatrais e de canto para o desenvolvimento do trabalho vocal do ator; a vivência de situações de comunicação em público e improvisos, com foco nas necessidades identificadas por cada participante.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Mundo

Estados Unidos autorizam primeiro medicamento à base de maconha

Em nota, a FDA destacou que a aprovação do medicamento demonstra como o avanço da pesquisa científica sólida para investigar ingredientes derivados da maconha pode levar a terapias importantes.
26/06/2018, 18h27

A Food and Drugs Administration (FDA), órgão que regula medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, anunciou hoje (26) a aprovação, pela primeira vez, de um remédio à base de maconha. O produto foi autorizado para tratar convulsões associadas a duas formas raras e severas de epilepsia em pacientes com 2 anos de idade ou mais.

Em nota, a FDA destacou que a aprovação do medicamento demonstra como o avanço da pesquisa científica sólida para investigar ingredientes derivados da maconha pode levar a terapias importantes.

“Este é um avanço médico importante. Mas também é importante notar que isso não é uma aprovação da maconha ou de todos os seus componentes. Esta é a aprovação de um medicamento específico à base de CBD [canabidiol] para um uso específico. E foi baseado em ensaios clínicos bem controlados avaliando o uso do composto no tratamento de uma condição específica”, diz a nota da entidade.

A FDA destacou ainda que o remédio constitui uma forma purificada de canabidiol, a ser entregue aos pacientes em forma de dosagem confiável no intuito de garantir que as pessoas em tratamento obtenham os benefícios esperados. “É assim que a ciência médica sólida avança”, concluiu o órgão.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Vereador atingido por caminhão enquanto rezava deve passar por cirurgia

O acidente aconteceu na GO-139; Ele seguia de Caldas a Trindade a pé.
26/06/2018, 18h31

O vereador de Caldas Novas, Marim Pires (PSC), que foi atropelado na manhã de segunda-feira (26/6), na GO-139, enquanto seguia a pé de Caldas Novas até Trindade, terá que passar por uma cirurgia na clavícula.

A informação foi confirmada pela assessora direta de Marim Pires, Mônica Pereira, ela disse ao Portal Dia Online que Marim “estava rezando um terço com os outros romeiros, quando veio um caminhão desgovernado no rumo dele, era pra ter atingido outra três pessoas, mas ele conseguiu a tempo empurrar as outras pessoas.”

Mônica contou ainda que o parlamentar foi atingido no ombro, por isso a fratura na clavícula. Ele ainda quebrou três costelas e teve um trauma no pé. O vereador está medicado e em observação para tratar uma pneumotorax. Depois disso o parlamentar passa por cirurgia na clavícula.

O vereador deve utilizar uma bota ortopédica até que a lesão no pé seja sanada.

Ainda de acordo com Mônica, Pires chegou a ser levado para o hospital de Hidrolândia, onde foi avaliado por um clinico que confirmou que ele precisava de um atendimento mais minucioso, por isso foi encaminhado para o Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (HUAPA).

Antes de sair de Caldas Novas, o vereador fez uma transmissão ao vivo no seu facebook, onde ele fala sobre a ida para Trindade, veja abaixo:

Posted by Marim Pires on Monday, June 25, 2018

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Educação

Sine Goiânia oferece 499 vagas para cursos profissionalizantes; confira

Inscrições já estão abertas para seis áreas; aulas começam dia 2 de julho.
26/06/2018, 19h43

O Sine Goiânia disponibiliza 499 vagas oportunidades de qualificação, distribuídas em 13 áreas de formação. As vagas são destinadas para maiores de 18 anos que, preferencialmente, estejam desempregados.

As inscrições para seis cursos já estão abertas e serão encerradas na próxima sexta-feira (29/6). Confira quais são os cursos:

  • Auxiliar de Contabilidade
  • Rotinas Administrativas
  • Corte e Costura
  • Pedreiro de Edificações
  • Pedreiro de Acabamentos
  • Cuidador de Idoso

O interessado em algum curso deve procurar o Sine Municipal, localizado no Edifício Parthenon Center, Setor Central, entre 7h30 às 18h, para efetivar inscrição. É necessário apresentar Carteira de Trabalho, algum documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço.

Segundo o gerente de Relações e Encaminhamento ao Mercado de Trabalho, Diego Nunes, as primeiras turmas iniciarão aulas na próxima segunda-feira (2/7).

“Todas as formações serão ministradas de segunda a sexta-feira e, para cada turma, há um horário de aula específico. Os cursos ocorrerão na Faculdade Delta, Jardim Planalto, próximo ao Terminal Bandeiras e são gratuitos. Alunos inscritos receberão material didático, vale-transporte (ida e volta) e lanche no local”.

Confira abaixo o cronograma de todos os cursos disponíveis e o período de inscrição para cada um:

Auxiliar de Contabilidade

  • Período de inscrição: até dia 29/6
  • carga horária: 72 horas
  • Vagas: 25
  • aulas: 2/7  a 19/7
  • Turno: vespertino

Rotinas Administrativas

  • Período de inscrição: até dia 29/6
  • Carga horária: 72 horas
  • Vagas: 25
  • Aulas: 2/7 a 19/7
  • Turno: noturno

Corte e costura

  • Período de inscrição: até dia 29/6
  • Carga horária: 200 horas
  • Vagas: 36 (três turmas de 12 vagas)
  • Aulas: 02/07/2018 a 27/07/2018
  • Turno: matutino, vespertino e noturno

Pedreiro de Edificações

  • Período de inscrição: até dia 29/6
  • Carga horária: 200 horas
  • Vagas: 30 (duas turmas de 15 vagas)
  • Aulas: 2/7 a 24/8
  • Turno: matutino e vespertino

Pedreiro de Acabamento

  • Período de inscrição: até dia 29/6
  • Carga horária: 100 horas
  • Vagas: 36 (duas turmas de 18 vagas)
  • Aulas: 2/7 a 27/7
  • Turno: matutino e vespertino

Cuidador de Idoso

  • Período de inscrição: até dia 29/6
  • Carga horária: 160 horas
  • Vagas: 20
  • Aulas: 2/7 a 14/8
  • Turno: matutino

Encanador

  • Período de inscrição: até dia 6/7
  • Carga horária: 72 horas
  • Vagas: 20
  • Aulas: 9/7 a 26/7
  • Turno: noturno

Técnicas em Vendas

  • Período de inscrição: até dia 6/7
  • Carga horária: 120 horas
  • Vagas: 25
  • Aulas: 9/7 a 9/8
  • Turno: matutino

Informática Básica

  • Período de inscrição: de 9 a 13/7
  • Carga horária: 72 horas
  • Vagas: 60 (três turmas de 20 vagas)
  • Aulas: 16/7 a 2/8
  • Turno: matutino, vespertino e noturno

Montagem e Manutenção de Computador

  • Período de inscrição: de 9 a 13/7
  • Carga horária: 72 horas
  • Vagas: 45 (três turmas de 15 vagas)
  • Aulas: 16/7 a 2/8
  • Turno: matutino, vespertino e noturno

Cerimonial de Eventos

  • Período de inscrição: de 9 a 13/7
  • Carga horária: 72 horas
  • Vagas: 25
  • Aulas: 16/7 a 2/8
  • Turno: vespertino

Libras

  • Período de inscrição: de 9 a 13/7
  • Carga horária: 200h
  • Vagas: 20
  • Aulas: 16/7 a 7/9
  • Turno: matutino

Atendente de Farmácia

  • Período de inscrição: de 9 a 13/7
  • Carga horária: 72 horas
  • Vagas: 20
  • Aulas: 16/7 a 2/8
  • Turno: matutino

Pedreiro de Acabamento

  • Período de inscrição: de 23 a 27/7
  • Carga horária: 100 horas
  • Vagas: 36 (duas turmas de 18 vagas)
  • Aulas: 30/7 a 24/8
  • Turno: matutino e vespertino

Corte e Costura

  • Período de inscrição: de 23 a 27/7
  • Carga horária: 200 horas
  • Vagas: 36 (três turmas de 12 vagas)
  • Aulas: 30/7 a 24/8
  • Turno: matutino, vespertino e noturno

Encanador

  • Período de inscrição: de 23 a 27/7
  • Carga horária: 72 horas
  • Vagas: 40 (duas turmas de 20 vagas)
  • Aulas: 30/7 a 16/8
  • Turno: matutino e noturno

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.