Goiás

Itego da cidade de Goiás abre inscrições para cursos gratuitos

Montagem e manutenção de microcomputadores e Informática básica e avançada estão entre os cursos oferecidos.
09/07/2018, 10h13

O Instituto Tecnológico do Estado de Goiás Goiandira Ayres do Couto (GAC), na cidade de Goiás, abriu inscrições para os seguintes cursos gratuitos de Formação Inicial Continuada (FIC).

Montagem e manutenção de microcomputadores e Informática básica e avançada estão entre os cursos oferecidos. As aulas são totalmente gratuitas e têm início imediato.

Os interessados devem comparecer à sede do Itego com os documentos pessoais (RG, CPF e Comprovante de endereço). Para se inscrever o candidato dever ter no mínimo 16 anos.

Não há limite de vagas, visto que novas turmas são abertas quando o número máximo de alunos por classe é atingido.

Confira as áreas oferecidas:

  • Salgadeiro – carga-horária: 40 horas | Matutino
  • Redação – carga-horária: 40 horas | Matutino e Vespertino
  • Montagem e manutenção de microcomputadores – carga-horária: 160 horas | Matutino
  • Informática básica e avançada – carga-horária: 40 horas | Matutino e Noturno
  • Ginástica laboral – carga-horária: 40 horas | Vespertino
  • Inglês Básico – carga-horária: 40 horas | Noturno

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3371-4577 ou na sede do Itego, no endereço: Rua Aeroporto, s/n, Setor Aeroporto – Cidade de Goiás/GO, em frente ao Supermercado Souza.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Mundo

Sobe para oito o número de meninos resgatados de caverna na Tailândia

Operação retomada na manhã desta segunda-feira conta com o trabalho de mais profissionais.
09/07/2018, 10h35

Oito adolescentes já foram retirados de uma caverna na Tailândia na manhã desta segunda-feira (9/7), segundo relatos de fontes do time de resgate. Ainda há quatro meninos presos lá dentro, junto do treinador de futebol.

A operação para resgatar o grupo foi retomada nesta segunda-feira com mais profissionais trabalhando do que no domingo, quando quatro meninos deixaram o labirinto o foram encaminhados a um hospital.

Ambulâncias saíram às pressas em um intervalo de cerca de uma hora. Pouco depois de cada veículo partir, helicópteros decolaram e sobrevoaram o centro de imprensa formado nas redondezas da caverna, segundo relatos da mídia no local.

— A segunda operação começou às 11h (1h no horário de Brasília) — afirmou Narongsak Osottanakorn, governador de Chiang Rai e chefe da célula de resgate. — Teremos boas notícias em algumas horas — disse, antes do quinto menino ser salvo.

O ministro do Interior da Tailândia, Anupong Paojinda, disse que os mergulhadores precisam colocar mais tanques de ar ao longo da rota até o local onde os oito meninos restantes e seu treinador estão refugiados. O processo pode levar várias horas.

A chuva de monção que ameaça inundar novamente a complexa rede subterrânea, de quase 10 quilômetros de comprimento, é o principal desafio para os socorristas, que temem novas tempestades antes da retirada de todo o grupo da caverna.

A complexa operação de resgate começou no domingo e conseguiu salvar quatro meninos, graças ao trabalho de mergulhadores experientes que os guiaram ao longo de um caminho tortuoso, com trechos inundados e passagens muito estreitas.

Em quarentena

Batizados pelas redes sociais como “Javalis Selvagens 1, 2, 3 e 4”, os quatro meninos estão hospitalizados e se encontram bem, informou Osottanakorn.

No momento, no entanto, permanecem afastados dos pais para evitar uma contaminação por sua atual fragilidade. — Os médicos pensam em permitir as visitas das famílias, mas separadas por um vidro — disse o governador.

Os primeiros resgates foram como um alívio ao drama vivido pelo país, que agora tem esperança de um final feliz para os 12 meninos e seu técnico de futebol. O caso atraiu centenas de jornalistas de todo o mundo para a região.

O time de futebol está preso na caverna de Tham Luang, na província de Chiang Rai, no Norte da Tailândia, desde o último dia 23. Os meninos têm entre 11 e 16 anos.

No domingo, o tempo para percorrer o trajeto estava previsto em 11 horas — seis para ir e cinco para voltar, graças à ajuda da corrente — , mas foi completado em cerca de nove horas, o que permitiu aos tailandeses respirarem aliviados e renovarem suas esperanças de ver todos deixarem a caverna.

Autoridades explicaram que as condições climáticas estavam boas na medida do possível, e os meninos tinham força emocional e física para encarar o desafio, sob o consentimento dos pais e da equipe médica envolvida.

O nível da água na caverna era o mais baixo desde o início da operação, e as primeiras câmaras que o grupo precisava atravessar — inundadas até dias atrás — já estavam secas.

O nível de oxigênio também estabilizara, após o receio do aumento de dióxido de carbono devido à presença das equipes de resgate. Mas as condições não deveriam melhorar ainda mais, já que mais chuvas estavam previstas e, no total, a operação ainda pode levar mais dois ou três dias.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Receita libera consulta ao segundo lote de restituição e site fica lento

Com 360.917 contribuintes contemplados, site da Receita fica instável.
09/07/2018, 12h42

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira, 9 de julho, a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2018 (ano-base 2017). Nesta etapa, serão contemplados 3.360.917 contribuintes, com a liberação total de R$ 5 bilhões. O dinheiro estará disponível para saques nos bancos no dia 16. Por causa do grande volume de consultas, no entanto, o site da Receita apresenta instabilidade.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet ou ligar para o Receitafone 146. É preciso informar o CPF e a data de nascimento.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Educação

Termina hoje prazo de inscrição do Encceja

A versão deste ano será realizada em 12 países.
09/07/2018, 13h05

Os brasileiros residentes no exterior que não concluíram os estudos na idade apropriada e quiserem fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) têm até as 23h59 desta segunda-feira (9/7) para fazer a inscrição. A participação é gratuita e as inscrições são feitas pela internet.

As provas serão aplicada no dia 16 de setembro. A aprovação garante uma certificação de conclusão no ensino fundamental ou médio. Para fazer as provas do ensino fundamental é preciso ter a idade mínima de 15 anos e, para o médio, de 18 anos.

A versão deste ano será realizada em 12 países: Bélgica (Bruxelas); Espanha (Barcelona e Madri); Estados Unidos (Boston, Nova Iorque e Miami); França (Paris); Guiana Francesa (Caiena); Holanda (Roterdã); Itália (Roma); Japão (Nagóia, Hamamatsu e Tóquio); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres); Suíça (Genebra); e Suriname (Paramaribo).

A exame também será aplicado a pessoas privadas de liberdade no exterior em Tóquio, Caiena e Istambul de 17 a 28 de setembro.

Inscrição

No momento da inscrição é necessário informar o número de CPF que será utilizado para emissão do certificado e da declaração parcial de proficiência, além do número do passaporte. No caso das inscrições dos brasileiros submetidos a penas privativas de liberdade as inscrições serão feitas pelos responsáveis nos Consulados-Gerais nas cidades onde haverá aplicação das provas.

Provas

Com relação ao ensino fundamental, cada prova tem 30 questões de múltipla escolha nas áreas ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação,  história e geografia. No ensino médio as áreas são: ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece materiais de estudo gratuitos, como apostilas para participantes e professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das provas do ano passado.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Esportes

Após estreia, Victor Ramos deve ser titular contra Criciúma

"Podem esperar um Victor Ramos tranquilo, falando com os companheiros e tentando ajudar", disse Victor Ramos.
09/07/2018, 13h21

Contratado no final de maio, o zagueiro Victor Ramos só fez a sua estreia pelo Goiás, na última rodada, na vitória sobre o Avaí, em Florianópolis. O experiente zagueiro, que acumula passagens por Palmeiras, Vitória, Chapecoense, entre outros, deve ser titular no próximo jogo, diante do Criciúma, nesta sexta-feira (13/7) às 20h30 no Estádio Olímpico.

O titular Edcarlos recebeu o terceiro cartão e estará suspenso para o jogo contra o Criciúma, sendo assim Victor Ramos deve ser o escolhido por Ney Franco para iniciar a partida ao lado de David Duarte. O jogador concedeu entrevista nesta segunda-feira (9/7) e ressaltou sua confiança no Goiás que completou cinco partidas sem perder, com quatro vitórias e um empate.

“Eu vim porque confiava no Goiás, na estrutura e no planejamento. Estou muito feliz, estamos numa crescente muito boa. O time estava lá em baixio, a tendência é melhorar. O grupo é bom, está fechado e em busca do acesso para a Série A. É lá que o Goiás tem que estar pelo que nos proporciona”, comentou o zagueiro nesta segunda.

Caso se confirme nos treinamentos e Ney Franco escolha Victor Ramos como titular, o zagueiro fará sua estreia diante da torcida esmeraldina e já mandou o primeiro recado para os torcedores.

“Fico feliz pelo carinho do torcedor. Podem esperar um Victor Ramos tranquilo, falando com os companheiros e tentando ajudar. Vou dar minha vida em campo, com muita vontade. Se tiver de dar carrinho, vou dar. Se tiver que falar, vou falar. Sempre pelo grupo”, disse Victor Ramos.

O clube goiano está em boa fase e com a última vitória chegou aos 18 pontos e ocupa a 10ª colocação, cinco pontos atrás do Coritiba, o primeiro clube dentro da zona de classificação para a Série A em 2019, mas apenas três pontos a frente do CRB, que está na 17ª posição, dentro da zona de rebaixamento.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.