Política

Eleições 2018: eleitores devem votar em dois candidatos ao Senado

Isso acontece porque o cargo de senador é o único com com mandato de oito anos estabelecido na Constituição Federal.
27/08/2018, 09h51

Os eleitores vão poder votar em dois candidatos ao Senado nas eleições 2018. Nos demais cargos disputados este ano, de deputado federal, deputado estadual, governador e presidente da República, apenas um voto será computado.

Isso acontece porque o cargo de senador é o único com com mandato de oito anos estabelecido na Constituição Federal.

Apesar do cargo ser de oito anos, as eleições para o cargo acontecem de quatro em quatro. Alternadamente, um terço, ou seja, 27 vagas e dois terços, 54 vagas, são renovadas a cada quatro anos.

Em 2014 apenas uma opção de voto para cada eleitor foi aceita porque naquelas eleições apenas um terço do Senado seria renovado. Neste ano, a renovação é de dois terços.

Não vale votar no mesmo candidato ao Senado duas vezes

Vale lembrar que votar duas vezes no mesmo candidato não adianta. Como cada Estado vai eleger dois senadores, dois votos diferentes são necessários para cada eleitor. Quem repetir o candidato, terá o voto anulado.

Apenas o voto repetido sofre anulação, as demais votações não serão prejudicadas.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, não existe prioridade de voto. O candidato que será votado em segundo lugar terá o mesmo peso que o primeiro.

Como a ordem de votação não importa no resultado final, o candidato que obtiver o maior número de votos na primeira e na segunda opção somadas será eleito, assim como o segundo candidato mais votado.

As eleições para o Senado são majoritárias, assim como para a Presidência da República e para os governos estaduais. No entanto, não há possibilidade de segundo turno para o cargo.

Projeto no Senado tenta alterar esquema de votação

A votação em dois candidatos ao Senado alternadamente em eleições é estabelecido pela Constituição de 1946, mas há um projeto de lei que tenta alterar esse esquema.

De autoria do senador Deca (PSDB-PB), a proposta propõe apenas um voto por eleitor mesmo quando dois terços do Senado deve ser renovado.

O projeto ainda está em análise e caso alterada só entrará em vigor nas eleições de 2026, que é quando o eleitor terá que votar novamente em dois candidatos a senadores.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Candidatos ao governo de Goiás se enfrentam em primeiro debate nesta segunda-feira

Além do debate, os candidatos divulgaram suas agendas de campanha para esta segunda-feira (27/8).

Por Ton Paulo
27/08/2018, 10h20

Os candidatos ao governo de Goiás vão se confrontar no final da manhã desta segunda-feira (27/8) no primeiro debate das eleições deste ano. O confronto vai acontecer na Rádio Interativa (94,9FM) e terá início ao meio-dia, com lives no site e no Facebook.

Para o debate, confirmaram a presença os candidatos Ronaldo Caiado (DEM), Zé Eliton (PSDB), Daniel Vilela (MDB), Kátia Maria (PT) e Weslei Garcia (PSOL). O programa terá duração de duas horas.

E na próxima terça-feira (28/8), os candidatos voltam a se enfrentar em debate marcado às 20h na TV Brasil Central (TBC).

Confira a agenda dos candidatos ao governo de Goiás para esta segunda-feira (27/8)

Além do debate que está marcado para o meio-dia, na rádio Interativa, os candidatos ao governo do Estado têm em suas agendas outros compromissos de campanha. Veja abaixo:

Daniel Vilela (MDB)

9h – Reuniões internas

12h – Debate na Rádio Interativa 94,9 FM

17h – Reunião com líderes de campanha

19h – Reunião com vereador Romário Policarpo e lideranças

José Eliton (PSDB)

12h – Debate Rádio Interativa

18h – Gravação de programa eleitoral

Kátia Maria (PT)

12:00 – Debate na Rádio Interativa

14:00 – Entrevista para o O Popular

16:30 – Caminhada em Senador Canedo. Local: Avenida Senador Canedo . Concentração: No Ginásio de Esporte do bairro Jardim das Oliveiras

Marcelo Lira (PCB)

9h40 –  Entrevista à CBN

10h15 – Entrevista ao OPopular

18h – Reunião com coordenadores de cursinhos populares da região metropolitana, no Setor Central

Ronaldo Caiado (DEM)

12h – Goiânia: debate rádio Interativa

19h30 – Lançamento da campanha do Lívio Luciano (Av. T-7, setor Bueno)

20h30 – Aparecida de Goiânia: lançamento da campanha de Tanner do Melo (Rua 69, 625-773, setor Pontal Sul)

Weslei Garcia (PSOL)

7h30 – Sabatina rádio Sagres

12h – Debate Rádio Interativa

15h – Gravação de programa eleitoral

Até o fechamento desta matéria, não houve divulgação da agenda do candidato do PCB, Professor Alessandro Aquino.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Veja como fazer o documento que te permite viajar de graça para qualquer lugar do país

A lei que regulamento o benefício está em vigor desde o ano de 2015.

Por Ton Paulo
27/08/2018, 11h43

A Identidade Jovem (ID Jovem) é um documento digital criado pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2015, com o intuito de garantir alguns benefícios a jovens de baixa renda. O documento faz parte da Lei da Juventude e deve ser aceito como tal. Entre outros benefícios, o ID Jovem proporciona ao jovem de baixa renda viajar de graça pelo Brasil.

Entre alguns benefícios garantidos pela ID Jovem estão meia entrada em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol, e quaisquer outras áreas culturais, como museus, parques naturais, etc e isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, assim como qualquer cidadão cadastrado no CadÚnico.

Além disso, o ID Jovem tem uma vantagem que faz a alegria de qualquer jovem de baixa renda que gosta de viajar ou tem a necessidade disso. O documento digital garante a reserva de assentos em viagens interestaduais (de ônibus), dois assentos com 100% de gratuidade e dois assentos com no mínimo 50% de gratuidade do valor da passagem, sendo válidos ônibus, trens e barcos de classe convencional para qualquer indivíduo brasileiro que preencher os requisitos.

O ID Jovem é regulamentado pela Lei da Juventude (ID JOVEM) – Lei 12.852, sancionado por Dilma Rousseff, e tem que ser obrigatoriamente aceito por toda e qualquer empresa de transporte terrestre interestadual.

Quais os requisitos para ter acesso ao direito?

Tem direito a emitir a Identidade Jovem pessoas com idade entre quinze e vinte e nove anos, estudantes matriculados em instituição de ensino, pública ou privada nos níveis de educação básica, educação infantil, ensino fundamental,  ensino médio e educação superior e pessoas com deficiência comprovada e também os acompanhantes que comprovem necessidade de apoio a pessoa com deficiência.

Além disso, para ter direito ao benefício, a renda total máxima do jovem permitida é de dois salários mínimos na família, somando-se todos os integrantes a renda total não pode ultrapassar este valor.

Se você mora sozinho ou com outras pessoas que não sejam da sua família, soma-se a renda de todos que moram na residência, e não de sua família.

Como fazer o documento que te permite viajar de graça?

Somente as famílias que estão cadastradas no CadUnico têm direito a participar do programa. Para fazer o cadastro, basta levar os documentos de sua família até o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de seu município. Caso seus dados estejam desatualizados, também visite o órgão para atualização.

Os dados são atualizados na última semana de cada mês, portanto aguarde o prazo para que todas alterações sejam feitas. Depois do cadastro, você recebe seu número do NIS para ter acesso ao aplicativo.

O aplicativo para celular pode ser baixado em smartphones Android, iOs e Windows Phone. Basta fazer o download do App no seu aparelho, basta informar o número do NIS, nome completo, Data de nascimento e nome da mãe para gerar sua identidade jovem.

Depois de gerar sua ID, você pode imprimi-la ou utilizar o aplicativo como documento. Você também pode acessar o site oficial do ID Jovem para imprimir seu documento pelo computador.

Imagens: Planeta Cativante 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Polícia Civil indicia 13 servidores pela morte dos dez adolescentes no 7º Batalhão; veja vídeo

Servidores demoraram quatro minutos para tentar controlar as chamas. Alguns são flagrados por câmera passeando tranquilamente durante incêndio.
27/08/2018, 14h50

A Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH) concluiu inquérito policial que apurou a morte dos dez adolescentes queimados vivos no 7º Batalhão da Polícia Militar do Estado, onde funciona o Centro de Internação Provisória (CIP), em 25 de junho deste ano.

O delegado Hellyton Carvalho, que presidiu as investigações, explicou no final da manhã desta segunda-feira (27/8) que a demora de pelo menos quatro minutos na intervenção no fogo sustentou o indiciamento por homicídio culposo – quando alguém mata outro sem que tivesse intenção, mesmo assim sabendo dos riscos que levem a vítima à morte.

Conforme ouviu de servidores nos depoimentos, Daniel Freitas, de 18 anos, teria colocado fogo. “Na ambulância, o adolescente Daniel [Paulo de Souza, de 15 anos], contou quem foi que ateou fogo.” Logo depois, os jovens se arrependeram e começaram a gritar: “Socorro, educador.”

O monitoramento interno a que se baseou o delegado para o indiciamento mostra o momento em que um dos adolescentes internados no CIP se preparava para distribuir o almoço quando ele vê o fogo, pede ajuda, mas os servidores passam de um lado para outro e não fazem nada. É o jovem que tenta salvar os colegas. Enquanto a coordenadora do CIP, Sany Silvano Nogueira, enche o balde, é o adolescente que tenta apagar as chamas.

O Portal Dia Online conversou com os familiares dos dez adolescentes em uma reportagem exclusiva.

Em um determinado momento, um pedagogo da unidade sorri da situação. Ele, contudo, não será responsabilizado pela omissão de socorro porque, em tese, não é obrigado a combater incêndio.

Apenas depois de quatro minutos de o adolescente que ajudava a entregar o almoço ter alertado que servidores começam a jogar água.

Inquérito que apura incêndio no 7º Batalhão tem 2 mil páginas

No inquérito policial de 2 mil páginas, o delegado conclui que o incêndio foi provocado pelos adolescentes do Alojamento 1 por causa de um remanejamento para outro dentro do próprio CIP.

“Os Bombeiros foram chamados penas 17 minutos depois e, quando chegaram, o fogo já estava controlado. É possível concluir que, caso tivessem intervido antes de quatro minutos, possivelmente a tragédia não teria a dimensão que teve”, explicou o delegado Hellyton Carvalho. “Os Bombeiros militares ouvidos narraram que quando chegaram não havia sequer fumaça no CIP”, sustenta o policial.

Veja vídeo de uma das mães:

Os laudos de monóxido de carbono estabeleceram que a quantidade da substância era ínfima, de 10%, quando para matar seria 50%. “Solicitamos ao Instituto Médico Legal (IML) os laudos. Duas delas morreram por inalação de gases irrespiráveis”, acrescenta o delegado.

Além da coordenadora geral Sany Silvano Nogueira, a Polícia Civil indiciou os agentes de segurança Alexandre Trindade Rodrigues, Cláudio Júnio Souza, Edigar Souza de Oliveira, Weslei Anderson Vieira da Silva; e, ainda, os educadores Antônia de Jesus Santo, Benedita Fernandes Moreira, Cristiane de Almeida Porto, Jéssyca Grilo Lopes, Lívia Cardoso Cunha de Melo, Maria Helena Mendonça Moreira, Marise Gomes da Silva, Rosimeire Socorro dos Santos Rocha.

Veja o vídeo das câmeras internas no momento do incêndio:

Imagens: Polícia Civil 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Conheça os melhores hotéis fazenda no Distrito Federal e entorno

Se está buscando por momentos de paz, tranquilidade e muito contato com a natureza, os hotéis fazenda no Distrito Federal e entornos podem representar a resposta para o problema.
27/08/2018, 15h29

Quem nunca se sentiu cansado de viver a mesma rotina sempre, sem um bom momento de descanso? O tal mundo moderno acaba exigindo muito de nós, sugando nossas energias diariamente. Dessa forma, é normal que quando temos aquele tempinho de sobra, a maior vontade é de ficar tranquilo e relaxar. Para te ajudar a conseguir esses momentos de paz interior, separamos aqui alguns dos melhores hotéis fazenda no Distrito federal e em seus entornos.

Então, se você pretende levar a família ou os amigos para fugir um pouco da rotina, existem opções para todos os gostos. Se você está em Brasília, pode contar com alguns locais bem pertinho, mas se sua vontade é de realmente ir para um pouco mais longe e respirar novos ares, te apresentamos alguns lugares que com certeza irão te encantar.

O contato com a natureza é o ponto forte de todos eles, sendo capaz de recarregar as energias de qualquer um. Por outro lado, também são ótimas escolhas para quem pretende ter variadas atividades de lazer. Então, confira a lista que preparamos para você, ligue e faça sua reserva. Sem dúvida, será uma experiência revitalizadora!

Conheça agora os melhores hotéis fazenda no Distrito Federal:

Hotel Fazenda Águas Emendadas, em Brasília

Conheça os melhores hotéis fazenda no Distrito Federal e entorno

Se o que você procura é um bom lugar junto à natureza, respirando o ar puro do campo, com certeza o Hotel Fazenda Águas Emendadas irá te encantar. Situado na área de influência da Estação Ecológica Águas Emendadas, é por ali que nascem córregos que contribuem para a formação das maiores bacias hidrográficas da América do Sul. O hotel dispõe de dez chalés com dois apartamentos, e entre as atividades de lazer, é possível encontrar passeios a cavalo e pônei, visitação de cabras, porcos, gansos, dentre outros animais.

Endereço: Planaltina, a  km da Rodovia Central de Brasília

Telefone: (61) 9 9565-7575

Site: Águas Emendadas

Villa Triacca Eco Pousada, a 60 km do centro de Brasília

Conheça os melhores hotéis fazenda no Distrito Federal e entorno

Este é um dos hotéis fazenda no Distrito Federal que mais encanta aqueles que gostam de experimentar novos conceitos. É possível encontrar uma pousada extremamente charmosa que remete à beira mar, inspirando paz e conforto a seus hóspedes. O rústico é aliado ao moderno, concentrando seus 18 apartamentos em frente a dois lagos de água azul e cristalina.

Endereço: Villa Triacca Eco Pousada, Rodovia BR 251, Km 6, s/n – Paranoá, Brasília – DF,

Telefone: (61) 9 8463-1939

Site: Villa Triacca

Fazenda Taboquinha, próximo ao Lago Sul

Conheça os melhores hotéis fazenda no Distrito Federal e entorno

A fazenda garante para seus hóspedes, um harmonioso encontro com a natureza. Possui criação de bovinos, equinos, caprinos e suínos, sem contar que ainda dispõe de um rio para peca, lindas trilhas de moto e atividades de ciclismo e Jeep. Ainda é possível desfrutar do que há de melhor da comida goiana e mineira!

Endereço: Jardim Botânico, próximo ao Lago Sul e Ermida Dom Bosco à 28Km da Rodoviára do Plano Piloto

Telefone: (61) 3245-6222/ (61) 3034-2647

Site: Fazenda Taboquinha

Fazenda Hotel Raizama, a 100 km de Brasília

Conheça os melhores hotéis fazenda no Distrito Federal e entorno

No hotel é possível encontrar uma ampla estrutura de hospedagem e lazer. Localizada em Alexânia, é ideal para aqueles que buscam por momentos de descanso e paz, mas também conta com diversas atividades de lazer, a exemplo de pesca esportiva, escalada, passeio a cavalo, parque infantil, dentre tantas outras.

Endereço: GO 139, km 12, Zona Rural, Alexânia- GO

Telefone: (61) 3357-6605 / (61) 9 8120-0126

Site: Raizama

Fazenda Babilônia, a 180 km de Brasilía

Conheça os melhores hotéis fazenda no Distrito Federal e entorno

E aqui apresentamos mais um dos melhores e mais bonitos hotéis fazenda no Distrito Federal e entorno. Localizado especificamente em Pirenópolis, foi construído no finalzinho do século 18 e possui um gigantesco valor histórico. A fazenda chegou a ser tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e e Artístico Nacional. Vale a pena conhecer!

Endereço: GO 431 – Km. 3, Município de Pirinópolis – GO

Telefone: (62) 9 9294-1805 | (62) 9 9291-1511

Site: Fazenda Babilônia

Hotel Fazenda Point da Pesca Corumbá, a aproximadamente 76 km de Brasília

Conheça os melhores hotéis fazenda no Distrito Federal e entorno

Para os amantes da pesca desportiva, este o hotel fazenda perfeito. Ele conta com tanques para pesca, playground, salão de jogos, passeios a cavalo, piscinas semi-aquecidas, dentre tantas outras atividades de lazer.

Endereço: BR-060, Km 9, Santo Antônio do Descoberto – GO, com acesso pela BR-060

Telefone: (61) 3248-1899 / (61) 9 9137 -8569

Site: Point da Pesca Corumbá

Hotel Fazenda Vale das Cachoeiras, a aproximadamente 63 km de Brasília

Conheça os melhores hotéis fazenda no Distrito Federal e entorno

Se você está em busca de um bom lugar para passar o fim de semana com a família e os amigos, esta é uma boa opção. O hotel fazenda oferece passeios a cavalo, banhos de cachoeira, passeios de caiaque e pedalinho, escalada em muro, piscinas e tantas outras atividades que você irá adorar!

Endereço: Fazenda Sítio Novo – DF 290, Km 27, Região do Alagado, Novo Gama – GO, com acesso pela BR-060

Telefone: (61) 3366-3927 / (61) 9 9177-2618

Site: Vale das Cachoeiras

Pousada Serra da Irara, a aproximadamente 160 km de Brasília

Conheça os melhores hotéis fazenda no Distrito Federal e entorno

A pousada oferece o melhor contato com a natureza, garantindo paz e tranquilidade para seus hóspedes. Ainda há um grande diferencial em sua arquitetura, apresentando características do rústico colonial. Entre as atividades de lazer, é possível desfrutar de passeios a cavalo, bar e salão de jogos, e um campo society.

Endereço: Rodovia GO 225, km 17, Zona Rural Corumbá de Goiás (entre Corumbá e Pirenópolis)

Telefone: (62) 8333-0022 / 9 9940-9075

Site: Serra da Irara

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.