Goiás

Sacolas de plástico podem estar com os dias contados nos comércios de Goiânia

Projeto de vereadora propõe a substituição das sacolas de plástico por sacolas de material biodegradável nos comércios de Goiânia.

Por Ton Paulo
28/08/2018, 12h12

Está em tramitação na Câmara Municipal de Goiânia um Projeto de Lei que propõe a extinção de sacolas de plástico nos estabelecimentos comerciais da capital. Os produtos seriam, de acordo com o projeto, substituídos por sacolas de papel e material biodegradável.

Apresentado na última quinta-feira (23/8) pela vereadora Sabrina Garcêz (PTB), o projeto, que já tramita na Câmara, determina a substituição gradativa de sacolas plásticas, normalmente usadas em supermercados, padarias, bares e outros comércios, por sacolas biodegradáveis (manufaturadas com material passível de degradação por microorganismos).

Segundo Sabrina em entrevista ao Dia Online, a proposta principal do projeto é a conscientização da população quanto aos problemas ambientais que são oriundos diretamente da produção desenfreada de detritos. “Nós temos um problema gravíssimo de aterros sanitários em Goiânia. Estamos produzindo mais e mais lixo, e os aterros não são suficientes. Temos que parar de produzir tanto lixo”, explica.

Ainda de acordo com o projeto da vereadora, a substituição, que já existe em alguns municípios goianos, levaria cerca de três anos, mas é inaplicável sem o apoio da indústria. “Essa é uma proposta que tem que ser comprada pelo setor produtivo, que vai gastar menos com o material biodegradável do que com as sacolas de plástico”.

Sacolas de plástico são as vilãs do meio ambiente

Entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas são consumidas em todo o mundo anualmente. No Brasil, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora.

A decomposição de um material no meio ambiente é muito complexa, e pode demorar muitos anos para ser concluída. O papel, por exemplo, leva pelo menos três meses para se decompor, enquanto as latas de alumínio demoram entre 100 e 500 anos. As sacolas plásticas, muito utilizadas em supermercados e lojas em geral, levam de 100 a 400 anos para se decompor.

Por conta de sua ampla utilização, as sacolas plásticas têm sido alvo de preocupação por parte dos ambientalistas e demais pessoas que se preocupam com a preservação do meio ambiente. Os mercados da cidade de São Paulo, por exemplo, aderiram à utilização das sacolas de plástico feitas com materiais renováveis (que levam, em média, dois anos para se decompor).

O custo para produzir essas sacolas, entretanto, é mais elevado do que as sacolas convencionais. Por isso, o consumidor precisa pagar por elas ou optar por levar sacolas ecológicas e reutilizáveis, feitas de tecido ou plástico mais resistente.

Via: Fragmaq 
Imagens: UOL 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Padre esfaqueado no Rio por andarilho ficou com faca enterrada nas costas

Ao que o padre avisou que não tinha a quantia, virou-se e foi golpeado com uma facada nas costas.
28/08/2018, 14h53

Padre esfaqueado no Rio negou dinheiro a um homem em situação de rua no Rio de Janeiro. Um lavador de carros entrou em uma igreja católica e esfaqueou o padre Élio da Silva Athayde, de 82 anos, pelas costas na manhã desta terça-feira (28) no Parque Rosário, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Testemunhas contaram à imprensa local que o suspeito invadiu o convento, procurou o padre para pedir dinheiro. Ao que o padre avisou que não tinha a quantia, virou-se e foi golpeado com uma facada nas costas. O padre que sofreu a violência, contudo, pensou que o golpe se tratava de um soco, mas as pessoas que estavam na igreja viram sangue e a faca fincada nas costas do religioso.

O Corpo de Bombeiros atenderam a vítima, levou o pároco para o Hospital Ferreira Machado (HFM), onde passou por exames. O padre sofreu perfuração no pulmão e será transferido para uma unidade hospitalar particular.

Padre esfaqueado no Rio foi ordenado em 1961

Conhecido na região da igreja, o agressor foi preso pela PM e levado para a 134ª Delegacia de Polícia (Centro) onde o caso será registrado para investigação. religioso esfaqueado foi ordenado padre em janeiro de 1961

Para a imprensa local, a Diocese de Campos diz que “lamenta o incidente envolvendo o Pe. Élio da Silva Athayde, de 82 anos, que é padre da Congregação Redentorista, que auxilia pastoralmente algumas paróquias de nossa diocese. Ele foi socorrido pelo resgate do Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Ferreira Machado, onde está sendo atendido. A Diocese está auxiliando a Congregação Redentorista na apuração dos fatos e colaborando com assistência”.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) informou que viaturas foram empenhadas para busca do suspeito na região. O caso está sendo investigado na 134ª Delegacia Legal do Centro de Campos.

Nota oficial da Diocese:

“Diocese de Campos lamenta o incidente envolvendo o Pe. Élio da Silva Athayde, de 82 anos, que é padre da Congregação Redentorista, que auxilia pastoralmente algumas paróquias de nossa diocese. Ele foi socorrido pelo resgate do Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Ferreira Machado, onde está sendo atendido. A Diocese está auxiliando a Congregação Redentorista na apuração dos fatos e colaborando com assistência.O padre teve o pulmão perfurado e será transferido para um hospital UNIMED.”

Via: G1 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Conheça os melhores bares de Goiânia

Está em busca de ambientes diferentes e acolhedores para conhecer? Conheça então os melhores bares de Goiânia e aproveite melhor seu fim de semana!
28/08/2018, 15h16

O que você costuma fazer depois do trabalho? Muita gente opta por ir direto para casa, ter aquele tão merecido descanso. Enquanto isso, para outros é sempre bom fechar o dia com chave de ouro, pelo menos algumas vezes durante a semana. Para isso, nada melhor do que ir para alguns de bares de Goiânia aproveitar o melhor happy hour que eles tem a oferecer.

Se você gosta de ambientes do tipo e está procurando pelos points da capital goiana, então aqui é o lugar certo. Separamos abaixo alguns dos melhores bares de Goiânia para você curtir da maneira que bem entender. Afinal, melhor do que um happy hour após o trabalho é sair com os amigos no fim de semana sem muita preocupação com o dia seguinte.

É possível encontrar ambientes para todos os gostos e nas mais diferentes localizações. Dá uma olhada!

Conheça agora os melhores botecos e bares de Goiânia

1 – Kabana’s Restaurante e Bar

Conheça os melhores bares de Goiânia

Se você estiver procurando por um bom almoço, a melhor opção é ir para o Kabana’s. Lá você encontra combos de almoço executivo, com entrada, prato principal e sobremesa. Sem contar que ainda rola Double chopp Brahma! E para quem busca um happy hour, lá você também encontra todos os dias, das 17h às 20h, com exceção nos feriados.

Kabana’s Flamboyant: Av. Jamel Cecílio, nº 3300, Jardim Goiás, Shopping Flamboyant / Telefone: (62) 3922-3393

Kabana’s Bueno: Av. T-3, 2693 – Setor Bueno / Telefone: (62) 3093-3393

2 – Merkadão Paulista

Conheça os melhores bares de Goiânia

Ainda não conhece o Merkadão? Então já se programe para fazer uma visitinha e desfrutar do que o ambiente oferece de melhor. Mesmo com aparência de boteco é possível sentir aquele clima familiar, onde os clientes podem degustar de tira-gostos, sanduíches e refeições completas. Também é uma boa opção para quem gosta de uma cervejinha gelada acompanhada de música ao vivo. Nos dias de quinta e sexta, o bar oferece dobradinha de caipirinha e o cozumel sai por R$ 4,90!

Endereço: Alameda Dr. Sebastião Fleuri, 61 – St. Marista, Goiânia – GO

Telefone: (62) 3661-0061

3 – Cantinho Frio

Conheça os melhores bares de Goiânia

Cantinho frio é um restaurante e barzinho que oferece um ambiente aconchegante, onde família e amigos podem se encontrar para saborear dos melhores pratos e degustar boas cervejas. Aberto das 11h às 14h30 como restaurante e das 16h às 2h como bar.

Endereço: R. 228, 53 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO

Telefone: (62) 3202-4831

4 – Villa Maria Taberna Mediterrânea

Conheça os melhores bares de Goiânia

Localizado em pleno centro de Goiânia, é um lugar super agradável e convidativo. É também uma pizzaria, oferecendo comida típica mediterrânea e portuguesa. Para aqueles que gostam de boas bebidas, ainda é possível desfrutar de chopp’s artesanais e vinhos. Aberto de terça a domingo, das 18h30 à 00h.

Endereço: Rua 21, 421-341 – St. Central, Goiânia – GO

Telefone: (62) 3223-1087

5 – Glória Bar

Conheça os melhores bares de Goiânia

Se você gosta de curtir música ao vivo enquanto degusta bons pratos e saboreia boas bebidas, este é o barzinho ideal. Se classifica como um “botequim musical”, sempre levando ao ambiente grupos populares e muita voz e violão. Abre de terça a domingo, das 17h30 à 1h.

Endereço: R. 101, 435 – St. Sul, Goiânia – GO

Telefone: (62) 3224-9033

6 – Caseratto Bar e Restaurante

Conheça os melhores bares de Goiânia

Caseratto é um dos bares de Goiânia que preza por manter um ambiente moderno e acolhedor. No almoço, é possível encontrar pratos diversos e a tão aclamada feijoada do local. Sem contar que o happy hour é marcado por cervejas e drinques para todos os gostos. Aberto de terça a sexta, das 17h à 1h.

Endereço: Rua 1132, 755 – St. Marista, Goiânia – GO

Telefone: (62) 3991-0291

7 – Identidade Bar

Conheça os melhores bares de Goiânia

Este é um barzinho que tem como premissa acolher e valorizar a identidade social de cada um, com base no respeito às diferenças. Com um ambiente acolhedor e que faz alusão ao rock e à música brasileira, a casa recebe shows ao vivo durante os finais de semana e ainda é possível pedir saborosos pratos e petiscos, acompanhados da cerveja ou drink de sua preferência. Aberto de terça a sábado, das 17h à 00h, e eventualmente aos domingos.

Endereço: R. R-14 – Vila Itatiaia, Goiânia – GO

Telefone: (62) 3991-0219

8 – Aquarius Chopperia

Conheça os melhores bares de Goiânia

Aquarius é o típico boteco gastronômico que preza em manter um ambiente popular. Entre suas especialidades, estão os serviços de almoço, janta e bebidas. Aberto de segunda a domingo, das 11h à 1h30.

Endereço: Av. Albert Einstein, Quadra 10, Lote 05, s/n – Jardim da Luz, Goiânia – GO

Telefone: (62) 3278-8668

9 – Cervejaria Devassa

Conheça os melhores bares de Goiânia

Mais do que um bar, cervejaria! Aqui é possível encontrar todas as variedades das tradicionais cervejas artesanais Devassa, com ótimas opções de chopp puro malte e porções para acompanhar. O local fecha apenas aos domingos, podendo ficar aberto até as 2h da manhã em algumas ocasiões.

Endereço: Alameda Dom Emanuel Gomes, 33 – 03 – St. Marista, Goiânia – GO

Telefone  (62) 3997-6969

10 – Boteco Posto 15

Conheça os melhores bares de Goiânia

Este é um dos bares de Goiânia mais famosos por seu happy hour. Conta com pratos diversos que abrangem desde a culinária brasileira até a japonesa, e ótimas promoções nas cervejas! Vale lembrar que nas terças, os petiscos saem com 50% de desconto! O local é aberto de segunda a domingo.

Endereço: R. 15, 1896 – St. Marista, Goiânia – GO

Telefone: (62) 3931-0909

11 – Bahrem

Conheça os melhores bares de Goiânia

Bastante conhecido na capital, é possível encontrar desde pratos e porções variadas no local, até as mais diversas cervejas. Sem contar que o ambiente conta ainda com um espaço perfeito para juntar os amigos e família, levando ainda as crianças. Aberto de terça a domingo.

Endereço: R. 144, 716 – St. Marista, Goiânia – GO

12 – Alabama Bar

Conheça os melhores bares de Goiânia

Um boteco perfeito para descontrair com os amigos, ao som do melhor da música sertaneja e com um cardápio variado de comidas e bebidas. Aberto de terça a domingo, das 18h às 3h, com exceção dos domingos, em que fecha à meia noite.

Endereço: Alameda Dom Emanuel Gomes, 150 – St. Marista, Goiânia – GO, 74175-040

Telefone: (62) 3278-1638

Via: Curta Mais Veja 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Vídeo mostra estudante sendo roubado e agredido por adolescentes em Brasília

Um deles dá um golpe de gravata no estudante, enquanto o outro começa a roubar os pertences.
28/08/2018, 16h20

Um adolescente foi abordado em plena luz do dia em Brasília vestido com uniforme escolar, assaltado e agredido por outros quatro jovens enquanto chegava em um dos blocos da 405, na Asa Norte, no Distrito Federal.

O caso aconteceu na tarde desta segunda-feira (27/8) e foi registrado pelas câmeras de segurança instaladas no edifício. Nas imagens, dois suspeitos chegam logo atrás da vítima e a surpreendem de costas.

Um deles dá um golpe de gravata no estudante, enquanto o outro começa a roubar os pertences. Mais dois assaltantes chegam em seguida e também começam a tomar diversos objetos do rapaz. Ao final, o mais alto dos assaltantes dá um soco na vítima e foge com os companheiros.

O jovem registrou a ocorrência na 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte). Ele relatou que desconhecia os assaltantes e que, apesar de não ter visto armas de fogo, foi ameaçado de morte e agredido fisicamente por eles.

Antes da fuga, estudante leva um tapa na nuca em Brasília

Além do golpe, o estudante ainda leva um tapa na nuca antes da fuga dos assaltantes. Segundo a ocorrência, os quatro criminosos conseguiram levar o celular, a mochila, documentos pessoais e R$ 11 da vítima.

Por volta das 20h, a Polícia Militar informou a prisão de quatro suspeitos com características similares às das pessoas no vídeo. A identidade não tinha sido confirmada até as 21h30.

O zelador do prédio também chegou a ver o momento do crime e, em seguida, os suspeitos fugindo. A Polícia Militar do Distrito Federal ainda procura por eles.

Ato infracional:

Trata-se da conduta descrita como crime ou contravenção penal cometida por criança ou adolescente. A imputabilidade penal tem início aos 18 anos de idade. Ao ato infracional praticado por criança corresponderão as medidas de proteção previstas no artigo 101; ao adolescente infrator aplicam-se as medidas socioeducativas previstas no artigo 112 do ECA.

Fundamentação:

Artigos 103 a 105 do Estatuto da Criança e do Adolescente

Veja vídeo:

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Manutenção emergencial deixa bairros de Goiânia e Aparecida sem água

Serviço será feito a partir das 18h de hoje e deve ser concluído na madrugada desta quarta-feira (29/8).
28/08/2018, 17h17

A Saneago informa que na noite desta terça-feira (28/8) vai executar uma manutenção emergencial na Estação Elevatória do Sistema Meia Ponte, e devido a esse serviço, alguns setores de Goiânia e Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana na capital podem ficar sem água.

De acordo com a companhia, a Estação onde será feita a manutenção, possui cinco bombas, que são capazes de produzir 2300 litros de água tratada por segundo. Uma dessas bombas apresenta defeito no momento, o que reduziu a produção de água.

A Saneago esclarece que os  reservatórios ainda estão trabalhando dentro do nível normal, mas por conta do imprevisto, o abastecimento de água pode ser parcialmente prejudicado, durante todo o dia, nas regiões Norte e Sudoeste de Goiânia e bairros da região do Setor Garavelo em Aparecida de Goiânia.

Com o objetivo de gerar menos transtornos à população, a troca do equipamento será feita a partir das 18h de hoje, já que durante a noite é o horário de menor consumo de água, e deve ser concluído na madrugada desta quarta-feira (29/8). Segundo a empresa de distribuição de água, o abastecimento deve ser normalizado até a noite de quarta.

A Saneago pede a compreensão dos moradores e alerta para o consumo moderado das reservas domiciliares de água tratada. E atenção, no período de retorno do abastecimento, pode ocorrer alteração na cor da água. Nesse caso, a companhia orienta o cliente a entrar em contato pelo número 0800 645 115 para que a empresa tome as devidas providências.

Setores que podem ficar sem água

Confira abaixo os setores localizados nas regiões Norte e Sudoeste de Goiânia, listados pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan), onde podem faltar água.

Região Norte

  • Jardim Guanabara
  • Jardim Guanabara II
  • Conjunto Itatiaia
  • Nova Vila
  • Vila Montecelli
  • Setor Norte Ferroviário

Região Sudoeste

  • Jardim Europa
  • Novo Horizonte
  • Setor Sudoeste
  • Jardim Vila Boa
  • Jardim Presidente
  • Jardim Planalto
  • Rio Formoso
  • Andreia Cristina
Imagens: DeFato 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.