Goiás

Mais de 475 mil adolescentes devem se vacinar contra o HPV em Goiás

O objetivo é o de proteger o público-alvo contra as graves doenças transmitidas pelos quatro subtipos do vírus.
06/09/2018, 12h11

Adolescentes de todo o Brasil devem se vacinar contra o HPV. A expectativa do  Ministério da Saúde é proteger 20,6 milhões de meninas e meninos contra as graves doenças transmitidas pelos quatro subtipos do vírus.

Eles devem ir aos postos de saúde para se imunizar pela primeira vez ou tomar a segunda dose da vacina e completar a proteção contra o HPV.

Em Goiás, a vacinação é realizada pela Secretaria de Saúde (SES-GO), por meio da Gerência de Imunização e Rede de Frio. O público-alvo são 372.000 meninas de 9 a 14 anos e 223.291 meninos de 11 a 14 anos.

A meta é proteger no mínimo 80% deste grupo, ou seja, pelo menos 297.600 meninos e 178.632 meninas devem ser imunizados.

O imunobiológico disponibilizado para esta ação é a vacina quadrivalente Papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 recombinante (HPV).

A vacinação ocorre como rotina em todas as 954 unidades básicas de saúde localizadas no Estado.

Definição da faixa etária e forma de transmissão

A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger os adolescentes antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. Na população masculina, a vacinação protege contra os cânceres de pênis, garganta e ânus.

Nas meninas, o principal foco é proteger contra o câncer de colo de útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.

O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio da relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto.

Dados de proteção contra o HPV em Goiás

Desde janeiro de 2014 até agosto de 2018, 77,57% (288.558) das meninas foram vacinadas para a primeira dose. Para a segunda dose a cobertura vacinal é de 48,48% (180.359), ficando um saldo de 191.641 entre não vacinadas ou com esquema incompleto.

Em relação aos meninos, somente 41,52% (92.702) foram vacinados para a primeira dose e 12,59% (28.118) para a segunda dose, com um saldo de 195.173 meninos não vacinados ou com esquema incompleto.

Mensalmente, a SES-GO distribui em média 22 mil doses entre os municípios goianos para atender a demanda de rotina.

Entenda como funciona a vacinação contra o HPV

Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Meninas que completaram 15 anos ou mais e estão com o esquema incompleto podem se vacinar, apresentando o cartão de vacinas.

Para as pessoas que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

A vacina disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) é a quadrivalente e já é ofertada desde 2014. Confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal.

Na oportunidade também será disponibilizado para meninos e meninas de 12 a 13 anos a vacina que protege contra a Meningite C.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Após vários reajustes, preço da gasolina pode ser congelado por 15 dias

De acordo com a diretoria da estatal, foi aprovado o uso de um mecanismo financeiro adicional — uma espécie de proteção (hedge) — que pode ser aplicado por até 15 dias, ajudando a espaçar mais os aumentos da gasolina.

Por Ton Paulo
06/09/2018, 12h32

Depois dos reajustes quase diários do preço da gasolina influenciados pela alta disparada do dólar, a Petrobras anunciou nesta quinta-feira (6/9), uma nova política de preços para aumentar a estabilidade no setor de combustíveis. De acordo com a diretoria da estatal, foi aprovado o uso de um mecanismo financeiro adicional — uma espécie de proteção (hedge) — que pode ser aplicado por até 15 dias, ajudando a espaçar mais os aumentos da gasolina.

Apesar de garantir que a atual prática de reajustes diários ainda é válida, a companhia afirmou que “entende ser importante conciliar seus interesses empresariais com as demandas de seus clientes e agentes de mercado em geral”.

Sem abrir mão da paridade dos preços internacionais, o mecanismo proposto, que não deve ultrapassar 15 dias, permitirá à empresa obter um resultado financeiro equivalente ao que alcança com a prática de reajustes diários, explicou, em nota.

Segundo o comunicado, a Petrobras escolherá os momentos em que vai aplicar o instrumento, considerando a análise de conjuntura, em cenários de elevada volatilidade do mercado. Conforme diz a nota, o preço da gasolina continuará sujeito a mudanças até diárias, uma vez que esse mecanismo será utilizado opcionalmente, quando, então, os preços ficarão estáveis durante o período de sua execução.

Reajustes flexíveis no preço da gasolina

A estratégia anunciada pela estatal Petrobras vai permitir uma maior flexibilidade na frequência de reajustes, mas não deve alterar o resultado final das variações do preço da gasolina decorrentes dos movimentos de elevação ou de queda na cotação internacional e na taxa de câmbio, ao final de cada período – seja por intervalos de tempo mais longos, de até 15 dias, ou diários.

De acordo com o diretor de Refino e Gás Natural, Jorge Celestino, a política de reajustes diários está mantida, mas que a medida a aperfeiçoa. Segundo ele, o mecanismo se trata de uma sofisticação que torna a empresa mais competitiva. Ele ainda afirma que a estatal aprendeu, estudou e viu que o uso dessa ferramenta de hedge traz os elementos que vão dar uma posição de competitividade para a companhia.

A Petrobras vinha adotando, desde 3 de julho do ano passado, reajustes quase diários no valor do combustível, com base no mercado internacional e no câmbio. Portanto, após o dólar disparar por conta da instabilidade política nacional e pela valorização da moeda norte-americana no mercado internacional, a gasolina atingiu preço recorde nas refinarias.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

"Erro operacional", diz nota de Daniel Vilela sobre acidente com avião

aeronave foi alugada pelo candidato em 16 de agosto deste ano.
06/09/2018, 14h34

Em nota a respeito do acidente com o avião do candidato ao governo de Goiás, Daniel Vilela, a assessoria informa que um erro operacional ocasionou a intercorrência. O avião de Vilela virou em pista na manhã desta quinta-feira (6/9), em Itapaci, interior de Goiás enquanto a equipe e o candidato percorria a região em campanha.

A empresa de táxi aéreo “Voar Aviação” informa que a aeronave foi alugada pelo candidato em 16 de agosto deste ano. Na nota, a empresa esclarece que está “devidamente protocolizado na Anac  em 17 de agosto de 2018.”

Ainda conforme a nota, nenhum passageiro se feriu. “A operação da aeronave era conduzida desde essa data pela equipe do candidato. Aparentemente ocorreu um problema operacional durante o pouso. A aeronave estava perfeitamente aeronavegável e com manutenção atualizada. Falhas mecânicas foram descartadas. As investigações serão conduzidas pelo Cenipa para detalhar as causas.”

Ainda sobre o acidente, a assessoria de Vila informou que “houve um erro operacional na aproximação para pouso e o trem de pouso da aeronave arrendada pela campanha, um Beechcraft 100 King Air prefixo PT-LJN, colidiu com uma cerca próxima da pista. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o caso, como de praxe”, informa a nota.

Confira a nota da assessoria do candidato Daniel Vilela na íntegra:

A aeronave que levava a comitiva liderada pelo candidato a governador de Goiás Daniel Vilela (MDB) sofreu uma intercorrência durante pouso em Itapaci, no Vale do São Patrício, na manhã desta quinta-feira (6). Não há feridos.

Houve um erro operacional na aproximação para pouso e o trem de pouso da aeronave arrendada pela campanha, um Beechcraft 100 King Air prefixo PT-LJN, colidiu com uma cerca próxima da pista. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o caso, como de praxe.

Estavam no voo, além de Daniel Vilela, os deputados e candidatos à reeleição Bruno Peixoto (MDB), Waguinho Siqueira (MDB), o deputado federal e coordenador da campanha, Pedro Chaves (MDB), três integrantes da equipe de Daniel Vilela, o piloto e o co-piloto.

Daniel Vilela divulgou vídeo logo após a intercorrência relatando que todos passam bem e a agenda de campanha segue normalmente com carreatas pelos municípios de Itapaci, Uruaçu, Mara Rosa, Niquelândia e Jaraguá.

Assessoria de Comunicação – Coligação Novas Ideias, Novo Goiás (MDB, PP, PRB e PHS)

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Procurando o que fazer em Pirenópolis? Conheça as principais atrações dessa preciosidade goiana

Não há como negar... Tem muito o que fazer em Pirenópolis! Se você vai para um um bate e volta, ou mesmo para passar alguns dias na cidade, fique por dentro dos pontos turísticos que pode visitar!
06/09/2018, 15h24

Em meio a tanta beleza e história que podemos encontrar no estado de Goiás, está nossa pequena preciosidade chamada Pirenópolis. Para quem pouco conhece o município, foi um dos primeiros a ser fundado no estado e possui enorme valor cultural e histórico para o povo goiano. Está pensando em fazer uma visitinha por lá mas ainda não sabe exatamente o que fazer em Pirenópolis? Nós podemos te ajudar!

Conhecida apenas como “Piri” entre os mais íntimos, já foi um importante centro urbano entre os séculos 18 e 19, com mineração de ouro, comércio, agricultura e produção de algodão para exportação. Agora, se firma como um de nossos patrimônios, recebendo turistas que vem de todos os cantos do Brasil, apenas para conhecerem um pouquinho dos tesouros do município. Confira algumas das principais atividades que o lugar oferece:

O que fazer em Pirenópolis durante a noite?

o que fazer em Pirenópolis

Como bem sabemos, o ponto forte da cidade está em suas cachoeiras e atrações turísticas, ideais para visitas durante o dia. No entanto, não vá pensando que as noites são sem graça e que você estará fadado a ficar em um quarto de hotel. Se nunca foi até a região, te apresentamos a Rua do Rosário, mais conhecida pelo nome de Rua do Lazer.

O local se transforma em ponto de encontro entre os turistas e até mesmo moradores locais durante a noite. É possível encontrar uma variedade de estabelecimentos, com restaurantes e bares que agradam a todos os gostos. Na rua, a passagem de veículos fica impedida, uma vez que as mesas e cadeiras ao ar livre se transformam em um verdadeiro salão de comes e bebes. Vale a pena conhecer!

Conhecer o Centro Histórico de Pirenópolis

o que fazer em Pirenópolis

Além de ser um lugar com inúmeras belezas naturais, também é cercado de muita história. O centro histórico da cidade é ornado com casarões e igrejas construídos ainda no século 18. Destaque para a Igreja Nossa Senhora do Carmo, que além de possuir um projeto arquitetônico encantador, ainda apresenta um lindo museu de arte sacra para os fiéis e visitantes.

No altar-mor é possível encontrar uma imagem do Senhor do Bonfim, esculpida em madeira e em tamanho natural, que foi trazida da Bahia. É sem dúvida, um símbolo tradicional da cultura da cidade. Fechado para visitação apenas nos dias de terça e quarta, funciona no restante da semana entre os horários das 7h às 17h.

Fazer uma visita ao Parque Estadual dos Pireneus

o que fazer em Pirenópolis

Também conhecido apenas como Parque dos Pireneus, abrange terras de três municípios: Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás, se estendo por quase 3 mil hectares. Quem visita o local fica especialmente encantando, pois infelizmente, encontrar tesouros de cerrados rupestres é algo que foge do comum para todos nós.

O parque oferece para seus visitantes trilhas, cachoeiras com poços  para banhos e ainda é possível encontrar o Pico dos Pireneus, que guarda em seu cume uma pequena capela que é dedicada à Santíssima Trindade. É um lugar que vale a pena conhecer!

Ir até a Ponte Pênsil Dona Benta

o que fazer em Pirenópolis

Quem procura o que fazer em Pirenópolis, não pode deixar de conhecer a Ponte Pênsil Dona Benta. Embora a paisagem em seus arredores esteja precisando de manutenção, não é motivo para tirar o charme e todo valor histórico da ponte.

Fazenda Babilônia

o que fazer em Pirenópolis

Para aqueles que vão até Pirenópolis para conhecer sua riqueza histórica, é indispensável adicionar a Fazenda Babilônia como um ponto de parada. Apenas para que você tenha ideia, ela foi construída por escravos em meados do século 18. Tombada como Patrimônio Nacional, ainda permanece bem preservada, embora alguns ambientes como a senzala, precisem de manutenção para resgatar seu valor.

Por outro lado, além de oferecer aos visitantes paisagens deslumbrantes e projetos arquitetônicos coloniais, a fazenda também resgata toda a gastronomia daquela época, disponibilizando refeições preparadas com mais de 40 itens produzidos com produtos da própria fazenda. Destaque para o café, que é diferente de tudo que você já tenha experimentado!

Telefone: (62) 99294-1805

Funcionamento: Visitação aos sábados e domingos, das 9h às 15h30

Santuário de Vida Silvestre Vagafogo

o que fazer em Pirenópolis

Não é à toa que o nome do lugar possui a palavra “santuário” no nome. Para os amantes da natureza este é o lugar perfeito, com muito contato com espaços verdes, trilhas que te levam para conhecer a mata, córregos e piscina natural. Como serviços oferecidos à parte, também é possível desfrutar de rapel e arvorismo. Mas claro, tudo isso em muito contato com a natureza e acesso à vida selvagem.

Telefone: (62) 3335-8515

Endereço: Rua Frota, S/N – Alto do Carmo, Pirenópolis – GO, 72000-980

Cachoeiras

O que não falta em Pirenópolis são cachoeiras para todos os gostos. Algumas “são feitas” apenas para admirar, enquanto outras já permitem que o turista tome banho e até mesmo encare aventuras de rapel. No entanto, a maior parte delas se concentra em reservas ecológicas, o que significa que é preciso pagar determinado valor para conhecê-las. Em todo caso, ainda é recomendado que para ter acesso a elas se contrate um guia, uma vez que é preciso fazer longas trilhas até chegar aos locais.

Confira agora algumas entre as mais populares cachoeiras do município:

1 – Cachoeira do Rosário

o que fazer em Pirenópolis

Sem dúvida, a mais procurada. Os visitantes comentam que o atendimento logo na entrada já é especial, fazendo com que a pessoa se sinta confortável e preparada para deslumbrar as belezas que ainda estão por vir. Chegando na cachoeira, que possui queda de 40 metros, os mais aventureiros ainda podem praticar rapel e terminar o passeio em uma linda piscina natural. O ambiente também é ótimo para banhos e o caminho até lá dispõe de trilhas bem sinalizadas.

Telefone: (62) 98417-6565

Endereço: Fazenda Cachoeira do Rosário – GO-338, Km 25, A direita 10 km, – Saída para Goianésia – Zona Rural, Pirenópolis – GO, 72980-000

2 – Cachoeira dos Dragões

o que fazer em Pirenópolis

Ainda procurando o que fazer em Pirenópolis? Que tal desfrutar da Cachoeira dos Dragões então? Um lugar completamente paradisíaco, formado por um complexo de 8 cachoeiras, que podem ser percorridas em uma trilha de 4,3 km. O acesso até o local é um pouco difícil, com estradas de chão, mas segundo quem já fez aquela visitinha, não há grandes problemas para chegar lá de carro.

Telefone: (62) 98321-0012

Endereço: Rodovia Go 338 | Várzea do Lobo, Pirenópolis, Goiás 72980-000, Brasil

3 – Cachoeiras Bonsucesso

o que fazer em Pirenópolis

Embora não dê para chegar até as cachoeiras a pé, é uma das mais próximas de Piri. São excelentes para banho, com águas límpidas e geladas, apresentando também vastas belezas naturais. Sem dúvida, a Cachoeira da Lagoa Azul é mais impressionante de todas, mas também é a última do percurso. Vale muito a pena fazer uma visita!

Telefone: (62) 99605-1176

Endereço: Estrada Para Fazenda Tres, Pirenópolis, Goiás 72980-000, Brasil

4 – Cachoeira da Meia-Lua e da Usina

o que fazer em Pirenópolis

Para quem busca por um passeio mais próximo e barato, esta não deixa de ser uma excelente opção. Com acesso relativamente fácil, possui pequenas quedas d’água e transformam a paisagem em um cenário encantador. O estacionamento fica a cerca de 200 metros de distância das cachoeiras e ainda é possível encontrar lanchonetes por lá.

Endereço: Acesso pela estrada para o Parque dos Pireneus, Pirenópolis, Goiás 72980-000, Brasil

5 – Cachoeira das Araras

o que fazer em Pirenópolis

Mais uma daquelas opções baratas de Pirenópolis, a cachoeira não fica muito distante da cidade e o acesso também não é muito difícil. Possui um ambiente bastante agradável e é ótimo para passar o dia. Possui um grande lago para banhos, águas cristalinas e boa estrutura para o atendimento dos visitantes.

Telefone: (62) 99925-1040

Endereço: GO-338 – Zona Rural, Pirenópolis – GO, 72980-000

6 – Cachoeira do Abade

Procurando o que fazer em Pirenópolis? Conheça as principais atrações dessa preciosidade goiana

Esta é uma cachoeira com bancos de areia e poços para nadar, tudo em uma reserva com vegetação nativa, muitas trilhas, lanchonete e guias. Vale a pena se aventurar pelo local!

Telefone: (62) 98145-9597

Endereço: Estrada dos Pireneus, Km 17, s/n – Pirineus, Pirenópolis – GO, 72980-000

7 – Cachoeira do Lázaro e de Santa Maria

o que fazer em Pirenópolis

Concentradas dentro da Reserva Ecológica de Vargem Grande, possuem suas particularidades. A de Santa Maria tem acesso mais fácil, permitindo que idosos e crianças cheguem lá com maior facilidade. Possui 8 metros de queda, poço mais fundo e uma prainha, perfeita para banhos.

Enquanto isso, na do Lázaro o acesso é bem mais complicado, mas a cachoeira apresenta queda de 7 metros e é melhor para duchas. No entanto, conta com salva-vidas durante os finais de semana e nas altas temporadas (janeiro e julho).

Telefone: (62) 99652-6857

Endereço: Fazenda Vargem Grande – Rodovia Parque dos Pireneus, Km 9 – Gleba I, Pirenópolis – GO, 72980-000

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Bolsonaro leva facada durante passeata em Juiz de Fora

Caso ocorreu na tarde de hoje (6/9).
06/09/2018, 16h29

O candidato a Presidência da República Jair Bolsonaro leva facada durante passeata em Juiz de Fora, em Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (6/9).

Por meio de imagens divulgadas nas redes sociais é possível ver que, em momentos antes ao atentado, o presidenciável aparece sendo carregado por apoiadores e rodeado de uma multidão na passeata. Em seguida o vídeo é interrompido logo após um tumulto, momento em que Bolsonaro é atingido na barriga por uma faca.

Confira nas imagens abaixo:

O autor do ataque foi preso, mas não teve a identificação relevada.

Bolsonaro foi encaminhado para a Santa Casa de Juiz de Fora e está sendo atendido neste momento.

Imagens: O Globo 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.