Brasil

Quadro de saúde de Jair Bolsonaro é considerado estável

Bolsonaro sofreu perfurações no intestino grosso e delgado, o que provocou uma hemorragia interna, controlada durante uma cirurgia.
06/09/2018, 20h48

O estado de saúde do candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, é considerado estável. O presidenciável passou por uma cirurgia na tarde desta quinta-feira (6/9), na Santa Casa de Minas Gerais, após ser esfaqueado durante uma passeata em Juiz de Fora.

Bolsonaro foi submetido a uma “laparotomia exploratória”, procedimento feito pelos médicos para  investigar possíveis lesões internas. Ele sofreu perfurações no intestino grosso e delgado, o que provocou uma hemorragia interna, controlada durante o procedimento. Segundo informações da Santa Casa, a lesão no fígado foi descartada.

Atentando contra Jair Bolsonaro

O candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro levou uma facada durante passeata em Juiz de Fora, em Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (6/9). Bolsonaro foi encaminhado à Santa Casa de Minas Gerais, em um carro da PF.

Logo após o ocorrido, nas redes sociais, Flávio Bolsonaro, filho do candidato, tranquilizou apoiadores sobre o estado de saúde do pai. De acordo com a postagem, o presidenciável está bem e o corte foi apenas “superficial”.

Reveja o momento em que Bolsonaro é socorrido:

Neste outro vídeo é possível o momento em que Bolsonaro é atacado:

Preso suspeito de esfaquear Jair Bolsonaro

Foi preso pela Polícia Federal (PF) o homem suspeito de esfaquear o candidato do PSL a Presidência, Jair Bolsonaro, na tarde desta quinta-feira (6/9) durante um ato público em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Adélio Bispo de Oliveira, de 40 anos, foi preso em flagrante após sofrer uma tentativa de linchamento dos apoiadores do presidenciável, que presenciaram o atentado. O homem foi levado para a delegacia da Polícia Federal em Minas Gerais, e confessou o crime, segundo informações da PF.

Em nota, a Polícia Federal (PF), informou que no momento do ataque Bolsonaro era escoltado por policiais federais. A PF esclareceu ainda que “o agressor foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia da PF naquele município. Foi instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias do fato”.

Via: Veja G1 
Imagens: Último Segundo 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Mesários de Goiás podem contar com nova versão de app para treinamento

No Brasil, 2 milhões de mesários devem participar das eleições 2018.
07/09/2018, 08h33

Os mesários de Goiás nas eleições 2018 podem contar agora com uma nova versão do aplicativo MESÁRIOS lançada pela Justiça Eleitoral.

A tecnologia vem para auxiliar os voluntários, principalmente quem será mesário pela primeira vez, durante o treinamento oferecido pelo Tribunal Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

De acordo com o TRE, este treinamento para mesários de Goiás que irão trabalhar nas eleições 2018 já foi iniciado, e ocorre de forma descentralizada em todas as zonas eleitorais do Estado. A capacitação segue até o fim de setembro.

App para mesários de Goiás

A Justiça Eleitoral lançou a nova versão do app para auxiliar os mesários em razão da quantidade de informações que eles devem absorver durante o treinamento ser extensa, considerando ainda a estreia de alguns voluntários nessas eleições.

O App está disponível para ser baixado no Google Play e Apple Store. O objetivo é  auxiliar o trabalho do mesário no desempenho de suas funções.

Segundo o TRE, por meio da nova ferramenta os mesários poderão fazer um Quiz (com perguntas e respostas), ter acesso a documentação para consulta rápida, check-list para o dia da eleição, e a opção “E se acontecer?” que traz dicas práticas para solução de eventuais problemas.

No app será disponibilizado ainda, após as eleições, um formulário de avaliação, para que a Justiça Eleitoral receba feedback dos mesários.

A Justiça Eleitoral afirma que “a visão do mesário é fundamental para que os Tribunais e Zonas Eleitorais possam reavaliar suas práticas, objetivando o aperfeiçoamento contínuo do processo eleitoral.”

Além da tecnologia, os mesários receberão durante o treinamento materiais de apoio como cartilhas e manuais, que também estão disponíveis no site do TRE-GO.

Vale lembrar que a emissão do certificado também é feito pela plataforma. Confira abaixo todos links de acesso importantes para quem será mesário.

Central do Mesário: http://www.tre-go.jus.br/eleicoes/central-do-mesario

Manual do Mesário: http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-go-manual-do-sistema-confirmacao-de-convocacao-de-mesarios

Guia Rápido do Mesário: http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tse-guia-rapido-do-mesario-2018

Treinamento à Distância (EAD): https://educacao.tse.jus.br/course/index.php?categoryid=93

Certificado: http://apps.tre-go.jus.br/certificados/

Via: TRE 
Imagens: Noticenter 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Jair Bolsonaro é transferido para hospital de São de Paulo

Quadro de saúde do candidato segue estável.
07/09/2018, 09h31

O candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, está sendo transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (7/9).

Bolsonaro estava internado na Santa Casa de Juiz de Fora, para onde foi levado após ser esfaqueado durante uma passeata na cidade, na tarde de ontem, 6 de setembro.

Na madrugada de hoje, o candidato foi avaliado por uma equipe médica de São Paulo e a transferência foi liberada. O quadro de saúde de Bolsonoro segue estável e a mudança para outra unidade de saúde não apresenta riscos à saúde do deputado federal.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Bolsonaro, ainda na Santa Casa, agradece o apoio e diz que “só quer agradecer a Deus por esse momento”. O presidenciável agradece ainda a equipe médica que o está acompanhando e a todo o Brasil.

Confira:

View this post on Instagram

JAIR BOLSONARO É TRANSFERIDO PARA HOSPITAL DE SÃO PAULO Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República, estava internado até a manhã desta sexta-feira (7/9) na Santa Casa de Juiz de Fora, para onde foi levado após ser esfaqueado durante uma passeata na cidade, na tarde de ontem, 6 de setembro. O candidato foi avaliado por uma equipe médica de São Paulo e está sendo tranferido neste momento para o Hospital Albert Einstein. O quadro de saúde de Bolsonoro segue estável e a transferência não apresenta riscos à saúde do deputado federal. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Bolsonaro, ainda na Santa Casa, agradece o apoio e diz que “só quer agradecer a Deus por esse momento”. O presidenciável agradece ainda a equipe médica que o está acompanhando e a todo o Brasil. Imagens: Reprodução

A post shared by Dia Online (@portaldiaonline) on

Cirurgia de Jair Bolsonaro

Na tarde de ontem, na Santa Casa de Minas Gerais, Bolsonaro foi submetido a uma “laparotomia exploratória”, procedimento feito pelos médicos para  investigar possíveis lesões internas. Ele sofreu perfurações no intestino grosso e delgado, o que provocou uma hemorragia interna, controlada durante o procedimento. Segundo informações da Santa Casa, a lesão no fígado foi descartada.

Ataque a Jair Bolsonaro

O candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro levou uma facada durante passeata em Juiz de Fora, em Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (6/9).

Logo após o ocorrido, nas redes sociais, Flávio Bolsonaro, filho do candidato, tranquilizou apoiadores sobre o estado de saúde do pai. De acordo com a postagem, o presidenciável estava bem e o corte foi apenas “superficial”.

O autor confesso do crime, Adélio Bispo de Oliveira, de 40 anos, foi preso em flagrante após sofrer uma tentativa de linchamento dos apoiadores do presidenciável, que presenciaram o atentado. O homem foi levado para a delegacia da Polícia Federal em Minas Gerais.

Imagens: R7 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Saúde

Pais denunciam falta de remédio para tratamento de anemia falciforme em Goiânia e Senador Canedo

Medicamento é exclusivamente distribuído pelo Ministério da Saúde.
07/09/2018, 10h11

Pais denunciam a falta de remédio para tratamento de anemia falciforme em Goiânia e Senador Canedo. A PEN-VE-ORAL (fenoximetilpenicilina potássica), usada na prevenção de infecções de crianças de até cinco anos, está em falta há mais de 15 dias e de acordo com os denunciantes, não existe previsão para a chegada do remédio.

Entre os pais que buscam uma solução para o problema, está Stefania Batista do Nascimento que ganhou uma doação para um tratamento que pode curar a filha, Glória Stefany Batista Prado, de quatro anos, durante show do cantor Gusttavo Lima na Pecuária de Goiânia 2018. Ela busca ajuda para conseguir o medicamento PEN-VE-ORAL para Glorinha que luta contra a doença desde o nascimento.

De acordo com Stefania, o remédio é crucial para o controle da doença. O uso da penicilina deve ser feito com rigor e diariamente por crianças de até cinco anos que tratam contra anemia falciforme.

“O Ministério da Saúde (MS) não está fazendo a entrega do remédio. Quando a gente procura os órgãos responsáveis, eles nos dizem que não tem previsão para chegada. As crianças precisam. Sem essa medição elas não sobrevivem, porque ela combate a infeção. Tá todo mundo sem remédio”, desabafa.

Além de Stefania que recebe o medicamento por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Senador Canedo, outros pais, que moram em Goiânia, também precisam da medição, que é distribuída no Hospital das Clínicas (HC), na capital.

O Dia Online entrou em contato com a SMS de Senador Canedo e com o HC, mas foi informado de que os órgãos só fazem a distribuição do PEN-VE-ORAL, pois o responsável pela compra do remédio é o Ministério da Saúde. Com isso, tanto o Hospital, quanto a Secretaria dependem da entrega feita pelo MS para assim distribuir o medicamento aos pacientes.

A secretaria de Saúde informou ainda que “o remédio é de aquisição exclusiva do Ministério da Saúde, que encaminha para o Estado, e assim é repassado para os municípios. Por comunicação oficial o Governo Federal avisou sobre o atraso e não fez posicionamento sobre nova remessa”.

Já o Hospital das Clínicas respondeu que “conforme Ofício-Circular enviado pelo Ministério da Saúde em 28/08/2018, a empresa fornecedora está em atraso no cumprimento desse compromisso, o que vem prejudicando o abastecimento do produto”, mas que o MS informou também que “vem adotando medidas administrativas para aquisição emergencial com vistas à regularização da distribuição do medicamento aos estados e Distrito Federal o mais breve possível.”

Entramos em contato com o Ministério da Saúde, mas nosso pedido de resposta ainda não foi atendido.

Entenda o que é a anemia falciforme

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, que causa alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos.

As hemácias falciformes contêm um tipo de hemoglobina, a hemoglobina S, que se cristaliza na falta de oxigênio, formando trombos que bloqueiam o fluxo de sangue, porque não têm a maleabilidade da hemácia normal.

Caso Glorinha

O Dia Online acompanha de perto o caso de Glorinha, filha de Stefania, desde que elas ganharam uma doação para o tratamento de fertilização in vitro durante um show da Pecuária de Goiânia, transmitido com exclusividade pelo Dia.

A mãe de Glória Stefany Batista Prado, de quatro anos, precisa de um bebê compatível com a menina, que desde o nascimento luta contra a anemia falciforme. Glória precisa de um transplante de medula, mas até então nenhum outro integrante da família podia fazer a doação. O tratamento já foi iniciado.

Stefania contou ao Dia Online que a luta pela vida de Glorinha começou quando a bebê tinha apenas dez dias de vida.

“Descobriram uma alteração no exame do pezinho da Glória, depois disso a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) me notificou sobre o problema. Fizemos exames de sangue e descobrimos que ela tinha a variação mais grave da anemia falciforme, a SS. Ela herdou um gene do pai e um da mãe. Nesse dia eu perdi meu chão”, conta.

Mesmo tendo recebido a ajuda do cantores, a família passa por constantes problemas na luta contra doença, como a falta de medicamento. Mas apesar de tudo, a esperança pelo cura nunca morre.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Acidente entre caminhonete e ônibus deixa dez feridos em Trindade

Ônibus transportava fiéis, sendo a maioria crianças, para uma excursão religiosa.
07/09/2018, 11h12

Um acidente envolvendo uma caminhonete e um ônibus deixou dez feridos, duas pessoas em estado grave, na manhã desta sexta-feira (7/9), no Conjunto Dona Íris II, em Trindade.

O acidente ocorreu por volta das 7h40, entre as ruas Flamboyant e Gardênia. O ônibus teria desviado da caminhonete e em seguida batido em uma árvore.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis vítimas foram atendidas pelos Bombeiros e levadas para a UPA Cristina, em Trindade. Já os outros quatro feridos foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e  encaminhados ao Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL).

O ônibus transportava fiéis, sendo a maioria crianças, de uma igreja Evangélica Assembleia de Deus do Campo de Campinas do Conjunto Dona Íris II, em Trindade, para uma excursão religiosa.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, oito viaturas da corporação e três do Samu atuaram na ocorrência.

O motorista da caminhonete foi submetido ao teste do bafômetro, que indicou que ele dirigia bêbado. O homem foi encaminhado à Delegacia de Trindade.

Imagens: O Popular 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.