Economia

Aneel diz que não há iniciativa para alterar valores tarifários

Ainda sem planos para mudar mecanismo e valores tarifários, agência faz trabalho de avaliação do que está sendo cobrado nas contas de energia para saber o que é imposto, e o que é referente à distribuição.
21/09/2018, 15h05

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone da Nóbrega, disse que “não existe nenhuma iniciativa em andamento” para alterar nem o mecanismo, nem o valor das bandeiras tarifárias. Em entrevista, após a solenidade de assinatura de contratos de linha de transmissão, Pepitone explicou que o que a Aneel está fazendo é um trabalho de avaliação do que está sendo cobrado em sua conta de energia, para que se saiba o que é imposto, o que é referente a distribuição, geração, etc.

Pepitone criticou ainda a carga de subsídios que existem nas contas de luz. “Os subsídios, quando avaliados individualmente, todos eles são justos. Mas quando todos se juntam, inclusive porque muitos vêm por lei, fica uma carga pesada para o consumidor de energia elétrica do Brasil”, afirmou o presidente da Aneel. “O que a gente quer é lançar esse debate com os consumidores, com o Congresso, com o setor elétrico, mas sobretudo com os formuladores da política pública, para reavaliar a necessidade ou não de manutenção dos subsídios que hoje estão vigentes”, comentou.

Para ele, o problema é que “o subsídio precisa ter marco inicial para promover uma tecnologia, e marco final. Hoje tem marco inicial e não tem marco final no regulamento e estamos propondo amplo debate com sociedade para avaliar se ainda permanece a necessidade deste subsídio”.

O presidente da Aneel informou também que um aplicativo será lançado para que o consumidor possa saber detalhadamente, entrando no site da concessionária, a composição da tarifa de energia.

Aneel estuda soluções para valor elevado da conta de luz

Depois de reconhecer que a conta de energia é alta e que tem subido ano a ano, Pepitone comentou que 40% da conta hoje vem do custo de geração e 20% de subsídio. “Portanto, qualquer ação nestes segmentos, com certeza, resultará em redução na conta de luz”, justificou ele. “É ponto pacifico que a conta de luz está elevada. Precisamos nos debruçar sobre o assunto e achar solução para questão”, avisou.

Pepitone sugere que essa discussão e consequentes alterações sejam feitas “o mais rápido possível”. Ele reconheceu que o que depender de alteração no Congresso deverá demorar para ser colocado em prática por conta das eleições, mas lembrou que a Aneel é um órgão de Estado, que trabalha dissociado de calendário eleitoral.

Segundo ele, a Aneel está trabalhando em uma agenda estruturante para reequilibrar o setor elétrico brasileiro e ela será apresentada assim que estiver pronta para a sociedade e o governo para que possam atuar isso, o quanto antes. “A reforma certamente só será consolidada no próximo governo porque o tempo do Congresso tem de ser respeitado”, observou ele, reiterando que é preciso que se chegue a uma solução sólida e estruturante para a composição do preço da energia, com o objetivo de evitar “a escalada da conta de luz”.

Imagens: mundo educação 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Confira o que rola neste final de semana em Goiânia

Se você está procurando o que fazer neste final de semana em Goiânia, preparamos uma listinha com os melhores eventos que acontecerão na cidade durante esses dias!
21/09/2018, 15h24

Demorou mas chegou! O final de semana em Goiânia está recheado com uma programação cheia de atrações, e tem um evento para cada tipo de gosto. Se você não pretende ficar em casa, então confere a lista especial que preparamos!

Tem eventos gastronômicos, shows de rock e sertanejo e boas peças de teatro para te tirar do tédio! Não faltam opções! Dá uma olhada:

O que reserva o final de semana em Goiânia:

Temporada Gourmet

Confira o que rola neste final de semana em Goiânia

Temporada Gourmet é um dos maiores eventos gastronômicos recebidos pelo estado. Teve início no dia 12 deste mês, e se encerra neste domingo (23). Realizado no Goiânia Shopping, conta com uma programação recheada de palestras e 12 aulas-show gratuitas, abertas para os mais diversos públicos.

Grandes chefes de renome nacional estiveram e ainda estarão presentes no evento. Hoje (21/9), o chef André Barros conduzirá a aula-show “Saladas criativas. Dicas e receitas”. Amanhã (22/9), a nutricionista Marília Leal marcará presença com a aula “Comida gostosa e saudável”, às 11h, enquanto o chef Vinicius Rossignolli comanda a cozinha a partir das 16h.

E para encerrar, no domingo (23), estará presente o chef  Márcio Zago, entre as 15 e 16h30. Vale lembrar que os restaurantes do shopping contam com descontos especiais até o fim do evento! Para saber mais, confira nossa agenda cultural!

Fenasul

Confira o que rola neste final de semana em Goiânia

Uma edição não foi o suficiente para os goianienses, e é por isso que a Fenasul, a mais popular feira gaúcha do Brasil, retorna para a capital com uma edição especial. O evento começa hoje (21/9), no Master Hall, e tem fim apenas no próximo final de semana. Portanto, se você quer levar a família e os amigos para conhecerem algo diferente, esta é sem dúvida uma boa oportunidade. Os visitantes podem esperar por muita gastronomia, artesanato e cultura gaúcha! Vale a pena conferir!

Para saber valores de ingressos e demais informações, confira nossa agenda cultural!

Rayan Barreto lança DVD no Santafé Hall

Confira o que rola neste final de semana em Goiânia

E se você é fã de sertanejo e pretende começar a curtir o final de semana em Goiânia já na sexta, aqui vai mais uma boa oportunidade. O cantor Rayan Barreto vem para Goiânia lançar seu mais recente trabalho. O evento acontecerá no Santafé Hall e ainda contará com as participações especiais das duplas César & Alessandro e Gabriel & Rafael. A casa abre às 22h e o show tem início apenas 10 minutos depois.

Para ficar por dentro de mais informações, confira nossa agenda cultural!

Vocalista do Mr. Gyn se apresenta no Teatro Sesc

Confira o que rola neste final de semana em Goiânia

Em um show solo e com uma proposta bem mais intimista, o músico Anderson Richards se apresenta hoje (21/9) no Teatro Sesc, com o show “Eu Pra Mim“. Cantando releituras de grandes nomes como Fábio Júnior e Almir Sater, o público pode esperar por algo bem diferente do que o proposto pela banda Mr. Gyn, no entanto, o cantor garante que também relembrará alguns de seus maiores sucessos enquanto fazia parte do grupo.

Para mais detalhes, confira nossa agenda cultural!

Banda Quatro Estações faz tributo à Legião Urbana no Bolshoi Pub

Confira o que rola neste final de semana em Goiânia

Para os fãs da saudosa Legião Urbana, hoje (21) rola show de tributo no Bolshoi Pub, realizado pela Banda Quatro Estações. Se você sente saudades da época em que a banda ainda permanecia viva e em seu auge, certamente irá amar a apresentação de hoje.

Quatro Estações é considerada pela crítica a banda que mais se aproxima do que era a real Legião. É um show imperdível!

Para mais detalhes, confira nossa agenda cultural!

Festival Macellaio

Confira o que rola neste final de semana em Goiânia

E para quem adora um bom churrasco, o final de semana em Goiânia promete! O Festival Macellaio acontece amanhã (22/9) e tem a presença confirmada de 14 grandes chefs. Segundo Rodrigo de Mello, organizador: “O Macellaio é um festival de carnes na brasa, com foco na gastronomia, excelentes chefs e ingredientes nobres. É o amor pelo  churrasco celebrado com diversão, alegria e amigos. Um evento para toda a família”.

Para ficar ainda melhor, o público terá à disposição open bar open food! Crianças de até 11 anos não pagam!

Para conferir o valor de ingressos e obter maiores informações, acesse nossa agenda cultural!

Teatro Goiânia recebe Espetáculo Mazombo

Confira o que rola neste final de semana em Goiânia

Neste sábado e domingo (22 e 23 de setembro), o espetáculo Mazombo entra em cartaz no Teatro Goiânia. Prestigiando a cultura e os costumes afro-brasileiros, é compostos por coreografias premiadas pelo Festival do Conselho Brasileiro da Dança, que aconteceu no Rio de Janeiro, mês passado. Para quem é fã de teatro, vale a pena comparecer!

Para conferir o valor de ingressos e obter maiores informações, acesse nossa agenda cultural!

Histórias – O Show do Século

Confira o que rola neste final de semana em Goiânia

Os maiores nomes da música sertaneja do país se reúnem amanhã (22/9) para um encontro que ficará na história e também na memória. O estádio Serra Dourada se transformará em um palco de muitas emoções, recebendo Zezé Di Camargo & Luciano, Leonardo, Eduardo Costa, Chitãozinho & Chororó, Bruno e Marrone, Edson & Hudson e Cuiabano Lima. Não dá pra perder essa!

Para conferir o valor de ingressos e obter maiores informações, acesse nossa agenda cultural!

Teatro Sesc recebe espetáculo Dança de Brinquedo

Confira o que rola neste final de semana em Goiânia

Produzido pela Companhia Mário Nascimento, de Minas Gerais, o espetáculo é voltado para o público infantil e utiliza de muita linguagem corporal. Os bailarinos interpretam brinquedos vivos que dançam, e cada um possui uma característica diferente que é percebida ao longo dos atos. O espetáculo é realmente capaz de aproximar as crianças ao universo da dança contemporânea com uma união entre diversão e arte.

Para conferir o valor de ingressos e obter maiores informações, acesse nossa agenda cultural!

Teatro Sesi apresenta ‘Em casa a gente conversa’, com Juliana Knust e Cássio Reis

Confira o que rola neste final de semana em Goiânia

E o final de semana em Goiânia ainda guarda mais surpresas. Durante os dias 22 e 23 de setembro (sábado e domingo), Goiânia recebe no Teatro Sesi a peça “Em casa a gente conversa“, com o ator Cássio Reis e a atriz Juliana Knust. Em uma divertida comédia romântica, o espetáculo leva ao público alguns questionamentos sobre a real felicidade em um casamento.

Para conferir o valor de ingressos e obter maiores informações, acesse nossa agenda cultural!

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Mulher mata, arranca dedos da irmã, foge e é presa em Aparecida

Mulher contou com ajuda do marido para matar a irmã, uma menina de 11 anos, em Alagoas.
21/09/2018, 16h39

Depois de matar e arrancar dedos da irmã adotiva, Rosineide Rosa Xavier Lemos e o marido dela, Marcos Roberto Paulino Lemos,  fugiram de Alagoas para Aparecida de Goiânia. Mas eles foram recapturados nesta sexta-feira (21/9) quatro anos depois de ficarem foragidos.

Eles são apontados pela Polícia Civil alagoana pelo assassinato de Maria Eduarda Marques da Silva, de 11 anos, irmã adotiva de Rosinede. A criança foi morta em dezembro de 2013. Conforme investigação policial, o crime teria sido motivado por causa de herança.

O delegado Berenaldo de Souza Lessa Júnior conversou com o site G1. Ele é do Grupo de Investigação da Delegacia-Geral (GIDG) de Alagoas e informou que o casal havia sido preso na época do crime, mas liberados da prisão quando venceu o mandado de prisão temporária. Quando o laudo concluiu que havia sangue no carro de Marcos, os dois tinham fugido.

“A partir de então, nós começamos a apurar onde que o casal estaria. Nós conseguimos apurar que, em 2014, os dois se mudaram para Aparecida de Goiânia, fugiram para cá, e estabeleceram vida por aqui. Ele trabalhando como lanterneiro e ela em um supermercado, como vendedora. Com a ajuda da inteligência da Polícia Civil de Goiás conseguimos confirmar o endereço dos dois, culminando na prisão”, disse.

Casal é acusado de matar e arrancar dedos de menina

A menina foi morta no dia 11 de dezembro de 2013, em Dois Riachos, no sertão de Alagoas. De acordo com a polícia, Maria Eduarda foi encontrada morta com vários golpes de faca na casa onde morava com os pais e com os dedos da mão direita decepados.

Além do ciúme, Rosineide, conforme testemunhas, tinha interesse na parte da criança na herança dos pais. “O pai da acusada criou ela e a vítima, que era bem mais nova que ela. Ao que parece, até então, é que ela e o marido planejaram matar a criança pois, com ela morta, os dois seriam os herdeiros únicos dos pais, que, pelo apurado, eram donos de um supermercado na cidade”, contou ao G1.

O casal deve ser levado ainda nesta sexta-feira para Alagoas, onde devem cumprir pena.

Via: G1 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Esportes

Vila Nova enfrenta líder da série B fora de casa

Embalado após duas vitórias consecutivas, Tigre encara Fortaleza e tenta se firmar entre os primeiros.
21/09/2018, 16h49

Após dez dias de descanso, o Vila Nova volta a campo nesta sexta-feira (21), às 21h30, para enfrentar o Fortaleza, em partida válida pela 28° rodada da série B, na Arena Castelão. Em busca do retorno ao G-4, a equipe colorada contou com o tropeço do Atlético goianiense diante do Juventude e só depende de suas forças para terminar a rodada entre os quatro primeiros colocados.

Missão nada fácil. O Tigre medirá forças com o líder da competição, que tem 47 pontos, quatro à frente do Vila Nova, mas a fase do tricolor cearense não é das melhores. A equipe comanda por Rogério Ceni vem de duas derrotas consecutivas e não vence há quatro jogos. Ameaçado por CSA e Goiás, o Fortaleza precisa vencer para se manter na liderança da competição.

O técnico Hemerson Maria minimizou a má fase do adversário desta noite, além de ressaltar que todas as equipes enfrentam um momento de oscilações dentro da competição, e esse é o do Fortaleza. Por isso, o treinador prega inteligência no confronto, lembrando que o técnico Rogério Ceni é acostumado a momentos decisivos e tem sob seu comando a equipe líder em estatísticas no campeonato. Apesar do mau momento, vale lembrar que o Fortaleza esteve presente no G-4 em todas as rodadas da competição e é líder ininterruptamente desde a quinta rodada.

Vila Nova tem problemas para o confronto

O Vila Nova terá quatro desfalques para este confronto. O lateral-direito Maguinho, lesionado, o goleiro Matheus Pasinato e o meia Elias, ambos por suspensão, e o zagueiro Wesley Matos, com lesão uma pequena lesão muscular detectada durante essa semana. Com isso, o goleiro Rafael Santos entra para a vaga de Matheus Pasinato e o técnico Hemerson Maria deverá optar por Naylhor ou Heitor para a zaga, na vaga do capitão Wesley Matos.

ESCALAÇÃO PROVÁVEL:

Time: Rafael Santos; Moacir, Diego Giareta, Naylhor (Heitor), Gastón Filgueira; Wellington Reis, Geovane e Alan Mineiro; Lucas Braga, Matheus Anderson e Alex Henrique (Rafael Silva). TÉCNICO: Hemerson Maria

Imagens: soutigrão.com 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Saúde

Usuários do SUS podem acompanhar serviços por aplicativo; saiba como funciona

Por meio do app, é possível acompanhar consultas e exames ambulatoriais, dispensação de medicamentos, posição na fila do Sistema Nacional de Transplantes e outras funcionalidades.
21/09/2018, 16h49

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem acompanhar serviços, informações e utilidades públicas da saúde por meio de aplicativo lançado pelo Ministério da Saúde, o DigiSUS. A ferramenta está disponível nas lojas virtuais Play Store e Apple Store, e desde o lançamento, ocorrido há três anos, mais de um milhão de downloads  já foram feitos. Por meio do aplicativo, a população pode acompanhar via celular, as consultas e exames ambulatoriais, nas UBS informatizadas; dispensação de medicamentos; visualização do histórico de suas solicitações; posição na fila do Sistema Nacional de Transplantes; entre outras funcionalidades.

Pela ferramenta é possível ainda avaliar o atendimento recebido nas unidades públicas de saúde, e denunciar fraudes em qualquer canto do país, além de possibilitar aos gestores municipais, estaduais e da União um planejamento adequado do setor, permitindo o aprimoramento dos serviços.

De acordo com o Ministério da Saúde, a plataforma permite que o usuário consiga encontrar hospitais, unidades de saúde e outros estabelecimentos próximos de sua residência; identificar farmácias participantes do Aqui tem Farmácia Popular e acompanhar os medicamentos que o cidadão retirou, além de avaliar o atendimento desses serviços. Também é possível acessar uma linha do tempo de cada atendimento realizado pelo SUS, além do Cartão Nacional de Saúde e os dados pessoais, com informações sobre nutrição e alergias.

O DigiSUS é interligado às 19.788 Unidades Básicas em Saúde (UBS) que já estão informatizadas em 3.780 municípios, totalizando 106.179.196 pessoas cobertas. Ao todo, 11 sistemas estão integrados no aplicativo, entre eles o Cadastro Nacional de Usuário do SUS (CADSUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Farmácia Popular e os Sistemas Nacional de Transplantes (SNT), de Regulação (SISREG), de Atenção Básica (e-SUS AB) e o Hemovida.

Como baixar o aplicativo do SUS

Para baixar o aplicativo é necessário acessar a loja virtual compatível com cada smartphone (Android ou iOS). No primeiro acesso é preciso informar o CPF, nome da mãe e email.

O próximo passo é feito pelo app, que após localizar o seu cartão, enviará ao correio eletrônico cadastrado uma mensagem para verificação de segurança. Após esta etapa, você visualizará o número do seu Cartão Nacional de Saúde e terá acesso as suas informações de saúde.

Caso não consiga entrar no aplicativo do SUS, o Ministério da Saúde recomenda que o usuário procure a unidade de saúde mais próxima para que o cadastro possa ser realizado. Para mais informações, o interessado por entrar come contato com a Ouvidoria do SUS, pelo número 136.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.