Entretenimento

12 cidades turísticas de Goiás para você conhecer e relaxar

Não é preciso ir muito longe para curtir as maravilhas naturais de nosso país. Conheça algumas cidades turísticas de Goiás e apaixone-se!
25/09/2018, 16h13

Água, sombra e água fresca. Quem é que não precisa disso de vez em quando? Se é o que você está buscando para os próximos dias, seja porque pegou folga no trabalho, porque tirou férias, ou por qualquer outro motivo, saiba que não é preciso ir muito longe para conseguir o merecido descanso. Algumas cidades turísticas de Goiás são completamente exuberantes, capazes de impressionar qualquer um com tamanha beleza.

Cachoeiras, rios, lagos, grutas, morros, serras, cidades históricas, enfim… Sempre há uma opção para cada gosto! Dá uma olhada e já vai pensando em qual será o destino de sua próxima viagem!

Conheça cidades turísticas de Goiás:

1 – Caldas Novas

x cidades turísticas de Goiás que você precisa conhecer
Foto: Reprodução/Exame

Quando o assunto abrange as cidades turísticas de Goiás, a primeira que vem em mente é Caldas Novas, e não é por acaso. Conhecida em todo o país como a terra das águas quentes, Caldas reserva muitas atividades de lazer e surpresas para seus visitantes.

Apenas para que você tenha ideia, anualmente são esperados mais de quatro milhões de turistas na cidade, e não são apenas brasileiros que viajam de todos os cantos do país para conhecer esse pedacinho de Goiás, mas pessoas do mundo inteiro.

É uma das cidade turísticas mais visitadas do Brasil e ainda conta com o maior polo hoteleiro de Goiás. Conta com diversos parques aquáticos de renome, sem contar que também é por ali que se localiza o Parque Estadual da Serra de Caldas, uma boa pedida para os fãs de ecoturismo, trilhas e banhos em cachoeiras.

Como um todo, a cidade oferece para seus visitantes cerca de 200 piscinas termais, que possuem temperaturas que variam entre 43º a 70º. Se você pretende aproveitar o espaço enquanto não tem muita gente, o ideal é evitar os períodos de férias, que é quando a cidade recebe milhares de turistas.

2 – Pirenópolis

x cidades turísticas de Goiás que você precisa conhecer
Foto: Reprodução/Por aí de Barraca

Pirenópolis é uma pequena cidade localizada no interior de Goiás. Embora esteja afastada dos grandes centros urbanos, também é um dos maiores pontos turísticos do estado, uma vez que é considerada como o retrato vivo da história goiana.

Com um ambiente que remonta a arquitetura colonial, é cercada por morros e cachoeiras, estas que por sinal, fazem parte das maiores atrações. Como algumas cachoeiras se encontram em propriedades privadas, os turistas podem ter que pagar determinado valor para conhecê-las, no entanto, ainda existem algumas que permanecem abertas e encantam os olhos de quem vê.

Tombada como Patrimônio Histórico e Cultural pelo IPHAN, conserva um clima hospitaleiro, alegre e festivo, convivendo com belezas naturais inestimáveis. O Centro Histórico de Pirenópolis é um de seus principais pontos, e é por lá que podemos encontrar toda a beleza da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que ficam abertas para visitação. Também é possível praticar ecoturismo, fazer trilhas, arborismo, rapel, montanhismo e tantas outras atividades pela cidade.

3 – Cavalcante

x cidades turísticas de Goiás que você precisa conhecer
Foto: Reprodução/Tom Alves

E por falar em cidades turísticas de Goiás que você precisa conhecer, apresentamos Cavalcante! Pequeno município localizado ao norte da Chapada dos Veadeiros, fica a aproximadamente 500 km de Goiânia.

Se você quer se aprofundar um pouquinho na história de nosso estado, fazer uma visita à cidade é uma boa pedida. É possível conhecer uma parte do Povoado Kalunga do Engenho II, bem como tradições quilombolas. O lugar ainda reserva inúmeras belezas naturais em seu Sítio Histórico.

Entre suas principais atações turísticas estão cachoeiras, a exemplo da do Rio Prata, de Santa Bárbara, da Capivara, e também as diversas cachoeiras que podem ser encontradas na fazenda Veredas e na Ponte de Pedra. Vale a pena conhecer!

4 – São Miguel do Araguaia

x cidades turísticas de Goiás que você precisa conhecer
Foto: Reprodução

Também um pequeno município de Goiás, começou a ser povoado no ano de 1952, e possui população estimada menor que 23 mil habitantes. Ao longo do tempo construiu uma história forte e chegou a ser conhecido como a capital do arroz do estado, durante um tempo.

Está situado a 483 km de Goiânia e a 50 km de Luiz Alves do Araguaia (o Rio Araguaia). É o ponto de acesso para a Ilha do Bananal, que, apenas para você ter noção, é a maior ilha fluvial do mundo! Possui paisagens simplesmente magníficas e as melhores prais fluviais que se pode imaginar.

A cidade vive do comércio, da agricultura, pecuária e também do turismo. Um dos maiores eventos sediados no município é a Cavalgada Ecológica, que já acontece há vários anos e se transformou em tradição. Começa em São Miguel e segue sentido ao distrito de Luiz Alves, percurso este que é feito a cavalo. A realização é uma parceria feita entre os moradores e fazendeiros do local, recebendo também turistas que se interessem.

5 – Aruanã

x cidades turísticas de Goiás que você precisa conhecer
Foto: Reprodução/ Viagem em Pauta

Visto como o centro Obelisco do Brasil, o município de Aruanã é também um dos que mais recebe turistas anualmente em Goiás. Isso porque o Rio Araguaia passa por ali, querido não apenas pelos goianos mas também por pessoas de todo o país.

Para aqueles que pretendem passar uma estadia na cidade, é possível encontrar hotéis e casas de hospedagem. No entanto, também é possível acampar em determinados locais, como nas margens do próprio Rio Araguaia e Rio Vermelho.

Também é o lugar perfeito para quem adora a pesca desportiva e qualquer atividade que envolva água. Se você ainda não conhece as belezas da cidade, já pode programá-la como o destino de sua próxima viagem!

6 – Mineiros

x cidades turísticas de Goiás que você precisa conhecer
Foto: Reprodução/TripAdivisor

Para os fãs de cachoeiras, a cidade de Mineiros também é uma boa escolha. Localizada no sudoeste goiano, fica a 420 km de Goiânia e a 650 km de Brasília. Boa parte do Parque Nacional das Emas se encontra na região, representando um de seus destaques.

Para você ter ideia, a cidade concentra 120 cachoeiras, sendo que ainda podem haver outras que ainda não foram catalogadas. Os rios Formiguinha, Diamantino e Matrinchã ainda cortam um conjunto de serras, que recebem diversos turistas.

Com diversidade de fauna e flora, ainda conta com grutas e exuberantes piscinas naturais. Outro lugar que também pode ser visitado é a comunidade do Cedro, local onde são mantidas a cultura e tradição do povo negro. Bem ali existe um laboratório de pantas medicinais do cerrado.

7 – Colinas do Sul

x cidades turísticas de Goiás que você precisa conhecer
Foto: Reprodução/ Turismo na Chapada

Também considerada como uma das cidades turísticas de Goiás, é um município pequeno e, de acordo com o IBGE/2008, registrava população estimada em pouco menos que 4 mil habitantes.

Fica localizado nas proximidades do distrito de São Jorge e do espelho d’água Cana Brava. Vale lembrar que é a única cidade que possui terras da Chapada dos Veadeiros a ser banhada pelo Lago Serra da Mesa.

Seu potencial turístico está no fato de abrigar muitos rios, termas e cavernas, lugares esses, onde é possível praticar trilhas e pesca esportiva, além de banhos de rio.

8 – Formosa

x cidades turísticas de Goiás que você precisa conhecer
Foto: Reprodução/Viagem

Se você conhece a cidade de Formosa em Goiás, sabe que o nome do local condiz muito bem com suas características. Localizada a 282 km de Goiânia e a 80 km de Brasília, nasceu ainda no século 18, no tempo em que a capitania de São Paulo era quem comandava Goiás.

É um município que possui valiosa riqueza natural, com diversas cachoeiras. A de maior destaque é, sem dúvida, a Cachoeira do Itiquira, que fica a 34 km de distância do centro da cidade e é considerada como uma das mais altas de toda a América Latina, possuindo quedas de 168 metros.

Um dos pontos positivos é que ela não é de difícil acesso, fazendo com que idosos, crianças e pessoas com algum tipo de limitação possam chegar até lá com facilidade.

Lagoa Feia também é outro ponto bastante conhecido, em toda sua exuberância de 6  quilômetros de comprimento e meio quilômetro de largura. Também é possível conhecer o Lajedo e suas vastas piscinas naturais, a Gruta das Andorinhas, Buraco das Araras, Cachoeira do Bisnau e o Rio Bandeirinha, formado por várias cachoeiras.

Ainda vale lembrar que os praticantes de voo a vela consideram o município de Formosa como um dos melhores locais do país para a prática do esporte!

9 – Caiapônia

x cidades turísticas de Goiás que você precisa conhecer
Foto: Reprodução/Arqueo Viagem

Localizado a 318 km da capital goiana, o município de Caiapônia também é conhecido por ser a casa de diversas cachoeiras. Entre as mais conhecidas, podem ser citadas: Cachoeira de São Domingos, Cachoeira de Samambaia, Cachoeira do Jalapa, Cachoeira do Sereno, Cachoeira do Rio Verdão, Cachoeira da Abóbora, entre outras.

Como atrações turísticas ainda vale lembrar de suas serras e morros, a exemplo do Morro do Gigante e o Morro do Peão. Em seu centro urbano pode ser encontrado o Lago dos Buritis, e é por lá que acontecem as maiores festas da cidade, que sempre atraem diversos turistas.

10 – Jataí

x cidades turísticas de Goiás que você precisa conhecer
Foto: Reprodução/TripAdvisor

A cidade de Jataí é considerada como uma das principais potências no que tange o agronegócio do país, mas não para por aí. Também apresenta bom potencial para turismo, uma vez que proporciona a seus habitantes uma das melhores qualidades de vida do estado, o que se estende para aqueles que estão apenas de passagem.

Nem todo mundo sabe, mas a cidade também possui águas termais, que brotam a 40ºC e são um bom atrativo para quem quer relaxar. Também concentra parques, lagos, cachoeiras e rios, fazendo com que clubes e confortáveis hotéis da cidade recebam anualmente milhares de turistas.

11 – Alto Paraíso de Goiás

x cidades turísticas de Goiás que você precisa conhecer
Foto: Reprodução/Leve na Viagem

Localizada na Chapada dos Veadeiros, a cidade está em área de proteção ambiental desde o ano de 2001. Para aqueles que procuram por atividades de turismo no município, é possível encontrar bares, restaurantes, pousadas e pequenas praças, sem contar com suas diversas cachoeiras.

No entanto, o ambiente que mais atrai atenção do público é a Vila de São Jorge, com característica rústica, não deixa o charme de lado e é ideal para quem pretende curtir momentos de paz, cercado de muito contato com a natureza e dispondo de suas belezas.

12 – Cidade de Goiás

x cidades turísticas de Goiás que você precisa conhecer
Foto: Reprodução

Mais conhecida pelo nome de “Goiás Velho“, é uma das mais conhecidas cidades turísticas de Goiás. Cercada de história, já foi capital do estado e ainda conserva sua arquitetura colonial em quase 100% de sua estrutura, que por si só, já é uma grande atração turística.

A terra da grande Cora Coralina ainda concentra um museu em sua homenagem, que é aberto à visitação e se localiza na casa onde a poetisa morou por tanto tempo. Fora isso, os turistas ainda podem encontrar um vasto acervo de arte sacra nas igrejas seculares da cidade em museus.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

“Operação Efeito Dominó” prende 12 pessoas por tráfico de drogas e crimes patrimoniais em Goiás

Força-tarefa foi realizada pelas Delegacias de Ipameri e Catalão, com o apoio de policiais de outras oito delegacias.
25/09/2018, 16h18

Foi deflagrada nesta terça-feira (25/9) pela Polícia Civil ( PCGO) a “Operação Efeito Dominó” que prendeu em Goiás 12 pessoas por tráfico de drogas, associação criminosa para o tráfico e crimes patrimoniais, inclusive crimes ocorridos na zona rural da região. As investigações foram realizadas pelas Delegacias de Ipameri e Catalão, com o apoio de policiais das delegacias de Pires do Rio, Vianópolis, Goiandira, Cumari, Santa Cruz, Orizona, Ouvidor e Três Ranchos.

Durante a ação, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva. As medidas cautelares foram executadas por 50 policiais civis, com o apoio logístico da 9ª Delegacia Regional de Polícia, sediada em Catalão.

O bando, explica ao Portal Dia Online o delegado Jean Carlos Arruda, era investigado desde março de 2018. “Um escondia, outro comprava, outro revendia. Alguns praticavam furtos na zona rural, inclusive de máquina agrícola. No grupo, ainda tinha uma pessoa que emprestava quatro armas ao grupo e uma espingarda.”

“Uma dessas pessoas tem passagem por homicídio cometido ano passado. São pessoas do interior que foram seduzidas pelo ganho fácil”, comenta. Para o delegado, a estrutura da Polícia Civil não é favorável, mesmo assim, o trabalho em conjunto com várias delegacias, policiais militares, dão a chance de o crime organizado ser desarticulado. “Há uma demanda grande, da briga de vizinho, violência doméstica, tráfico e homícidio”, reclama o delegado.

A Operação Dominó, deflagrada pela Polícia Civil, prendeu 12 suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas em Ipameri, na região sudeste de Goiás. As prisões e cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão ocorreram nesta terça-feira (25). Foram apreendidas várias porções de drogas e armas.

A corporação informou que as investigações começaram em Ipameri e revelaram grupo de pessoas responsável por tráfico de drogas e outros crimes, como furtos, que também tinham envolvimento com a atividade principal. Os presos devem ser indiciados pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico.

Também segundo a Polícia Civil, foram cumpridos 11 mandados de prisão e a 12ª pessoa foi presa em flagrante por estar portando cinco armas, um simulacro de pistola e várias munições.

A Operação teve apoio de 50 policiais de outras nove cidades da região sudeste: Catalão, Pires do Rio, Vianópolis, Goiandira, Cumari, Santa Cruz, Orizona, Ouvidor e Três Ranchos.

Além dos onze presos preventivamente, mais um investigado foi preso em flagrante, depois de ser flagrado com cinco armas de fogo, um simulacro de pistola e grande quantidade de munições. De acordo com a Polícia Civil, foram apreendidas ainda drogas e outros objetos.

A Operação prendeu Weverton Silva Santos, Idalina Rosa da Silva, Guilherme Gomes Gervásio, Dione Francisco do Nascimento, Igor Nolasco da Silva, Micael Vale da Silva, Ravel Bruno de Oliveira, Thiago Bruno de Oliveira, Bruno Nunes Florêncio, Antônio Ovidio do Nascimento, Kerlisson Assis Paiva e Marcelo Rodrigues Martins.

Os 12 presos foram encaminhados para o presídio de Ipameri e estão a disposição do Poder Judiciário.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Economia

Número de inadimplentes tem queda no Brasil

Número de consumidores que quitaram dívidas é o maior desde 2015.
25/09/2018, 16h23

Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que o número de inadimplentes que pagaram suas dívidas cresceu 4,93% no acumulado dos últimos 12 meses. O resultado registrado em agosto deste ano é o mais expressivo desde setembro de 2015, quando o índice cresceu 5,8%. Na comparação mensal entre agosto e julho, o avanço da recuperação do crédito foi de 4,2%.

Os dados que compõem o Indicador de Recuperação de Crédito indicam que o volume de quitação de dívidas foi mais expressivo na Região Centro-Oeste, com crescimento de 12.39%. Em seguida, vêm as regiões Sudeste (8,31%) e Nordeste (7.09%). Nas regiões Norte e Sul, entretanto, caiu o volume de inadimplentes que regularizaram a situação financeira – os índices foram de -10,38% e -3,10%, respectivamente.

Inadimplentes por faixa etária

No recorte analisado de acordo com a faixa etária, a maior parte das pessoas que quitaram suas dívidas tem entre 39 e 49 anos, representando 44% do total. Depois, aparecem os consumidores que têm mais de 65 anos (13%) e os jovens entre 18 e 29 anos (12%). No recorte por gênero, as mulheres foram as que mais puseram as contas em dia, totalizando 52% contra 48% dos homens.

Segundo o SPC, o aumento da recuperação do crédito no país tem se mantido neutralizado devido à entrada de novos devedores ao longo dos últimos meses, em decorrência dos efeitos da crise e do desemprego. Para o SPC, a inadimplência no país atinge a marca de 41% da população adulta do país.

O Indicador de Recuperação de Crédito mostra a evolução mensal do volume de devedores que deixaram o cadastro de inadimplentes com base no registro de saída de CPFs das bases a que o SPC tem acesso. Os dados são de abrangência nacional.

Imagens: UOL 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Trânsito

Linha que liga Conjunto Vera Cruz ao Centro de Goiânia começa funcionar nesta quarta

A 935 percorrerá também, pela primeira vez, toda a Avenida Leste Oeste.
25/09/2018, 16h56

A partir desta quarta-feira (26/9) os passageiros podem contar mais uma linha de ônibus em Goiânia, a 935 (T. Vera Cruz/Centro/Via Av. Leste Oeste), que liga o Conjunto Vera Cruz ao Centro da capital. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, o objetivo é proporcionar mais agilidade no deslocamento dos passageiros que vivem na região Oeste, ligando o Terminal Vera Cruz ao centro da cidade, sem passar por terminais de integração.

Linha 935

A linha 935 têm 43 quilômetros de extensão e ao longo de seu trajeto, atenderá 24 bairros, como Parque Industrial João Braz, Bairro Goiá, Cidade Jardim, Campinas e Setor Aeroporto, além disso a linha irá percorrer boa parte da Avenida Consolação e, pela primeira vez, toda Avenida Leste Oeste. Com o novo itinerário, os passageiros terão um ganho de tempo de aproximadamente 20 minutos.

Veja a rota:

O lançamento no novo itinerário será realizado às 8h na Praça da Rua da Divisa, no Jardim Liberdade, pelo prefeito Iris Rezende. Essa é a quarta das seis novas linhas de ônibus que devem ser lançadas em Goiânia até o fim de outubro.

“Iniciamos neste semestre um novo comportamento administrativo na área do transporte coletivo. Com o lançamento das seis novas linhas, vamos garantir rapidez no atendimento das demandas de inúmeros bairros da cidade”, declarou o prefeito.

Segundo informações da Prefeitura, “as novas linhas visam ampliar as ligações entre os bairros e possibilitar mais acessos e pontos de integração no sistema de transporte. A finalidade é melhorar a mobilidade urbana e facilitar o acesso ao transporte público, acompanhando o desenvolvimento da cidade.”

Novas duas linhas na região Noroeste

Nesta quarta-feira (26/9) serão lançadas também as linhas circulares 936 (Circular/Noroeste/Via Avenida Mangalô) e 937 (Circular/Noroeste/Via São Domingos). Elas atenderão os moradores dos bairros Boa Vista, São Domingos, Floresta, Setor Estrela Dalva, Morada do Sol, Jardim Colorado e Liberdade, dentre outros, que agora não precisarão ir até o Terminal Padre Pelágio para circular dentro da região.

As duas linhas farão 47 viagens por dia, uma no sentido Avenida Mangalô e a outra no sentido Avenida Goiás Norte, ambas partindo do Terminal Recanto do Bosque. Com isso, a linha 595 (T. Recanto do Bosque/São Domingos) sairá de circulação, já que as duas circulares realizam todo o trajeto que antes era realizado pela 595.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Temer pode suspender intervenção no Rio

A medida, que pode ser provisória ou definitiva, seria tomada para votar a reforma da Previdência.
25/09/2018, 16h57

Em entrevista exclusiva à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o presidente Michel Temer admitiu suspender, provisoriamente ou definitivamente, a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro para votar a reforma da Previdência ainda este ano. Conforme a lei, a intervenção impede a votação de emendas constitucionais, como é o caso da tramitação da PEC 287/2016, que altera as regras de aposentadoria e pensão.

“Como depende de votação em 1º e 2º turnos, de repente pode suspender a intervenção”, disse o presidente. Ele assinalou que “o combate ao crime [no Rio] deu resultado” e admitiu até o fim da intervenção no estado.

“Vamos dizer que [caso] se encerre a intervenção, é preciso manter a estrutura que lá foi montada”, afirmou. A intervenção está prevista para terminar em 31 de dezembro de 2018. De acordo com Temer, a decisão vai depender de conversações entre o 1º e 2º turnos das eleições (7 e 28 de outubro) e também da vontade de seu sucessor.

Temer acredita que reforma será feita independente do novo presidente eleito

Além de discursar nas Nações Unidas hoje (25), Michel Temer se reuniu ontem (24) em Nova York com cerca de 100 empresários norte-americanos, e disse que “a mensagem que passou ao mercado” é a de que haverá reforma da Previdência Social, independentemente de quem venha a ser escolhido como novo presidente da República. A intenção de Temer é levar para os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado o projeto aprovado em comissão especial da Câmara desde o primeiro semestre do ano passado.

O presidente garantiu aos empresários norte-americanos que “passadas as eleições, quem chegar vai ter que continuar as reformas que fizemos”. Michel Temer lembrou na entrevista que durante o seu mandato reduziu a inflação, baixou a taxa de juros (Selic) e aprovou reformas como a mudança na legislação trabalhista e a emenda constitucional que estabelece o teto de gastos.

“Eu duvido que quem seja eleito tente derrubar e, portanto, consiga apoio no Congresso para derrubar o teto de gastos públicos”, sublinhou. “Eu quero ver quem vai chegar e vai dizer: ‘Eu quero mudar tudo isso. Eu quero inflação de 10%.Eu quero juros de 14,25%’”.

Transição

Segundo o presidente, o governo está preparado para fazer uma “transição tranquila”. Uma comissão para fazer a transição já foi “desenhada” no Palácio do Planalto e estão prontos “cadernos do governo” sobre as realizações em cada estado da Federação. Os ministérios também preparam relatórios individuais, informou Temer.

Imagens: R7 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.