Goiás

Aprovados em seleção para vigilante penitenciário de 6 regionais são convocados

Documentos devem ser entregues de 15 a 18 de outubro na Coordenação de Contratos Temporários da DGAP.
02/10/2018, 17h45

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) divulgou nesta segunda-feira (1/10), a lista com 748 aprovados no processo seletivo para vigilante penitenciário temporário em Goiás, que foram já foram convocados para atuar em seis regionais do estado. Os novos vigilantes devem apresentar os documentos listados, conforme o edital, entre os dias 15 e 18 de outubro, na Coordenação de Contratos Temporários da DGAP, em Goiânia.

Nesta primeira lista, foram convocados os aprovados, tanto homem quanto mulheres, nas  3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª  regionais, localizadas respectivamente em Luziânia, Caldas Novas, Palmeiras de Goiás, Rio Verde, Uruaçu e Formosa. A DGAP informa que em breve divulgará a lista com o chamamento para os aprovados nas regionais não citadas acima.

Documentação

A lista com os convocados está disponível no seguinte endereço: https://www.seap.go.gov.br/wp-content/uploads/2018/10/edital-de-convocacao.pdf. No mesmo documento é possível ver a relação completa da documentação exigida conforme o edital.

Devem ser entregues os documentos pessoais – cópia e original -, comprovante de escolaridade, exames médicos e as certidões negativas civil e criminal (originais). Para mais informações, os aprovados podem entrar em contato por meio do telefone: (62) 3201-8194.

De acordo com a DGAP, os convocados devem levar a documentação entre os dias 15 e 18 de outubro, na Coordenação de Contratos Temporários da DGAP, localizada na Avenida Goiás, nº 1.496, Setor Central. O atendimento é realizado das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h.

Atação do novo vigilante penitenciário

Ao todo, foram aprovados 1.373 novos vigilantes temporários, que atuarão em oito unidades prisionais de Goiânia, Caldas Novas, Rio Verde, Cidade de Goiás, Formosa, Luziânia, Palmeiras de Goiás e Uruaçu, que eles puderam escolher no ato da inscrição. A carga horária será de 40 horas semanais, e o salário será de R$ 1.950,46, composto de vencimento e gratificação de risco de vida, mais auxílio-alimentação.

De acordo com informações da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), os novos vigilantesatuarão no desempenho de “atividades que compreendam tarefas de apoio à segurança, custódia, assistência e ressocialização dos privados de liberdade, tais como, segurança, vigilância, custódia, disciplina, fiscalização, triagem e escolta dos presos.”

Imagens: O Hoje 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Lugares no centro de Goiânia que você precisa conhecer

O centro de Goiânia reserva sempre uma surpresa para quem visita. Com muita história e cultura, vale a pena fazer um passeio e contemplar a beleza deste pedacinho da cidade!
02/10/2018, 18h17

Provavelmente você já foi até o centro de Goiânia inúmeras vezes, mas será que já tirou um tempinho para apreciar toda a beleza presente ali? Para quem passa pelo local com certa frequência é realmente difícil enxergar toda a história e o charme que compõe aquelas ruas. No entanto, vale lembrar que o centro é formado pelos mais belos pontos turísticos da cidade.

Construções feitas em art-decó, praças com famosos monumentos e mercados tradicionais conseguem manter viva a história e boas lembranças do início da capital. E claro, é sempre bom conhecer melhor lugares assim! Dá uma olhada!

Cultura e lazer no centro de Goiânia

1 – Teatro Goiânia

Lugares no centro de Goiânia que você precisa conhecer
Foto: Reprodução/ Flickr – Alan Bailão

O Teatro Goiânia representa um dos mais tradicionais espaços culturais da cidade, integrando também um dos principais projetos de art-decó, do arquiteto Jorge Félix. Inaugurado no ano de 1942, foi um dos primeiros prédios que a cidade recebeu. Com capacidade para 850 pessoas, está na Av. Anhanguera, na região central, e faz parte do coração de Goiânia.

2 – Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro

Lugares no centro de Goiânia que você precisa conhecer
Foto: Reprodução/ O Popular

Fundado na década de 70, é também um dos mais tradicionais espaços culturais do centro de Goiânia. Assim que começou a funcionar era apenas um cinema, no entanto, a prefeitura da cidade utilizou o espaço em 2006 para criar novas possibilidades. Após uma reforma, o ambiente passou a contar também com teatro, biblioteca e café cultura.

3 – Cine Ritz

Lugares no centro de Goiânia que você precisa conhecer
Foto: Reprodução/ Cine Ritz

E por falar em lugares no centro de Goiânia que você precisa conhecer, o Cine Ritz é um deles. Embora não seja um dos preferidos entre a galera, sem dúvida é capaz de proporcionar uma experiência completamente diferente, julgando por seu ambiente mais clássico e que lembra cinemas antigos. De fato, foi o primeiro a ser inaugurado na cidade, ainda em 1991. Suas acomodações são aconchegantes e os letreiros vintage, encantadores.

Telefone: (62) 3229-2221

Mercados no centro de Goiânia

4 – Mercado Central

Lugares no centro de Goiânia que você precisa conhecer
Foto: Reprodução

Fundado em 1950, inicialmente o mercado central funcionava na Rua 4, no entanto, no ano de 1986 ele foi transferido para a Rua 3, ainda no Centro de Goiânia. Um lugar cheio de sabores, cheiros e cultura, o Mercado Municipal (como também é conhecido) é um dos maiores sinônimos de riqueza cultural e histórica que nossa cidade pode ter.

Mesmo com grandes lojas espalhadas por aí, o ambiente ainda é um dos principais pontos turísticos da capital e é possível encontrar os mais diversos produtos, e saborear as mais deliciosas comidas. Se você ainda não conhece, vale a pena!

Telefone: (62) 3524-1324

5 – Mercado Popular da 74

Lugares no centro de Goiânia que você precisa conhecer
Foto: Reprodução

E para quem gosta de um bom mercadão, o da Rua 74 é mais uma escolha certa. Também compõe um dos pontos turísticos mais populares da cidade, atuando desde 1953. Após uma fase de reestruturação no ano de 2006, passou a receber também diversos eventos culturais, sem contar os barzinhos que ficam por ali, que servem deliciosas cervejas artesanais e um cardápio para ninguém colocar defeito!

Telefone: (62) 3524-1111

Praças e construções no centro de Goiânia

6 – Praça Cívica

Lugares no centro de Goiânia que você precisa conhecer
Foto: Reprodução

Localizada no centro histórico da cidade, é um dos lugares mais belos e ricos de Goiânia. Com o nome de “Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira”, é popularmente conhecida como “Praça Cívica” e representa nada menos que o marco inicial da construção da cidade. Foi a primeira a ser construída, ainda no ano de 1933, abrigando importantes monumentos e construções da capital. O local recebe frequentemente festivais e eventos. Vale a pena fazer uma visita!

7 – Monumento às Três Raças

Lugares no centro de Goiânia que você precisa conhecer
Foto: Reprodução/ Arruma a Mala

Escupido em bronze e granito pela artista plástica Neusa Morais, no ano de 1968, o monumento é uma preciosidade encontrada no centro da Praça Cívica. Símbolo de luta e miscigenação, homenageia as três etnias que foram fundamentais no processo de formação do povo goiano: o negro (escravo), o branco (bandeirante) e o índio.

8 – Coreto da Praça Cívica

Lugares no centro de Goiânia que você precisa conhecer
Foto: Reprodução/ Wikimedia

Presente também na Praça Cívica, o Coreto faz parte da história e da cultura de Goiânia, onde já serviu de palco para diversas manifestações artísticas e políticas. Inaugurado em 1942, já passou por diversas mudanças que acabaram destruindo seu projeto original, no entanto, após notar a importância do espaço, a prefeitura conseguiu fazê-lo voltar ao que era antes. Embora esteja praticamente abandonado, ainda vale muito a pena conhecer!

9 – Praça do Bandeirante

Lugares no centro de Goiânia que você precisa conhecer
Foto: Reprodução/ Mapio

Uma das mais antigas praças da cidade, é conhecida como “Praça do Bandeirante” mas seu verdadeiro nome é “Atílio Correia Lima”, em homenagem arquiteto responsável pelo plano piloto de Goiânia. O Monumento ao Bandeirante, que é símbolo do local, foi inaugurado em 1942. Com três metros e meio de altura, representa o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, segurando em suas mãos uma arma bacamarte e uma bateia.

10 – Torre do Relógio

Lugares no centro de Goiânia que você precisa conhecer
Foto: Reprodução/ Estradas e Caminhos

Projetada por Américo Vespúcio Pontes, a famosa Torre do Relógio foi inaugurada no ano de 1942, quando se deu o Batismo Cultural da cidade. É um dos mais importantes monumentos de Goiânia.

11 – Rua do lazer

Lugares no centro de Goiânia que você precisa conhecer
Foto: Reprodução/ Prefeitura de Goiânia

Há também no centro de Goiânia, uma rua onde o trânsito de veículos não é permitido. O local foi fechado para tal finalidade em 1977, onde agora acontecem eventos e festivais culturais. Com aparência inspirada nos ares franceses, é possível encontrar no local lanchonetes, bares e outros estabelecimentos antigos. É ali que também podemos encontrar o Goiania Palace Hotel, outra referência em art-decó da cidade.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Vídeo mostra fugitivos andando com reféns pelas ruas após rebelião no Tocantins

Policiais negociam a rendição dos presos e a liberação dos reféns.
02/10/2018, 18h25

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um grupo de presos andando pelas ruas com reféns, após rebelião no Tocantins. A fuga ocorreu na tarde desta terça-feira (2/10) no presídio Barra da Grota, em Araguaína, região Norte do estado.

Cerca de 20 presos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, todos uniformizados, escaparam usando uma professora, servidora da unidade, e quatro agentes penitenciários como reféns. Nas imagens é possível ouvir ainda barulho de tiro. Confira abaixo:

Rebelião em Araguaína

Informações preliminares apontam que a rebelião teria começado dentro da sala de aula da unidade prisional. Houve um tiroteio e alguns agentes penitenciários ficaram feridos. Ainda não há identificação das vítimas. As polícias Militar e Civil estão no local.

A Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), responsável pelo Sistema Penitenciário Prisional (Sispen), em nota, informou que está tudo sob controle dentro da unidade e que neste momento, “uma outra operação está em curso para garantir a recaptura dos fugitivos, que estão cercados em uma área verde. Uma equipe está negociando a rendição dos fugitivos e liberação dos reféns.”

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), pasta responsável pela gestão do Sistema Penitenciário Prisional (Sispen), comunica que alguns reeducandos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, iniciaram um motim na tarde desta terça-feira (02), inclusive fazendo servidores reféns.

As forças de Segurança do Estado, juntamente com agentes do Sispen, estão atuando neste momento na unidade no sentido de retomar a normalidade.

Assim que houver informações concretas a respeito da situação da unidade, a secretaria irá informar à imprensa e a sociedade tocantinense.

Outra rebelião no Tocantins

Após a rebelião registrada na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína, outro motim foi inciado por presos da Casa de Prisão Provisória de Palmas. Equipes da Polícia Militar que atendiam a ocorrência em Araguaína também foram até o local dar suporte. A situação foi controlada.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Foragidos após rebelião no Tocantins morrem em confronto com a polícia

Cerca de 20 presos fugiram da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota com uma professora e agentes penitenciários como reféns.
02/10/2018, 19h46

Dez presos foragidos após rebelião no Tocantins morreram em confronto com a Polícia na tarde desta terça-feira (2/10). A informação foi confirmada pela Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), responsável pelo Sistema Penitenciário Prisional (Sispen), no estado.

A fuga ocorreu no início da tarde de hoje na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota. Cerca de 20 presos, todos uniformizados, escaparam fazendo uma professora e agentes penitenciários reféns. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que os fugitivos andam pelas ruas com os reféns. Veja:

Rebelião em Araguaína

O motim começou dentro da sala de aula da unidade prisional. Houve um tiroteio e dois agentes penitenciários ficaram feridos. Ainda não há identificação das vítimas, mas eles foram encaminhados para o Hospital Regional de Araguaína.

A Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), responsável pelo Sistema Penitenciário Prisional (Sispen), informou que a situação na unidade já está sob controle e que neste momento, “uma outra operação está em curso para garantir a recaptura dos fugitivos, que estão cercados em uma área verde. Uma equipe está negociando a rendição dos fugitivos e liberação dos reféns.”

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), pasta responsável pela gestão do Sistema Penitenciário Prisional (Sispen), comunica que alguns reeducandos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, iniciaram um motim na tarde desta terça-feira (02), inclusive fazendo servidores reféns.

As forças de Segurança do Estado, juntamente com agentes do Sispen, estão atuando neste momento na unidade no sentido de retomar a normalidade.

Assim que houver informações concretas a respeito da situação da unidade, a secretaria irá informar à imprensa e a sociedade tocantinense.

As Polícias Militar e Civil atuam na operação de resgate, além de vários delegados e do helicóptero da Segurança Pública que dá suporte na busca pelos foragidos.

Outra rebelião no Tocantins

Após a rebelião registrada na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína, outro motim foi inciado por presos da Casa de Prisão Provisória de Palmas. Equipes da Polícia Militar que atendiam a ocorrência em Araguaína também foram até o local dar suporte. A situação foi controlada.

Via: AF Notícias G1 
Imagens: AF Notícias 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Política

Pesquisa Grupom: Marconi Perillo cai para 4º lugar na disputa pelo Senado

Jorge Jorge Kajuru (30,2%) e Vanderlan Cardoso (30,1%) lideram a pesquisa.
02/10/2018, 20h42

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (2/10) pelo Instituto Grupom aponta que o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), caiu para 4º lugar com 23,2%, na disputa pelo Senado. Na liderança, com empate técnico de 30%, aparecem o vereador Jorge Kajuru (PRP)  e ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PP). Em terceiro lugar está a senadora Lúcia Vânia (PSB) com 28% das intenções de voto.

Segundo o levantamento, em relação a pesquisa feita no mês passado, Kajuru cresceu 3,3 pontos e Vanderlan, 2,7%; Lúcia oscilou negativamente 1,4 pontos e Marconi diminuiu 6,5 pontos depois de ser citado na Operação Cash Delivery, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF), na última sexta-feira (28/9). O Grupom esclarece que como a pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 30 de setembro foi possível registrar os primeiros impactos da denúncia sobre a campanha de Marconi.

Na pesquisa, ex-secretário Agenor Mariano (DEM) chega a 5%; o senador Wilder Morais (DEM) a 4,9%;  o deputado estadual Luis Cesar Bueno (PT), 3,3%; a professora Magda Borges (PCB), 2,4%; a vereadora Geli Sanches (PT), 2,3%; o policial rodoviário federal Fabrício Rosa (PSOL), 1,7% e o professor Alessandro Aquino (PCO), 1,2%.

O Grupom aponta ainda que número de eleitores indecisos subiu de 27,2% para 35,9%. Já os que votariam em branco/nulo diminuiu de 33,2% para 30,3%.

Marconi Perillo lidera rejeição

Na pesquisa de hoje, o ex-governador lidera a rejeição com 50,4%. No levantamento anterior ele apresentava índice de 44%, o aumento foi de 6,4 pontos. O Grupom aponta que “a senadora Lúcia Vânia (PSB), oscilou 1,5 pontos negativamente e tem agora 24,6%;  Jorge Kajuru tinha 24% de rejeição e agora tem 23,8%; Vanderlan Cardoso estava com 20,6% e agora tem 19%.”

Já na pesquisa espontânea para primeiro e segundo voto Marconi Perillo aparece com 7,7% e 3%, respectivamente. Kajuru lidera com 16,4%  no primeiro e 4,4% no segundo. Vandelan aparece com 5,9% e  6,7%, liderando no segundo voto; Lúcia Vânia pontua  3,7% e 4,8%.

Na estimulada, Kajuru aponta 20,9% no primeiro voto e Vanderlan 15,9%. Marconi Perillo aparece em terceiro com 15,6% e Lúcia com 12,9%. Para o segundo voto, a pesquisa mostra empate entre Lúcia Vânia e Vanderlan. “A senadora tem 15.1%  e o ex-prefeito de Senador Canedo cresceu mais de mais 2,5 pontos está agora com 14,2%.”

Via: Grupom 
Imagens: Terra 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.