Saúde

Atividades físicas poderiam ter salvado 12% das vítimas de câncer de mama no Brasil

Segundo estudo, álcool, alto teor de açúcar e excesso de peso também aumentam a mortalidade em 6,5% por câncer de mama.
19/10/2018, 17h16

Doze por cento das mortes por câncer de mama no Brasil podem ser atribuídas ao sedentarismo, ou seja, uma em cada 10 mulheres vítimas da doença poderiam ter sobrevivido se praticassem atividades física regularmente. O dado foi divulgado no artigo “Mortality and years of life lost due to breast cancer attributable to physical inactivity in the Brazilian female population (1990–2015)” publicado na revista Nature, que contou com a participação do Ministério da Saúde.

Segundo a pesquisa, em 2015, 2.075 mortes poderiam ter sido evitadas se as pacientes realizassem ao menos uma caminhada de 30 minutos por dia, cinco vezes por semana. Um dos fatores que causam o câncer de mama é o excesso de estrogênio, que pode levar à formação de mutações e carcinogênese estimulando a produção de radicais, de acordo com o artigo. Com a prática de exercícios físicos, o estradiol é diminuído e globulina de ligação a hormonas sexuais aumentada, provocando uma redução de circulantes inflamatórios e elevando as substâncias anti-inflamatórias.

A diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde explica e reforça que “a prática de atividade física melhora o metabolismo de alguns hormônios relacionados com o câncer de mama, o que pode evitar e até melhorar o quadro de uma paciente com a doença. Estamos conseguindo evidências para mostrar a vantagem de se reduzir o sedentarismo na população.”

O estudo revelou ainda que além do sedentarismo, outros fatores também podem ser relacionados a mortes de mulheres com câncer de mama, como uso de álcool, índice alto de massa corporal e uma dieta rica em açúcar. Esses fatores correspondem a 6,5% dos óbitos.

Sedentarismo e o câncer de mama

A última Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2017) apontou que 13,9% das mulheres das capitais brasileiras não praticam nenhum tipo de atividade física. De acordo com os dados, os casos de sedentarismo são maiores entre mulheres mais velhas, mas também entre jovens de 18 e 24 anos (21%).

Já entre as que praticam exercícios, 51,3%  fazem atividade física insuficientemente, ou seja, não alcançam o equivalente a pelo menos 150 minutos semanais de atividades de intensidade moderada ou pelo menos 75 minutos semanais de atividades de intensidade vigorosa.

Segundo a diretora do Ministério da Saúde, “esta informação reforça a importância de ter uma política nacional de promoção da saúde que contribua para mudança dos comportamentos de risco para doença crônica. Estimular o consumo de alimentos frescos e ricos em nutrientes, reduzir o sedentarismo, além de evitar o uso abusivo de álcool e o tabagismo, por exemplo. A adoção de um estilo de vida saudável evitaria 39% das mortes por doença crônica, que responde por 76% das causas de morte no Brasil, sendo a promoção da saúde uma política com baixo custo e com grande impacto populacional. Se a saúde/doença da população brasileira continuar a tendência atual, com grande crescimento da doença crônica em adultos jovens, não haverá financiamento suficiente para o SUS, devido ao alto custo da doença crônica.”

Imagens: Flash Curitiba 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Encontre o hotel fazenda em Goiás que combina com você

Sempre há um hotel fazenda em Goiás que mais combina com você! Com muito contato com a natureza e diversas atividades, eles representam sossego e calmaria.
19/10/2018, 17h23

Se você está cansado de viver sempre a mesma rotina que o mundo moderno exige, saiba que não é preciso ir muito longe para encontrar lugares capazes de restabelecer sua paz interior. Afinal, todo mundo precisa dar aquela fugidinha de vez em quando, não é mesmo? Pensando nisso, nós aqui do Dia online preparamos uma listinha onde você pode encontrar o hotel fazenda em Goiás que faz mais o seu estilo.

Um ponto em comum entre todos eles é o contato com a natureza. Para quem busca calmaria e momentos de sossego, nada melhor que isso! Com diversas atividades, podem ser uma boa opção para curtir o fim de semana! Dá uma olhada!

Encontre o melhor hotel fazenda em Goiás:

1 – Hotel Fazenda Pousada Monjolo, Nerópolis

Encontre o hotel fazenda em Goiás que mais combina com você
Foto: Reprodução/ Curta Mais

Procurando um bom hotel fazenda em Goiás? Então você precisa conhecer a Pousada Monjolo! Ideal para passar o dia ou o fim de semana com a família e amigos, conta com um espaço confortável e com muito contato com a natureza para quem quer relaxar e se divertir.

Existem atividades para todos os gostos e idades. O restaurante conta com deliciosas comidas feitas daquele jeitinho caseiro que todo mundo ama. Vale a pena conhecer!

Telefone: (62) 3513-2835 / 3513-2861

Endereço: Rodovia GO433 km 2, Nerópolis, GO

2 – Estância Park Hotel, Anápolis

Encontre o hotel fazenda em Goiás que mais combina com você
Foto: Reprodução/ Booking

O hotel é capaz de unir conforto e tranquilidade, características que por sinal, satisfazem qualquer um que queira descansar e esquecer um pouquinho a turbulência do ambiente urbano. Com muito contato com a natureza, são 130 mil m² de área preservada e chalés confortáveis.

As comidas são tradicionalmente goianas e contam com aquele sabor caseiro que dá água na boca.

Telefone: (62) 3318-1200

Endereço: BR 414 Sítios de Recreio Americano do Brasil, Anápolis – GO, 75073-010

3 – Hotel Fazenda Cabugi, Alexânia

Encontre o hotel fazenda em Goiás que mais combina com você
Foto: Reprodução/ Foursquare

Localizado a cerca de 150 km de Goiânia, o hotel fazenda se encontra entre pequenas e médias propriedades rurais, o que garante toda aquela calmaria que seus visitantes estão em busca.

Existem atividades para todos os gostos, que vão desde passeios de charrete e cavalgadas até piscinas aquecidas e salão de jogos.

Telefone: (62) 3336-1199

Endereço: Rodovia GO 060 – s/n Km 10, Alexânia – GO, 72930-000

4 – Santa Branca Ecoturismo e Pousada, Teresópolis

Encontre o hotel fazenda em Goiás que mais combina com você
Foto: Reprodução

Bem pertinho de Goiânia, localizado a apenas 27 km de distância, é um excelente hotel fazenda em Goiás. Com muita área verde, é ideal para aqueles que pretendem encontrar paz interior e esquecer a correria do dia a dia.

É possível ainda tomar banho de cachoeiras e bicas e praticar diversos tipos de atividades. Conta com espaço para camping e ainda possui a própria pousada.

Telefone: (62) 3348-1114

Endereço: Avenida Nicoulau Lunardelli, s\n – Zona Rural, Terezópolis de Goiás – GO, 75175-000

5 – Hotel fazenda Paraíso dos Sonhos

Encontre o hotel fazenda em Goiás que mais combina com você
Foto: Reprodução

A 3 km de Corumbá, o hotel fazenda possui fácil acesso por meio de ruas completamente asfaltadas e está localizado em uma das regiões mais bonitas de Goiás.

Entre suas atividades, as principais são a pesca esportiva, cavalgadas, tirolesa, rapel, acqua ride, entre outras. Vale lembrar que ainda contam com ampla estrutura para eventos.

Telefone: (62) 3338-1999

Endereço: Rodovia BR 414 km 391, Corumbá de Goiás, 70340-000

6 – Hotel Fazenda Point da Pesca Corumbá, Santo Antônio do Descoberto

Encontre o hotel fazenda em Goiás que mais combina com você
Foto: Reprodução/ Point da Pesca

Se você procura o melhor que um hotel fazenda em Goiás pode oferecer, precisa fazer uma visita ao Point da Pesca Corumbá. Com muita tranquilidade e conforto, o ambiente conta com 36 acomodações com apartamentos para até 4 pessoas, em que o café da manhã e refeições completas já estão inclusas.

O “xodó” do local é um lindo bangalô à beira do tanque e os hóspedes podem pescar da própria varanda. É incrível!

Telefone: (61) 3248-1899

Endereço: BR 060, KM 9, s/n – Zona Rural, Santo Antônio do Descoberto – GO, 72900-000

7 – Fazenda Hotel Tabapuã dos Pireneus, Cocalzinho de Goiás

Encontre o hotel fazenda em Goiás que mais combina com você
Foto: Reprodução/ TripAdvisor

A 30 km de Pirenópolis, a Fazenda Hotel Tabapuã dos Pirineus foi fundada em 2007, fazendo divisa com o Parque Estadual dos Pirineus. Com funcionamento de quinta a domingo, incluindo feriados, é o lugar perfeito para levar a família e os amigos para bons momentos de sossego.

Com nove apartamentos e cinco confortáveis chalés, é possível encontrar ainda 8 cachoeiras piscina de água corrente, muro de escalada, 6 trilhas ecológicas e muito mais. Imagine tudo isso com a possibilidade de desfrutar da bela vista do Morro dos Pirineus? Simplesmente perfeito!

Telefone: (61) 99973-9303

Endereço: BR 070, km 5, s/n – Zona Rural, Cocalzinho de Goiás – GO, 72975-000

8 – Fazenda Hotel Raizama, Alexânia

Encontre o hotel fazenda em Goiás que mais combina com você
Foto: Reprodução/ TripAdvisor

Excelente opção de hotel fazenda em Goiás, Raizama é a escolha certa para quem pretende entrar em contato com a natureza. Este é o lugar onde “a beleza e a energia das matas funcionam como remédio da alma”.

Entre as principais atividades oferecidas pelo lugar estão os tradicionais jogos de mesa, karaokê e passeios a cavalo. Vale lembrar ainda que o hotel fazenda é bastante acessível, permitindo a circulação de cadeirantes, crianças, idosos e pais com bebês.

Telefone: (61) 3357-6605

Endereço: Rodovia 119, Km 19, S/n – Zona Rural, Alexânia – GO, 72920-000

9 – Hotel Pousada Mandala, Pirenópolis

Encontre o hotel fazenda em Goiás que mais combina com você
Foto: Reprodução/ Booking

Uma boa mistura entre clima descontraído e chalés rústicos, este é um hotel fazenda em Goiás que certamente merece atenção. Os quartos são bastante coloridos e proporcionam todo o conforto que os hóspedes esperam, com WI-FI gratuito, TV e frigobar.

Todos possuem varanda com rede, o que lembra ainda mais os ares de fazenda. Ainda é possível contar com sala de jogos, sala de ginástica e um bar.

Telefone: (62) 3331-3715

Endereço: Av. Pref. Sizenando Jaime – Vila Pratinha, Pirenópolis – GO, 72980-000

10 – Hotel Fazenda Manduzanzan, Cidade de Goiás

Encontre o hotel fazenda em Goiás que mais combina com você
Foto: Reprodução/ Bookinghttps://www.booking.com/hotel/br/fazenda-manduzanzan.pt-br.html

Separado do centro histórico da Cidade de Goiás por uma estrada de terra, o hotel fazenda conta com aquele climinha rural que inspira sossego e calmaria. Entre suas principais atividades estão as piscinas, um campinho de futebol, cavalgadas, quadra de vôlei e uma das mais famosas quedas d’água de Goiás.

As acomodações são divididas em três tipos de aparamentos: diamante, ouro e prata, que se adequam sempre às necessidades de cada hóspede. Os quartos possuem aspecto rústico, com mobília clássica e paredes com tijolinhos expostos. É um verdadeiro charme!

Telefone: (62) 99982-3373

Endereço: Rodovia Municipal ao Assentamento do Mosquito, s/n – Zona Rural, Goiás – GO, 76600-000

11 – Hotel Fazenda Império das Águas, Uruaçu

Encontre o hotel fazenda em Goiás que mais combina com você
Foto: Reprodução/ TripAdvisor

Muito mais do que um simples hotel fazenda em Goiás, o lugar procura sempre proporcionar as melhores experiências para seus visitantes. Com infra-estrutura ampla e de alta qualidade, oferece também um centro de convenções onde é possível realizar os mais diversos eventos e ainda permanecer em contato com a natureza.

Telefone: (62) 99610-2021

Endereço: Rodovia BR-153, KM 225, S/N Zona Rural, Hidrolina – GO, 76410-000

12 – Ranchos 30 Hotel Fazenda, Hidrolândia

Encontre o hotel fazenda em Goiás que mais combina com você
Foto: Reprodução/ Ranchos 30

Mais uma boa opção para quem é da capital e não pretende ir muito longe para encontrar um bom hotel fazenda em Goiás. O Ranchos 30 dispõe de uma estrutura com excelente qualidade e acomodações que vão desde chalés de luxo até as suítes mais simples, que ainda assim não deixam de lado todo o conforto e aconchego.

Entre suas principais atividades é possível encontrar campos de futebol, parquinhos, piscinas aquecidas, passeios a cavalo, charrete, salão de jogos e muitas outras opções.

Telefone: (62) 4101-6887

Endereço: BR-153, 140 – Zona Rural, Hidrolândia – GO, 75340-000

13 – Fazenda Babilônia, Pirenópolis

Encontre o hotel fazenda em Goiás que mais combina com você
Foto: Reprodução/ Agita Pirenópolis

Localizado na cidade de Pirenópolis, é um dos mais bonitos hotéis fazenda do estado. Com importantíssimo valor histórico, foi construído ainda no finalzinho do século 18 e chegou a ser tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo IPHAN. É um excelente lugar para visitar com a família e amigos!

Telefone: (62) 99294-1805

Endereço: GO-431, s/n – Zona Rural, Pirenópolis – GO, 72980-000

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Políticos goianos apostam em Bolsonaro em busca de pacto federativo

Candidato do PSL não esteve presente no evento, mas em vídeo ele falou de suas propostas para as cidades e que vai manter o Programa Minha Casa, Minha Vida.
19/10/2018, 17h32

O auditório da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), em Goiânia, recebeu no início da tarde desta sexta-feira (19/10), a Marcha dos Prefeitos e Lideranças Bolsonaro 2018.

Além de prefeitos, deputados estaduais e federais, eleitos e reeleitos, compareceu à reunião o ministro das Cidades, o goiano Alexandre Baldy (Podemos), para apoiar o candidato à presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PSL).

O primeiro a falar foi o presidente da Agência Goiana de Municípios (AGM), atual prefeito do município de Hidrolândia, Paulo Sérgio de Resende (PSDB).

Ele contou que encontrou-se com Jair Bolsonaro e pediu para ele rever o pacto federativo para os prefeitos de todas as cidades. “Ele me disse que os prefeitos não precisaram ir a Brasília com o pires não mão, em busca de recursos para suas cidades”, lembra o prefeito.

O deputado estadual e delegado, Eduardo Prado (PV), iniciou o discurso: “Como delegado de polícia, nós estamos cansado de corrupção”. E, inflamado, complementou: “Bolsonaro é a esperança para um Brasil melhor e precisamos vestir a camisa e lutar para que ele seja eleito presidente no próximo domingo dia 28.”

Vanderlan Cardoso manifesta apoio a Bolsonaro

O Senador eleito pelo Estado de Goiás, Vanderlan Cardoso (PSB), justificou o motivo de apoiar o candidato do PSL. Vanderlan esteve no Rio de Janeiro, acompanhado de Baldy, onde se encontrou com Jair Bolsonaro.

Neste encontro, apresentou a ele três pontos pelos quais trabalhei durante a minha campanha. “O primeiro deles foi sobre o pacto federativo, para que as cidades possam deter uma fatia maior do que é arrecadado, no que ele disse que este é um dos planos de governo, menos Brasília e mais os municípios e Estados.”

A segunda, continua Vanderlan Cardoso, é a possibilidade de que, em uma eventual vitória de Bolsonaro, ele apoie as reformas. “Principalmente a reforma trabalhista, para que outras empresas não fiquem inibidas de investir em nosso País”.

A terceira, é quebrar o monopólio de algumas empresas para evitar os aumentos abusivos. “Recentemente, tivemos um aumento de 26% das contas de energia para as indústrias e 18,54% para a população de baixa renda, sem justificativa”, exemplifica.

Para endossar sua crítica, o senador eleito alfineta: “nós já entramos com uma ação extrajudicial contra a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Enel para justificar esse aumento, e para que ela não conceda o reajuste antes de discutir com a população”.

Ministro das Cidades, também apoia candidato do PSL

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, foi o organizador do evento que reuniu prefeitos de mais de 100 cidades do Estado de Goiás.

Antes de iniciar a sua fala, Jair Bolsonaro, por meio de um vídeo, pediu apoio à platéia para que ele consiga colocar em prática as propostas. “O nosso economista tem trabalhado em nosso plano de governo, que é menos Brasil e fortalecer as cidades e Estados do país”, disse. Além de falar sobre essa questão, Bolsonaro informou também que vai manter o programa Minha Casa, Minha Vida: “o programa é muito importante para a população de baixa renda, então podem ficar tranquilos, pois, irei manter o projeto e desburocratizar a maneira de conquistar a casa própria.”

Além de Bolsonaro, no vídeo quem também fez questão de aparecer foi o proprietário da Havan, Luciano Hang, que desafiou o povo goiano, em uma disputa entre Goiás e Santa Catarina, para saber qual dos dois Estados dará uma votação maior ao candidato do PSL.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Gabriel, o menino que morreu afogado para salvar irmão, em Goiânia

Esta é a história de três meninos com o nome e destino idênticos: morreram afogados ainda criança, em Goiás.
19/10/2018, 18h02

Nenhuma ligação foi atendida. A família de Gabriel Rodrigues dos Santos, um rapazinho de 14 anos, não quer falar nada sobre o luto após enterrá-lo tão cedo. Mas a família de Gabriel não enterrou apenas um menino, mas o herói do irmão de seis anos, depois de um afogamento em uma fazenda às margens da BR-060, no Residencial Santa Fé, em Goiânia.

Além de Gabriel, outras três crianças brincavam na represa particular da propriedade. Não fazia sol. O céu com nuvens despencando, anunciando chuva que derrubaria árvores e faria a família de Gabriel enterrá-lo com o céu prestes a despencar em chuva nesta sexta-feira.

Os meninos brincavam afoitos, rindo, crianças, quando o irmão de Gabriel afundou na água escura e muito fria. Gabriel lutou contra a força da água. Salvou o irmão e o levou para a margem. Quando ia subir o barranco, afundou e voltou à margem.

Mas, a força da natureza, o levou para o fundo novamente. Nos barrancos, os meninos mais novos, atônitos, desesperados, viam o amigo afundando de vez e ressurgindo depois, sem vida.

Ao contrário dos risos, o choro inconsolável. É uma dor que se repetiu três vezes esta semana em Goiás. O domingo (14/10) terminou em desgraça para David Gabriel Barros Souza, de seis anos, no Clube Jaó, em Goiânia. É Gabriel também que foi visto no fundo de uma piscina, sem vida.

Na terça-feira (16/10), outro Gabriel, de seis anos, não resistiu à tragédia dentro de uma piscina. Gabriel Conceição de Almeida brincava na piscina de casa, na zona rural de Luziânia, em Goiás, quando se afogou e morreu.

Gabriel do Residencial Santa Fé, em Goiânia

Gabriel, o menino que morreu afogado após salvar irmão em Goiânia
Foto: Gabriel Rodrigues dos Santos, 14 anos.

Segundo o tenente que atendeu a ocorrência, Gabriel Rodrigues e os meninos moravam próximo à represa e saíram de casa escondidos da tia. Para encontrar o corpo do menino, a corporação contou com três mergulhadores.

Eles mergulharam por 15 minutos. Mergulharam,  não para encontrar o corpo de um menino morto, mas um menino vivo, que salva o irmão. Um menino com sonhos e não um menino sem futuro.

Ninguém consegue imaginar o que se passa pelo coração de um desses mergulhadores ao reconhecer um Gabriel sem vida a quatro metros de profundidade, perdido em meio à lama.

Mesmo com os lábios roxos, o menino foi colocados às margens do lago. A equipe de bombeiros tentou reanimá-lo. Mas restou um Gabriel herói. E o irmão, e os coleguinhas por ali, desamparados.

Depois, a história de repete, como aconteceu com David Gabriel, com Gabriel Conceição: O Instituto Médico Legal, a autópsia, a funerária, o funeral, e a despedidas.

Restou um post na página da Escola Municipal João Vieira da Paixão, onde Gabriel Rodrigues cursava a turma H2, no matutino. “Nossa escola está de luto. Infelizmente veio a óbito o nosso aluno Gabriel Rodrigues dos Santos. Nossos sentimentos à família, amigos, colegas e todos aqueles que nesse momento se entristecem com essa partida tão precoce.”

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Preso do semiaberto cai em cisterna depois de fugir da polícia em Anápolis

O prisioneiro do regime semiaberto, fugiu depois de ser atendido no hospital.
19/10/2018, 18h06

Existem diversos casos inusitados envolvendo policiais e bandidos, principalmente quando o criminoso tenta fugir da polícia. E um desses casos aconteceu na madrugada da última quinta-feira (18/10), na cidade de Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia. Um detento do regime semiaberto caiu em uma cisterna com aproximadamente 15 metros de profundidade.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO) contou ao Portal Dia Online que foi acionado entre meia-noite e 1h da madrugada de ontem, pela Polícia Militar (PM), para resgatar o detento.

Segundo a PM, estava sendo feita um patrulhamento na região, quando avistaram o homem, de aproximadamente 39 anos, que, ao ver o carro da polícia fugiu, pulando o muro de uma casa. O que ele não esperava, era que dentro da residência há uma cisterna com a tampa quebrada. No momento em que passou correndo pelo local, a tampa cedeu e o indivíduo acabou caindo dentro do reservatório.

Suspeito fugiu do hospital depois de receber atendimento

O CBM-GO colocou que a cisterna tinha aproximadamente 15 metros de profundidade e estava seca, que o homem era monitorado por meio das tornozeleiras eletrônicas. Conforme a corporação informou ele não sofreu nenhuma fratura e teve apenas escoriações. Ele foi retirado da cisterna e encaminhado para o hospital da cidade.

O que chama a atenção não é só o fato do homem ser detento do regime semiaberto e ter caído dentro da cisterna durante a tentativa de fuga frustrada. É que de acordo com os bombeiros, ele nem chegou a ficar internado, ele fugiu do hospital.

Outros casos

Em março deste ano, os Bombeiros resgataram uma senhora na cidade de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal (DF) depois dela cair em uma cisterna de aproximadamente 10 metros de profundidade.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.