Mundo

Itália aprova projeto final de orçamento e promete diálogo com UE

20/10/2018, 17h40

O governo da Itália prometeu neste sábado se engajar em conversas construtivas com a União Europeia, após ter aprovado seu orçamento final para o próximo exercício e observado um rebaixamento de seu rating, influenciado por metas de déficit mais elevadas do que o esperado.

O primeiro-ministro Giuseppe Conte afirmou que o plano orçamentário foi definitivamente aprovado por todos em uma reunião de gabinete de emergência realizada neste sábado. O encontro foi convocado para responder às preocupações da UE e resolver uma disputa interna de governo. De acordo com ele, a Itália estava “disponível para um diálogo construtivo” com a UE nas próximas semanas.

No entanto, o líder do Movimento 5 Estrelas, Luigi Di Maio, e o líder da Liga, Matteo Salvini, indicaram pouco espaço para mudanças substanciais no orçamento. “Nós repetimos nossas posições”, disse Di Maio.

A Comissão Europeia alertou a Itália que as metas de déficit fiscal maiores que o esperado representam um desvio sem precedentes das regras orçamentais da UE. O governo italiano tem até o meio-dia desta segunda-feira para responder às preocupações do bloco.

Nesta sexta-feira, a agência de classificação de risco Moody’s rebaixou a nota de crédito em moeda local e estrangeira da Itália de Baa2 para Baa3, com perspectiva estável, citando o “enfraquecimento material na força fiscal da Itália”. A Moody’s citou os planos revisados de déficit de até 2,4% do produto interno bruto (PIB) no ano fiscal de 2019, quase o triplo do previsto pelo governo anterior.

Salvini disse neste sábado que não estava preocupado com o rebaixamento ou a crítica e que o governo italiano estava apenas fazendo o que era melhor para os italianos. “O governo seguirá em frente, apesar das agências de classificação, dos comissários europeus e de algum mal-entendido interno”, disse. O vice-premiê italiano disse que as agências de classificação de risco já estiveram erradas antes sobre a situação da Itália “e falharão novamente desta vez”. “É uma boa proposta orçamentária e a perseguiremos até o fim.”

A reunião do gabinete foi convocada em parte porque Di Maio alegou que foram feitas alterações não autorizadas no projeto de orçamento, envolvendo uma proposta de prorrogar uma anistia fiscal sobre o dinheiro detido no exterior e trazido de volta para a Itália. O Movimento 5 Estrelas se opõe a tal medida, temendo uma possível lavagem de dinheiro. As acusações provocaram tensões no governo de coalizão, mas no sábado o desentendimento parecia ter sido resolvido. Conte disse que se tratou de um mal-entendido técnico referente a uma complicada seção do plano orçamentário, que foi simplificada de forma a satisfazer as partes.

A Itália insiste que o aumento dos gastos de seu plano orçamentário é necessário para impulsionar o crescimento, que reduzirá a dívida. Com isso, o maior déficit seria, por sua vez, revertido. Mas o país um dos 19 que utilizam a moeda comum europeia e seus parceiros da zona do euro exigiram a desistência do aumento de gastos.

Fonte: Associated Press

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Grupo de banhistas é resgatado na Chapada dos Veadeiros após ficar ilhado

Algumas das vítimas tentavam atravessar e acabavam caindo em poços. O acidente ocorreu na região do Poço das Esmeraldas.

Por Ton Paulo
20/10/2018, 18h03

Um grupo de banhistas ficou ilhado na tarde deste sábado (20/10) na Chapada dos Veadeiros, na zona rural de Alto Paraíso de Goiás, na região Nordeste de Goiás. Após uma tromba d’água, o nível do rio aumentou, fazendo com que cerca de 12 pessoas, incluindo mulheres e crianças, ficassem ilhadas.

Algumas das vítimas tentavam atravessar e acabavam caindo em poços. O acidente ocorreu na região do Poço das Esmeraldas.

Depois de aproximadamente três horas os banhistas foram resgatados com ajuda dos trabalhadores do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O grupo vinha de Brasília e adiantou para hoje o retorno ao Distrito Federal previsto para amanhã (21/10), por causa do susto.

De acordo com informações de uma voluntária do Parque Nacional, os banhistas foram resgatados com a ajuda de brigadistas voluntários que atuam na Chapada dos Veadeiros. De acordo com ela, os brigadistas ainda não haviam retornado ao alojamento no momento do contato da nossa reportagem, o que impossibilitou a coleta de mais informações.

Brigadistas voluntários da Chapa dos Veadeiros cumprem função essencial

No ano passado, um incêndio de grandes proporções destruiu uma grande parte da Chapada dos Veadeiros, e uma força-tarefa dos brigadistas foi feita para controlar as chamas.

Diversos voluntários, além dos brigadistas, ajudaram a combater o incêndio. Eles auxiliaram doando água, alimentos e até cedendo espaço em casa para arrecadar doações para os brigadistas. O fogo destruiu 64 mil hectares da unidade, o que representa 26% do total.

Cerca de 200 brigadistas e bombeiros tentaram controlar a queimada, mas alguns disseram que têm até dificuldade de encontrar água dentro do parque para recarregar os reservatórios. A Força Aérea Brasileira também cedeu um avião Hércules para ajudar no trabalho, despejando água sobre os focos de incêndio. Outros aviões também foram usados diariamente, até o controle total das chamas.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Corpo de anapolino é encontrado em carro de luxo em Petrolina de Goiás

Lucas Rafael apresenta ferimento de faca e traumatismo craneano.
20/10/2018, 18h09

Lucas Rafael Silva de Castro, de 22 anos, foi encontrado morto dentro de um Honda Civic de cor preta próximo à cerca de uma fazenda em Petrolina de Goiás, no km 60 da GO-080.

Segundo apurou o Portal Dia Online, o jovem é de Anápolis e teria sido morto em Ouro Verde de Goiás, mas teve o corpo abandonado em um lugar distante.

No laudo da perícia no Instituto Médico Legal (IML), Lucas Rafael apresenta ferimento de faca e traumatismo craneano. A reportagem não conseguiu falar com a Polícia Civil para obter informações da investigação.

O corpo foi encontrado por volta das 23h40 de sexta-feira, em uma estrada vicinal próxima ao km 60 da rodovia GO-080, em Petrolina de Goiás. Vizinhos que acionaram a Polícia Militar acreditavam, inicialmente, de que se tratava de um acidente, mas quando resolveu abrir a porta do carro, viu que se tratava de um assassinato.

Inicialmente, curiosos e policiais afirmavam que o jovem tinha sido morto a tiros, mas o laudo cadavérico concluiu que a vítima sofreu traumatismo craneano e perfurações de arma branca, possivelmente uma faca.

De acordo com o Instituto Médico Legal de Anápolis, para onde o corpo foi levado, o homem tinha cerca de 1,90 de altura, pesava 90kg. A família do jovem não quis comentar o assunto. “Não vamos falar com a imprensa porque não sabemos nada que aconteceu”, disse um primo.

O veículo onde estava o corpo da vítima estava estacionado perto da cerca de uma fazenda, sem sinais de um possível acidente.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Esportes

Vila Nova vence mais uma e cola no G4

O clube colorado têm o mesmo número de pontos que o CSA de Alagoas, mas fica atrás na classificação, por ter uma vitória a menos.
21/10/2018, 07h43

O Vila Nova recebeu o Juventude pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, no último sábado (20/10) no Estádio Serra Dourada e venceu o time gaúcho pelo placar de 1 a 0.

Com a vitória o time colorado chegou aos 51 pontos e está na 5ª colocação da competição, ficando atrás do CSA de Alagoas que têm o mesmo número de pontos, mas com uma vitória a mais que o time goiano.

Alan Mineiro marca e dá vitória ao Vila Nova

A torcida colorada compareceu para ver o triunfo do tigre, mas se assustou aos 18 minutos do primeiro tempo, quando Felipe Mattioni arriscou de fora da área tirando tinta do travessão do gol defendido pelo goleiro Rafael Santos.

A resposta veio logo em seguida, Alan Mineiro começou a jogada, tocou para Mateus Anderson na direita, na frente da área o meia e artilheiro do time no campeonato recebeu de volta, ajeitou e bateu no ângulo sem chances para o goleiro do time gaúcho, Vila Nova 1 x 0 Juventude.

Segundo tempo

O Juventude ainda criou algumas oportunidades, fazendo o goleiro Rafael Santos trabalhar durante a segunda etapa do jogo. O troco do time colorado veio logo depois, aos 7 da etapa complementar, Giovane arriscou e a bola carimbou a trave, salvando os gaúchos de tomar o segundo gol.

Com a vitória parcial pelo placar de 1 a 0 e sem o adversário criar grandes oportunidades, o time comandando por Hemerson Maria, apenas administrou o placar. O triunfo além de garantir ao time colorado os três pontos, manteve a equipe goiana na briga por uma vaga no grupo dos quatros que sobem para a Série A do ano que vem.

O Vila para conquistar o acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2019, precisa além de contar com tropeços dos adversários nas próximas rodadas, vencer no mínimo quatro dos seis jogos que ainda restam para disputar na competição.

O Vila Nova volta a campo na próxima sexta-feira (26/10) quando encara o Londrina fora de casa, pela 33ª rodada do campeonato.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Celulares adiantaram relógios automaticamente para o Horário de Verão

Horário de verão começa apenas depois do segundo turno das eleições.
21/10/2018, 09h05

Na última segunda-feira (15/10) muita gente acordou uma hora mais cedo, pois o celular já havia alterado a hora automaticamente, para o horário de verão. Na segunda o caso se deu com usuário da operadora de celular TIM, na madrugada deste domingo (21/10) o fato voltou a acontecer, dessa vez com os clientes das operadoras Claro e Vivo em todo Brasil.

A operadora TIM confirmou o problema da mudança de horário automática na última segunda-feira (15/10) mas não disse quantos clientes foram afetados diretamente com a troca de horário.

O horário de verão já era para estar em vigor em 2018, no entanto a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta das eleições, o início dele foi adiado para o dia 4 de novembro de 2018, depois do segundo turno do pleito.

MEC tentou mudar a data de início, mas data do dia 4 foi mantida

O dia 4 de novembro também marca o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano, o Ministério da Educação (MEC) até tentou adiar o início do horário de verão e conseguiu colocar para que ele tivesse início a partir do dia 18 de novembro. Mas, o governo voltou atrás em sua decisão e o manteve a data do dia (4/11).

Apesar de sofrer tantas alterações para começar em 2018, o fim do horário de verão que este ano vai ser mais curto, foi mantido. Enquanto no dia 4 de novembro de 2018 nós iremos adiantar os relógios em uma hora, no dia 16 de fevereiro de 2019 os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

Entre os Estados que adotam o horário de verão estão: Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal (DF).

Via: G1 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.