Política

Conheça a trajetória de Jair Bolsonaro, novo presidente do Brasil

Capitão reformado do Exército, Jair Bolsonaro do PSL, foi eleito presidente do Brasil.
28/10/2018, 19h56

Jair Messias Bolsonaro, de 63 anos, eleito o novo presidente do Brasil, começou a vida política em 1989, quando entrou para a reserva do Exército para se candidatar a vereador pelo Rio de Janeiro. Após dois anos, em 1991, Bolsonaro se elegeu a deputado federal, onde continuou até este ano, quando se candidatou à Presidência da República.

Bolsonaro, nascido em Campinas, é casado e pai dos também políticos Carlos Bolsonaro, vereador no Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro, deputado estadual fluminense, e de Eduardo Bolsonaro, deputado federal por São Paulo. Todos filiados ao Partido Social Cristão (PSC).

Durante a sua trajetória política, Jair Bolsonaro, eleito sete vezes deputado federal, passou pelos partidos PPB, PDC, PPR, PFL, PTB e PP. Atualmente faz parte da coligação Brasil acima de Tudo, Deus acima de Todos (PSL / PRTB).

De 172 projetos apresentados na Câmara dos Deputados, apenas dois foram sancionados e viraram lei, sendo um que autorizava o uso da “pílula do câncer” e outro relacionado ao benefício de isenção do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) para bens de informática.

Jair Bolsonaro eleito presidente da República

Liderando em todas as pesquisas de intenções de voto no primeiro e segundo turno das Eleições 2018, Bolsonaro baseou sua campanha em discursos antipetistas; de combate à distribuição do ‘kit gay’, no qual foi notificado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por se tratar de uma fake news; de combate à corrupção e à criminalidade.

O presidencial ficou conhecido também como um candidato ‘sem medo’ que diz o que quer e quando quer. Muitos ousaram dizer que Bolsonaro é o ‘Messias’ que veio para salvar o Brasil. Já aos eleitores contrários ao governo do capitão, ficou a ideia de um candidato misógino, racista, homofóbico e intolerante, e agora cabe a ele, durante seu mandato, desfazer ou não essa imagem.

Imagens: O Globo 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.