Educação

Colégio Protágoras promove o primeiro 'Aulão do Dia' para o ENEM, em Goiânia

No próximo dia 9 o Aulão do Dia Enem vai focar as matérias das ciências exatas.
01/11/2018, 18h07

Portal Dia Online, em parceria com dois colégios de Goiânia, Colégio Córtex e Colégio Protágoras, promove o projeto “Aulão do Dia ENEM”, para preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2018. As provas ocorrem nos dias 4 e 11 de novembro.

O primeiro dia de aulas de preparação para o exame, foi ministrado nesta quinta-feira (1/11) no auditório do Oliveira’s Place, em Goiânia. O aulão foi transmitido ao vivo pelo site e redes sociais do Portal Dia Online.

Estudar não é fácil e às vezes se torna cansativo ficar a manhã inteira sentado em uma cadeira para assistir às aulas. No entanto, os alunos que participaram do primeiro dia do aulão, além das aulas, também conseguiram ter momentos de descontração com professores cantando músicas interpretadas por Chico César como “Mama Afríca”. Além de Chico, os alunos escutaram Legião Urbana com as música “Que país é esse”.

Confira como foi o primeiro Aulão do Dia ENEM, em Goiânia
Foto: Hélio Lemes

O aluno Matheus Oliveira, de 18 anos, destaca que “o primeiro dia muito legal e importante, os professores nos deram várias dicas importantes e que depois desse dia eu estou bastante confiante para fazer a prova”.

O aluno conta ainda que sua maior preocupação é com a redação, mas que no aulão os professores deram dicas importantes para o tema e argumentos para redigir sobre o tema. Matheus confessa que espera “que temas relacionados ao preconceito linguístico vem como uma forte opção e com grandes possibilidades de cair como tema da redação”. O estudante assinala que “é uma aposta não apenas minha, mas de outros colegas e dos professores também”.

Com o início do horário de verão, no primeiro final de semana do mês de novembro, Matheus lembra que é preciso estar atento e visitar o local de prova antes do dia da aplicação do exame. Ele lembra que é preciso chegar com antecedência, uma vez que os portões abre a partir das 12h e fecham as 13h.

Estudante participa do ENEM pela 5ª vez

A Thaís Fernanda, de 21 anos, vai fazer o ENEM pela 5ª vez e afirma “o principal é ter bastante calma, pois é um momento complicado pra gente, então é preciso ter calma e não estressar com as questões, se estiver difícil pula para outra, para dar tempo de fazer o máximo possível.”

Ao analisar o primeiro dia de aulas do Aulão, Thaís conta que “é bastante interessante, pois dá para fazer uma revisão geral das matérias que mais quem e nós também podemos relaxa um pouco, pois tem música, os professores e o lance e a gente distrai bastante”.

A estudante diz que “espera que o tema da redação esteja relacionado ao homossexualismo, pois é um tema que pesa bastante e por conta do repertório sócio cultural que temos para usar”. Thaís tem altas expectativa e finaliza “agora dá certo”.

Diretor fala sobre preocupação com redação e o horário de verão

O diretor proprietário do colégio Protágoras, Pérminio Albuquerque conta que desde o início do ano vem preparado os alunos para a prova do ENEM e que nesse primeiro momento o aulão é voltado para as matérias das ciências humanas.

Uma preocupação tanto do diretor quanto dos alunos que estiveram no aulão é com o tema da redação deste ano. A expectativa deles é que o tema seja algo relacionado aos problemas sócio culturais do nosso país, que inclusive vem sendo abordado pelos professores.

Pérminio finaliza alertando os alunos para estarem atentos ao horário de verão, pois no primeiro dia de provas ele estará em vigor e para que eles não esqueçam de levar o documento de identificação com foto e caneta preta.

Na semana que vem, o Aulão do Dia será ministrado no próximo dia (9/11) e dessa vez os professores irão focar as matérias de ciências exatas.  O evento que prepara os alunos para o segundo dia de provas também terá transmissão AO VIVO no site e nas redes sociais do Portal Dia Online.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Bairros de Goiânia, Trindade, Aparecida e Goianira podem ficar sem água no feriado; confira a lista

Serviço deve ser normalizado até a madrugada de sábado (3/11). Programe-se!
01/11/2018, 18h55

Alguns bairros de Goiânia, Trindade, Aparecida de Goiânia e Goianira podem ficar sem água nesta sexta-feira (2/11), feriado de Finados. Segundo a Saneago, a falta de abastecimento ocorre devido a uma manutenção emergencial na Estação Elevatória de Água Tratada do Sistema Meia Ponte. A previsão é que o serviço seja normalizado até a madrugada de sábado, 3 de novembro.

Técnicos da companhia já estão trabalhando no reparo na Estação. A Saneago pede a compreensão da população e alerta para o consumo moderado das reservas domiciliares de água tratada.

Bairros que podem ficar sem água no feriado

Em Goiânia, deve faltar água nos setores das regiões Norte e Sudoeste. Veja abaixo:

Região Norte: Jardim Guanabara I, II, III e IV, Residencial Aldeia do Vale, Vale das Serras, Condomínio Yasmim, Residencial Felicidade, Vale dos Sonhos, João Paulo II, Vila Nossa Senhora da Piedade, Asa Branca, Parque dos Eucaliptos, Santa Cruz, Conjunto Militar, Vila dos Oficiais, Jaó, Santa Genoveva e região.

Região Sudoeste: Jardins Valência , Parque das Laranjeiras , Parque Atheneu, Chácaras Alto da Glória, Privê dos Girassóis, Jardim Vitória, Conjunto Fabiana, Jardins Paris, Parque Santa Cruz, Parque Flamboyant, Jardim Marilizia, Jardins Atenas, Jardins Milão, Jardins Verona, Housing Flamboyant, Arco Verde e Ville de France.

Aparecida de Goiânia

  • Região dos bairros Garavelo
  • Bairro Cardoso
  • Bairro Hilda
  • Vila Mariana
  • Jardim Helvécia
  • Morada dos Pássaros
  • Cidade Satélite São Luis
  • Cidade Vera Cruz e bairros adjacentes

Trindade

  • Região dos bairros Maysa
  • Renata Park
  • Conjunto Dona Iris
  • Jardim Floresta
  • Jardim Ipanema
  • Jardim das Oliveiras
  • Setor dos Bandeirantes
  • Palmares

Goianira

  • Triunfo

Também em Goianira, nesta sexta-feira (2/11) outros dois setores devem ficar sem abastecimento de água por conta de problemas elétricos no quadro de comando do Poço Coralina.

A empresa informa que o abastecimento está comprometido no bairros Cora Coralina e Parque Los Angeles. O equipamento danificado deve ser substituído e a previsão é que a normalização do sistema ocorra, gradualmente, ao longo desta sexta-feira.

Imagens: Banco da Saúde 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Feriado de Finados tem risco de chuvas intensas em Goiás

Bons dias de descanso!
01/11/2018, 20h31

Esta sexta-feira (2/11), feriado de Finados, deve ser de chuva e risco de chuvas intensas em todo o estado. Devido as muitas áreas de instabilidade, podem ocorrer pancadas de chuva a qualquer hora do dia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial com chuva e possíveis rajadas de ventos, que podem chegar até 60km/h. Mesmo com o risco de temporais, de acordo com o Inmet, existe uma baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Caso ocorram rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Deve-se evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193. Para mais informações, contate a Defesa Civil pelo número 199.

Temperaturas no feriado de Finados

Em Goiânia, a mínima temperatura será de 21ºC e máxima 32ºC. A umidade relativa do ar varia entre 41% e 90%. Já em Pilar de Goiás, região Central do estado, mínima de 22ºC e máxima de 30ºC. Em Jaraguá, também no Centro, mínima de 21ºC e máxima de 31ºC. No Sul de Goiás, em Goiatuba, a mínima é de 21ºC e máxima de 30ºC. Em Posse, no Nordeste, mínima 22ºC e máxima de 31ºC.

Fim de semana com chuva e horário de verão

O período chuvoso deve se entender também para o fim de semana, no qual ocorre o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o horário de verão, que este ano começará em 4 de novembro. Os relógios serão adiantados em uma hora em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, e no Distrito Federal.

Via: Goiás Agora INMET 
Imagens: Dia Online 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Confira o que está funcionando e o que está fechado em Goiânia no feriado de hoje

Alguns estabelecimentos funcionam em horário especial na capital ao longo do feriadão. Outro não abrem. Confira aqui o que funciona e o que não funciona nesse feriado do Dia de Finados.

Por Ton Paulo
02/11/2018, 08h08

Hoje, sexta-feira (2/11), celebra-se nacionalmente o Dia de Finados. É uma data respeitável e que tem um grande significado para a maioria da população. Normalmente, milhões de pessoas vão aos cemitérios homenagear a memória de entes queridos que já se foram.

Em Goiânia, assim como no resto do país, é feriado, e uma parte dos comércios fica de portas fechadas.

Confira agora o que está funcionado e o que não está neste Dia de Finados na capital:

Bancos

A Associação de Bancos (Asban) informou que as agências bancárias localizadas em Goiânia estão fechadas no feriado. Os canais alternativos de atendimento bancário, como caixas eletrônicos, internet banking e mobile banking, ainda podem ser utilizados normalmente.

Transporte coletivo

Ao longo do feriado, os ônibus em Goiânia e região metropolitana vão circular com planilhas especiais. A equipe de fiscalização da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) vai monitorar o serviço do transporte coletivo.

Para atender à população neste período, a CMTC ainda determinou que o serviço seja reforçado com viagens extras, que devem ser colocadas em circulação caso haja necessidade.

Saúde municipal

Segundo a Prefeitura de Goiânia, os casos de urgência e emergência estão sendo atendidos nas unidades de saúde da Capital que funcionam 24 horas por dia conforme classificação de risco, ou seja, com priorização das situações mais graves.

O Centro Municipal de Vacinação, no setor do Pedro Ludovico, fica aberto das 8h às 18h, e oferecerá as vacinas de rotina. Já o departamento de Controle de Zoonoses pode ser acionado pelos telefones 3524-3131 ou 3524-3130 quando presenciados casos de animais agressivos.

Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

Unidades de saúde 24 horas que funcionam no feriado em Goiânia:

– Cais Amendoeiras

– Cais Bairro Goiá

– Cais Campinas

– Cais Cândida de Morais

– Cais Chácara do Governador

– Cais Deputador João Natal (Vila Nova)

– Cais Finsocial

– Cais Guanabara III

– Cais Novo Mundo

– Ciams Novo Horizonte

– Ciams Urias Magalhães

– Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia – Crof

– Hospital e Maternidade Dona Iris

– Maternidade Nascer Cidadão

– Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc

– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Residencial Itaipu

– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Noroeste (Funcionamento das 8 às 18h)

– Centro Municipal de Vacinação (Ao lado do Ciams Pedro Ludovico)

Vapt Vupt

As unidades do Vapt Vupt ficam abertas em horário especial ao longo do feriadão. Segundo a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), por meio da Superintendência de Gestão do Vapt Vupt, nenhuma unidade abre hoje, dia 2 de novembro.

Entretanto, no sábado (3/11), as unidades que atendem em regime de plantão funcionarão em horários especiais. Confira abaixo o detalhamento:

As unidades fixas e padrão da capital e do interior, que funcionam 12 horas diárias (segunda a sexta-feira), vão atender em regime de escala.

Vão ser três horários para as seguintes unidades:

Unidades da Capital

Das 7h às 12h – Unidades Fixas: Central do Servidor, Campinas, Mangalô, Praça da Bíblia, Shoppings Araguaia e Lozandes; Unidades Padrão: DETRAN e IPASGO;

Das 7h às 13h – Unidades Padrão SCTI – TELEATENDIMENTO;

Das 8h às 13h – Unidades fixas: Shopping Buena Vista, Shopping Cerrado, Cidade Jardim, Passeio das Águas e Portal Shopping;

Unidades do interior

Das 7h às 12h – Águas Lindas, Anápolis (Anápolis Sul), Garavelo (Aparecida de Goiânia), Goianésia, Itumbiara, Trindade-Centro, Rio Verde, Senador Canedo, Palmeiras de Goiás e Novo Gama;

Das 8h às 13h – Anápolis (Anashopping), Valparaíso de Goiás, Trindade Maysa e Aparecida de Goiânia: Shoppings Buriti e Aparecida Shopping;

Obs: As unidades que fecham no dia 2 retomam o atendimento normal na segunda-feira (5/11).

Guarda Civil

A segurança dos prédios e logradouros públicos do município – como escolas, parques e unidades de saúde – continua sendo realizada diariamente pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, que começou a intensificar desde a última quinta-feira, 1° de novembro, o patrulhamento nos cemitérios públicos municipais.

A ação vai durar até o dia 3/11 , período de grande movimentação de visitantes. O objetivo é resguardar a segurança interna e externa destes locais, prevenindo contra pequenos delitos. Os guardas também estarão preparados para auxiliar a população durante a visita.

Lazer

Como nos anos anteriores, o Zoológico de Goiânia não tem expediente nesta sexta-feira, 2/11, voltando normalmente na sábado, 3/11, das 8h30 às 17h.

A entrada é R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia). Crianças de até 12 anos pagam valor de meia e até os três anos entram de graça.

Shoppings

Goiânia Shopping

Lojas: das 14h às 20h

Alimentação e Lazer: das 10h às 22h30

Buriti Shopping

Lojas e quiosques: 10h às 22h

Praça de Alimentação e Lazer: das 10h às 22h

Araguaia Shopping

Lojas e quiosques: das 08h30 às 20h30

Praça de alimentação e Lazer: das 10h às 22h30

Shopping Cerrado

Lojas, praça de alimentação e lazer: das 10h às 22h

Aparecida Shopping

Lojas: 10h às 22h

Praça de Alimentação e Lazer: 10h às 22h

Passeio das Águas

Lojas e quiosques: 10h às 22h

Espaço de Alimentação e Lazer: 10h às 22h30

Restaurantes Externos: 12h às 23h

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Presos fazem buraco em laje e fogem de presídio em Ceres

Os detentos aproveitaram o horário de passagem dos presos do regime semiaberto para conseguir fugir.

Por Ton Paulo
02/11/2018, 09h24

Dois detentos da unidade prisional do município de Ceres, a 180 quilômetros de Goiânia, conseguiram fugir na noite da última quinta-feira (1/11). Os presos usaram um buraco feito por eles mesmos na laje da cobertura do presídio.

De acordo com o assessor da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), Antonio Delio, a fuga aconteceu por volta das 20h30 da noite de ontem, durante o horário de passagem dos presos do regime semiaberto.

Cairo César de Souza Antunes Serrano, 25 anos, Mateus Rosa Machado, 21 anos, e Tiago Silva Souza, 26 anos, aproveitaram o horário e empreenderam fuga por meio de um buraco feito na laje da cobertura da unidade.

Segundo Antonio Delio, os presos fizeram o buraco com pedaços de ferro da estrutura da cela.

Após subirem no telhado, os três detentos saltaram a porta da administração da unidade e fugiram.

Entretanto, policiais civis que chegavam à unidade no momento perceberam a fuga e conseguiram prender Tiago Silva Souza a tempo

As forças policiais foram comunicadas e estão em busca dos outros dois foragidos. Tanto Cairo César quanto Mateus Rosa cumpriam pena por furto, enquadrados no artigo 155 do Código Penal.

Foi determinada abertura de sindicância para apurar as circunstâncias do fato.

Em Cristalina, detentos também conseguiram fugir pelo teto do presídio

Em julho deste ano, quatro detentos do presídio do município de Cristalina, a 390 quilômetros da capital, empreenderam fuga de maneira semelhante.

Os presos conseguiram fugir de um presídio na cidade de Cristalina, no interior do Estado, na madrugada de sábado (21/7), durante uma tentativa de fuga em massa. Eles serraram grades e arrombaram o teto da cela para sair.

Agentes cercaram a unidade e tiveram que realizar disparos de advertência para conter uma tentativa de fuga em massa no local. De acordo com a Polícia Militar, logo após a fuga um ônibus foi rendido na BR-040 e os passageiros tiveram os pertences roubados.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.