Entretenimento

Parque Vaca Brava: boa opção de lazer para o fim de semana

O Parque Vaca Brava é um dos maiores com área verde em Goiânia, contando com diversas opções de lazer e muita tranquilidade.
01/11/2018, 17h09

É com orgulho que podemos dizer que Goiânia é uma das cidades mais arborizadas de todo o Brasil, o que é importante não apenas para a preservação de nosso frágil meio ambiente, mas também soma pontos para nossa qualidade de vida. Não é preciso andar muito para notar que as praças, parques e bosques estão por todos os lados. Nestes lugares é que encontramos a maior parte de nossas árvores, e o Parque Vaca Brava é um lindo exemplo disso.

É bem provável que você já tenha feito algumas visitas no local e tenha se encantado com toda a exuberância ali presente. O contato com a natureza é intenso e permite que até mesmo a pessoa mais estressada tenha seus minutos de paz interior.

Muita gente vem de longe apenas para conhecer os encantos do parque. Apenas para que você tenha ideia, pessoas de cidades vizinhas marcam encontros com os amigos por ali e passam as tardes em um gostoso piquenique ou em rodas de violão.

Parque Vaca Brava: boa opção de lazer para o fim de semana
Foto: Reprodução

O Parque Vaca Brava, famoso por seu enorme chafariz, conta com extensão de aproximadamente 79.800 m², contendo ainda um grande lago e um charmoso bosque. Possui pistas de cooper e se transforma em excelente escolha para aqueles que pretendem manter a saúde em dia.

Também conta com parquinhos infantis, excelentes para divertir a garotada. Como se não bastasse, é possível encontrar variedade de fauna e flora, embora os pássaros sejam sempre os animais mais vistos no ambiente.

Parque Vaca Brava e sua origem

Parque Vaca Brava: boa opção de lazer para o fim de semana
Foto: Reprodução

Parque Sulivan Silvestre. Pouca gente sabe mas esse é o real nome do nosso querido Parque Vaca Brava, que ganhou tal apelido em referência a uma das três fazendas que foram utilizadas como área para a construção da cidade.

Por incrível que pareça, foi criado ainda no ano de 1951 mas sua inauguração aconteceu apenas 45 anos mais tarde, em 1996, após passar por um processo de revitalização.

O lugar em que encontramos o lago atualmente, já foi um enorme brejo que apenas servia como criadouro de insetos transmissores de doenças. Felizmente, com o projeto do parque o problema acabou sendo resolvido.

Parque Vaca Brava: boa opção de lazer para o fim de semana
Foto: Reprodução

À medida que o tempo foi passando, o parque foi recebendo investimentos para que sua estrutura fosse ampliada e mantida. Alguns visitantes comentam que o lugar precisa de mais atenção por parte dos órgãos públicos, uma vez que sua estrutura precisa de manutenção.

Mas em todo caso, ainda é uma excelente opção de lazer para família e amigos durante o fim de semana, por exemplo. Ainda é possível encontrar calmaria no local, sendo perfeito para os amantes da leitura, afinal, nada melhor que pegar um bom livro para ler sob a sombra de uma das árvores do parque, sentindo a brisa suave que permeia por ali.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Economia

Goianienses podem quitar dívidas de impostos com até 80% de desconto em multas e juros

Prefeitura de Goiânia integra a Semana Nacional da Conciliação, que ocorre de 5 a 9 de novembro.
01/11/2018, 18h04

A partir da próxima segunda-feira (5/11) moradores de Goiânia poderão quitar e parcelar dívidas de impostos com até 80% de desconto em multas e juros, graças a 13º Semana Nacional de Conciliação, que ocorre simultaneamente em todo o país, aderida pela Prefeitura de Goiânia. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). Prazo para negociações segue até  9 de novembro, sexta-feira da próxima semana.

O objetivo da ação é “estimular negociações espontâneas, voluntárias e de comum acordo entre as partes em prol da resolução de conflitos de forma rápida e participativa.” Segundo informações da Prefeitura, em Goiânia, os acordos podem ser firmados no Palácio da Campinas Venerando de Freitas Borges (Paço Municipal), no Park Lozandes; na Atende Fácil Cidade Jardim, localizada no Shopping Cidade Jardim e em oito das unidades Vapt Vupt. (Confira a lista abaixo)

Até 80% de desconto em multas e juros

Os descontos são oferecidos em multas e juros de dívidas, vencidas até 31 de outubro, dos impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU/ITU) e Sobre Serviços  (ISS), taxas e contribuições municipais, além das oriundas de multa formal por infração à legislação ou descumprimento de obrigações acessórias.

Para receber o desconto de 80% os pagamentos devem ser feitos à vista, em parcela única. No caso de parcelamento, o desconto é de 60% se parcelado em até 24 vezes e de 40% se for dividido entre 25 e 40 parcelas mensais. Nos dois casos, o valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 100.

De acordo com a Prefeitura de Goiânia, as negociações feitas durante a Semana Nacional de Conciliação devem ser pagas por meio do Documento Único de Arrecadação Municipal (Duam), até o dia 13 de novembro.

Vale ressaltar que, os pagamentos à vista ou a primeira da parcela do débito podem vir acrescidos de taxas cartorárias nos casos em que a dívida já foi inscrita em serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, após protesto em cartório. Os acréscimos podem ser compostos também por custas processuais nas situações em que a dívida está em cobrança judicial.

Durante a 13ª SNC os acréscimos gerados pelo ajuizamento de débitos podem ser isentados por meio de decisão judicial. Para isso, no Paço Municipal haverá juiz de plantão para apreciar pedidos de assistência judiciária gratuita. Os casos deferidos terão isenção de custas judiciais e de honorários de sucumbência.

Para solicitar a gratuidade é necessário apresentar documento pessoal com foto, comprovante de endereço, extrato bancário dos últimos três meses, carteira de trabalho assinada ou contracheque do mês de outubro. “Se o pedido for em nome de terceiros, é imprescindível apresentação de procuração”, alerta a Prefeitura.

Onde negociar?

Atendimento online para pagamento à vista

– www.goiania.go.gov.br

Atendimento presencial para pagamento à vista e parcelamento

– Atende Fácil Cidade Jardim: Avenida Nero Macedo, 400, Setor Cidade Jardim, das 8h às 20h

– Paço Municipal: Avenida do Cerrado, 999, Park Lozandes, das 8h às 16h

– Vapt Vupt Araguaia Shopping:  Rua 44, 399, Setor Central, das 7h às 19h

– Vapt Vupt Buena Vista: Rua T-61, 180, Setor Bueno, das 8h às  20h

– Vapt Vupt Campinas: Avenida Anhanguera, 7840, Campinas, das 7h às 19h

– Vapt Vupt Central do Servidor: Rua 82, S/N, Praça Cívica. Centro, das 7h às 19h

– Vapt Vupt Mangalô: Avenida Mangalô, Qd. 156, Setor Morada do Sol, das 7h às 19h

– Vapt Vupt Passeio das Águas: Avenida Perimetral Norte, S/N,  Mansões Goianas, das 8h às 20h

– Vapt Vupt Portal shopping: Avenida Anhanguera, 14.404, Bairro Capuava, das 8h às 20h

– Vapt Vupt Praça da Bíblia: Avenida Anhanguera, 2727, Setor Leste Universitário, das 7h às 19h

Solicitação de assistência judiciária gratuita

– Paço Municipal: Avenida do Cerrado, 999, Park Lozandes, das 8h às 16h

Imagens: New Trade 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Educação

Colégio Protágoras promove o primeiro 'Aulão do Dia' para o ENEM, em Goiânia

No próximo dia 9 o Aulão do Dia Enem vai focar as matérias das ciências exatas.
01/11/2018, 18h07

Portal Dia Online, em parceria com dois colégios de Goiânia, Colégio Córtex e Colégio Protágoras, promove o projeto “Aulão do Dia ENEM”, para preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2018. As provas ocorrem nos dias 4 e 11 de novembro.

O primeiro dia de aulas de preparação para o exame, foi ministrado nesta quinta-feira (1/11) no auditório do Oliveira’s Place, em Goiânia. O aulão foi transmitido ao vivo pelo site e redes sociais do Portal Dia Online.

Estudar não é fácil e às vezes se torna cansativo ficar a manhã inteira sentado em uma cadeira para assistir às aulas. No entanto, os alunos que participaram do primeiro dia do aulão, além das aulas, também conseguiram ter momentos de descontração com professores cantando músicas interpretadas por Chico César como “Mama Afríca”. Além de Chico, os alunos escutaram Legião Urbana com as música “Que país é esse”.

Confira como foi o primeiro Aulão do Dia ENEM, em Goiânia
Foto: Hélio Lemes

O aluno Matheus Oliveira, de 18 anos, destaca que “o primeiro dia muito legal e importante, os professores nos deram várias dicas importantes e que depois desse dia eu estou bastante confiante para fazer a prova”.

O aluno conta ainda que sua maior preocupação é com a redação, mas que no aulão os professores deram dicas importantes para o tema e argumentos para redigir sobre o tema. Matheus confessa que espera “que temas relacionados ao preconceito linguístico vem como uma forte opção e com grandes possibilidades de cair como tema da redação”. O estudante assinala que “é uma aposta não apenas minha, mas de outros colegas e dos professores também”.

Com o início do horário de verão, no primeiro final de semana do mês de novembro, Matheus lembra que é preciso estar atento e visitar o local de prova antes do dia da aplicação do exame. Ele lembra que é preciso chegar com antecedência, uma vez que os portões abre a partir das 12h e fecham as 13h.

Estudante participa do ENEM pela 5ª vez

A Thaís Fernanda, de 21 anos, vai fazer o ENEM pela 5ª vez e afirma “o principal é ter bastante calma, pois é um momento complicado pra gente, então é preciso ter calma e não estressar com as questões, se estiver difícil pula para outra, para dar tempo de fazer o máximo possível.”

Ao analisar o primeiro dia de aulas do Aulão, Thaís conta que “é bastante interessante, pois dá para fazer uma revisão geral das matérias que mais quem e nós também podemos relaxa um pouco, pois tem música, os professores e o lance e a gente distrai bastante”.

A estudante diz que “espera que o tema da redação esteja relacionado ao homossexualismo, pois é um tema que pesa bastante e por conta do repertório sócio cultural que temos para usar”. Thaís tem altas expectativa e finaliza “agora dá certo”.

Diretor fala sobre preocupação com redação e o horário de verão

O diretor proprietário do colégio Protágoras, Pérminio Albuquerque conta que desde o início do ano vem preparado os alunos para a prova do ENEM e que nesse primeiro momento o aulão é voltado para as matérias das ciências humanas.

Uma preocupação tanto do diretor quanto dos alunos que estiveram no aulão é com o tema da redação deste ano. A expectativa deles é que o tema seja algo relacionado aos problemas sócio culturais do nosso país, que inclusive vem sendo abordado pelos professores.

Pérminio finaliza alertando os alunos para estarem atentos ao horário de verão, pois no primeiro dia de provas ele estará em vigor e para que eles não esqueçam de levar o documento de identificação com foto e caneta preta.

Na semana que vem, o Aulão do Dia será ministrado no próximo dia (9/11) e dessa vez os professores irão focar as matérias de ciências exatas.  O evento que prepara os alunos para o segundo dia de provas também terá transmissão AO VIVO no site e nas redes sociais do Portal Dia Online.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Bairros de Goiânia, Trindade, Aparecida e Goianira podem ficar sem água no feriado; confira a lista

Serviço deve ser normalizado até a madrugada de sábado (3/11). Programe-se!
01/11/2018, 18h55

Alguns bairros de Goiânia, Trindade, Aparecida de Goiânia e Goianira podem ficar sem água nesta sexta-feira (2/11), feriado de Finados. Segundo a Saneago, a falta de abastecimento ocorre devido a uma manutenção emergencial na Estação Elevatória de Água Tratada do Sistema Meia Ponte. A previsão é que o serviço seja normalizado até a madrugada de sábado, 3 de novembro.

Técnicos da companhia já estão trabalhando no reparo na Estação. A Saneago pede a compreensão da população e alerta para o consumo moderado das reservas domiciliares de água tratada.

Bairros que podem ficar sem água no feriado

Em Goiânia, deve faltar água nos setores das regiões Norte e Sudoeste. Veja abaixo:

Região Norte: Jardim Guanabara I, II, III e IV, Residencial Aldeia do Vale, Vale das Serras, Condomínio Yasmim, Residencial Felicidade, Vale dos Sonhos, João Paulo II, Vila Nossa Senhora da Piedade, Asa Branca, Parque dos Eucaliptos, Santa Cruz, Conjunto Militar, Vila dos Oficiais, Jaó, Santa Genoveva e região.

Região Sudoeste: Jardins Valência , Parque das Laranjeiras , Parque Atheneu, Chácaras Alto da Glória, Privê dos Girassóis, Jardim Vitória, Conjunto Fabiana, Jardins Paris, Parque Santa Cruz, Parque Flamboyant, Jardim Marilizia, Jardins Atenas, Jardins Milão, Jardins Verona, Housing Flamboyant, Arco Verde e Ville de France.

Aparecida de Goiânia

  • Região dos bairros Garavelo
  • Bairro Cardoso
  • Bairro Hilda
  • Vila Mariana
  • Jardim Helvécia
  • Morada dos Pássaros
  • Cidade Satélite São Luis
  • Cidade Vera Cruz e bairros adjacentes

Trindade

  • Região dos bairros Maysa
  • Renata Park
  • Conjunto Dona Iris
  • Jardim Floresta
  • Jardim Ipanema
  • Jardim das Oliveiras
  • Setor dos Bandeirantes
  • Palmares

Goianira

  • Triunfo

Também em Goianira, nesta sexta-feira (2/11) outros dois setores devem ficar sem abastecimento de água por conta de problemas elétricos no quadro de comando do Poço Coralina.

A empresa informa que o abastecimento está comprometido no bairros Cora Coralina e Parque Los Angeles. O equipamento danificado deve ser substituído e a previsão é que a normalização do sistema ocorra, gradualmente, ao longo desta sexta-feira.

Imagens: Banco da Saúde 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Feriado de Finados tem risco de chuvas intensas em Goiás

Bons dias de descanso!
01/11/2018, 20h31

Esta sexta-feira (2/11), feriado de Finados, deve ser de chuva e risco de chuvas intensas em todo o estado. Devido as muitas áreas de instabilidade, podem ocorrer pancadas de chuva a qualquer hora do dia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial com chuva e possíveis rajadas de ventos, que podem chegar até 60km/h. Mesmo com o risco de temporais, de acordo com o Inmet, existe uma baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Caso ocorram rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Deve-se evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193. Para mais informações, contate a Defesa Civil pelo número 199.

Temperaturas no feriado de Finados

Em Goiânia, a mínima temperatura será de 21ºC e máxima 32ºC. A umidade relativa do ar varia entre 41% e 90%. Já em Pilar de Goiás, região Central do estado, mínima de 22ºC e máxima de 30ºC. Em Jaraguá, também no Centro, mínima de 21ºC e máxima de 31ºC. No Sul de Goiás, em Goiatuba, a mínima é de 21ºC e máxima de 30ºC. Em Posse, no Nordeste, mínima 22ºC e máxima de 31ºC.

Fim de semana com chuva e horário de verão

O período chuvoso deve se entender também para o fim de semana, no qual ocorre o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o horário de verão, que este ano começará em 4 de novembro. Os relógios serão adiantados em uma hora em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, e no Distrito Federal.

Via: Goiás Agora INMET 
Imagens: Dia Online 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.