Entretenimento

Exposição retrata a história dos quadrinhos

15/11/2018, 07h52

Na semana em que morreu o mestre dos quadrinhos Stan Lee, o Museu da Imagem e do Som (MIS) inaugura uma grande exposição sobre a arte que ele ajudou a formatar. Em cartaz até o fim de março, a mostra não prioriza um ou outro período, estilo ou país. Sem se aprofundar muito, oferece breves pinceladas em toda a história da “arte sequencial”, desde as pinturas rupestres até as cibertirinhas da internet. Com essa amplitude temática, a curadoria de Ivan Freitas da Costa se mantém em um nível superficial, mas consegue o mais difícil: criar um fio condutor coerente para apresentar os mais variados tipos de Hqs.

“O recorte da exposição prioriza o ponto de vista brasileiro, então a gente se detém nas produções e nos personagens que chegaram ao Brasil e tiveram impacto maior aqui”, explica o curador. Com mais de 600 itens expostos, de mangás japoneses a graphic novels europeias, de revistas ilustradas pioneiras do Brasil colônia ao jornalismo em quadrinhos, de charges políticas a super-heróis, Ivan acredita que a mostra ajuda o público a descobrir novas vertentes com as quais não teria contato de outra forma. “Fazer uma exposição tão ampla ajuda no aspecto de atrair um público muito diverso. As pessoas vão procurando um conteúdo e acham outros, o que forma um repertório.”

O quadrinista, designer e colecionador Ricardo Leite, que cedeu de seu acervo a maior parte das obras expostas, também crê na possibilidade de um intercâmbio de ideias entre os fãs de diferentes estilos. “Acho que os públicos vão se descobrir. É uma oportunidade para que as pessoas vejam outros gêneros, porque elas tendem a ficar muito agrupadas em nichos.”

Os visitantes terão contato com artes originais e, para Leite, essa interação direta com o produto cru é importantíssima. “Você vê a cozinha da arte, o que se passou pela cabeça do quadrinista. Aparece o raciocínio, o que o artista mudou de ideia, como ele desenhou, como retocou. Tem coisas anotadas pelas bordas do papel, às vezes instruções que o artista quer passar. Revela um pouco do rascunho, dos bastidores, do processo criativo.”

O quadrinho brasileiro sempre foi muito político, e essa faceta está bem representada. “A charge política aparece na exposição não como uma forma de militância mas como registro histórico”, explica o curador.

Com exceção do patrono das HQs no Brasil, Angelo Agostini (1843-1910), de Ziraldo e Maurício de Souza, que têm espaços exclusivos, a mostra é dividida em salas temáticas: mangás, tirinhas, HQs europeias, brasileiras, latinas e americanas. O destaque expográfico vai para a sala de quadrinhos eróticos montada no banheiro do museu.

A primeira grande exposição de HQs no mundo foi organizada em 1951, por Álvaro de Moya (1930-2017), em São Paulo. Agora, o MIS promete ampliar o escopo para abarcar todas as culturas do planeta dentro do espaço de um único quadrinho.

QUADRINHOS

Museu da Imagem e do Som. Av. Europa, 158, Jardim Europa, 2117-4777. 3ª a sáb., 10h/20h; dom., 9h/18h. Até 31/3. R$ 14.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Mulher é suspeita de matar marido na porta de casa e fugir com filhos, em Aparecida de Goiânia

Crime ocorreu na noite desta quarta-feira (14/11), no Jardim Cristal.
15/11/2018, 09h05

Mulher é suspeita de matar o marido com um golpe de faca na frente dos filhos, no Jardim Cristal, em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital. O crime ocorreu na noite desta quarta-feira (14/11) e logo após o ocorrido ela deixou o local com as crianças; a suspeita continua foragida. De acordo com informações preliminares, o casal tinha discussões constantes porque o homem costumava chegar bêbado em casa.

Segundo informações da Polícia Civil (PCGO), Carlos da Silva Alves, de 35 anos, foi atingido com uma facada no pescoço, e o crime, que ocorreu na porta da casa da família, foi presenciado pelos filhos do casal. Depois de matar o homem, a mulher fugiu com as crianças, tendo uma delas de apenas 1 ano de idade.

Uma equipe da Polícia Técnico-Científica encaminhou o corpo de Carlos ao Instituto Médico Legal (IML) do município, que foi liberado na madrugada desta quinta-feira (15/11).

Em atualização.

Imagens: DOL 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Política

Home office para servidores da Assembleia Legislativa de Goiás é aprovado

Projeto, que ainda será regulamentado, só passará a valer na próxima Legislatura.
15/11/2018, 09h42

Foi aprovado em votação definitiva, nesta quarta-feira (14/11), o projeto de lei nº 4947/18 que permite home office para servidores da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), ou seja, eles podem trabalhar de casa quando necessário. Por se tratar de matéria relativa à Casa,o projeto não precisa da sanção do Governo do Estado, sendo promulgado pela Casa de Leis.

O projeto ainda deve ser regulamentado antes de entrar em vigor, e, apesar de aprovado, só passará a valer na próxima Legislatura, com início em fevereiro de 2019. No período de regulamentação serão definidos critérios e mecanismos de controle para se certificar que funcionários em home office cumpram, de fato, carga horária e tarefas estabelecidas.

A matéria, que já é adotada pelo Governo de Goiás e por órgãos da administração pública, como Tribunal Superior do Trabalho (TST), Procuradoria-Geral da República (PGR) e Ministério Público Federal (MPF), tem como objetivo aumentar a produtividade, diminuir custos e melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

De acordo com Helio de Sousa (PSDB), deputado autor do projeto, “apenas procuradores e alguns profissionais de comunicação se enquadrariam”, o que corresponde a cerca de 0,5% dos servidores.

Concurso da Assembleia Legislativa de Goiás

Em outubro deste ano, a Alego, por meio da comissão integrada por procuradores da Casa, definiu o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) como banca responsável pelo concurso que será aberto para preenchimento de 80 vagas no quadro efetivo do órgão legislativo. A contratação do instituto foi feita com dispensa de licitação. A empresa escolhida passou pelo crivo de três procuradores da Comissão de Licitações e do presidente da Alego, José Vitti.

A contratação do IADES foi feita sem licitação, por meio de dispensa do documento. De acordo com um dos membros da comissão responsável pela escolha da empresa, que falou à reportagem do Dia Online, esse módulo de contratação ocorre dentro dos trâmites legais. “Esse [a dispensa de licitação] é um procedimento legal, que está previsto na Lei Estadual. Ela passou por toda a assessoria da casa antes de ser aprovada”, explica.

Imagens: Gran Cursos Online 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Confira a programação completa do Caldas Country Show; evento começa hoje!

Opção para o feriado prolongado.
15/11/2018, 12h15

Começa nesta quinta-feira (15/11)  a 13ª edição do Caldas Country Show, em Caldas Novas, no sul goiano. O evento promete 40 horas de shows, divididas em três dias, com a apresentação de mais de 20 artistas de diferentes gêneros musicais. É a opção perfeita para os fãs de sertanejo, axé e música eletrônica. O festival segue até o próximo sábado, 17 de novembro.

Este ano, pela primeira vez, o evento conta com o show da sertaneja Marília Mendonça. Se apresentam ainda: Chitãozinho e Xororó, Humberto e Ronaldo, Bruno e Marrone, Gusttavo Lima, Zé Neto & Cristiano, George Henrique e Rodrigo e Matheus e Kauan.

Também prometem animar o público atrações como Alok, Vintage Culture, Bell Marques e Durval Lelys. Os portões serão abertos às 21h. A locução fica por conta de Cuiabano Lima.

Os ingressos, que custam a partir de R$ 70, ainda estão a venda pelo site www.realista.com.br e nos pontos de venda em Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. Veja abaixo os pontos de venda no estado:

  • Goiânia: Shopping Centro Oeste – 2º piso / Telefone: (62) 98469-3031
  • Goiânia: Tibo do Açaí – R. 36, nº: 366 – St. Marista / Telefone: (62) 3226-0100
  • Anápolis: Nobel Eventos – Av. Goiás, nº: 475 – Centro / Telefone: (62) 3098-7666
  • Catalão: Disque Bebidas – Av. Raulina F Paschoal – Centro / Telefone: (64) 3441 4144
  • Caldas Novas: Farmácia Bem Estar – Praça Mestre Orlando / Telefone: (64) 3453 1888

Programação do Caldas Country Show

A programação do evento conta, em todos os dias, com shows a partir das 23h até às 6h. Confira e aproveite!

Quinta-feira, 15/11:

  • 23h55 – Matheus & Kauan
  • 1h25 – Jorge & Mateus
  • 3h05 – Gabriel & Rafael
  • 3h45 – Alok
  • 5h20 – Jefferson Morais
  • 6h20 – Humberto & Ronaldo

Sexta-feira, 16/11:

  • 22h – George Henrique & Rodrigo
  • 23h – Leo Canhoto & Robertinho
  • 23h40 – Bruno & Marrone
  • 1h10 – Marília Mendonça
  • 2h50 – Kleo Dibah
  • 4h – Zé Neto & Cristiano
  • 5h45 – Diego & Victor Hugo
  • 6h15 – Bell Marques
  • Vintage Culture

Sábado, 17/11:

  • 22h30 – Chitãozinho & Xororó
  • 23h55 – Gabriel Diniz
  • 1h10 – Wesley Safadão
  • 2h45 – Aviões
  • 4h10 – Thiago Brava
  • 5h15 – Gusttavo Lima
  • 6h35 – Durval Lelys
Imagens: Temporada Livre 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Por causa de briga, homem esfaqueia outro nas costas, no Jardim Novo Mundo

Autor e vítima brigavam no momento das facadas.
15/11/2018, 14h42

Apontado como autor de facadas contra um homem de 42 anos, um suspeito de 36 anos foi preso em flagrante na madrugada desta quinta-feira (15/11). O crime ocorreu no Jardim Novo Mundo, em Goiânia. A vítima foi esfaqueada nas contas.

Ensanguentado, o homem foi levado pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital de Urgências de Fé . Ele recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo).

Os dois homens brigavam no momento das facadas. A Polícia Militar não soube especificar o motivo da agressão.

De acordo com o Registro de Atendimento Integrado (RAI), agressor e vítima têm passagens pela polícia por terem cometido crimes.

Durante a briga, o homem que foi esfaqueado tentou fugir do suspeito. Os militares foram chamados por populares que acompanhavam a confusão. Quando chegaram ao local, os policiais souberam, por meio da vítima, de quem seria o autor das facadas.

A vítima contou aos militares o nome e onde morava o homem que teria o esfaqueado.

Os policiais saíram em busco do suspeito e o encontrou próximo ao local em que o homem foi esfaqueado. O homem confessou que esfaqueou a vítima,

O autor ainda revelou aos policiais que escondeu a faca que ele usou para tentar matar a vítima em sua casa.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.