Goiás

Moradores de Goiânia tem até dia 20 de dezembro para fazer a regularização cadastral do imóvel

Contribuinte que não regularizar a situação cadastral, vai ser fiscalizado pela Sefin em 2019.
04/12/2018, 15h08

Vários moradores de Goiânia tiveram uma desagradável surpresa ao receberem, recentemente, um documento de aviso vindo da Prefeitura. O Município enviou diversas notificações a moradores devido a irregularidades encontradas em suas residências, como reformas do tipo “puxadinho”, entre outras modificações que não foram informadas ao poder público. Os notificados terão até o dia 20/12 para fazer a regularização cadastral do imóvel junto à Prefeitura.

O registro que é feito pela Secretaria de Finanças do Município (Sefin), por meio do Boletim de Informações Cadastrais (BIC), identificou pelo menos 543 mil propriedades em situação irregular.

Segundo a secretaria, os imóveis que estão sendo notificados têm irregularidades, e estão recebendo uma carta com uma senha pelos correios para atualizar as informações do imóvel, sobre qualquer modificação interna ou externa feita na residência. O processo de atualização pode ser feito pelo site da prefeitura de Goiânia.

De acordo com o artigo 38 do Código Tributário Municipal (CTM), qualquer alteração em um imóvel da capital tem que ser comunicada à administração Municipal.

Para quem perder a regularização cadastral do imóvel

O morador de Goiânia que receber a carta para regularizar a situação cadastral do imóvel, e por alguma razão não a efetuar até o próximo dia 20, vai ser fiscalizado pela Sefin, em 2019. Segundo as informações veiculadas pelo G1, a secretaria vai cruzar os dados anteriores com os atuais repassados pelo contribuinte a prefeitura de Goiânia.

Embora exista desde a década de 1970, os dados vão ser atualizados em 100% pela primeira vez em sua história.

A atualização cadastral é acompanhada de perto pela Ordem dos Advogados do Brasil – sessão Goiás (OAB-GO), que afirmou que a prefeitura acertou na questão de pedir aos moradores de Goiânia, mas errou na maneira de notificá-los, e que poderia ter feito de uma forma mais educativa.

Em fevereiro deste ano, a justiça, por meio de liminar derrubou a cobrança do puxadinho no IPTU

Durante o governo do ex-prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), em 2016, foi adotada a cobrança do puxadinho no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para os moradores que fizeram algumas alterações nas casas, mas não informaram sobre as construções à Prefeitura da capital.

Depois de muita confusão, em fevereiro deste ano a Justiça por meio de liminar derrubou a cobrança da tarifa do puxadinho.

Via: G1 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Clubes em Goiânia: 11 opções para você se divertir

Os clubes em Goiânia são verdadeiros complexos de entretenimento, oferecendo diversão para toda a família.
04/12/2018, 15h17

Goiânia é uma cidade que, embora muitos digam que não, está recheada de atrações e atividades de lazer por todos os cantos. Um dos pontos fortes da cidade está em seus parques e bosques, que oferecem momentos de tranquilidade e calmaria para quem busca de descanso. E se é exatamente disso que você anda precisando, também é possível encontrar bons clubes em Goiânia que oferecem momentos inesquecíveis para sua família e amigos.

É claro que quem vai ao clube está mais interessado em curtir as piscinas e relaxar um pouco, com o objetivo de se refrescar do calor intenso que faz na capital. No entanto, vale lembrar que estes espaços oferecem serviços que vão muito além disso, formando verdadeiros complexos de entretenimento, oferecendo quadras de esportes, campos, saunas, bares e restaurantes para seus visitantes. Confere aí!

Conheça os melhores clubes em Goiânia:

1 – Clube Jaó

clubes em Goiânia
Foto: Reprodução/ Jaó

O Jaó é um dos mais antigos e frequentados clubes em Goiânia, atuando na capital desde 1962. Quem vai ao local pode encontrar diversas atividades para os mais distintos gostos. É claro que quem vai a um clube quer mais é aproveitar as piscinas do local, portanto, o Jaó oferece um parque aquático completo, com piscinas adulto e infantil, sem contar seus enormes toboáguas que fazem a alegria de todo mundo.

E não para por aí! Os visitantes ainda podem desfrutar de bares, restaurantes, quadras de futebol e tênis, sauna e ainda tem um salão onde os amantes de sinuca podem se divertir a vontade! O clube é formado por um grande complexo, com estrutura preparada para receber grandes públicos e atender a todos sempre com serviços de qualidade, proporcionando momentos inesquecíveis para família e amigos.

Se você está procurando um bom lugar para relaxar durante o fim de semana, por exemplo, com certeza não irá se decepcionar! Vale a pena conhecer o lugar!

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 8h às 20h / sábado e domingo, das 8h às 19h

Telefone: (62) 3269-8026

Endereço: Av. Quitandinha, 600 – St. Jao, Goiânia – GO, 74673-060

2 – SESI – Clube Ferreira Pacheco

clubes em Goiânia
Foto: Reprodução/ Clube Ferreira Pacheco

Um dos mais lembrados clubes em Goiânia, oferece para seus visitantes um amplo espaço com opções de diversão para crianças e adultos. Seu parque aquático é diversificado e conta com atrações que vão desde as tão amadas piscinas, até grandes toboáguas e quadras poliesportivas.

Mas vale lembrar que ainda é possível encontrar grandes áreas livres, espaço para camping, sauna, churrasqueira e ainda é possível locar quadras e campos. O clube oferece diversas vantagens para trabalhadores da indústria e seus dependentes, já que podem se associar gratuitamente e pagar apenas pela manutenção no dia em que forem ao clube. Vale a pena!

Conveniados e a comunidade em geral também podem participar da associação, no entanto, é preciso pagar um valor simbólico.

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 21h, sábado e domingo, das 8h às 17h

Telefone: (62) 3265-0100

Endereço: Av. João Leite, 915 – Santa Genoveva, Goiânia – GO, 74670-040

3 – Goiânia Park

clubes em Goiânia
Foto: Reprodução/ Clube Goiânia Park

O Goiânia Park conta com opções de lazer para pessoas de todas as idades. Para os amantes da natureza também há muito espaço, já que o clube possui amplas áreas verdes que permitem maior conexão com o meio ambiente.

É o espaço ideal para quem está buscando por um lugarzinho para esquecer o estresse da rotina e apenas relaxar. Situado longe do centro urbano, proporciona mais tranquilidade e representa uma ótima opção para renovar as energias.

Seu parque aquático é completo, com piscinas adulto e infantil, contando ainda com um espaço temático para as crianças e um playground super divertido. Ainda é possível ir em toboáguas, escorregadores gigantes e aproveitar as delícias do bar e do restaurante. É um dos melhores clubes em Goiânia, ideal para levar a família ou os amigos.

Horário de funcionamento: sábado e domingo, das 9h às 17h

Telefone: (62) 3231-1150

Endereço: Av dom Pedro II n 360 Setor sítio Recreio mansões do campus – Chácaras de Recreio Samambaia, Goiânia – GO, 74691-210

4 – Clube dos Bancários

clubes em Goiânia
Foto: Reprodução/ Clube dos Bancários

Um dos mais bonitos clubes em Goiânia está à disposição do Sindicato dos Bancários do Estado de Goiás. Com unidade no Conjunto Itatiaia, também conta com completo parque aquático, oferecendo para o público piscinas adulto e infantil, sem contar que também dispõe de toboáguas e outros brinquedos que garantem ao ambiente um arzinho mais lúdico, atraindo ainda mais as crianças.

Mas é claro que não para por aí. Para quem gosta de contato com a natureza o bosque conta com um lindo bosque com lago, permitindo que seus visitantes tenham uma opção a mais para relaxar. Também oferece completa estrutura para os amantes do esporte, com seis campos de futebol, sendo um oficial e o restante society. Também oferece ampla área para eventos.

Horário de funcionamento: sábado e domingo, das 9h às 18h

Telefone: (62) 3205-1727

Endereço: Av. Planície, 454 – Vila Itatiaia, Goiânia – GO, 74690-260

5 – Três Ilhas Clube de Pesca

clubes em Goiânia
Foto: Reprodução

Se você procura pelos melhores clubes em Goiânia, então precisa conhecer este lugar. Um verdadeiro parque aquático, conta com uma das melhores estruturas de lazer da cidade. No parque é possível encontrar um lindo lago para a prática de pesca esportiva, sem contar suas piscinas temáticas e o playground, que é enorme.

A piscina possui a ala infantil e adulta conjugadas, onde a maior profundidade é de  1,40m. Dá para aproveitar também os escorregadores do local. É sem dúvida um dos melhores programas para quem está precisando recarregar as energias.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h

Telefone: (62) 3595-9595

Endereço: Rua SC 57, Quadra A, Lote 1, 2 – Setor Bairro São Carlos, Goiânia – GO, 74477-109

6 – Sesc Faiçalville

clubes em Goiânia
Foto: Reprodução

Este é sem dúvida, um dos clubes em Goiânia que merecem sua visita. Conta com ampla estrutura capaz de atender seu público com qualidade e conforto, sem contar que ainda dispõe de um belo parque aquático e outras opções de lazer, a exemplo de campos de futebol e quadra para outros esportes. Ainda é possível encontrar um restaurante no lugar! Vale a pena conhecer!

Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 17h

Telefone: (62) 3522-6300

Endereço: Avenida Ipanema, Qd. 234/236, 1600 – St. Faicalville, Goiânia – GO, 74350-010

7 – Clube Oásis

clubes em Goiânia
Foto: Reprodução/ Clube Oásis

Localizado no Setor Bueno, possui fácil acesso e é uma das melhores opções de clubes em Goiânia. O ambiente é amplo e possui aquele climinha familiar que todo mundo gosta. O parque aquático conta com piscinas adulto e infantil, também oferecendo toboáguas para garantir ainda mais a diversão de seus visitantes.

Se você é do tipo que também não perde a oportunidade de praticar esportes, o clube conta com quadras para vôlei e futebol! Passar uma tarde no lugar é a pedida certa para recarregar as energias!

Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 18h

Telefone: (62) 3251-0110

Endereço: Av. T-3, 1855 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74215-110

8 – Clube do Mané

clubes em Goiânia
Foto: Reprodução

O clube também oferece boas opções de piscinas adulto e infantil para seus visitantes, com parques infantis que garantem uma boa opção de entretenimento para famílias que decidem curtir o fim de semana ali, por exemplo. Há boas opções de restaurantes internos e vale lembrar que também é possível alugar o ambiente para a realização de eventos.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h

Telefone: (62) 3256-6222

Endereço: Rodovia BR- 060, Km 04, s/n – Setor Parque Santa Rita, Goiânia – GO, 74396-015

9 – AABB Goiânia

clubes em Goiânia
Foto: Reprodução

O clube pertence à Associação Atlética Banco do Brasil e atualmente é considerado um dos melhores clubes em Goiânia e Goiás, possuindo outras unidades espalhadas pelo estado. Sua estrutura conta com diversas opções de lazer, junto a um ambiente com bastante verde, composto por gramados e árvores de variadas espécies que garantem ao clube um ar de leveza e tranquilidade.

Apenas para que você tenha ideia, o espaço é formado por duas piscinas semiolímpicas, sendo que uma delas conta com dois toboáguas, e uma piscina infantil. Ainda é possível encontrar um completo e moderno parque infantil e brinquedoteca monitorada.

Também conta com sauna seca e à vapor, ginásio poliesportivo, sala de jogos, sala de sinuca, quadras de areia, academia para musculação, quadras de peteca, 23 churrasqueiras que podem ser usadas pelos visitantes, salão para eventos, bar, restaurante e muito mais.

Não é à toa que é um dos preferidos da cidade. No entanto, vale lembrar que é preciso ser associado do clube para ter acesso ao local, ou ser convidado por um deles.

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 8h às 22h / sábado, das 8h às 20h / domingo, das 8h às 19h

Telefone: (62) 3202-6080

Endereço: BR 153, Quadra CH, Lotes 21/28, Goiânia – GO, 74620-425

10 – Clube do Povo

clubes em Goiânia
Foto: Reprodução

O Clube do Povo está com os goianienses desde 2007 e não faz muito tempo que passou por intensas reformas que realçaram ainda mais a beleza do local. Sua estrutura é ampla e conta com sete piscinas. Mas também há muito espaço para aqueles que não perdem a oportunidade de praticar alguns esportes.

Isso porque conta com uma quadra poliesportiva coberta, um parque de areia e campos de futebol. Durante a semana o clube permanece aberto para que a comunidade local possa ir até lá praticar atividades diversas. Se você pretende economizar, funciona gratuitamente para a população durantes os sábados e domingos, das 9h às 15h.

Telefone: (62) 3524-7274

Endereço: Ac. Vf Quinze – Vila Finsocial, Goiânia – GO, 74473-100

11 – Sesc Universitário

clubes em Goiânia
Foto: Reprodução

No Setor Universitário também é possível encontrar mais uma unidade do Sesc. Conta com uma estrutura bastante conservada e de alto padrão, com parque aquático, parque infantil, quadras e academia.

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 20h / sábado e domingo, das 8h às 17h

Telefone: (62) 3522-6100

Endereço: Av. Universitária, 1749 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, 74610-100

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Cantora IZA faz show surpresa hoje no Parque Vaca Brava com entrada franca, em Goiânia

O show, que faz parte do lançamento de uma ótica, terá entrada gratuita e está previsto para começar às 19h30.

Por Ton Paulo
04/12/2018, 15h44

A cantora IZA, dona de hits como Pesadão (em que conta com a participação de Marcelo Falcão, do Rappa) e Ginga, fará um show surpresa nesta terça-feira (4/12) no Parque Vaca brava, em Goiânia. O show, que faz parte do lançamento de uma ótica, terá entrada gratuita e está previsto para começar às 19h30.

Através de sua conta no Instagram, a cantora anunciou, esta tarde, que já estava chegando na capital goiana.

Cantora IZA faz show surpresa hoje no Parque Vaca Brava com entrada franca, em Goiânia
IZA, em seu Instagram

Quem é IZA, fenômeno pop do momento

Nascida e criada em uma família humilde do bairro de Olária, no subúrbio carioca, aos 6 anos IZA – nome artístico de Isabela Cristina Corrêa Lima – foi morar no Nordeste, mais especificamente em Natal, por causa da transferência na empresa em que seu pai trabalhava.

Em entrevistas, revela ter sofrido bullying na escola, por ser a única criança negra na sala de aula. Vivendo na capital potiguar, lá ocorreu seu primeiro contato com a música, e começou a cantar no coral de uma igreja ainda na infância.

Já adolescente, aos 14 anos, começou a fazer pequenos shows em retiros e paróquias da região. Quando criança, fazia performances de canto, dança e teatro para os vizinhos e familiares. Aos poucos, passou a se apresentar em outros eventos, mas sem considerar que a música poderia se tornar sua profissão.

Cantora IZA faz show surpresa hoje no Parque Vaca Brava com entrada franca, em Goiânia

De volta ao Rio aos dezoito anos, ingressou no curso de Publicidade e Propaganda, formando-se pela PUC Rio, chegando a trabalhar como editora de vídeo durante alguns anos, mas viu que seu talento era no canto.

Revelação do pop brasileiro, IZA ganhou destaque por suas letras sobre empoderamento feminino e pelas influências da black music em seu trabalho. O repertório de IZA conta com músicas como Pesadão, Ginga, além de Esse Brilho é Meu. A cantora também vai apresentar hits como a faixa que dá nome ao álbum, Dona de Mim, e No Ponto e Lado B.

Confira abaixo um dos maiores hits da cantora:

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Período de matrículas na rede municipal de Goiânia abre na quinta-feira

As matrículas para os Cmeis começam no próximo dia 12/12.
04/12/2018, 16h05

Os pais interessados em matricular os filhos pela primeira vez na rede municipal de Goiânia, vão poder fazer a pré-matrícula das crianças para o ano letivo de 2019 a partir da próxima quinta-feira (6/11). Com a abertura do processo seletivo de novos alunos das instituições municipais, pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SME).

As escolas municipais atendem atualmente estudantes do nível infantil e fundamental, além das vagas do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo vão ser disponibilizadas pela prefeitura 26.135 vagas no município, distribuídas da seguinte maneira, 11.869 vagas para educação infantil e outras 14.266 para o fundamental.

Os números representam um aumento de 6,5 mil vagas a mais do que o registrado neste ano, nos níveis de ensino, além das vagas do EJA. Os interessados em matricular os filhos na rede municipal de ensino, precisam acessar a partir da próxima quinta-feira, o site da secretaria no endereço www.sme.goiania.go.gov.br e abrir a aba Matrícula Web e fazer a pré-matrícula da criança.

Além das matrículas para a rede municipal de Goiânia, as matrículas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) começam no dia 12/12

O mesmo processo vai ser adotado para matrículas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s) e unidades conveniadas a rede municipal de ensino. No entanto, diferente das escolas, as matrículas para os Cmei’s, começam apenas no dia (12/12) e também vão ser feitas pelo site da secretaria.

Na hora de fazer a pré-matricula dos filhos, os pais ou responsáveis precisam estar com os seguintes documentos em mãos: CPF do pai ou responsável e do aluno, endereço completo com o Cep, nome completo da criança e da mãe, data de nascimento da criança e indicar pelos menos três números de contato com DDD 62, e indicar o nome da instituição de preferência, para o filho estudar em 2019.

Vale lembrar que famílias beneficiadas pelo programa do governo Federal, Bolsa Família, vão ser priorizadas durante as matrículas, com 50% das vagas reservadas para crianças que os pais recebem o benefício. Para garantir a vaga, os pais ou responsáveis, vão ter que informar durante a pré-matrícula, o Número de Identificação Social (NIS) da criança e do responsável pelo aluno.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Membros do Sintego e Basileu França manifestam na Alego por pagamento de salários

Eles alegam que salários estão em atraso há três meses.
04/12/2018, 17h03

Funcionários do Teatro Escola Basileu França e demais membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), estão, na tarde desta terça-feira (4/12), em manifestação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) reivindicando o pagamento dos salários que já estariam atrasados há mais de três meses.

O atraso dos pagamentos atinge tanto o Basileu França quanto os outros Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás (Itegos). Além da falta de salários, os funcionários do Basileu temem risco constante de demissões e alegam ainda que Organização Social (OS) que administra a unidade, o Cegecon, durante o processo de negociação, já demitiu cinco funcionários.

Emenda em projeto prevê pagamento de salários

Um projeto, que ainda não foi apresentado no Plenário, prevê que o Governo faça um empréstimo de R$ 210 milhões para quitar as dívidas do Estado. O deputado estadual Simeyzon Silveira (PSC) deve acrescentar no relatório desse projeto que o empréstimo quite também os salários dos servidores da Educação, que atuam em órgãos comandados por OSs, como o Basileu França, e os Itegos.

Segundo a presidente do Sintego, Bia de Lima, os Itegos são administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) e não seriam contemplados com as verbas. A classe reivindicou a emenda no projeto e o deputado se propôs a acrescentar essas unidades.

“As emendas fazem com que a distribuição dos recursos seja mais justa, uma vez que os deputados têm representação em praticamente todos os municípios”, reforçou Simeyzon (PSC).

Bia defende ainda que a proposta do deputado Simeyzon é “muito boa”, uma vez que pode possibilitar o pagamento dos salários de setembro, outubro e novembro, que de acordo com ela, estão atrasados. “A dificuldade é muito grande. Não é possível que servidores fiquem três meses sem salário”, conclui.

Por falta de salários, professores entram em greve

No dia 29 de outubro, os professores do Instituto Tecnológico de Goiás Basileu França (Itego), em Goiânia, entraram em greve por falta de pagamento dos salários e dos direitos trabalhistas. De acordo com alguns profissionais, eles estão sem receber há três meses e as obrigações trabalhistas e fiscais não são pagas a pelo menos um ano. Funcionários dos Itegos de Catalão e Anápolis também sofrem com os atrasos.

O protesto foi encerrado no dia 8 de novembro, quando alguns colaboradores foram demitidos. Houve um acordo para que não fossem feitas mais demissões e que os salários fossem pagos até o dia 25, o que de acordo com os manifestantes, não ocorreu.

Pagamento de salários em atraso

Por meio de nota, o Centro de Gestão de Educação Continuada (Cegecon), responsável pela gestão do Basileu França, informou que foi comunicada na segunda-feira (3/12) que os repasses da SED para quitação das folhas salariais de setembro e outubro serão feitos na próxima sexta-feira (7/12).

A OS esclareceu ainda que “não é a única organização social a sofrer com a falta de cumprimento desses repasses, mas tem empenhado vários esforços para evitar o acúmulo de muitas folhas sem pagamento, buscando evitar paralisações de atividades, demissões em massa e outras situações que causem prejuízos aos profissionais e alunos das unidades que administra.”

Em relação a demissão de professores da unidade, sob regime celetista, a OS esclareceu que “o CEGECON se reserva, como empregador e gestor dos estabelecimentos de ensino, ao direito de proceder com as demissões de profissionais de acordo com interesses da empresa e em conformidade com as disponibilidades orçamentárias do Contrato de Gestão celebrado com o Estado de Goiás.”

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.