Goiás

Projeto de lei que impede aumento abusivo do IPTU é aprovado por unanimidade

Uma emenda no mesmo modelo do projeto de lei, fez o prefeito retirar proposta da pauta na semana passada.
12/12/2018, 14h09

Os vereadores de Goiânia aprovaram, por unanimidade, em segunda votação na manhã desta quarta-feira (12/12), o projeto de Lei que impede o aumento abusivo do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e revoga dois parágrafos da Planta de Valores de Goiânia.

Toda discussão em volta do imposto teve início com o envio de notificações aos moradores da cidade, para que fizessem a atualização cadastral do imóvel junto a Prefeitura, o que é obrigado por lei. No entanto, a maneira como a mensagem chegou aos contribuintes não foi bem aceita pela população, pois o documento indicava até mesmo a possibilidade de prisão para quem não atualizasse o cadastro.

O prefeito Iris Rezende (MDB) enviou, na semana passada, o projeto para a Câmara que alterava de R$ 200 mil para R$ 500 mil o valor venal de imóveis que poderiam ter o cálculo do imposto feito com base no índice inflacionário. A proposta chegou a ser aceita pelos vereadores, entretanto, uma emenda dos vereadores Elias Vaz (PSB), Lucas Kitão (PSL) e Alysson Lima (PRB) impedia a retirada dos deflatores (descontos) do imposto do ano que vem.

Mesmo com o acolhimento do projeto pelos vereadores com a emenda, o prefeito retirou a proposta de pauta no dia seguinte. No entanto, na casa já tramitava uma proposta semelhante a emenda dos vereadores, que foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa e votada em plenário na última terça-feira (11/12), sendo aprovada em primeira votação.

Como o projeto foi aprovado em primeira votação, volta ao plenário da câmara nesta quarta-feira (12/12) para segunda e última votação. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos 34 vereadores presentes na sessão. O projeto será encaminhado para o prefeito Iris Rezende para sanção ou veto.

Notificação enviada aos moradores de Goiânia por irregularidades na casa

A Prefeitura de Goiânia enviou para 543 mil residências da capital uma notificação, em que informa que o contribuinte precisa atualizar os dados cadastrais do imóvel junto ao Paço. Isso pelo fato do contribuinte por alguma razão ter feito alguma alteração na casa e não ter avisado ao município.

O vereador Elias Vaz (PSB) afirmou que as notificações enviadas pela prefeitura são absurdas  e explicou como pode acontecer “Por exemplo uma casa vizinha ao lado da outra, pode ser até um conjunto semelhante até, o morador fez uma alteração na casa e o outro não, vai pagar o dobro do imposto do seu vizinho, o que é uma injustiça fiscal”.

“Se tais parágrafos não forem suprimidos, o Paço poderá aumentar em 200% e até 300% o valor do imposto. Não vamos aceitar isso”, conclui o vereador.

Como o projeto enviado pela Prefeitura foi acolhido com a emenda, a proposta agora vai para a Comissão de Finanças da Câmara (CCF) e caso aprovado ele volta para segunda e última votação na casa.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Mundo

Turquia anuncia nova ofensiva na Síria contra combatentes curdos

A notícia deve piorar as já abaladas relações entre turcos e norte-americanos.
12/12/2018, 14h22

A Turquia lançará “em alguns dias” uma nova operação militar na Síria contra combatentes curdos apoiados pelos Estados Unidos. A notícia deve piorar as já abaladas relações entre turcos e americanos, aliados na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

No mês passado, forças turcas atacaram posições curdas na fronteira com a Síria, a leste do rio Eufrates, e ameaçaram expulsar a milícia curda síria conhecida como Unidades de Proteção do Povo, ou YPG. Esse grupo é o principal de uma milícia liderada pelos curdos que conteve o avanço do Estado Islâmico, com o apoio da coalizão liderada pelos EUA. Ancara, contudo, vê o YPG como terrorista por suas ligações com a insurgência curda dentro da Turquia. Tropas americanas estão presentes com combatentes curdos no nordeste da Síria, em parte para impedir confrontos com os turcos.

“Nós começaremos dentro de alguns dias nossa operação para resgatar o leste do Eufrates da organização separatista”, afirmou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. “Nosso alvo não são os soldados americanos, mas as organizações terroristas ativas na região.”

Forças turcas já lançaram duas campanhas para além de suas fronteiras contra forças curdas sírias, em 2016 e mais cedo em 2018. Fonte: Associated Press.

Imagens: Istoé 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Esportes

Alagoana de 19 anos agredida pelo marido desaparece com os dois filhos pequenos, em Rio Verde

Erisvânia Silva Santos, de 19 anos, desapareceu no último domingo (9/12), com os dois filhos pequenos. Segundo sua irmã, a jovem era vítima de violência doméstica.

Por Ton Paulo
12/12/2018, 15h12

Faz três dias que a família da alagoana Erisvânia Silva Santos tem vivido em desespero, desde que a jovem de 19 simplesmente parou de dar notícias. Erisvânia, que vive no município de Rio Verde, sudoeste de Goiás, veio de Alagoas com os dois filhos pequenos há pouco menos de um ano. No último domingo (9/12), a jovem alagoana saiu de casa com os filhos e simplesmente desapareceu sem deixar rastro. A irmã, que reside no estado de Alagoas, conta que Erisvânia frequentemente era agredida pelo marido.

Maria Edivalda Silva, de 25 anos, uma das duas irmãs de Erisvânia, conta que a mãe, Aldelina Silva Santos, de 55, “tem vivido aperreada”, não tem dormido e nem comido de preocupação pelo sumiço da filha. Erisvânia, que está em Goiás há pouco menos de um ano, mora com o marido, Jailson, e os dois filhos pequenos, um menino de 6 anos e uma menina de 4, na cidade de Rio Verde. De Alagoas, a mais de 2 mil quilômetros de Goiás, a família se vê numa situação de impotência, se limitando a fazer posts no Facebook e Whatsapp pedindo ajuda.

Alagoana de 19 anos agredida pelo marido desaparece com os dois filhos pequenos, em Rio Verde
Erisvânia Silva Santos, de 19 anos, desapareceu no último domingo (9/12), com os dois filhos pequenos. (Foto: Reprodução/Facebook)

Ao Dia Online, Maria Edivalda conta que a irmã não levava uma vida feliz ao lado do marido que conheceu em Goiás, Jailson. Segundo ela, Erisvânia era vítima de violência doméstica e fazia promessas de “desaparecer” caso continuasse a ser agredida pelo companheiro. “Eu tenho áudios dela conversando com as amigas onde ela conta que apanha muito, muito do marido. Ela falou que se continuasse daquele jeito, ela ia pegar os dois filhos dela e sumir”, revela.

“A gente está sem saber o que aconteceu, e estamos preocupados demais”, desabafa.

Família da alagoana que mora em Rio Verde pediu ajuda pelo Facebook

Pelo Facebook, Maria Edivalda pediu ajuda de amigos e conhecidos para levantar o possível paradeiro da irmã. Na publicação, ela conta que o último lugar onde a jovem alagoana foi vista foi em um bar no bairro São Tomás, em Rio verde. Segundo o post da irmã, alguém teria visto Erisvânia no chamado “Bar da Irenir”. Depois disso, a família não teve mais nenhuma notícia.

Alagoana de 19 anos agredida pelo marido desaparece com os dois filhos pequenos, em Rio Verde
Foto: Facebook

Maria Edivalda conta que ela tem outra irmã, que também vive em Rio Verde e que tem procurado desesperadamente pela irmã.

A mulher disponibilizou os telefones para contato (82) 98219-6736 (Maria Edivalda) ou (64) 9237-8873 (Edivânia), e fez um apelo para quem tiver informações sobre o paradeiro da irmã.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Cachoeiras em Pirenópolis: conheça as 10 melhores e mais bonitas da cidade

Pretende conhecer as cachoeiras em Pirenópolis mas não sabe por onde começar? Preparamos uma listinha detalhada com as melhores e mais bonitas opções!
12/12/2018, 15h31

Entre tantas cidades turísticas de Goiás, é possível encontrar a pequena e histórica Pirenópolis. Situada no interior do estado, foi tombada como Patrimônio Nacional não apenas por guardar consigo tantas belezas, mas também por ter grande valor histórico para nosso país. Uma das principais atrações turísticas da cidade está em sua estrutura física, uma vez que ainda hoje preserva os traços marcados da arquitetura colonial. Mas é claro que as cachoeiras em Pirenópolis também reservam um chame completamente à parte.

Se você está organizando uma viagem para o local e ainda não sabe exatamente as cachoeiras que devem constar em seu roteiro, podemos dar uma ajudinha! Preparamos uma listinha especial com aquelas que você não pode deixar de conhecer! Vale lembrar que devido ao fato de muitas estares concentradas dentro de propriedades privadas, é necessário que os visitantes paguem determinado valor de taxa para que possam ter acesso.

Apesar disso, existem opções para todos os gostos e bolsos! E podemos dizer que é um investimento que realmente vale a pena, considerando toda a beleza presente nas cachoeiras! Ah, e conte sempre com o auxílio de um guia para não correr o risco de se perder, hein?! Confira!

Conheça as melhores e mais bonitas cachoeiras em Pirenópolis:

1 – Cachoeira do Abade

cachoeiras em Pirenópolis
Foto: Reprodução/ Cachoeira do Abade

Se você pretende conhecer as melhores cachoeiras em Pirenópolis, um de seus destinos certos é a do Abade! Localizada na região dos Pirineus, é considerada como um verdadeiro patrimônio natural, não apenas por sua imensa beleza mas também pela história que guarda consigo.

Apenas para que você tenha ideia, durante o século 18 o local chegou a abrigar a maior lavra de ouro que existia na época. No entanto, o minério foi o responsável por sujar e contaminar as águas do Rio das Almas, fazendo com que a população local se revoltasse contra esse tipo de atividade e destruísse todo o maquinário e o garimpo.

Felizmente, com o passar do tempo o lugar foi retomando suas formas e toda sua beleza. Atualmente, os turistas podem contar com algumas atrações, dentre elas, a possibilidade de percorrer por duas trilhas, uma de 400 metros e outra de 2.400 metros. Para aqueles que não se importam em andar muito, com certeza a trilha maior vale mais a pena, uma vez que conta com paisagens simplesmente exuberantes pelo caminho.

E se bater a fome enquanto você estiver por lá, ainda pode fazer uma visitinha no Restaurante Vila do Ouro, que conta com o melhor da cozinha goiana para você saborear.

A cachoeira possui 22 metros de altura, onde suas águas desabam a partir de um lindo cânion, caindo em um poço de 900 metros quadrados, onde também fluem as águas dos Rio das Almas. O lugar é lindo e merece sua visita!

Ingressos: R$ 40 para adultos / R$ 20 para crianças e idosos (crianças entre 6 a 12 anos e idosos entre 60 a 69 anos) Não aceitam cartões!

Telefone para mais informações: (62) 9 9870-9591

Endereço: Estrada dos Pireneus, Km 17, s/n – Pirineus, Pirenópolis – GO, 72980-000

2 – Cachoeiras Bonsucesso

cachoeiras em Pirenópolis
Foto: Reprodução

Se você pretende renovar suas energias nas cachoeiras em Pirenópolis, esta aqui pode ser a melhor opção. No entanto, vale lembrar que para ter acesso ao local também é preciso percorrer uma trilha a pé, visto que as estradas são bem estreitas e de acesso um pouquinho difícil. O ideal é sempre contar com a ajuda de um guia turístico!

Localizada no interior da Fazenda Bonsucesso, fica a apenas 5 quilômetros do Centro Histórico de Piri, aberta para visitantes das 8 horas às 16 horas. Para chegar até o local é possível escolher entre duas trilhas diferentes, sendo que uma pode ser feita a cavalo e termina em uma linda cachoeira. Já a outra, considerada como a trilha tradicional, só é possível ser percorrida a pé, tendo seu fim em um local com 6 cachoeiras. O lugar é maravilhoso!

Se bater a fome, também há opção de restaurante nas proximidades, que está sempre disponível durante os finais de semana e feriados. Sem contar que ainda há uma lojinha de doces típicos e de artesanato local.

Ingressos: R$ 20 trilha a pé / R$ 40 trilha a cavalo

Telefone para mais informações: (62) 9 9605-1176

Endereço: Fazenda Bonsucesso – Bonsucesso, Pirenópolis – GO, 72980-000

3 – Cachoeira do Rosário

cachoeiras em Pirenópolis
Foto: Reprodução/ Cachoeira do Rosário

Esta é uma das principais cachoeiras em Pirenópolis e também não pode ficar fora de seu roteiro! Imagine-se em um verdadeiro oásis de águas cristalinas, cercado por cerrado rupestre, campos, fauna, flora, lindas piscinas naturais, gruta atrás da cachoeira… Parece um verdadeiro paraíso, não é mesmo? O melhor de tudo isso é que a Cachoeira doo Rosário possui todos esses atributos e está pertinho de nós!

Com a queda livre mais alta de toda a região, o local é excelente para quem pretende relaxar e esquecer um pouquinho a correria do dia a dia. Por ali é possível tomar banhos revigorantes embaixo da cachoeira, sem contar que as trilhas são lindas e contam com paisagens à parte!

Ingressos: R$ 90 Day Use (acesso à cachoeira + almoço e petiscos o dia todo) / R$ 45 somente a visitação. Crianças de até 5 anos não pagam e de 6 a 12 anos pagam meia

Telefone para mais informações: (62) 9 8417-6565

Endereço: Fazenda Cachoeira do Rosário – GO-338, Km 25, A direita 10 km, – Saída para Goianésia – Zona Rural, Pirenópolis – GO, 72980-000

4 – Cachoeira das Araras

cachoeiras em Pirenópolis
Foto: Reprodução/ Cachoeira das Araras

Uma das mais visitadas cachoeiras em Pirenópolis, se encontra a poucos quilômetros do centro da cidade e possui fácil acesso, uma vez que as estradas até lá se encontram bem conservadas. Quem vai ao local encontra um verdadeiro paraíso natural, com duas majestosas cachoeiras e diversos poços onde os turistas podem tomar banho.

Nas proximidades ainda é possível encontrar um aconchegante barzinho, onde os turistas podem saborear deliciosos petiscos e tomar uma boa cervejinha gelada. Ainda é possível encontrar uma área para crianças, trilhas limpas e largas e muito mais, tudo planejado exclusivamente para melhor atender os visitantes que passarem por ali.

Ingressos: R$ 25 adultos / crianças de até 7 anos não pagam

Telefone para mais informações: (62) 9 9925-1040

Endereço: Rodovia GO-338, Km 18 Zona Rural, Pirenópolis – GO, 72980-000

5 – Cachoeira do Lázaro e de Santa Maria

cachoeiras em Pirenópolis
Foto: Reprodução

Ambas cachoeiras são encontradas na Reserva Ecológica Vargem Grande, que foi criada no ano de 1996 e já se transformou em um patrimônio natural. Situada a 11 quilômetros do centro da cidade, a reserva conta com uma ampla estrutura física, pronta para bem atender seus visitantes.

Apenas para que você tenha ideia, quem passa por ali encontra duas lanchonetes, banheiros, estacionamento com segurança, salva-vidas aos finais de semana e feriados, e muito mais.

No entanto, vale lembrar que as cachoeiras são bem diferentes e podem ser acessadas de acordo com a finalidade de cada visitante. Por exemplo, se você estiver acompanhado de crianças pequenas, pessoas idosas ou com alguma deficiência, o mais recomendado é ir até a de Santa Maria, já que conta com apenas 500 metros de caminhada e tem o acesso fácil, por meio de estradas planas e sem obstáculos.

No entanto, se você pretende vislumbrar uma cachoeira ainda mais exuberante e aproveitar melhor a composição da paisagem, mergulhando em poços mais fundos, a Cachoeira do Lázaro é a melhor escolha. São 1.300 metros de caminhada, com subida em uma trilha de dificuldade média, toda calçada em pedra. Seja qual for sua escolha, certamente valerá a pena!

Ingressos: R$ 35 por pessoa

Telefone para contato: (62) 99652-6857 / (62) 3331 3071

Endereço: Estrada Municipal, Rod. Parque dos Pireneus, km 9 – Vargem Grande, Pirenópolis – GO, 72980-000

6 – Cachoeira Paraíso

cachoeiras em Pirenópolis
Foto: Reprodução

Localizada a 30 quilômetros do centro de Pirenópolis, já na saída para a cidade de Goianésia, seu acesso é feito através de uma estrada que conta com 23 quilômetros de asfalto e 7 quilômetros de estrada de terra. Se encontra na Fazenda Araras, região onde funcionam vários pontos de exportação de pedras.

Os visitantes que vão até o local encontram águas cristalinas e uma paisagem exuberante, cercada por muito verde. Apenas para que você tenha ideia, o local conta com 6 piscinas naturais com trilhas que vão de 200 a  500 metros e são excelentes para tomar refrescantes e relaxantes banhos. Por ali ainda é possível ir até o restaurante, que oferece saborosas comidas caipiras. É uma experiência simplesmente incrível, em uma das melhores cachoeiras em Pirenópolis!

Ingressos: R$ 25 por pessoa / crianças de até 8 anos não pagam

Telefone para contato: (62) 99938-5490

Endereço: GO 338 saida para a cidade de Goianesia, km 23., Pirenópolis – GO, 72980-000

7 – Cachoeira Usina Velha

cachoeiras em Pirenópolis
Foto: Reprodução

Se você pretende conhecer as cachoeiras em Pirenópolis mas não quer ir muito longe, então a Usina Velha é uma das boas opções. Embora não esteja na lista das que possuem as maiores quedas, já que a sua conta com apenas 10 metros de altura, ainda assim é um lugar lindo e que merece atenção, garantindo com certeza momentos inesquecíveis para quem passa por ali.

Os poços não são muito profundos, fazendo com que sejam perfeitos para banhos mais relaxantes ao mesmo tempo em que proporcionam diversão. Apenas a título de curiosidade, ali já funcionou uma usina de energia elétrica e é daí que vem seu nome!

Ingressos: R$ 25 por pessoa

Telefone para contato: (62) 3331-1564

8 – Cachoeira dos Dragões, Mosteiro Zen

cachoeiras em Pirenópolis
Foto: Reprodução

Situado a 40 quilômetros do centro, é sem dúvida uma das melhores e mais bonitas cachoeiras em Pirenópolis. Para ter acesso ao local é preciso fazer uma trilha, que por sinal, sempre surpreende os turistas pelas diversas belezas encontradas pelo caminho, que proporcionam um intenso contato com a natureza, cercado por campos úmidos, veredas e cerrado.

Ao fim, é possível encontrar 8 majestosas cachoeiras, sendo que cada uma delas é cercada por uma mitologia relacionada aos dragões, e é daí que vem o nome. Diferente de outras cachoeiras mencionadas acima, aqui não é possível encontrar uma estrutura com bares e restaurantes, portanto, não deixe de levar um lanchinho!

Ingressos: R$ 40 para trilha + acesso à cachoeira

Telefone para contato: (62) 9 8321-0012

9 – Cachoeira do Coqueiro e da Garganta

cachoeiras em Pirenópolis
Foto: Reprodução

Entre as cachoeiras em Pirenópolis encontramos a do Coqueiro e da Garganta, que também são muito bonitas. Na do coqueiro é possível encontrar uma praia de areia e poço raso, perfeito para relaxar em suas águas cristalinas.

Já a Cachoeira da Garganta tem sua formação empedrada, com um lugarzinho especial para nadar, onde o poço é fundo e conta com uma espécie de ducha justamente embaixo de sua queda, proporcionando ao turista uma verdadeira hidromassagem natural. É simplesmente perfeito!

Ingressos: R$ 25 para adultos/ crianças de até 5 anos não pagam e de 6 a 12 anos pagam meia

Telefone para contato: (62) 9 9944-6661

Endereço: BR-070, Km 20, Pirenópolis, Goiás

10 – Cachoeira Meia Lua

cachoeiras em Pirenópolis
Foto: Reprodução

Esta é uma das cachoeiras em Pirenópolis mais próximas de seu centro histórico. Apenas para que você tenha ideia, fica a apenas 5 quilômetros de distância, situada dentro da Fazenda Meia Lua, na Serra dos Pirineus. Também é perfeita para quem pretende levar crianças pequenas e idosos, já que seu acesso é fácil e rápido.

Basta ir pelo bairro Alto do Bonfim e pegar a estrada que dá acesso ao Parque dos Pirineus. Chegando lá, é possível encontrar várias quedas d’água e aproximadamente 200 metros de corredeiras, que formam várias piscinas naturais exuberantes.

Ingressos: R$ 25 para ter acesso à cachoeira

Endereço: Estrada dos Pireneus, km 5, s/n, Pirenópolis – GO, 72980-000

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Secretaria cidadã anuncia investimento de meio milhão para qualificação de servidores, em Goiás

Verba é destinada para o sistema sócioeducativo.
12/12/2018, 15h31

A Secretaria Cidadã anunciou na manhã desta quarta-feira (12/12) o investimento de R$ 536.500,00 para qualificação dos servidores do sistema socioeducativo do Estado de Goiás. Os cursos para capacitação desses servidores vão ser ministrados pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em uma parceria firmada entre a instituição e a secretaria. Os recursos que chegam aos cofres públicos agora, foram conquistados no ano passado.

O secretário Murilo Mendonça informou ao Portal Dia Online que os cursos terão 90 horas de duração e vão ser ministrados a partir de fevereiro de 2019, que buscam qualificar os servidores. “Desde 2008 a secretaria investiu na qualificação dos servidores mais de R$ 2 milhões de reais para qualificação dos servidores”, afirma Murilo Mendonça.

De acordo com o secretário, o investimento busca dar o padrão de referência exigido pelos direitos humanos e da escola de sócioeducação. O investimento vai ser destinado às cidades que tem medidas socioeducativas e que o treinamento que dura cerca de dois meses é especifico para a capacitação dos servidores.

“Nós temos um convênio com o sistema S e com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para qualificação dos jovens que estão cumprindo medidas sócio educativas e inseri-los no mercado de trabalho assim que sairem”, comenta o secretário.

Jovens que não sofreram medidas restritivas

Além das parcerias fechadas entre a secretaria, UFG, o sistema S e o MPT, é feito um levantamento para identificar a vocação do jovem e uma parceria com o sistema judiciário para colocá-lo no mercado de trabalho.

“Nós temos registrados um número de 87 jovens cumprindo medidas sócio educativas que não sofreram medidas restritivas de liberdade dentro do projeto. Então o nosso objetivo com a qualificação dos servidores é evitar que eles possam ser mais um número do sistema penitenciário”, encerra Murilo Mendonça.

Imagens: Facebook 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.