Goiás

Um Natal de amor e fraternidade para pacientes e colaboradores no HUGOL

Hospital foi decorado e até mesmo uma árvore de natal e um boneco de neve foram feitos com material reciclável.
24/12/2018, 12h01

O clima natalino contagiou pacientes e colaboradores do HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, unidade da SES – Governo Goiás, que decorou espaços e promoveu ações buscando trazer um clima de amor e fraternidade durante o período festivo de fim de ano, conheça algumas delas.

“Qual é o seu maior desejo?” Essa foi a pergunta feita a pacientes internados na unidade, que puderam expor seus anseios escritos em papéis no formato de bolas de natal que formaram a “árvore dos desejos” do HUGOL. A paciente Marlúcia Pereira participou da ação e comentou: “Estou passando por um momento muito delicado, mas me sinto acolhida com toda a atenção que recebi da equipe. O meu maior desejo, agora, é que o Papai Noel traga saúde para mim e o meu genro, que também passa por problemas de saúde”.

Árvore de Natal e Boneco de neve foram feitos com material reciclável

Engajados na ideia de sustentabilidade, a equipe de Supervisão de Nutrição e Dietética – SUNUD transformou copos plásticos descartados em áreas administrativas do hospital em uma árvore natalina e um boneco de neve com iluminação temática. Todos os copos passaram por um processo de higienização antes da montagem, possibilitando reaproveitar 486 descartáveis para a árvore, de 1,5 metros de altura, e 294 para o boneco.

O Banco de Sangue da unidade homenageou os doadores em sua árvore natalina, representados por gotas de sangue feitas de papel personalizadas com seus nomes, agradecendo por terem mantido o estoque de sangue em níveis que atendem a demanda do hospital. “Esperamos que nossa gratidão, e esse clima natalino, possa preencher o coração de nossos doadores para que eles continuem salvando vidas através da doação de sangue”, declarou Rodrigo Marques, agente administrativo da Unidade de Coleta e Transfusão do HUGOL.

O Coral Canto Azul, formado por convidados e funcionários ativos e aposentados da Caixa Econômica Federal de Goiás, acalentou corações de acompanhantes, pacientes e colaboradores que estavam nas recepções e Unidades de Terapia Intensiva da unidade. Além disso, as crianças internadas no hospital ganharam presentes natalinos doados pela Organização das Voluntárias de Goiás – OVG, distribuídos pelo casal fantasiado de Papai e Mamãe Noel, Danillo Mendes e Tattyane Brandão, voluntários nessa atividade.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Natal deve ser de chuva em Goiás

Para nossa tristeza, continuamos sem neve, mas chuvas não devem faltar nas festividades em todo o estado.

Por Ton Paulo
24/12/2018, 12h14

O clima natalino ficará ainda mais em evidência com a previsão meteorológica feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para Goiás. Para nossa tristeza, continuamos sem neve, mas chuvas não devem faltas nas festividades em todo o estado.

De acordo com o instituto, a previsão do tempo para o feriado prolongado de Natal indica chuva em todo estado de Goiás. Durante as festividades, a temperatura pode chegar a 35ºC. De domingo (23/12) até a quarta-feira (26/12), o tempo em Goiânia deve prevalecer nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Nesses dias o sol pode aparecer durante um curto período.

A temperatura varia de 20º a 32ºC. A previsão segue a mesma tendência no restante do estado. A diferença é que em algumas áreas, o termômetro marcará até 35ºC.

Em Goiânia, de acordo com o Inmet, o Natal (25/12) deve ser marcado com uma temperatura mínima de 23ºC e a máxima de 31ºC, com vento fraco e moderado. O dia mais frio deve ser na quinta-feira (27/12), com mínima de 22ºC, máxima de 30ºC e umidade máxima de 95%. Todos os dias da semana devem ser marcados por pacandas de chuva e trovoadas isoladas.

Homem registrou momento impressionante de raio caindo em prédio, durante chuva em Goiás

Um empresário de 32 anos, Dyogo Amorim, conseguiu flagrar o momento exato e impressionante em que um raio atingiu um prédio em Goiânia durante a forte chuva que caiu na capital. Segundo ele, a ideia inicial era tentar registrar um relâmpago e, logo na segunda tentativa, conseguiu um resultado ainda mais incrível.

Dyogo contou a um jornal local que estava na janela de casa e quando começou a relampejar, foi tirar fotos para ver se pegava algum. Daí, por coincidência, logo pegou o raio. Ainda segundo ele, sua esposa estava do seu lado mal pôde acreditar.

Veja abaixo a impressionante imagem capturada pelo homem:

Natal deve ser de chuva em Goiás

Via: G1 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Praça do Sol é um dos mais bonitos cartões postais de Goiânia

A Praça do Sol é uma excelente opção para quem está em busca de lazer e, de quebra, ainda pretende fazer umas comprinhas. Isso porque por ali também acontece a Feira do Sol todos os domingos. Saiba mais sobre este, que é um dos mais belos cartões postais de Goiânia!
24/12/2018, 12h21

Você provavelmente já deve ter feito alguns passeios por Goiânia, notando que temos áreas verdes completamente privilegiadas. Apenas para que você tenha ideia, temos uma média de 32 parques e bosques registrados na cidade, contando com áreas de preservação ou proteção ambiental. Não é à toa que somos conhecidos como a capital dos parques! As praças também não ficam para trás, embora contem com menores quantidades de área verde, também auxiliam na manutenção da qualidade de vida em Goiânia. A Praça do Sol é um bom exemplo disso!

Você já deve ter feito algumas visitinhas ao lugar, caso contrário, a dica é para que já organize uma visita para os próximos dias. Isso porque o ambiente é bastante atrativo e já se transformou em um dos mais belos cartões postais da cidade. A praça passou recentemente por um processo de revitalização, ganhando o monumento “Eu Amo Goiânia”, que logo conquistou o coração dos moradores da capital.

Um pouquinho mais sobre a Praça do Sol

Praça do Sol é um dos mais bonitos cartões postais de Goiânia
Foto: Reprodução/ G1

Localizada no Setor Oeste, a Praça do Sol é uma das mais importantes da região, conhecida também por abrigar durante todos os domingos a Feira do Sol, que ganha tal nome em homenagem ao lugar.

Presente há muito tempo em Goiânia, houve um período em que a praça, infelizmente, sofreu com o abandono. A grama já não era mais cortada, o piso precisava de reparos e não havia nenhum espaço destinado para crianças.

Depois de inúmeras reclamações por parte da população, no ano de 2016 a Prefeitura deu início a um projeto de revitalização e requalificação, fazendo com que a Praça do Sol fosse a primeira a receber um novo conceito arquitetônico. A ideia era fazer com que o ambiente fosse mais moderno, acessível e inovador.

E assim aconteceu. A praça foi o primeiro espaço público da cidade projetado para acomodar idosos, pessoas com necessidades especiais e animais de estimação. Inclusive, é possível citar o Pet Place como algo nunca visto antes em Goiânia, já que os bichinhos de estimação sempre dividiam espaço com humanos e agora, ganharam um espacinho completamente pensado para eles.

Consequentemente, a Feira do Sol também foi beneficiada com as mudanças, garantindo maior conforto para os feirantes locais e para seus clientes, que agora podem contar com inúmeras opções de lazer em um espaço amplo e acolhedor.

Destaque também para a estação de ginástica e o playground que foram instalados na praça, garantindo mais versatilidade para quem faz uma visita. Vale muito a pena conhecer! Nos domingos o movimento costuma ser bem mais intenso devido a feira, portanto, se você prefere os dias mais tranquilos, o ideal é ir durante a semana ou no sábado.

Mais informações? 

Horário de funcionamento: aberto 24 horas por dia

Endereço: Rua 9, s/n – St. Oeste, Goiânia – GO, 74110-100

Imagens: G1 Mais Goiás 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Mundo

Indonésia registra 373 mortos após tsunami

De acordo com o novo levantamento, ainda há 1.459 feridos e 128 desaparecidos.
24/12/2018, 14h11

Subiu para 373 o número de mortos pelo tsunami que atingiu as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia, neste domingo (23). As informações foram confirmadas pela agência de combate a desastres do país. De acordo com o novo levantamento, ainda há 1.459 feridos e 128 desaparecidos.

Socorristas retomaram cedo os trabalhos de resgate entre os destroços em comunidades costeiras atingidas pelo fenômeno, como a costa em Pandeglang, no oeste de Java, área mais atingida. Neste distrito, as ondas gigantes atingiram áreas residenciais e vários pontos turísticos como Pantai Tanjung Lesung, Sumur, Penimbang, Teluk Lada e Carita, disse Sutopo.

O tsunami também atingiu a província Serang de Banten, o distrito de Lampung Selatan e a província de Lampung, totalizando mais de 500 casas, nove hotéis e 360 navios destruídos.

O governo brasileiro divulgou nota, através do Itamaraty, manifestando solidariedade e reiterando que ainda não tem informações sobre a presença de brasileiros entre as vítimas.

*Com informações da Deutsche Welle

Imagens: Agência Brasil 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Médium João de Deus deve ser ouvido nos próximos dias

Promotores continuam ouvindo possíveis vítimas do médium.
24/12/2018, 14h24

João Teixeira de Farias, de 76 anos, o conhecido João de Deus, preso desde o dia 16 de dezembro, deve ser ouvido nos próximos dias pelos promotores da força-tarefa que o investiga por crimes sexuais. Em seguida, o médium deve ser denunciado pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), que deve juntar o inquérito já concluído pela Polícia Civil de Goiás com outros casos recentes.

O religioso foi indiciado por violação sexual mediante fraude no último dia 20. De acordo com o inquérito, o crime, registrado em outubro deste ano, ocorreu na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, interior de Goiás, onde milhares de pessoas buscam curas espirituais.

João de Deus já foi denunciado por centenas de mulheres por abusos sexuais, todos, segundo as denunciantes, ocorridos na ‘Casa’. Segundo balanço do MPGO, foram feitos 596 contatos, sendo que destes foram identificadas 255 possíveis vítimas do médium; 75 delas já foram ouvidas formalmente.

Possíveis vítimas de João de Deus

Além de brasileiras, o Ministério Público recebeu relatos de mulheres de seis países. Os dados foram divulgados na última sexta-feira (21/12). Veja abaixo a relação:

Denúncias nacionais 

  • Goiás – 21
  • Brasília – 39
  • Rio Grande do Sul – 20
  • Espírito Santos – 11
  • Minas Gerais – 15
  • Rio de Janeiro – 7
  • Paraná – 6
  • Santa Catarina – 4
  • Mato Grosso – 3
  • Mato Grosso do Sul – 1
  • Maranhão – 1
  • Pernambuco – 1
  • Piauí – 1
  • Tocantins – 1

Denúncias internacionais 

  • Estados Unidos – 4
  • Austrália – 3
  • Alemanha – 1
  • Bélgica – 1
  • Bolívia – 1
  • Itália -1

Ainda segundo os promotores, os próximos passos incluem, além do depoimento de João de Deus, a continuação das oitivas das vítimas.

João de Deus tem prisão preventiva decretada por posse ilegal de arma de fogo

João de Deus, teve a prisão preventiva decretada na tarde de sexta-feira, por posse irregular de arma de fogo e posse de arma com identificação adulterada. O pedido foi feito pelo delegados Valdemir Pereira da Silva, titular da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) e Karla Guimarães Fernandes, também da Deic, após apreensões feitas em endereços do médium. A decisão foi do juiz Liciomar Fernandes da Silva, da Comarca de Abadiânia.

Ele está preso desde o último domingo (16/12), no Núcleo de  em Aparecida de Goiânia, após se entregar à polícia em Abadiânia.

Imagens: Tribuna 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.