Economia

Em reunião com Paulo Guedes, executivos do varejo discutem reforma tributária

26/12/2018, 17h32

Executivos de grandes redes de varejo representadas pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV)se reuniram nesta quarta-feira, 26, com o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, e discutiram temas como a reforma tributária, a lei trabalhista e concessão de crédito no Brasil. Ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o presidente do IDV e sócio da rede de drogarias RD (Raia Drogasil), Antonio Carlos Pipponzi, se disse “entusiasmado” com o encontro.

Participaram da reunião, além de Pipponzi, os presidentes da Riachuelo, Flávio Rocha, da Livraria Cultura, Sérgio Herz, além de outros membros da liderança do IDV e de empresas como Walmart e Saint-Gobain.

Uma próxima reunião de Guedes com o IDV foi agendada para o final de fevereiro. É esperado que o futuro ministro venha ao encontro de um grupo maior de empresários para apresentar a visão do governo sobre temas econômicos e responder a perguntas.

“Temos agendas convergentes com o ministro Guedes”, disse Pipponzi.

Ele destacou que, no tema tributário, o esforço é por aumentar a base de arrecadação de forma que as receitas aumentem sem que a carga seja elevada. Para isso, uma das bandeiras do IDV – e que, segundo o presidente da entidade, é também uma preocupação do governo – é o combate à informalidade na economia.

O executivo afirmou que um dos temas levantados é o da desoneração de mão de obra, defendida pela equipe econômica do próximo governo. Para Pipponzi, a desoneração deve ser feita “com regras iguais para todos”, sem que sejam escolhidos alguns setores para receberem o benefício.

A política de desoneração da folha de pagamento começou a ser adotada em 2011, durante o governo Dilma Rousseff, com a substituição da cobrança de uma alíquota de 20% de contribuição previdenciária sobre a folha de salários por um porcentual sobre o faturamento. O elevado custo do programa, no entanto, obrigou a União a rever essa política a partir de 2015, em meio à forte pressão contrária do Congresso. Atualmente, 17 setores ainda têm o benefício, que acaba para todos no fim de 2020.

O acesso ao crédito de forma mais barata é outra pauta que o IDV pretende tratar. A entidade tem participado de conversas envolvendo mudanças nos meios de pagamento, como por exemplo o debate que levou à redução nas tarifas com operações em cartão de débito.

Uma antiga demanda do varejo é a redução do prazo de recebimento das vendas realizadas no cartão de crédito. O prazo atual é de 30 dias, em média, muito embora tenha crescido no mercado de adquirência a oferta da possibilidade de recebimento em dois dias.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Homem se declara à ex-namorada nas redes sociais 30 minutos depois de esfaqueá-la no DF

Crime ocorreu na madrugada de Natal (25/12); principal suspeito está foragido.
26/12/2018, 17h32

Um homem, principal suspeito de matar a ex-namorada a facadas, fez uma declaração à jovem nas redes sociais cerca de 30 minutos após o crime. O caso ocorreu na madrugada de Natal (25/12), em uma região administrativa no Distrito Federal. Além da ex-namorada, o jovem também esfaqueou a irmã dela no pulso e nas pernas.

Ricardo Rodrigues, de 21 anos, que está foragido, publicou em seu perfil no Facebook uma foto com Natacha Cristina Rocha dos Santos, de 22 anos, com a seguinte legenda: “Com ela a minha vida muda te amo princesa (sic)”. Natacha morreu depois de levar um golpe de faca no peito.

Veja abaixo o post:

Homem se declara à namorada nas redes sociais 30 minutos depois de matá-la no DF
Foto: Reprodução/Facebook

Já nesta quarta-feira (26/12), mesmo foragido, Ricardo atualizou a foto de perfil da rede social por uma imagem de luto, pela morte da ex-namorada.

Homem se declara à namorada nas redes sociais 30 minutos depois de matá-la no DF
Foto: Reprodução/Facebook

O casal estava separado há um mês e Ricardo não aceitava o fim do relacionamento. Natacha, que tinha uma medida protetiva contra Ricardo, deixou um filho de 5 meses, fruto do relacionamento.

Suspeito ataca ex-namorada e irmã na madrugada de Natal

Segundo testemunhas, tudo ocorreu após uma discussão por ciúmes, ocorrida durante a festa de Natal. Os familiares das vítimas disseram que Ricardo golpeou primeiro Natânia Aparecida Rocha dos Santos, de 21 anos, irmã de Natacha. Em seguida ele esfaqueou a namorada e fugiu. O crime ocorreu na Cidade Estrutural, no Distrito Federal e é investigado pela 8ª Delegacia de Polícia (SIA).

As jovens foram socorridas por um casal que passava perto do local e levadas primeiramente para o Hospital Regional do Guará (HRG), onde não havia médico para realizar atendimento. Em seguida, eles passaram pelo batalhão do Corpo de Bombeiros no Guará, onde pediram socorro.

Segundo a corporação, Natacha chegou ao batalhão, por volta das 3h, com uma perfuração acima do peito, pulso fraco e a pupila dilatada. Foram feitas manobras de reanimação, mas ela resistiu aos ferimentos. A outra jovem, Natânia, levou facadas no pulso e nas pernas. Ela recebeu os primeiros socorros nos Bombeiros e em seguida foi encaminhada ao Instituto Hospital de Base (IHB).

Imagens: Facebook 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Parque Lago das Rosas: perfeito para reunir família e amigos

O Parque Lago das Rosas é um dos melhores destinos em Goiânia para quem pretende ter bons momentos de sossego.
26/12/2018, 18h12

Ar puro, sombra e água fresca. Quem é que não adora essa combinação? Felizmente, em Goiânia é possível aproveitar muito tudo isso. Apenas para que você tenha ideia, vivemos em uma das cidades mais arborizadas do Brasil e ainda somos conhecidos como a “capital dos parques“, já que existem aproximadamente 32 deles registrados pela prefeitura. O Parque Lago das Rosas é um dos principais e mais bonitos de Goiânia, recebendo diversos visitantes diariamente.

Repleto de áreas verdes e com opções para toda a família, é um dos mais procurados por quem pratica caminhadas e adora fazer bons passeios para sair da rotina. Embora o maior fluxo aconteça durante os finais de semana, sempre é possível encontrar muita gente pelo parque passeando com as crianças, com os pets, ou simplesmente aproveitando as sombras do local para aliviar o calor. Como se não bastasse ser um excelente ponto cultural para a cidade, vale lembrar ainda que o ambiente é cercado de história, guardando consigo muitas curiosidades sobre a população goianiense.

Parque Lago das Rosas e um pouquinho de sua história

Parque Lago das Rosas é um bom lugar para reunir família e amigos
Foto: Reprodução/ Rádio Bandeirantes

Construído ainda na década de 40, o Parque Lago das Rosas, que se encontra no Setor Oeste, é simplesmente o mais antigo de toda a capital goiana. Inicialmente, o local apenas abrigava um enorme canteiro de rosas e não possuía nenhum atrativo para a população da cidade, pelo menos não diretamente. É justamente daí que vem seu nome!

O parque foi idealizado ainda nos primeiros planos urbanos de construção da cidade, o que lhe garantiu alguns detalhes em art déco, estilo arquitetônico predominante da época e que se encontra nas mais importantes construções de Goiânia. O estilo pode ser visto no trampolim e nas muretas do parque.

Com extensão de 315 mil metros quadrados, as principais atrações do parque são a enorme pista de cooper, o lago, os caminhos internos (que também podem ser utilizados para caminhada), mirante, o parque infantil, estação de ginástica e os tão queridos pedalinhos, que voltaram a funcionar no local.

Parque Lago das Rosas é um bom lugar para reunir família e amigos
Foto: Reprodução/ Folha Z

Mas é claro que também não podemos nos esquecer do Zoológico de Goiânia, que tem acesso através do parque. Criado em 1946, conta com diversos animais, sendo que os mais encontrados são mamíferos, aves e répteis.

De forma geral, o Parque Lago das Rosas é um dos melhores destinos de Goiânia para quem pretende passear com a família, reunir os amigos ou simplesmente curtir alguns momentos sozinho. Que tal pegar um bom livro e aproveitar para lê-lo em uma das sombras das frondosas árvores encontradas no local? Ou chamar os amigos para um bom piquenique durante a tarde? As opções são muitas e é sempre possível viver bons momentos pelo parque. Vale a pena fazer uma visita o quanto antes!

Mais informações?

A área interna do parque (quiosques e vendedores ambulantes) funciona das 8h às 18h.

Horário de funcionamento do Zoológico: terça a domingo, das 8h30 às 16h

Telefone para maiores informações sobre o Zoológico: (62) 3524-2390

Endereço: Alameda das Rosas, 957 – St. Oeste, Goiânia – GO, 74110-060

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Política

Ronaldo Caiado anuncia últimos secretários de seu governo

Novo governo de Goiás contará com 17 secretarias.
26/12/2018, 18h21

Os últimos quatro secretários do governo Caiado foram anunciados na tarde desta quarta-feira (26/12). O governador eleito escolheu Edival Loureço para a Cultura, Antônio Carlos de Souza Lima Neto para a Secretaria de Agricultura, Andrea Vulcanis para o Meio Ambiente e Rafael Rahif para a Secretaria de Esporte. Ao todo, o novo governo contará com 17 pastas.

Nos últimos dias Ronaldo Caiado havia anunciado outros quatro nomes para compor seu secretariado, sendo eles o prefeito de Formosa, Ernesto Roller (MDB), como novo secretário de governo; Vassil José de Oliveira para Secretaria de Comunicação; Anderson Máximo de Holanda, para a Casa Civil; e Juliana Pereira Diniz Prudente, como procuradora geral do Estado.

Últimos secretários confirmados por Caiado

Edival Lourenço – Secretário de Cultura

Edival Lourenço nasceu em 1952, em Iporá-GO. Funcionário da Caixa Econômica Federal, onde ocupou diversas funções, dentre elas a de Gerente de Marketing, comunicação social e Cultura durante 15 anos. Formado em direito, com pós-graduação e Administração de Marketing, assessorou a presidência da Caixa, no programa de Interiorização dos programas sociais da Caixa. Publicou livros de poesia, crônica e romance. A Centopeia de Neon recebeu o Prêmio Nacional de Romance do Estado do Paraná (1994).

Em 2008, foi agraciado com a Comenda Jorge Amado, da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, pelo conjunto da obra. Naqueles Morros, Depois da Chuva (Hedra, 2011) foi premiado na categoria romance do Prêmio Jabuti de 2012. Edival Lourenço é o escritor goiano mais premiado no cenário nacional, com uma obra densa e multifacetada, em que o diálogo com a tradição e a modernidade é permeado por sua dicção humorística peculiar.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto – Secretário de Agricultura

Antônio Carlos de Souza Lima Neto é graduado em Engenharia Agronômica, possui especialização em Formação de Lideranças – Fundação Dom Cabral, é Pós-graduado em Gestão do Agronegócio pela Rehagro. Concluiu também curso de Pós-graduado em Gestão de Negócios – MBA Executivo. IBMEC. Atualmente é Superintendente do SENAR AR/GO.

Andrea Vulcanis – Secretária de Meio Ambiente

Possui graduação em Direito e Mestrado em Direito Sócio Econômico pela PUC Paraná, com foco em Direito Ambiental. É Procuradora Federal, vinculada à Advocacia Geral da União. Conta com mais de 22 anos de experiência, no exercício de cargos jurídicos e de gestão ligados à área ambiental, dentre eles o de Procuradora Geral do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Superintendente Estadual do Ibama no Estado do Paraná.

Chefe de Gabinete junto a Agência de Águas e Saneamento do Distrito Federal e ultimamente o de Subsecretária de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, tendo ainda exercido a advocacia e consultoria na área ambiental. Foi presidente da Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Professora de Direito Ambiental, com diversos livros e artigos publicados na área.

Rafael Ângelo do Valle Rahif – Secretário de Esporte

Bacharel em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas. Foi diretor social do Country Clube de Goiás por quatro mandatos.

Secretariado do governo Caiado

  • Rodney Miranda – Secretaria de Segurança Pública
  • Ricardo Soavinski – Saneago
  • Ismael Alexandrino Jr – Secretaria de Saúde
  • Adriano da Rocha Lima – Secretaria de Desenvolvimento Econômico
  • Marcos Cabral – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social
  • Marcos Roberto – Detran
  • Wilder Morais – Indústria e Comércio
  • José Soter – Operacional do Detran
  • Cristiane Schmidt – Secretaria da Fazenda
  • Vassil José de Oliveira – Secretaria de Comunicação
  • Anderson Máximo de Holanda – Casa Civil
  • Juliana Pereira Diniz Prudente – Procuradora geral do Estado
  • Edival Lourenço – Secretário de Cultura
  • Antônio Carlos de Souza Lima Neto – Secretário de Agricultura
  • Andrea Vulcanis – Secretária de Meio Ambiente
  • Rafael Ângelo do Valle Rahif – Secretário de Esporte
  • Ernesto Roller (MDB), secretário de governo

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Jovens morrem durante manobra perigosa com motocicleta no interior de Goiás; veja vídeo

Acidente ocorreu na tarde do último domingo (23/12), na pista do aeroporto de Sanclerlândia.
26/12/2018, 19h55

Dois jovens morreram e dois ficaram feridos após batida entre duas motocicletas, no momento em que eles faziam uma manobra perigosa na pista do aeroporto da cidade de Sanclerlândia, interior de Goiás. Um vídeo, gravado por uma amiga dos rapazes mostra como tudo aconteceu. Veja abaixo:

O acidente ocorreu na tarde do último domingo (23/12). Os jovens que morreram tinham aproximadamente 20 anos e foram identificados como João Vitor e Carlos Eduardo. Eles eram moradores de São Luís de Montes Belos e Mossâmedes, cidades próximas a Sanclerlândia.

Os feridos, que não tiveram os nomes relevados, foram encaminhados ao Hospital Municipal de Sanclerlândia por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Manobra perigosa com motocicleta

Segundo apurou o Jornal A Voz do Povo, o terreno onde aconteceu o acidente pertence ao município, no local funciona a pista de aeroporto da cidade. Um fonte revelou ao jornal  que o município não permite que motociclistas usem a área. “Praticamente toda semana somos obrigados a trocar o cadeado do acesso ao local. A Polícia Militar também tem feito a sua parte”, desabafa a fonte, que não quis se identificar.

Após o ocorrido, os moradores da cidade se mostraram indignados com a imprudência dos jovens motociclistas. Eles disseram ao jornal que não é a primeira que o grupo se reúne para praticar manobras perigosas em veículos no local.

Sem citar o nome, um policial militar de Sanclerlândia, por meio de áudios no WhatsApp também se mostrou revoltado com a ação. “Olha aí, pessoal do grupo serve de exemplo para o pessoal de Córrego do Ouro, tava todo mundo aqui, todo mundo correu, viu? Serve de exemplo, o pessoal tá aqui, morre não morre, e correu todo mundo, principalmente os do Córrego do Ouro, tinha uns 12 motoqueiros de lá aqui. A partir de hoje eles vão ver o que será a ação da Polícia Militar com esses motoqueiros irresponsáveis. Fica aí essa orientação, principalmente para os pais que deixam os filhos fazer isso”, disse o PM.

Imagens: Folha Z 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.