Política

PGR quer manter preso advogado investigado na Operação Boca de Lobo

04/01/2019, 18h40

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou, nesta sexta-feira, 4, ao Supremo Tribunal Federal parecer pela manutenção da prisão preventiva do advogado Tony Lo Bianco Mahet, alvo da Operação Boca de Lobo, braço da Lava Jato que levou para a cadeia o ex-governador do Rio Luiz Fernando Pezão (MDB). As informações foram divulgadas pelo site da Procuradoria-Geral da República.

Tony está preso desde 10 de dezembro por suspeita de tentativa de dificultar as investigações da Boca de Lobo. Segundo a Procuradoria, “essa frente de investigação apura a prática dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa”.

Em pedido de habeas corpus, a defesa de Tony Lo Bianco se insurge contra decisão do ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, que o manteve na cadeia.

Tony Lo Bianco é um dos 15 denunciados pela procuradora-geral, em 19 de dezembro, no âmbito do inquérito que apurou desvios de recursos públicos e suposto recebimento de propinas por agentes públicos liderados por Pezão – também denunciado e preso de forma preventiva desde 29 de novembro.

Ainda em dezembro, a defesa de Lo Bianco solicitou que o HC fosse distribuído por prevenção ao ministro Gilmar Mendes, o que foi negado pelo STF. Seguindo os critérios de distribuição, o relator escolhido foi Alexandre de Moraes.

Na petição ao Supremo, a procuradora afirma que a prisão preventiva foi adequadamente decretada e não carece de fundamentação concreta.

Ela enfatizou que foram examinadas “provas de materialidade e indícios de autoria do delito”. Tony Lo Bianco é acusado de tentar orientar um dos investigados a destruir ou esconder provas relativas à obra de iluminação do Arco Metropolitano, que está sendo investigada no inquérito.

“Após o depoimento prestado em sede policial, embora o paciente não confirme o episódio ilícito, restou demonstrado que agiu, de forma deliberada e consciente, para destruir provas relacionadas à instrução criminal”, assinala trecho da peça.

Raquel Dodge enfatiza que a prisão preventiva atende ao estabelecido no artigo 312 do Código de Processo Penal, sobretudo no ponto em que trata da possibilidade de o instrumento ser utilizado para assegurar a aplicação da lei penal ou por conveniência da instrução criminal.

“Deve-se ressaltar que a prisão cautelar tem natureza processual e a dúvida, neste âmbito, milita em prol da sociedade, tendo grande relevo à conveniência da instrução, que deve ser realizada de maneira equilibrada e com a necessária lisura na busca da verdade real”, ela concluiu.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Cerca de uma tonelada de drogas é aprendida, em Goiânia

Casa em que as drogas foram apreendidas havia sido alugada há dois dias.
04/01/2019, 18h43

Após receber uma denúncia anônima, a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) aprendeu cerca de uma tonelada de drogas, em uma casa do Residencial Rio Formoso, em Goiânia, na tarde desta sexta-feira (4/1).

Portal Dia Online entrou em contato com o 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM) que fez a apreensão das drogas e confirmou o caso. O Subtenente Messias que está na ocorrência, informou à reportagem que os entorpecentes foram encontrados dentro de uma casa do bairro às 16h30, desta sexta-feira.

As drogas encontradas dentro da casa são maconha e hachiche segundo o Subtenente. Além da apreensão dos entorpecentes, um casal, que não teve as identidades reveladas também foi preso durante a abordagem policial.

Casal disse que foi pago para vigiar as drogas

Cerca de uma tonelada de drogas é aprendida, em Goiânia
Foto: Divulgação

Conforme as informações repassadas pela polícia, a casa em que os entorpecentes foram apreendidos, tinha sido alugada há dois dias. “O casal contou que foram contratados para vigiar as drogas, que uma pessoa pagou os dois para ficar vigiando os entorpecentes”, narra o Subtenente.

O casal foi preso e levado para a Central de Flagrantes (CF), onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. As drogas apreendidas também foram apresentadas na CF, em Goiânia.

Outro apreensão registrada em Goiânia

No dia 28 de outubro de 2018, a 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em um patrulhamento nas ruas do setor Center Ville, em Goiânia, apreendeu aproximadamente uma tonelada de drogas na carroceria de uma caminhonete L 200 Triton.

A apreensão aconteceu às 15h30, quando a equipe avistou dois suspeitos na caminhonete nas ruas do setor. Conforme as informações publicadas pelo Portal Dia Online os policiais iniciaram a abordagem ao veículo e pediram para que os suspeitos parassem a caminhonete.

Ordem que segundo o Tenente Andrade os dois indivíduos não obedeceram, e para parar o veículo, os policiais efetuaram disparos contra os pneus da caminhonete para os suspeitos pararem o carro. Após parar a caminhonete, e revistar o que teria dentro dela, encontraram as drogas. Os entorpecentes foram apreendidos e os dois suspeitos presos em flagrante por tráfico de drogas.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Planetário Goiânia é uma excelente opção de entretenimento

Você conhece o Planetário Goiânia? Sob os cuidados da UFG, o local oferece diversas atrações e muitas atividades para adultos e crianças.
04/01/2019, 18h48

Durante séculos a ideia de viajar para o espaço foi interpretada como loucura e algo completamente fora do alcance humano. No entanto, à medida que o tempo foi passando e as técnicas de estudo foram evoluindo, a ciência percebeu que realmente havia algo muito maior que a Terra e que a ideia de adentrar o cosmos não era tão surreal assim. Apesar de o homem já ter colocado os pés na lua e em outros lugares da galáxia, viajar ao espaço ainda não é possível para o grande público. Assim, o jeito é observar as belezas de nosso universo daqui mesmo, e o Planetário Goiânia, mais conhecido como Planetário da UFG, pode ser uma excelente ajuda para isso.

Localizado no Parque Mutirama, está presente na capital goiana desde 1970, sempre nos ajudando a desvendar o universo e seus segredos. O local promove diversas atividades interessantes e educativas, com o auxílio de recursos técnicos audiovisuais. Apenas para que você tenha ideia, a cúpula possui 12,5 metros de diâmetro.

É possível encontrar no Brasil, cerca de 60 planetários fixos e outros 50 móveis. Boa parte deles são filiados à Associação Brasileira de Planetários (ABP), que possui sede justamente no Planetário Goiânia. Se você nunca foi ao local, fica aqui nossa dica para que já programe uma visitinha. Sem dúvida poderá participar de uma experiência única e enriquecedora no que tange o conhecimento.

Planetário Goiânia e um pouquinho de sua história

Planetário Goiânia
Foto: Reprodução/ Planetário UFG

A história do planetário começou na década de 70, quando o Prof. José Ubiratan de Moura, que lecionava Cosmografia para o curso de Geografia, solicitou ao governo um equipamento chamado “telúrio”, que é uma espécie de planetário de mesa. O aparelho o ajudaria a ministrar as aulas, fazendo com que os alunos pudessem visualizar melhor o conteúdo de sua matéria.

No entanto, os técnicos do governo federal naquela época, acabaram não compreendendo o pedido. Em contrapartida, no mesmo período o MEC estava em fase de negociações com o governo da Alemanha Oriental e Goiânia acabou sendo escolhida para receber um planetário.

A UFG ficou surpresa com a notícia, principalmente quando os equipamentos chegaram na cidade. Isso porque eram enormes e claramente, muito superiores ao pedido inicial feito pelo professor. Assim, após a doação do equipamento, a Universidade Federal de Goiás firmou um acordo com a Prefeitura de Goiânia, para que esta construísse a sede do planetário.

A novidade foi tanta para a população da cidade que, de acordo com uma entrevista concedida pelo Prof. Ubiratan em 2008, as pessoas chegaram a pensarr que o planetário era apenas mais um brinquedo novo que o Parque Mutirama estava recebendo.

Por fim, a inauguração aconteceu no dia 23 de outubro de 1970, contando com a presença de diversas autoridades e convidados. A primeira sessão ali transmitida foi a “Viagem ao Sistema Solar“.

Dificuldades enfrentadas pelo Planetário da UFG e a situação atual

Planetário Goiânia
Foto: Reprodução/ Planetário UFG

Tudo parecia ir muito bem, no entanto, a estrutura física do ambiente, ao que tudo indica, estava mal acabada e não suportou as chuvas do primeiro ano. Muitos esforços foram feitos dali para frente na tentativa de conservar os equipamentos mas nada funcionava. Assim, o planetário precisou ser fechado e permaneceu da mesma forma durante anos, já que a UFG não tinha recursos para uma reforma.

Foi reinaugurado apenas em 1977 e todo o equipamento foi remontado. Fato é que desde então o Planetário da UFG já possui muita história para contar. Após o primeiro fechamento já enfrentou outras dificuldades que impediram ou atrapalharam seu funcionamento, no entanto, atualmente segue firme, com sessões todos os domingos.

Planetário Goiânia
Foto: Reprodução/ Planetário UFG

Conta com dois programas de pós-graduação sediados no local. O programa de mestrado e doutorado em Educação em Ciências e Matemática, que reúne diversos pesquisadores das áreas de física, biologia, química e matemática. Ainda há a especialização em Educação em Astronomia, oferecida presencialmente pelos docentes do planetário.

Já as atividades de extensão abrangem as escolas e o público em geral. Durante o meio de semana as escolas podem agendar visitas, enquanto aos fins de semana acontecem sessões para a população, que representam garantia de diversão e de muito aprendizado para todas as idades.

Mais informações?

HORÁRIO E PROGRAMAÇÃO ESCOLAR

Necessitam agendamento:

  • Manhãs (8:30 e 10:00): terça-feira à sexta-feira; sábado (9:00)
  • Tardes (14:00 e 15:30): terça-feira e quarta-feira
  • Noites (20:00): quinta-feira

A visita precisa ser agendada com um mês de antecedência, podendo ser feita pelos telefones (62) 3225-8085 e (62) 3225-8028, ou pessoalmente.

PROGRAMAÇÃO PARA O PÚBLICO EM GERAL PARA 2019

  • Programação para o público infantil às 15h30 (Uma aventura no céu)
  • Programação para o público adulto às 17h (Descobrindo o Sistema Solar)

PREÇOS

  • Meia entrada para estudantes, professores e melhor idade = R$4,00
  • Inteira = R$8,00

Telefone para contato: (62) 3225-8085

Site para mais detalhes: Planetário UFG

Endereço: Av. Contorno, 900 – St. Central, Goiânia – GO, 74055-140

Imagens: Planetário UFG 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Política

Cada secretaria vai ter redução de 20% no número de funcionários comissionados, em Goiás

Os secretários de cada pasta vão decidir os funcionários comissionados que vão ser cortados.
04/01/2019, 20h23

A Procuradora Geral do Estado (PGE) Juliana Diniz, afirmou nesta sexta feira (4/1) que vai cortar gastos do Governo, com uma redução de cerca de 20% do número de funcionários comissionados em cada secretaria de Goiás. Conforme a procuradora, outros servidores vão ser contratados para que os serviços ao público não sejam interrompidos.

“A intenção é contratar o que é essencial para o serviço público ser feito de maneira eficiente e com qualidade”, afirma a procuradora. Segundo a procuradora, os secretários de cada pasta vão ser os responsáveis por analisar quais os servidores são necessários e os que podem ser desligados das secretarias.

A medida anunciada pela PGE, é outra tentativa da equipe do governador Ronaldo Caiado (DEM) para equilibrar as contas do Estado. Uma vez que o rombo de R$ 3,4 bilhões deixados aos cofres públicos pelo ex-governador José Eliton (PSDB), prejudica o crescimento e funcionamento da máquina pública.

Para enxugar a folha governo exonerou 5,5 mil funcionários comissionados do Estado

Na última quarta-feira (2/1) Ronaldo Caiado exonerou os servidores comissionados da administração direta, autárquica, e fundacional do Poder Executivo. A exoneração dos servidores foi publicada no Diário Oficial. Mesmo com a exoneração destes servidores, outros ficaram no cargo, como é o caso da Superintendência de Legislação, Atos Oficiais e Assuntos Técnicos da Secretaria de Estado da Casa Civil.

Entre os funcionários que ficaram no cargo, estão os servidores de atendimento das agências do Vapt-Vupt. E segundo a Procuradora a intenção é fazer com que a máquina pública trabalhe de maneira enxuta, seguindo uma determinação do governador.

“Teremos bom senso e vamos repor somente o indispensável. Precisamos continuar com os cortes de despesas para chegarmos ao nosso objetivo maior, que é o equilíbrio das contas públicas do Estado”.

De acordo com as informações da procuradora, com a reforma administrativa que vai ser feita a partir de fevereiro, a intenção do governo é diminuir o número de funcionários comissionados, que ocupam cargos efetivos.

Caiado com o documento publicado no Diário Oficial, não apenas cortou os comissionados, como assinou o decreto 9.376/2019, em que reduz as despesas do governo com telefone, água, combustível, alimentação, diárias, veículos e viagens de integrantes da administração estadual.

O documento que foi publicado no dia 2 de janeiro, vai fazer a análise das licitações de curso e dos contratos em vigor. A idéia do governo é a partir dessa reavaliação dos contratos, fazer uma renegociação com o objetivo de reduzir os preços dos acordos vigentes.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Assaltante morre em perseguição e troca de tiros com a polícia, em Goiânia

O socorro foi chamado para o homem mas já era tarde.

Por Ton Paulo
05/01/2019, 09h38

Um homem de 31 anos morreu na noite da última sexta-feira (4/1) no Residencial Itaipu, bairro de Goiânia, após entrar em uma perseguição de carro e troca de tiros com a polícia. O homem, que já tinha passagens criminais, estava na posse de um carro roubado e, ao receber uma ordem de parada de uma equipe da Polícia Militar (PM), para que a abordagem fosse feita, o suspeito desobedeceu e começou a atirar contra os policiais. O socorro foi chamado mas já era tarde.

Segundo informações da assessoria da Polícia Militar, a troca de tiros ocorreu por volta das 21h da noite de ontem, na Rua Ri 14, no Residencial Itaipú, em Goiânia. Afrânio Marques dos Santos Silva foi baleado, vindo a óbito no local.

Conforme o relato policial, tudo ocorreu quando uma equipe policial fazia o patrulhamento pela região mencionada, quando avistou o homem no carro, um Gol, em atitude suspeita. Os policiais, então, iniciaram uma abordagem, dando uma ordem para que o homem parasse o carro.

Entretanto, ao invés de parar, o suspeito, Afrânio Marques, abriu fogo contra os policiais, tendo início ali uma perseguição troca de tiros.

Afrânio acabou sendo atingido pelas balas dos policiais, que chamaram o socorro, mas já era tarde. De acordo com a PM, Afrânio tinha passagens e era acusado de cometer diversos crimes como furto e roubo em Goiânia e Aparecida de Goiânia.

Em outubro, homem também morreu após troca de tiros com a polícia

No dia 21 de outubro deste ano, sábado, um homem também morreu durante uma troca de tiros com a Polícia Militar (PM), no Setor dos Funcionários, em Goiânia.

A PM informou ao Portal Dia Online que foi chamada para atender uma ocorrência de roubo em um estabelecimento comercial na região, onde o suspeito ameaçava a proprietária do comércio com uma arma de fogo.

Segundo as informações divulgadas, o indivíduo, ao ver que a polícia estava se aproximando, fugiu em um carro modelo Volkswagen/Gol de cor branca roubado. Os policiais então fizeram a perseguição do suspeito, que bateu o veículo de frente com um muro durante a fuga.

A polícia contou que depois de descer do carro, o indivíduo saiu com o revólver calibre 38 em mãos e disparou contra os policiais. Segundo a PM, para se protegerem as equipes revidaram os tiros e conseguiram alvejar o suspeito.

Ainda de acordo com as informações da polícia, o suspeito depois de ser baleado, chegou a ser atendido e encaminhado ao hospital, no entanto não resistiu aos ferimentos e morreu.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.