Educação

Instituto de artes abre mil vagas para cursos gratuitos, em Goiânia

Cursos de dança, música e teatro são gratuitos e inscrições estão abertas a partir de hoje.
07/01/2019, 09h44

Cerca de mil vagas estão abertas para cursos nas áreas de música, dança e teatro em Goiânia. A oportunidade é oferecida pelo Instituto Gustav Ritter, unidade da Secretaria de de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

As inscrições podem ser feitas a partir de hoje (7/1) até o dia 30 de janeiro, na própria unidade. Os cursos são gratuitos, e os interessados pagam uma taxa de contribuição de R$15 no ato da inscrição.

Os candidatos deverão ir ao local entre 8h e 12h ou 13h e 18h. Para realizar a inscriçāo, é preciso apresentar os documentos pessoais como identidade ou certidão de nascimento.

Após às inscrições, o candidato irá participar de um teste de aptidão para avaliar a capacidade do aluno de percepção, memorização e a reprodução de sons isolados, frases melódicas e rítmicas. Conforme a instituição, para participar do teste, o aluno não precisa saber técnicas de dança ou teatro, nem tocar instrumentos musicais ou mesmo ler partituras.

Cursos gratuitos de dança, música e teatro

O Núcleo de Música aceita inscrições a partir dos nove anos e oferece aulas dos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, guitarra, violão erudito, violão popular, canto erudito, canto popular, piano, teclado, bateria, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba, euphonium, flauta doce e espineta (cravo). Além das aulas de instrumento, os alunos também cursam aulas que formam e complementam seus estudos, tais como: Teoria e Percepção Musical, Canto Coral e História da Música.

Serão oferecidas também vagas para os grupos de práticas de conjunto da escola, tais como: Orquestra, Banda Sinfônica, Big Band, Grupo de Violões, Grupo de Choro, Grupo de Flautas, dentre outros.

Já o Núcleo de Dança oferece aulas a partir dos cinco anos, nas modalidades de balé clássico, jazz, danças urbanas e dança flamenca. Nos testes de Dança, os candidatos passam por avaliação com fisioterapeutas para atestarem suas condições para a prática da Dança. São analisadas musculatura, articulações, desvios posturais, habilidades físicas, motoras, percentual de massa corpórea e somatório. Além de habilidades específicas para o Balé Clássico, como abertura de quadril (rotação externa) e flexibilidade, serão avaliados a habilidade artístico-musical, cognitiva, força e projeção cênica dos candidatos.

O Núcleo de Teatro abre inscrições a partir dos seis anos e tem atividades para crianças, jovens e adultos e promove oficinas de teatro físico, interpretação teatral, jogos teatrais, iniciação ao teatro infantil, formação do ator, percepção musical, expressão corporal, dinâmica de grupo, montagem e produção de espetáculos. As aulas serão ministradas no Instituto Gustav Ritter e algumas turmas de teatro têm aulas no Centro Cultural Martim Cererê.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.