Goiás

O que fazer em Goiás Velho: 11 destinos incríveis para conhecer

Não sabe o que fazer em Goiás Velho? A cidade é um verdadeiro patrimônio histórico e oferece diversas atrações para o público, proporcionando quase uma viagem no tempo.
09/01/2019, 18h38

Não é preciso ir muito longe para encontrar verdadeiras belezas naturais. Se você está pensando em viajar, pode escolher uma das várias cidades turísticas de Goiás e com certeza poderá aproveitar de paisagens e momentos incríveis. Já conhece a Cidade de Goiás? A antiga Vila Boa, também apelidada de Goiás Velho, é um dos destinos preferidos não apenas de goianos, mas também de pessoas de todas as partes do país. Suas características históricas e o climinha bucólico são os principais atrativos da cidade, que oferece excelentes opções para quem pretende conhecer um pouquinho mais sobre a história do estado. Portanto, se você está buscando o que fazer em Goiás Velho, podemos de ajudar!

Fundada em 1729, justamente no momento em que o ciclo do ouro se encontrava em seu auge, a cidade foi a capital do estado de Goiás até o ano de 1937, quando a sede do governo foi transferida para a novata Goiânia. Sua história tem início com as expedições dos bandeirantes, que se aventuraram nas terras do Brasil Central em busca de riquezas.

O que fazer em Goiás Velho: 11 destinos incríveis para conhecer
Foto: Reprodução/ 3 em 3

Acabaram encontrando boa quantidade de ouro na região, fato que transformou o local na capital do estado tempos depois. Ainda hoje é possível encontrar grande parte da história da cidade em excelente estado de conservação. A arquitetura é uma excelente prova disso, já que os casarões e as ruas de pedra ainda estão por lá, fomentando o turismo da cidade e compondo um ambiente simplesmente apaixonante.

Apenas a título de curiosidade e para que também não restem dúvidas, Goiás é conhecida por diferentes nomes. “Vila Boa de Goyas” foi seu primeiro nome, que nasceu pouco depois de sua fundação. Atualmente, se tornou apenas “Goiás”, sendo antecedida por “Cidade de” apenas para diferenciá-la do estado. Enquanto isso, “Goiás Velho” é um carinhoso apelido dado para a velha capital. No ano de 2001, o município foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial por sua arquitetura barroca e suas tradições culturais seculares.

Procurando o que fazer em Goiás Velho?

Principais atrações:

1 – Centro Histórico

O que fazer em Goiás Velho
Foto: Reprodução/ Iphan

A Cidade de Goiás é uma das principais testemunhas da ocupação e colonização do Brasil Central. Assim como já foi possível perceber, é uma das poucas do país que ainda guarda consigo características daquele período, com suas ruas de pedra e casarões coloniais, que por incrível que pareça, preservam estrutura bem cuidada e nos transportam em uma “viagem no tempo”.

Por ali se encontram diversos pontos turísticos da antiga cidade. Para quem ainda não conhece o local, fica a dica para marcar uma ida até lá. Certamente irá se surpreender e se encantar! Vale a pena!

2 – Museu Casa de Cora Coralina

O que fazer em Goiás Velho
Foto: Reprodução

Também conhecido como “Casa Velha da Ponte”, o Museu Casa de Cora Coralina é uma das principais atrações. Portanto, se você procura o que fazer em Goiás Velho, este é certamente um destino que não pode deixar de conhecer.

Foi após a morte da poetisa que seus parentes e amigos se reuniram para criar a Associação Casa de Cora Coralina, no ano de 1985. Enquanto o isso, o museu propriamente dito, foi inaugurado apenas em 20 de agosto de 1989, data em que se comemorava o centenário de nascimento de Cora.

O acervo do ambiente é formado por objetos pessoais, manuscritos, datiloscritos, fotos, correspondências, hemeroteca, utensílios domésticos, livros e móveis. Tais artigos foram doados pela família da poetisa e um dia, já pertenceram a ela.

Para conferir mais detalhes você pode acessar o site do museu: Museu Casa de Cora Coralina. Vale muito a pena conhecer!

Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 16h45 / domingo, das 9h às 13h

Telefone: (62) 3371-1990

Endereço: R. Dom Cândido, 20, Goiás – GO, 76600-000

3 – Palácio Conde dos Arcos

O que fazer em Goiás Velho
Foto: Reprodução

Para aqueles que se interessam por história e querem desvendar cada segredo da cidade, uma visita ao Palácio Conde dos Arcos é indispensável! Foi ali que morou o primeiro governador do estado de Goiás, que por sinal, foi homenageado com o nome da ambiente.

Embora não seja possível encontrar um grande acervo, ainda é uma das principais construções da Cidade de Goiás, fazendo com que seus visitantes enxerguem toda a cultura do local. As visitas são guiadas e é possível conhecer um pouquinho do processo de formação do estado, seja no que tange o aspecto político ou social.

O jardim do palácio ainda é um detalhe a parte, já que garante uma linda e refrescante paisagem.

Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 17h / domingo, das 9h às 15h

Telefone: (62) 3371-1200

Endereço: Praça Tasso Camargo, 1 – Centro, Goiás – GO, 76600-000

4 – Praça do Coreto

O que fazer em Goiás Velho
Foto: Reprodução

Para quem procura o que fazer em Goiás Velho, visitar a Praça do Coreto também é uma das melhores opções. Linda e charmosa, proporciona uma experiência inigualável para seus visitantes. Não há nada melhor que comprar um bom picolé por ali e aproveitar os banquinhos e as sombras da praça para passar um tempo.

É verdadeiramente como se o tempo parasse. É possível ficar horas por ali apenas mantendo um bom papo com os amigos e observando a bela paisagem ao redor. E como já é possível imaginar, é claro que por ali há um pequeno coreto. Bem cuidado e encantador, o ambiente faz lembrar aquelas novelas de época, aliás, e um excelente cenário para as melhores fotografias.

Telefone para informações: (62) 99141-1188

Endereço: R. Moretti Foggia, 180 – Centro, Goiás – GO, 76600-000

Igrejas e Catedrais

5 – Catedral de Sant’Ana

O que fazer em Goiás Velho
Foto: Reprodução

Localizada na praça principal da Cidade de Goiás, a estrutura da igreja é bastante antiga e remonta ao ano de 1743. Embora guarde muita história consigo e tenha uma arquitetura simplesmente deslumbrante, o local não se encontra bem conservado atualmente.

Seu interior perdeu características que garantiam sua originalidade, no entanto, ainda é possível encontrar painéis que dão ao ambiente uma identidade interessante. Mesmo que não esteja em seus melhores dias, ainda é um excelente destino para quem visita a cidade, principalmente para aqueles que dão importância para o valor histórico.

Endereço: 80, R. 25 de Julho, 2, Goiás – GO, 76600-000

6 – Igreja Nossa Senhora Aparecida

O que fazer em Goiás Velho
Foto: Reprodução

Encontrada na beira da estrada, fica bem pertinho da Cidade de Goiás, em rua que segue direção à Goiânia. Fica em um ambiente bastante sossegado e quase não há movimento nas redondezas, o que garante bons momentos de paz. Vale a pena fazer uma visita pois, além disso, a igreja ainda é linda!

7 – Igreja Nossa Senhora de Abadia

O que fazer em Goiás Velho
Foto: Reprodução

Há muito o que fazer em Goiás Velho, sem dúvidas! E mais uma excelente opção é visitar a Igreja Nossa Senhora de Abadia, que também conta com a antiga estrutura colonial, lhe garantindo uma fachada linda e encantadora.

Vale mencionar também a vista privilegiada que é possível ter dali. Isso porque a igreja se encontra sobre um morro, fazendo com que quem esteja lá em cima possa ver boa parte da cidade. A vista durante o pôr do sol é simplesmente deslumbrante!

Endereço: R. Sen. Eugenio Jardim, Goiás – GO, 76600-000

8 – Igreja do Rosário

O que fazer em Goiás Velho:
Foto: Reprodução

A igreja é uma das mais bonitas da cidade, disso não tenha dúvida. Sua estrutura arquitetônica é deslumbrante e em seu interior ainda é possível encontrar diversos painéis de arte sacra. Também é possível apreciar obras do início do modernismo em Goiás, produzidas por Frei Confaloni.

Endereço: Rua Luiz Guedes Amorim, 1, Goiás – GO, 76600-000

Outros lugares para visitar

9 – Chafariz de Cauda

O que fazer em Goiás Velho
Foto: Reprodução

Fundado no ano de 1778, o Lago do Chafariz era utilizado para o abastecimento da Cidade de Goiás. Sua estrutura se encontra na Praça Brasil Caído, preservando até hoje as características arquitetônicas daquela época, carregando traços da art déco e um pouco da arquitetura colonial.

É um dos mais bonitos pontos turísticos da cidade e, embora seja bem simples, é uma construção muito bonita que sempre rende fotos maravilhosas.

Endereço: R. Nova, 159-235, Goiás – GO, 76600-000

10 – Museu das Bandeiras

O que fazer em Goiás Velho
Foto: Reprodução

O Museu das Bandeiras se encontra na antiga Casa de Câmara e Cadeia da Província de Goyas, representando também uma boa escolha para quem busca o que fazer em Goiás Velho. O prédio foi inaugurado em 1766, seguindo ainda os projetos da Coroa Portuguesa.

Já o museu foi inaugurado em 1949, tendo como acervo inicial os arquivos documentais da Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional. Apenas para que você tenha ideia, esse conjunto de documentos representa uma das mais importantes fontes de informação sobre a administração pública do Centro-Oeste durantes o período colonial, imperial e republicano.

Hoje em dia, o acervo do museu é composto por artes sacras, vestuário, mobiliário, utensílios domésticos e armamentos. Vale a pena conhecer!

Horário de Funcionamento: terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 18h / domingo, das 9h às 13h

Telefone: (62) 3371-1087

Endereço: Praça Brasil Caiado – Centro, Goiás – GO, 76600-000

11 – Mercado Municipal

O que fazer em Goiás Velho:
Foto: Reprodução

O local é bastante agradável, perfeito para fazer um passeio. Um dos pontos positivos é que conta com estacionamento grátis, permitindo acesso mais fácil ao lugar. Por ali é possível encontrar diversas lojinhas de lembranças e artesanato, sendo que ainda é possível contar com alguns restaurantes e lanchonetes. Bonito e bastante agradável!

Endereço: R. 15 de Novembro, 13, Goiás – GO, 76600-000

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.