Educação

"A gente vai dar um pare nisso aí", diz secretária da Educação de Goiás sobre implantação de OSs

Ainda de acordo com a secretária, o investimento na formação do quadro de pessoal é primordial nesse momento.

Por Ton Paulo
14/01/2019, 12h05

A secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Fátima Gavioli, anunciou no final da última semana a extinção do departamento responsável pela implantação das chamadas Organizações Sociais (OSs) nas escolas do Estado de Goiás. Segundo a secretária, a Seduce vai “dar um ‘pare'” na questão.

A extinção do núcleo de Monitoramento da Gestão Compartilhada, responsável por assuntos relacionados à implantação de OSs nas escolas, foi confirmada na última sexta-feira (11/1), durante uma reunião entre representantes do Movimento dos Professores de Goiás (MPG).

No encontro, que aconteceu no gabinete da secretária, Fátima explicou a decisão e alegou se tratar de “questões financeiras”, e disse que a prioridade agora é a formação do quadro de pessoal. “É uma questão financeira. Nesse momento vamos focar na formação do nosso quadro de pessoal, investir pesado na formação de gestor, de professor, de coordenador”, declarou.

Ainda de acordo com a secretária, o investimento na formação do quadro de pessoal é primordial nesse momento. Simultaneamente, o impacto financeiro é, de acordo com ela, “extremamente inferior do que o processo de implantação de OSs”.

Apesar de focar em outros pontos, secretária de Educação de Goiás não descarta retomado do tema no futuro

Fátima foi categórica em afirmar o foco de sua gestão na Educação na formação de pessoal, deixando de lado a implantação das OSs, entretanto, ela não descartou que o tema possa ser retomado posteriormente. “Não significa que um dia alguém não possa retomar o assunto, mas, por enquanto, a gente vai dar um pare nisso aí”, completou a titular da Seduce.

A estrutura do núcleo de Monitoramento da Gestão Compartilhada contava com seis servidores e três estagiários, divididos em três coordenações: Fiscalização, Relacionamento Pedagógico e Avaliação Estatística. Em tese, a equipe geria os trâmites dos processos de implantação da gestão compartilhada com as OSs nas escolas.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Caso de criança agredida em Formosa começa a ser investigado

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) é a responsável pela investigação.
14/01/2019, 13h22

A investigação do caso de uma criança que foi agredida em Formosa, no Distrito Federal, localizada a 280 quilômetros de Goiânia, deve ter inicio hoje (14/1) pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).  O pai do menino de 4 anos é o principal suspeito de ter cometido o crime.

A delegada  Fernanda Lima é a responsável pelo caso da criança que foi encontrada com sinais de agressão, em Formosa.  Ela vai atuar no  âmbito da Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Conforme o delegado regional Jandson Bernardo da Silva, disse a um jornal local de Goiânia, a investigadora não irá se pronunciar durante o processo de investigação.

De acordo com Jandson, a delegada não  irá falar nada, para não prejudicar as investigaçōes. Contudo, disse que as oitivas e outras diligências estão acontecendo para que tudo seja esclarecido.

A Polícia Civil já ouviu uma enfermeira que atendeu a criança no hospital. A avó paterna do menino deve prestar depoimento hoje (14/1), em Formosa.

No sistema, a PM verificou que já havia registros contra o pai do garoto por maus tratos contra o a criança. No dia da ocorrência, ele foi levado para o 1º Distrito Policial de Formosa. Na ocasião, ele a madrasta do menino prestarem depoimento e foram liberados porque os ferimentos são antigos e não cabia flagrante.

PM recebeu denúncias sobre criança agredida, no município

Por meio de denúncias, a Polícia Militar recebeu informaçōes na última sexta-feira (11/1) que uma criança estava enrolada em cobertores e com diversos hematomas, dentro do porta-malas de um carro e na companhia de dois adultos. Ao chegar no local,  a PM encontrou o menino no banco de trás de um carro, enrolado em um cobertor e com ferimentos no rosto e na cabeça.

Ao questionar os pais o que havia acontecido, eles afirmaram a PM que o menino tinha caído da cama. Conforme o casal, o ferimento na cabeça da criança tinha aparecido há 20 dias, quando a criança caiu da cama em cima de brinquedos de bloco de montagem. Já as feridas no rosto teria aparecido há 4 dias, depois de outra queda.

Todavia, a criança desmentiu a versão contada pelos pais. Ele informou a polícia que a cabeça tinha sido queimada por um ferro de passar e que os pais só dava biscoito para ele comer.

Via: G1 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Homem é morto a tiros na porta da casa, em Anápolis

Vizinhos contaram que na casa de Bene funcionava um ponto de venda de drogas.
14/01/2019, 14h16

Um homem de 55 anos foi morto a tiros na noite do último domingo (13/1) na porta de sua casa, no bairro da Lapa, em Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia. O caso foi confirmado ao Portal Dia Online pelo delegado titular do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Anápolis, Vander Coelho.

De acordo com o delegado, a vítima foi identificada como Benevides Gonçalves da Costa, de 55 anos, mais conhecido por Bene. “Ele foi morto no momento que estava chegando em casa, pois estava com a porta do carro aberta e com as chaves do veículo nas mãos”, conta Vander Coelho.

Delegado acredita que Bene foi executado por ter envolvimento com tráfico de drogas

Segundo o titular da GIH, os autores do homicídio passaram em um veículo e efetuaram vários disparos que atingiram Bene. Vander Coelho afirmou que vizinhos da vítima informaram que no local funcionava um ponto de venda de drogas.

“Acreditamos que o crime tenha sido motivado pelo envolvimento da vítima com o tráfico de drogas, pois dentro da residência a Polícia Militar do Estado de Goiás (PM) apreendeu uma quantidade de entorpecentes”, afirma o delegado.

Conforme as informações de Vander Coelho, a vítima tinha uma ficha criminal extensa, com passagens por roubo, receptação, furto, tráfico de drogas, além de outros crimes. O caso é investigado pela GIH de Anápolis e até o momento não há informações sobre a autoria ou motivação do crime.

Final de semana tenso em Anápolis com três assassinatos registrados

Vander Coelho afirmou durante a entrevista que o GIH de Anápolis vinha comemorando as baixas de homicídios na cidade, mas que esse final de semana foi atípico com um total de três homicídios registrados.

O primeiro caso foi registrado na noite da última sexta-feira (11/1), quando o adolescente Pedro Henrique Coelho, de 16 anos, foi morto a tiros no bairro Copacabana, em Anápolis. O segundo assassinato do final de semana no município foi na madrugada de sábado (12/1), quando Valdivino Garcez, de 55 anos, foi encontrado dentro de seu veículo, na BR-153, com cortes no pescoço. E o último caso foi o de Bene, morto a tiros no momento que chegava em casa no noite de domingo (14/1).

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Concurso da Assembleia Legislativa de Goiás tem quase 40 mil inscritos

O cargo com maior número de concorrência foi o de procurador de 2ª classe, com 1.618 concorrentes por vaga.

Por Ton Paulo
14/01/2019, 14h33

A crise no Estado e os atrasos no pagamento do funcionalismo público parecem não ter desmotivado aqueles que possuem pretensões de ingressar na carreira pública. Uma prova disso, o concurso da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que aplicará as provas para as vagas disponibilizadas ainda neste mês de janeiro, teve o número impressionante de quase 40 mil inscritos. Para ser mais exato, 38.313 inscrições.

O dado foi divulgado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), banca organizadora do concurso. Para Assistente Legislativo, que são os cargos de nível médio, o total é de 26.277 inscrições. Já para Procurador de 2ª classe foram 3.236 adesões. Em relação aos cargos de Analista Legislativo, o total é de 8.800 inscritos.

O cargo com maior número de concorrência foi o de procurador de 2ª classe, com 1.618 concorrentes por vaga.

O local de aplicação das provas será divulgado ainda hoje (14/1), na área de inscritos no site banca: www.iades.com.br. A prova vai ocorrer no próximo domingo (20/1) para os cargos de Analista Legislativo. Esta categoria engloba os seguintes cargos: arquiteto, arquivista, assistente social, cirurgião-dentista, comunicador social, contador, enfermeiro do trabalho, engenheiro civil, engenheiro do trabalho, engenheiro eletricista, fisioterapeuta, médico cardiologista, médico clínico, médico do trabalho, médico ginecologista, médico ortopedista, médico psiquiatra, psicólogo organizacional, revisor ortográfico e segurança da informação.

Já para os cargos de Assistente Legislativo e Procurador as provas serão aplicadas no domingo posterior (27/1). O certame visa preencher 80 vagas do quadro efetivo da Casa de Leis.

Concurso da Assembleia Legislativa de Goiás teve prorrogação de prazos

O prazo para pagamento das inscrições do concurso da Alego, que deveria ter sido encerrado no último dia 27 de dezembro, chegou a ser prorrogado pela banca responsável. Os candidatos que se inscreveram e, por algum motivo, não efetuaram o pagamento em tempo hábil, puderam fazer isso até o dia 4 de janeiro de 2019.  As provas do concurso da Alego acontecem no final de janeiro.

De acordo com informações da banca Iades, realizadora do concurso, e divulgadas pelo site da Alego, o adiamento ocorreu em virtude dos feriados de fim de ano e a alteração foi publicada, à época, no site da instituição.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Dia Gourmet

8 bons restaurantes italianos para comer massa em Goiânia

Para quem é apaixonado por uma boa massa em Goiânia, preparamos uma listinha com os melhores restaurantes italianos da cidade. Confira!
14/01/2019, 15h34

Nada melhor que juntar os amigos e comer uma boa massa em Goiânia! Se você é fã de macarrão, lasanha, caneloni, nhoque e tantos outros pratos típicos da cozinha italiana, preparamos uma listinha com as melhores opções da capital para você aproveitar.

É possível encontrar diversos restaurantes e lojas de massas que oferecem variedade no cardápio, agradando sempre aos mais variados e exigentes gostos. Dá uma olhada!

Melhores restaurantes italianos para comer massa em Goiânia:

1 – 1929 Trattoria Moderna

bons restaurantes para comer massa em Goiânia
Foto: Reprodução

Com inspirações italianas, esta é uma trattoria moderna e brasileira. Sob o comando do renomado chef Ian Baiocchi, o nome do ambiente faz uma referência direta ao ano de nascimento da avó de Ian, influência confessa em sua paixão pela cozinha italiana.

Com um ambiente bastante sofisticado e acolhedor, os clientes podem encontrar menu à la carte e para o almoço, com pratos simplesmente deliciosos e as melhores massas em Goiânia. Vale a pena conhecer e experimentar!

Horário de funcionamento: terça a quinta, das 19h30 às 23h30 / sexta e sábado, das 11h30 às 15h e das 19h30 às 00h30 / domingo, das 12h às 15h

Telefone: (62) 3609-8878

Endereço: Alameda Ricardo Paranhos, 955 – St. Marista, Goiânia – GO, 74180-050

2 – Cantina San Marco

bons restaurantes para comer massa em Goiânia
Foto: Reprodução

Restaurante italiano, é um dos mais recomendados para quem procura saborear massa em Goiânia, já que essa é uma das especialidades da casa.

Em um ambiente confortável e que inspira ares mais clássicos, com muitas antiguidades e belos quadros, é ideal para casais que curtem um climinha bem romântico, sem contar que no cardápio é possível encontrar pratos para dois.

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 19h às 00h / domingo, das 12h às 16h

Telefone: (62) 3281-0794

Endereço: 1824 Rua 9 – St. Marista, Goiânia – GO, 74150-130

3 – Restaurante Bologna

bons restaurantes italianos para comer massa em Goiânia
Foto: Reprodução

Presente no centro de Goiânia, este é um dos mais clássicos restaurantes italianos da capital, visto que possui mais de 50 anos de história no mercado. É possível encontrar boas opções de massa em Goiânia, mas sem dúvida, o lugar em questão representa um excelente custo-benefício para quem o escolhe.

Lasanha e macarrão são os pratos que mais saem na casa, apresentando variedade nos pratos. Mas vale lembrar que o local aceita apenas pagamento no dinheiro, portanto, já vá preparado. Em todo caso, vale a pena experimentar!

Horário de funcionamento: quarta a domingo, das 11h às 14h30

Telefone: (62) 3225-6497

Endereço: Rua 3, 290 – Centro, Goiânia – GO, 74030-071

4 – Viela Gatronômica

bons restaurantes italianos para comer massa em Goiânia
Foto: Reprodução

Sem dúvida alguma esta é a viela mais gastronômica da cidade! Em uma experiência verdadeiramente única, você pode encontrar um restaurante italiano com pratos autorais desenvolvidos a partir de ingredientes frescos e selecionados, assim como manda a tradição italiana.

Ainda é possível encontrar diversos ambientes charmosos e cheios de detalhes encantadores, que vão desde o mobiliário até a escolha da louça. Como se não bastasse, ainda dá para apreciar um lindo jardim iluminado, que representa um verdadeiro convite para abrir um bom vinho e bater um papo com os amigos.

Telefone: (62) 98442-0469

Endereço: R. 136-D, 91 – St. Sul, Goiânia – GO, 74093-290

5 – Abruzzo Restaurante Italiano

bons restaurantes italianos para comer massa em Goiânia
Foto: Reprodução

E esta é mais uma excelente opção para quem procura saborear massa em Goiânia. Um dos melhores restaurantes italianos da cidade, conta com pratos bem servidos e um cardápio amplo com opções para todos os gostos.

Além das massas, é possível encontrar carnes com cortes selecionados e deliciosas saladas. No horário do almoço é possível contar com pratos executivos.

Telefone: (62) 3565-1744

Endereço: 5ª Avenida, 397 – St. Leste Vila Nova, Goiânia – GO, 74643-030

6 – Atelier da Massa

bons restaurantes italianos para comer massa em Goiânia
Foto: Reprodução

Fundado em novembro de 2007, o local tem como principal objetivo oferecer opções práticas e saudáveis em massas, sem perder a sofisticação e o romantismo que esse tipo de prato possui por natureza.

Para os apreciadores de massa em Goiânia, essa é sem dúvida uma das melhores opções. No cardápio é possível encontrar pratos tradicionais, massas recheadas, secas e frescas, carnes e molhos especiais. Vale lembrar que a casa também aceita encomendas.

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h30 às 21h / sábado e domingo, das 9h30 às 15h

Telefone: (62) 3093-5616

Endereço: Rua T. 55 Nº 219 – St. Marista, Goiânia – GO, 74480-480

7 – Tartuferia San Paolo

bons restaurantes italianos para comer massa em Goiânia
Foto: Reprodução

Localizado no Flamboyant Shopping Center, é um dos endereços mais procurados por quem adora massa em Goiânia. Todos os pratos da casa contam com um ingrediente em comum, a trufa, que também dá nome ao estabelecimento.

Faz parte do leque de restaurantes italianos oferecidos pela cidade, sendo que a cozinha do ambiente conta com receitas de cozinha ítalo brasileira, oferecendo também seções de saladas e frios variados, destaque também para os pratos vegetarianos.

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 00h / domingo, das 10h às 23h

Telefone: (62) 3988-5030

Endereço: Av. Dep. Jamel Cecílio, 3300 Flamboyant Shopping Center – Jardim Goiás, GO, 74810-907

8 – Assoluto Ristorante e Pizzeria

bons restaurantes italianos para comer massa em Goiânia
Foto: Reprodução

Mais uma boa opção entre os restaurantes italianos da cidade. Oferece um menu recheado de deliciosas comidas italianas, apresentando variedade de antepastos, massas e assados, sem conta que ainda é possível encontrar uma boa carta de vinhos e deliciosas pizzas.

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 19h às 00h / domingo, das 12h às 16h e das 19h às 00h

Telefone: (62) 3092-8281

Endereço: Alameda Cel. Eugênio Jardim, 300 – St. Marista, Goiânia – GO, 74175-100

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.