Goiás

Motorista do 99Pop de Brasília que havia desaparecido é encontrado em invasão

O homem teria mentido para a esposa, que estava a sua procura, para ficar na invasão.

Por Ton Paulo
24/01/2019, 09h13

O motorista de transporte por aplicativo de Brasília que estava desaparecido desde a noite do último sábado (19/1) foi encontrado na tarde de ontem (23/1), em uma invasão localizada próxima à Casa do Ceará, na 910 Norte, em Brasília. O homem teria mentido para esposa, que estava a sua procura, para ficar na invasão

Felipe Pereira Lima de Melo, de 35 anos, foi encontrado por policiais da 5ª Delegacia de Polícia (Área Central) na tarde de quarta-feira. Conforme apuração da investigação, o homem não foi vítima de nenhum crime. Uma fonte informou a um jornal brasiliense que Felipe estava no invasão desde sábado, dia em que desapareceu, enquanto dizia para a mulher que estava trabalhando. Policiais chegaram até o marido da mulher por meio de denúncias anônimas.

Depois de ser encontrado, Felipe prestou depoimento para os agentes. O carro dele, que não tem rastreador, foi resgatado perto da invasão. Quando o motorista chegou, a mulher dele estava na delegacia e o esperava.

De acordo com um jornal brasiliense que adiantou a informação, ao ser liberado, o homem estava nervoso e atacou jornalistas que estavam na delegacia. Ele chegou a tirar os sapatos e a arremessá-los contra os profissionais da imprensa, precisou ser contido e levado novamente para dentro da delegacia.

Ainda no fim da tarde de ontem, Felipe se juntou com a família, que pediu ajuda para encontrá-lo. A reportagem do Dia Online chegou a entrevistar a mulher, que estava desesperada atrás do marido. A última vez que a mulher entrou em contato com ele foi na madrugada de sábado para domingo (20/1), quando ele disse que ia “rodar mais pouco”. A partir daí, Rinayara Freire, 35, não recebeu mais notícias.

Reportagem do Dia Online noticiou o sumiço do motorista do 99Pop

Felipe costumava trabalhar por todas as regiões de Brasília, mas evitava viagens perigosas pela madrugada. A última vez que tinha sido visto, estava em um veículo Ford KA prata, vestindo calça jeans, tênis e camisa vermelha com detalhe preto.

Na ocasião do sumiço do homem, a reportagem do Dia Online noticiou o fato e entrou em contato com o App 99Pop. Por meio de nota, a 99Pop informou que estava aberta para agilizar ao máximo o processo de fornecimento de informações úteis para as autoridades.

Veja a íntegra da nota:

“A 99 informa que está apurando o ocorrido. A empresa se solidariza com a família e se encontra aberto a colaborar com a polícia. Em respeito ao Marco Civil da Internet, a empresa pode disponibilizar informações detalhadas sobre o incidente às autoridades, de acordo com os procedimentos previstos. A companhia reitera que está aberta para agilizar ao máximo esse processo, caso necessário.”

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Trânsito

Projeto prevê regras mais seguras para motoristas e usuários de transporte por aplicativo em Goiânia

Matéria poderá entrar na pauta em plenário assim que for analisada na CCJ, no início dos trabalhos legislativos, em fevereiro.
24/01/2019, 10h02

Um novo projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Goiânia prevê uma regulamentação com regras mais seguras tanto para o motorista quanto para os usuários do transporte por aplicativo, na capital. A matéria foi protocolada no final do ano passado e está na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal para apreciação assim que os trabalhos na Casa forem retomados no próximo mês. A nova lei visa ainda a melhoria na relação entre condutores e passageiros.

Atualmente, vigora em Goiânia as normas elaboradas pela Prefeitura de Goiânia, por meio do decreto 2.890, de outubro de 2017, que ainda causam contestações entre as empresas, os motoristas e usuários. Para os vereadores Andrey Azeredo (MDB) e Carlin Café (PPS), autores do projetos, a mudança na regulamentação deve ocorrer em razão da recente Lei Federal nº 13.640, publicada em 26 de março de 2018, que estabelece ao município a regulamentação e fiscalização dos transporte por aplicativo.

Novas regras às empresas de transporte por aplicativo em Goiânia

O projeto designa às empresas a obrigatoriedade de compartilhar equipamentos, programas, sistemas, serviços ou qualquer outro mecanismo físico ou informatizado que viabilize e facilite a fiscalização de suas operações à administração municipal. Para os autores da propositura da nova lei, essas novas tecnologias possibilitam a otimização do uso do espaço viário e do transporte.

A expectativa é que com o compartilhamento dos trajetos com os órgãos competentes da Prefeitura exista maior segurança para quem utiliza o transporte, facilitando a busca por informações durante investigações e também no planejamento da mobilidade da cidade e que reflete de forma integrada na segurança das pessoas.

O projeto poderá entrar na pauta em plenário para discussão com os vereadores assim que for analisada na CCJ, já no início dos trabalhos legislativos, em fevereiro. O projeto na íntegra pode ser acessado no link: http://goiania.go.leg.br/processo-legislativo/consulta-de-projetos.

Imagens: Olhar do Sul 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Economia

Petrobras reduz em 2,5% preço médio da gasolina nas refinarias nesta sexta-feira

Estatal manteve sem alteração o preço do diesel.
24/01/2019, 10h26

A Petrobras anunciou corte de 2,5% no preço médio do litro da gasolina A sem tributo nas refinarias, válido para esta sexta-feira, dia 25, para R$ 1,5104. Além disso, a estatal manteve sem alteração o preço do diesel, em R$ 1,9998, conforme tabela disponível no site da empresa.

Em dezembro, a Petrobras anunciou um mecanismo de proteção complementar no qual a companhia pode alterar a frequência dos reajustes diários do preço do diesel no mercado interno em momento de elevada volatilidade, podendo mantê-lo estável por curtos períodos de tempo de até sete dias, “conciliando seus interesses empresariais com as demandas de seus clientes e agentes de mercado em geral”. Já o hedge da gasolina, que passou a ser adotado em setembro de 2018, permite à empresa manter os valores estáveis nas refinarias por até 15 dias.

Imagens: ES Brasil 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Motociclista foge após atropelar e matar idosa de 70 anos, no Novo Horizonte, em Goiânia

A mulher, de 70 anos de idade, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. A família está inconsolável.

Por Ton Paulo
24/01/2019, 10h41

Um trágico acidente com fuga do responsável foi registrado na manhã desta quinta-feira (24/1), no Setor Novo Horizonte, em Goiânia. Um motociclista atropelou um idosa de 70 anos de idade, e, além de não prestar socorro, fugiu do local. A mulher não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi acionada para atender a uma vítima de atropelamento na Avenida Hermes Pontes, no Setor Novo Horizonte, em Goiânia. O acidente ocorreu por volta das 9h30 de hoje. Uma equipe da Delegacia de Crimes de Trânsito (DICT) foi enviada para o local, e está atendendo a ocorrência.

De acordo com informações dos bombeiros, a idosa, que ainda não teve a identidade divulgada, estava atravessando a avenida quando foi atingida pela moto.

A mulher teve uma fratura exposta, e chegou a ser socorrida no local pelo Corpo de Bombeiros. Infelizmente, não resistiu aos ferimentos e morreu.

Já o motociclista que atropelou a idosa, segundo testemunhas, não parou para prestar socorro, e fugiu do local. A família da vítima precisou cobrir o corpo da idosa com um pano após constatarem o óbito. Os parentes estavam inconsoláveis.

A investigação agora ficar a cargo da DICT.

Atualização:  Conforme atualizado pela DICT, a vítima é Luzia Batista Teodoro. Ela tinha 76 anos, e não 70, conforme informado anteriormente.

Além do caso de Novo Horizonte, uma idosa de 69 anos morreu atropelada na Vila Aurora, também em Goiânia

Em novembro do ano passado, um trágico caso de atropelamento também ceifou a vida de uma mulher de idade.

Uma idosa de 69 anos morreu após ser atropelada enquanto atravessava uma avenida, na Vila Aurora, em Goiânia, no dia 29 de novembro de 2018. Após ser atingida, Teresinha Laudelina Gonçalves Dias chegou a ser socorrida e levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O microempresário Divino Alves Diniz Silva, de 33 anos, que conduzia o veículo, foi preso logo após passar pelo teste do bafômetro, o qual constatou que ele estava embriagado.

O acidente aconteceu na tarde de quinta-feira (29/11), na Avenida Nazareno Roriz. Em seu depoimento, Divino afirmou que a idosa atravessou a rua repentinamente e que tentou frear, mas não conseguiu e atingiu a vítima.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Detran GO 2019: faça uma consulta pela placa e RENAVAM e verifique débitos (multas, IPVA etc)

Confira o passo a passo!
24/01/2019, 10h53

Quem já é acostumado a dirigir pelas ruas da capital goiana entende muito bem o quanto o trânsito pode ser estressante. Nos horários de pico, principalmente, até as vias mais rápidas costumam apresentar lentidão capaz de tirar qualquer um do sério. Como se não bastasse, o enorme fluxo e a desatenção de muitos motoristas podem acabar gerando problemas até mesmo para quem tem o costume de seguir as normas. Assim, caso surja alguma dúvida, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran GO) permite que o motorista faça, de forma fácil e rápida, a consulta de débitos do seu veículo (multas, IPVA, etc) pelo site ou pelo aplicativo do departamento, basta ter seu número de placa e RENAVAM.

Portanto, para evitar ser pego de surpresa durante uma abordagem policial ou em qualquer outro procedimento que exija que o veículo esteja regularizado, é importante que o condutor tenha plena consciência de informações como essas e, caso tenha alguma pendência, já busque uma solução imediata antes que seja tarde demais.

Para fazer a consulta pelo site do Detran GO 2019, é bem fácil, rápido e acima de tudo, seguro. É preciso ter em mãos apenas o número do Registro Nacional de Veículo (Renavam), bem como seu número de placa.

O Renavam

Detran GO: faça consultas e verifique multas em 2 minutos
Foto ilustrativa: Reprodução/ Licenciamento 2019

Antes de dar início ao passo a passo para fazer a consulta de débitos, como multas e IPVA, é essencial ter consigo o Renavam. O número se parece bastante com nosso RG ou CPF, já que é único para cada veículo. Com ele é possível ter acesso a todo o histórico, desde sua fabricação até o dia de descarte.

É responsável por armazenas diversas informações do veículo, como descrições técnicas, multas, emplacamento, mudanças de proprietários, licenciamento, furtos e muito mais. Por isso é tão importante fornecer esse dado no momento de fazer uma consulta no Detran GO 2019.

Vale lembrar que os procedimentos que abordaremos a seguir são de completa confiança, proporcionando acesso seguro para os usuários. Os processos contam com sigilo e sempre há alguma forma de verificação para garantir que quem acessas as informações é realmente alguém confiável.

Fazendo a consulta de débitos (multas, IPVA, etc) pelo site do Detran GO 2019

Detran GO: faça consultas e verifique multas em 2 minutos
Foto: site Detran GO

Para começar, é preciso entrar no site do Detran GO, para isso, você pode clicar aqui. Com o site aberto, será possível visualizar um pequeno menu ao lado esquerdo, com ícones que levam a diferentes objetivos. Para fazer a consulta de se veículo, clique no botão “veículos“.

Em seguida, a página referente será aberta. Ali se encontram dois campos que devem ser preenchidos com o número de placa e o Renavam, em seguida, é preciso clicar no botão “consultar“. O site ainda explica que é possível ter acesso aos dados de seu veículo, débitos, boletos e infrações de trânsito.

Ao lado direito da mesma página, é possível ter acesso a outros tipos de serviços, inclusive, fazer consulta de multas de um veículo que pertence a outro estado. Verifique as opções e veja qual delas se adéqua a sua necessidade.

Simplificando:

  1. Entre no site do Detran;
  2. Clique no botão “veículos”;
  3. Insira sua placa e Renavam;
  4. Clique em “consultar”.

Feito isso, processo concluído! Já será possível ter acesso às informações sobre seu veículo, visualizar multas, IPVA, débitos referentes a taxas de licenciamento, infrações e seguro obrigatório. Se houver alguma multa, o motoristas terá mais detalhes sobre o local, data e até mesmo o tipo de infração cometida.

O valor da multa também estará presente, sendo possível emitir o boleto e já quitar a pendência no mesmo momento. É a tecnologia ajudando a descomplicar a rotina!

Por outro lado, caso não haja irregularidade e tudo esteja dentro dos conformes, aparecerá a informação de que não existem débitos de infrações até o momento.

Fazendo a consulta pelo aplicativo do Detran GO

Detran GO: faça consultas e verifique multas em 2 minutos
Foto: Aplicativo Detran GO

Para facilitar ainda mais a rotina do condutor goiano, é possível fazer consultas do tipo também pelo aplicativo do departamento, chamado Detran GO ON. Disponível para Android e iOS, a ferramenta permite maior conforto para quem pretende ter acesso fácil em mãos. O melhor é que ainda dá para contar com outras funcionalidades, uma vez que oferece alertas de vencimento da CNH, por exemplo.

Para ter total acesso é preciso fazer um pré-cadastro e esperar até que seja aprovado. Normalmente, o processo pode demorar até 2 dias, mas após aprovação o motorista já poderá acessar suas informações no momento em que preferir.

Assim, para fazer a consulta de seus débitos em 2019 pelo app, clique no ícone “veículo” na tela principal, que também pode ser acessado pelo menu lateral. Em seguida clique em “Consulta de Veículo“, seguido pelo botão “Entendi“. Agora é só fornecer o número de placa e o Renavam, clicar em “Consultar” e pronto!

Será possível visualizar informações técnicas sobre seu veículo e logo abaixo se encontram os débitos, apresentando também o valor de cada um (caso haja algum). O aplicativo também permite a emissão de boleto para pagamento na hora.

Simplificando:

  1. Acesse o aplicativo; para isso é preciso fazer login informando CPF e senha (o momento de cadastro exige outros dados);
  2. Clique no ícone “veículo” ou o acesse pelo menu lateral;
  3. Clique em “Consulta de Veículo”;
  4. Clique em “Entendi”;
  5. Forneça número de placa e Renavam;
  6. Clique em “Consultar”.

Outras informações

Viu só como ficou bem fácil ter acesso a informações importantes sobre seu veículo? Se antes era difícil saber mais sobre seu IPVA e outros tipos de débitos, atualmente é possível conferir tudo isso em menos de 2 minutos! E não para por aí!

O site e o app do Detran GO 2019 ainda oferecem outras funcionalidades que vã muito além. É possível ter acesso a dados e informações sobre sua CNH, desde infrações de trânsito até possíveis pontuações.

Ainda dá para fazer o pré-cadastro a fim de iniciar o processo de primeira CNH, solicitar segunda via, reteste de exame prático ou teórico, transferência de pontuação, solicitar a CNH definitiva e ainda agendar atendimento no Vapt-Vupt!

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.