Entretenimento

Arte em Goiânia: conheça os principais monumentos da cidade

A arte em Goiânia é riquíssima mas, infelizmente, acaba passando despercebida por seus moradores. Confira a história por trás dos principais monumentos da cidade!
28/01/2019, 15h03

É bem provável que você já tenha passado por inúmeros monumentos e obras de arte em Goiânia, no entanto, será que já parou para pensar um pouquinho mais na história por trás da arte? É comum que vejamos sem realmente enxergar, sem dar a mínima atenção para o que realmente importa.

E foi pensando nisso que nós aqui do Portal Dia Online preparamos uma listinha com os principais monumentos e obras da cidade, para que você além de saber conhecer a referência geográfica de cada um, ainda entenda um pouquinho melhor o que representam. Dá uma olhada!

Conheça os monumentos que inspiram a arte em Goiânia:

1 – Monumento às Três Raças

Arte em Goiânia: conheça os principais monumentos da cidade
Foto: Reprodução

O Monumento a Goiânia, mais conhecido por nós como Monumento às Três Raças, se encontra bem no meio da grande Praça Cívica, que também representa um marco da construção da capital.

Esculpido pela artista Neusa Morais no ano de 1968, o monumento foi feito em bronze e granito e possui 7 metros de altura. É uma homenagem à miscigenação entre as etnias branca (representada pelos bandeirantes), negra (representada pelos escravos) e indígena, que foram responsáveis pela origem do povo goiano.

Se você está em busca de arte em Goiânia, essa é sem dúvida uma das primeiras obras para se conhecer!

Endereço: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 2 – St. Central, Goiânia – GO, 74003-010

2 – Monumento ao Bandeirante

Arte em Goiânia: conheça os principais monumentos da cidade
Foto: Reprodução/ Mube

Localizado na praça Attílio Corrêa Lima, mais conhecida como Praça do Bandeirante, o monumento foi inaugurado no dia 9 de novembro de 1942, criado pelo artista plástico Armando Zago, a pedido do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito de São Paulo, para ser doado para os goianienses.

Esculpida em bronze, possui 3 metros e meio de altura, representando o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, que carrega em suas mãos uma bateia e uma bacamarte (arma de fogo de cano curto e largo).

3 – Monumento à Paz Mundial

Arte em Goiânia: conheça os principais monumentos da cidade
Foto: Reprodução

Construída no ano de 1988, pelo artista plástico Siron Franco, a obra possui nada menos que 5 metros de altura e é uma das de maior representatividade para a população goianiense. Localizada no Bosque dos Buritis, no Setor Oeste, é uma forma de celebrar a possibilidade de união entre os povos de todo o mundo, em busca de um projeto de paz mundial.

Construída no formato de ampulheta, foi encomendada pela Comunidade Internacional Bahá’i, uma organização não governamental que é ligada à Fé Bahá’i, com o objetivo de que fosse doada para Goiânia.

Sua forma faz uma alusão direta à necessidade urgente de se alcançar a paz, sem contar que em seu centro ainda existem vários compartimentos de vidro que são separados em compartimentos verticais nas cores amarela, azul, branca, verde e vermelha, onde são guardadas amostras de terra dos cinco continentes, tudo misturado.

Para se ter ideia do quão complexa e significativa é a obra, ainda é possível ver a inscrição: “A Terra é um só país, e os seres humanos, seus cidadãos”, de origem Bahá’u’lláh”. É sem dúvida, um dos melhores exemplos de arte em Goiânia para se conhecer!

Endereço: Rua 1, 653 – St. Oeste, Goiânia – GO, 74115-040

4 – Monumento dos Três Marcos

Arte em Goiânia: conheça os principais monumentos da cidade
Foto: Reprodução

Entre as diversas esculturas que se pode encontrar em Goiânia, o Monumento dos Três Marcos é um dos mais bonitos e modernos, onde a construção aponta pra as regiões com maior crescimento urbano da capital..

O projeto foi uma ideia do arquiteto goiano Marco Antonio Amaral, formado por um monumento e passagem de nível com duas pistas, sendo que a altura da laje até o chão chega a 4,6 metros.

Enquanto isso, os prismas possuem altura de 56 metros, em uma estrutura tubular de aço que é revestida por chapas metálicas. Para deixar tudo ainda mais bonito, durante a noite é possível ver o monumento iluminado, com cerca de 12 refletores internos e outros 8 externos. Passar por ali é uma experiência diferente na capital, principalmente para quem conhece pela primeira vez.

Endereço: Av. 85 – St. Oeste, Goiânia – GO, 74120-090

5 – Monumento aos Mortos e Desaparecidos na Luta Contra a Ditadura Militar

Arte em Goiânia: conheça os principais monumentos da cidade
Foto: Reprodução/ Diário de Goiás

Em formato de esfera, a escultura foi inaugurada no dia 27 de agosto de 2004, como forma de homenagear os mortos e desaparecidos políticos entre os anos de 1968 e 1969 em Goiás.

Localizada na Avenida Assis Chateaubriand, cada gomo presente no monumento representa uma vítima do regime, sendo que os cortes servem para escorrer água, representando as lágrimas derramadas por seus familiares. Esta é uma obra de arte em Goiânia com muito peso e de uma importância enorme!

Apenas para que você tenha ideia, junto ao monumento ainda se encontra uma placa com os 15 nomes dos goianos que desapareceram no período da ditadura, acompanhada dos dizeres: “Porque defendiam a justiça e a liberdade”.

6 – Estátua de Pedro Ludovico Teixeira

Arte em Goiânia: conheça os principais monumentos da cidade
Foto: Reprodução

Pedro Ludovico Teixeira foi o político responsável pela construção de Goiânia. Seu principal objetivo era impulsionar a ocupação do estado, direcionando os excedentes populacionais para regiões demográficas mais vazias, a fim de aumentar a produção econômica, algo que apenas seria possível a partir da garantia de infraestrutura básica em uma região que ligasse o centro-oeste ao sul do Brasil.

Assim, a pedra fundamental de Goiânia foi lançada em 3 de outubro de 1933. A estátua representa esse importante líder político, montado em seu cavalo.

Endereço: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira – St. Sul, Goiânia – GO, 74015-090

7 – Coreto da Praça Cívica

Arte em Goiânia: conheça os principais monumentos da cidade
Foto: Reprodução

O Coreto da Praça Cívica já foi um dos principais lugares para a expressão de arte em Goiânia. Inaugurado em 1942, marca o Batismo Cultural da nova capital e costumava reunir diversos grupos em prol de manifestações artísticas, políticas ou sociais.

Sua arquitetura é carregada de elementos em art déco, estilo que marcou as primeiras e principais construções da cidade. O lugar é realmente lindo e valeria a visita, no entanto, vale destacar que infelizmente, se encontra em situação de abandono, servindo apenas de passagem para transeuntes ou de moradia para pessoas em situação de rua. Em todo caso, é um importantíssimo lugar para a história da cidade e também de Goiás.

8 – Torre do Relógio

Arte em Goiânia: conheça os principais monumentos da cidade
Foto: Reprodução

A Torre do Relógio também é um importante monumento para a arte em Goiânia. Localizado na Avenida Goiás, entre o Coreto e o Monumento ao Bandeirante, é um dos mais antigos pontos de referência da cidade.

Apenas para que você tenha ideia, foi projetado por Attílio Corrêa Lima, o grande arquiteto e urbanista responsável pelo plano piloto de estruturação da capital. O relógio foi inaugurado durante o Batismo Cultural de Goiânia, em 5 de julho de 1942.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Marília Mendonça ultrapassa Michael Jackson e Lady Gaga em views no YouTube

A informação foi trazida pelo site Kworb, que fornece estimativas do número de visualizações e reproduções em plataformas digitais como YouTube, iTunes e Spotify.

Por Ton Paulo
28/01/2019, 15h32

Senhoras e senhores, aplausos para ela. Com apenas 23 anos de idade, a cantora sertaneja Marília Mendonça, natural do pequeno município de Cristianópolis, ultrapassou oficialmente no YouTube em número de views (visualizações) alguns dos gigantes da música mundial, como Lady Gaga e Michael Jackson. Com mais de 6 bilhões de views na rede social de vídeos, a goiana parece estar com tudo, e se posiciona como uma das artistas mais ouvidas do mundo! A informação foi trazida pelo site Kworb, que fornece estimativas do número de visualizações e reproduções em plataformas digitais como YouTube, iTunes e Spotify.

O site norte-americano Kworb fornece estimativas de visualizações por plataforma, artista e música/vídeo. No ranking dos artistas na categoria musical onde constam os números acumulados de visualizações no YouTube, levando em conta todos os seus canais oficiais, a goiana rainha da sofrência Marília Mendonça aparece em 35º lugar com 6 bilhões, 497 milhões e 300 mil views, a frente de titãs da música como Lady Gaga, Michael Jackson, Major Lazer, Alan Walker e Jennifer Lopez.

Marília Mendonça ultrapassa Michael Jackson e Lady Gaga em views no YouTube
Foto: Reprodução/Kworb

O vídeo mais visto de Marília na plataforma de vídeos é o hit que a tornou famosa: Infiel (468 milhões), seguido de Eu Sei De Cor (447 milhões), Flor E O Beija-Flor [com Henrique e Juliano] (423 milhões).

No top 5 do ranking estão Justin Bieber, com 19 bilhões de views, Katy Perry, com 17, Ed Sheeran, com 16 e Shakira, com 15 bilhões.

Que é Marília Mendonça, a cantora goiana que desbancou Lady Gaga e Michael Jackson no YouTube

A cantora Marília Mendonça é uma das cantoras mais populares da atualidade e um dos grandes nomes da nova música sertaneja. Nascida na cidade de Cristianópolis, estado de Goiás, em 22 de julho de 1995, Marília Dias Mendonça é filha de Ruth Dias e Mário Mendonça.

Marília iniciou sua carreira como compositora ainda muito jovem. Aos 12 anos, compôs sua primeira letra, “Minha Herança”, em parceria com Frederico. Apesar da pouca idade, Marília compôs inúmeras canções que se tornaram hits nas vozes de grandes artistas, como “É Com Ela Que Eu Estou”, gravada por Cristiano Araújo, e as canções “Até Você Voltar” e “Cuida Bem Dela”, sucessos de Henrique & Juliano.

Em 2015, com apenas 20 anos, Marília gravou seu primeiro DVD como cantora solo. O trabalho, com direção musical de Eduardo Pepato e direção de vídeo de Fernando Trevisan, rapidamente conquistou o Brasil, lançando os sucessos “Sentimento Louco” e “Infiel”, que se tornou uma das músicas mais tocadas de 2016 e se consolidou como um dos hinos do novo sertanejo feminino que começava a conquistar seu espaço no Brasil.

Em 2016, Marília lançou seu segundo DVD, “Realidade”. Gravado em Manaus, o repertório trouxe diversas canções inéditas, incluindo “Eu Sei de Cor”, que se tornou mais um hit para a lista de sucessos da cantora.

Desde então, Marília se consolidou como um dos maiores nomes do sertanejo nacional, com inúmeros hits e shows esgotados por todo o Brasil.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Dono de supermercado reage a assalto e mata suspeito, em Goiânia

Comerciante havia sido assaltado em outras quatros oportunidades.
28/01/2019, 15h41

Dono de um supermercado no Parque Santa Rita, em Goiânia, Acilon Vieira de Lima, foi vítima de quatro furtos em seu estabelecimento nos últimos 15 anos, e na madrugada desta segunda-feira (28/1), em uma nova tentativa de assalto ao seu comércio, o proprietário reagiu e matou um dos suspeitos que invadiram a unidade.

O caso foi confirmado pela Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) ao Portal Dia Online. Conforme registrado no Relatório de Atendimento Integrado (RAI) entre PC e Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), por volta das 00h10 desta segunda-feira, Acilon ouviu o alarme do supermercado disparar e foi verificar, no entanto não encontrou nada de anormal na unidade.

Conforme o relatório, Acilon voltou a dormir, mas o alarme do comércio disparou mais uma vez às 03h23 da manhã desta segunda-feira. Em outra oportunidade, o comerciante voltou ao estabelecimento para verificar o que estava acontecendo para o alarme ter tocado.

A Polícia afirmou que do lado de fora o comerciante conseguiu visualizar que a janela havia sido arrombada e constatou que dois indivíduos estavam dentro do estabelecimento. Conforme as informações repassadas pela PC, os dois suspeitos estavam roubando o dinheiro do caixa do supermercado.

Dono de supermercado matou suspeito de assalto e entra em luta corporal com outro

Segundo a polícia, Acilon, após ver a ação dos suspeitos, entrou sem ser notado pelos indivíduos no estabelecimento, se dirigiu até o caixa, onde estava guardada a arma de fogo, e atirou contra Josye de Sousa Santos, que morreu no local.

Em seguida, o proprietário entrou em luta corporal com o outro suspeito do assalto, que tomou a arma de fogo dele e fugiu do estabelecimento. De acordo com a polícia, Acilon não chegou a ser preso, pois considerou que o comerciante agiu em legítima defesa. O caso vai ser investigado pela Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH).

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Polícia resgata cães em situação de maus-tratos, em Jataí

Um dos cães, um Husky Siberiano, estava desaparecido há 12 dias, com dono a sua procura.

Por Ton Paulo
28/01/2019, 16h07

A Polícia Civil (PC) resgatou dois cachorros que estavam sendo vítimas de maus-tratos, na manhã desta segunda-feira (28/1), no município de Jataí, Sudoeste do estado. Um cães que estava na casa, um cachorro da raça Husky Siberiano, estava desaparecido há 12 dias, e dono estava a sua procura. Proprietários da casa alegaram que haviam “encontrado o cachorro na rua”.

Segundo informações da delegada Paula Ruza, da Delegacia de Polícia Civil de Jataí, a polícia recebeu uma denúncia de animais sendo maltratados em uma residência no Setor Mauro Bento, no município de Jataí. Ao realizarem diligência, por volta das 11h30 de hoje, os policiais civis se depararam com dois cachorros em péssimo estado na casa informada: um Husky Siberiano e um Pitbull.

Polícia resgata cães em situação de maus-tratos, em Jataí
Foto: PC

A delegada conta que os cães estavam em local de péssimas condições, em meio a muito mato e lixo. Conforme a delegada, o cachorro da raça Husky Siberiano na casa estava desaparecido há 12 dias, e seu dono estava em desespero a sua procura. Ao serem questionados, os donos da casa disseram que o haviam “encontrado na rua”.

“Ele disseram que acharam o cachorro abandonado na rua há quatro dias, mas nem procuraram o dono. Nós chegamos a divulgar nos grupos o sumiço do cachorro, que foi comunicado pelo dono”, conta a delegada.

Já o cachorro da raça Pitbull foi encontrado com um ferimento na cabeça e em péssimas condições.

Pitbull encontrado em condições de maus-tratos em residência de Jataí está disponível para adoção

Os policiais conduziram os proprietários da casa para a delegacia, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por maus-tratos. O dono do cão da raça Husky Siberiano foi informado sobre o cãozinho, e o animal foi restituído a ele.

Já o Pitbull foi medicado, e está disponível para adoção. “Nós entramos em contato com uma ONG e com um médico veterinário, e agora o cachorro está com um responsável, esperando para ser adotado”, finaliza a delegada.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

A triste história do torcedor do Goiás assassinado antes de assistir a vitória do time

Rondinelly Borges de Oliveira foi morto 7 anos depois de o irmão, também fanático pelo Goiás, morrer de câncer.
28/01/2019, 16h46

Como no último domingo (27/1) da sua vida, o torcedor do Goiás Rondinelly Borges de Oliveira, de 22 anos, não conseguia pensar em outra coisa que pudesse fazê-lo tão feliz quanto ver o time em campo.

Fazia questão, mesmo com a preocupação da mãe, Luzdeny de Souza Rezende, de sair com o “bonde” da Força Jovem, em Senador Canedo, para ver o time jogar em qualquer lugar.

Animado, depois do almoço, já estava vestido com a camiseta e bermuda da Força Jovem, que para ele eram quase escudos no domingo. Esperaria mensagens do Whatsapp confirmando o local e hora que encontraria com os amigos para seguir para o Serrinha, em Goiânia.

Pelo menos duas horas de busão separam o grupo, que se uniria a outros nos terminais da capital, até o Estádio Hailé Pinheiro. Ele tinha na ponta da língua palavras de ordem e músicas que exaltam o esmeraldino ou implica o adversário, Vila Nova.

A partida tinha hora para começar, às 17h. O torcedor ia à partida em que Goiás e Vila Nova se enfrentaram neste domingo pela terceira rodada do Campeonato Goiano em jogo de torcida única. O time esmeraldino venceu por 2 a 0, com gols dos atacantes Michael e Júnior Brandão.

Três horas antes, contudo, no meio do caminho, o grupo da Força Jovem canedense foi cercado por homens armados distribuídos em dois carros. Os jovens tentaram escapar. Rondinelly levaria entre cinco e sete tiros que o deixaram caído ao chão, próximo a uma lixeira.

Testemunhas contaram ao Dia Online que um rapaz apontou a arma. Alguns dos jovens dentro do carro pediram para ele não fazer aquilo. Mas o atirador matou Rondinelly com disparos que o deixaram imóvel.

O crime ocorreu antes do clássico entre Goiás e Vila Nova. Desesperados, os amigos pediram a um homem para levar Rondinelly para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Lá, por causa da gravidade dos ferimentos, foi levado para Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), onde não resistiu por causa do sangramento.

A história do Goiás Esporte Clube se cruza com a parte da biografia de Rondinelly. Quando tinha 15 anos, o irmão dele morreu de câncer e causou forte comoção na torcida.

O irmão começou a passar mal quando vinha de um jogo entre Goiás e Flamengo, no Rio de Janeiro. O rapaz, também torcedor do Goiás, morreu 1 ano e seis meses depois do tratamento.

Em um vídeo produzido pela comunicação do time, o torcedor do Goiás aparece contando fragmentos da história do irmão.

Veja vídeo do torcedor do Goiás contando a história do irmão que morreu de câncer

Em nota, o Goiás Esporte Clube informou que a vítima estava a caminho do estádio. No comunicado, o time diz que está de luto e que “isso não é futebol”.

O corpo do torcedor foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia. Ele não havia sido liberado até as 22h15.

O clube pagou as despesas de velório e sepultamento do torcedor, com sepultamento marcado para a tarde desta segunda-feira (29/1).

O delegado responsável pelas investigações, Antônio André, não atendeu as ligações até às 16h20 desta segunda-feira.

Em nota, a Polícia Civil de Goiás, por meio da Coordenação de Comunicação, informou que os policiais do GIH (Grupo de Investigação de Homicídios) de Senador Canedo estão em diligências para investigar o homicídio que vitimou Rondinelly Borges de Oliveira.

“A apuração é sigilosa. Por essa razão, não é possível que o Delegado se manifeste no momento. Mais detalhes sobre o caso serão divulgados após a conclusão do inquérito e/ou elucidação do crime, sob pena de prejuízo à investigação”, diz a nota.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.