Goiás

Prefeitura de Goiânia está cobrando IPTU de beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida

Beneficiários são isentos por decisão judicial do STF.
07/02/2019, 16h00

Proprietários de imóveis beneficiados com o Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, procuraram a vereadora Sabrina Garcez (PTB) para verificar o aumento na taxa do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). No entanto, a parlamentar ao analisar a faixa do programa em que eles estavam incluídos, constatou que eles são isentos de pagar o imposto, uma vez que a propriedade pertence a União.

Diante das denúncias, a parlamentar usou a tribuna da Câmara Municipal para denunciar o caso. Conforme a vereadora os moradores que a procuraram residem no Residencial Nelson Mandela e no Setor Vera Cruz, em Goiânia.

Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) isenta o pagamento do Iptu de beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida

Conforme a vereadora, desde outubro de 2018 uma decisão judicial do Supremo Tribunal Federal (STF) isenta o pagamento do IPTU, pelos beneficiários do programa. “A atitude da Prefeitura é arbitrária, por decisão judicial, os beneficiários do programa não devem pagar o imposto até quitar o financiamento”, explica Sabrina.

A parlamentar afirmou que fez um requerimento a Prefeitura de Goiânia para que possa informar quantas pessoas beneficiadas pelo programa foram notificadas com a cobrança do imposto.

“Além de solicitar o requerimento, pedi também a anulação da cobrança, pois como o bem é da União não incide a cobrança de imposto sobre bens federados”, comenta a parlamentar.

Segundo a vereadora, na próxima semana, ela vai participar de uma reunião com o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) para propor uma ação conjunta, caso a Prefeitura não se pronuncie sobre o caso.

Portal Dia Online entrou em contato com a Secretaria de Finanças de Goiânia, em busca de um posicionamento sobre a denúncia. Em nota a secretaria afirmou que o pedido de isenção parte do proprietário do imóvel, e que o mesmo está sujeito a fiscalização do município para conceder a isenção, desde que o beneficiário preencha os requisitos legais. Além disto, a secretaria afirma que desde setembro de 2018 tramita um projeto da Prefeitura na Câmara Municipal para reformulação do Código Tributário do Município (CTM) em que propõe a redução no valor do IPTU para aproximadamente 84% dos imóveis da capital.

Confira a nota

“A Secretaria de Finanças de Goiânia esclarece que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito da incidência do IPTU sobre imóveis do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) beneficia somente propriedades que integram o patrimônio do fundo vinculado ao PAR. No entanto, conforme Regulamento do Código Tributário Municipal, o pedido de imunidade é sempre de iniciativa do interessado, está sujeito à fiscalização municipal e a concessão do mesmo está condicionada ao preenchimento dos requisitos legais.

A Secretaria de Finanças ressalta, por fim, que desde setembro de 2018 tramita na Câmara Municipal projeto da Prefeitura de Goiânia que reformula o Código Tributário Municipal (CTM) e propõe a redução do valor do IPTU para quase 84% dos imóveis de Goiânia. O novo CTM é uma oportunidade aos vereadores para que, por meio de trabalho legislativo, possam beneficiar tributariamente os integrantes de programas habitacionais voltados à população de baixa renda.”

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Pesque pague em Brasília: conheça os 7 melhores da região

Muita sombra e água fresca, em espaços encantadores de Brasília e região!
07/02/2019, 16h17

Provavelmente você já deve ter escutado aquela cliché expressão: “tá nervoso? Vai pescar!“. Embora pareça apenas uma desculpa para fugir de grandes responsabilidades, até que o ditado possui sua razão. Para quem gosta de pescar, essa é uma atividade que realmente é capaz de relaxar e trazer bons momentos de sossego, revigorando as energias! Portanto, se você faz parte do clube e está procurando uma boa opção de pesque pague em Brasília e região, podemos ajudar!

A capital brasileira oferece opções para todos os gostos e preferências. Se você é do tipo que só vai para acompanhar, também pode ficar bastante satisfeito com alguns lugares, já que além da pescaria, ainda oferecem outras opções de lazer a exemplo de piscinas, áreas verdes, restaurantes, espaços para as crianças e muito mais! Confira!

Encontre o melhor pesque pague para visitar em Brasília

1 – Pesque Pague Taguatinga

pesque pague em Brasília e arredores
Foto: Reprodução/ Pesque Pague Taguatinga

Quando se fala de pesque pague em Brasília, este é sem dúvida um dos maiores e mais antigos. Apenas para que você tenha ideia, o local foi fundado no ano de 1997 e é considerado como o maior campo de pesca da capital e entornos, com uma área que ultrapassa os 12 hectares, oferecendo aos visitantes paisagens simplesmente paradisíacas.

O ambiente é perfeito para os amantes da natureza, já que conta com muito espaço verde para recarregar as energias. Sem falar nos espelhos d’água dos tanques, que deixam o peque pague ainda mais apaixonante.

Além dos tanques, sua estrutura ainda conta com restaurante, estacionamento e muitas piscinas. É perfeito para levar a família e os amigos para curtirem momentos especiais e de puro lazer e descanso. Para conferir valores de entrada e outras tarifas, basta clicar aqui.

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 18h / domingos e feriados, das 9h às 22h

Telefone: (61) 3702-1332

Endereço: Núcleo Rural Taguatinga Q 3 – Samambaia Sul, Brasília – DF, 72155-000

2 – Pesque Pague Nova Opção

pesque pague em Brasília e arredores
Foto: Reprodução/ Pesque Pague Nova Opção

Inaugurado em novembro de 2012, o intuito do pesque pague é sempre promover lazer e diversão para o público que encontra no lugar uma boa alternativa. No lugar é possível encontrar a área de pesque pague, um restaurante com o melhor da comida brasileira, área de lazer para crianças, salão de jogos e muita música ao vivo!

Com um ambiente bastante tranquilo e agradável, os visitantes ainda possuem muito contato com a natureza, o que proporciona ainda mais momentos de paz e comodidade, sem contar que ainda é possível encontrar redes de descanso espalhadas pelo local. Para quem procura por um bom pesque pague em Brasília, certamente essa é uma excelente opção!

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 18h / domingos e feriados, das 9h às 22h

Telefone: (61) 99941-0141

Endereço: BR 080 – Alexandre Gusmão Incra 06 – Brazlândia, Brasília – DF

3 – Pesque e Pague Rancho Palhoça

pesque pague em Brasília e arredores
Foto: Reprodução

Se você está em busca de um lugarzinho para descontrair em Brasília, nada melhor que conhecer o Rancho Palhoça. Por ali é possível encontrar um ambiente maravilhoso, com paisagens simplesmente incríveis, sem falar do restaurante, que também serve deliciosos pratos com destaque para os peixes, não por coincidência.

É possível praticar pesca esportiva com peixes de até 45 kg. É ótimo para um bom passeio!

Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 19h

Telefone: (61) 99660-2907

Endereço: Núcleo Rural Alexandre Gusmão – Incra 7, Brasília – DF, 72701-997

4 – Pesque Pague Joãzinho & Maria

pesque pague em Brasília e arredores
Foto: Reprodução

Fundado no finalzinho do ano de 1997, o pesque pague em Brasília é um dos mais antigos da capital. Nasceu com a proposta de oferecer lazer para as famílias brasilienses, começando com apenas um tanque de peixes que era alimentado naturalmente por águas que vinham de diversas nascentes existentes no local.

À medida que o tempo foi passando, o público foi se identificando cada vez mais com o lugar, que passava a receber mais visitantes a cada novo dia. Atualmente, o espaço já conta com 5 tanques e diversas atividades de lazer para os pescadores de plantão.

Em meio a muito espaço verde, os visitantes podem aproveitar para desfrutar dos diversos pomares, flores, animais de criação, sombra e água fresca, sem falar no restaurante, que conta com variedade em pratos que sempre são preparados com os mais frescos ingredientes. Vale a pena fazer uma visita e levar a família!

Horário de funcionamento: quarta a domingo, das 9h às 18h

Telefone: (61) 99664-4476

Endereço: Nucleo Rural Ponte Alta DF 290 Entre os KM 19 e 20 – Pte. Alta Norte (Gama), Brasília – DF, 72506-970

5 – Centro de Lazer Flamboyant Pesque Pague

pesque pague em Brasília e arredores
Foto: Reprodução

Se além de um pesque pague em Brasília você ainda pretende encontrar um lugarzinho com pura natureza, o Centro de Lazer Flamboyant pode ser a escolha certa! O local é repleto de espaços verdes com lindos jardins, perfeitos para quem quer recarregar as energias e esquecer um pouquinho a rotina intensa e apertada da cidade grande.

Para quem está realmente interessado em pescar, o ambiente conta com alguns lagos para a prática da atividade, inclusive para crianças! E o restaurante do local é simplesmente maravilhoso, com boa variedade de pratos (destaque para os peixes), acompanhamentos, petiscos e todos os tipos de bebidas! Vale a pena uma visita! Para conferir informações como valores de entrada e outras taxas, clique aqui.

Horário de funcionamento: sábado, domingo e feriados, das 9h às 17h (exceto em dias chuvosos)

Telefone: (61) 99206-1381

Endereço: Núcleo Rural Ponte Alta Norte – Pte. Alta Norte (Gama), Brasília – DF, 72427-010

6 – Pesque Pague Fortaleza

pesque pague em Brasília e arredores
Foto: Reprodução

Com um ambiente bastante familiar, o lugar é perfeito para quem está em busca de bons momentos de sossego e tranquilidade, oferecendo contato com a natureza e um restaurante repleto de delícias.

A área de pesca ainda possui sombra e redes para maior conforto dos visitantes. É sem dúvida, uma boa escolha de pesque pague em Brasília, principalmente para quem prefere uma opção com melhor custo-benefício.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 18h

Telefone: (61) 99641-6301

Endereço: DF-180, 3 – Ceilândia, Brasília – DF, 72276-001

7 – Pesque e Pague Águas do Cerrado

pesque pague em Brasília e arredores
Foto: Reprodução

Para quem prefere um pesque pague em Brasília com menos tumulto, o Águas do Cerrado é perfeito. Por ser um ambiente menor, o público em geral é formado por pequenas famílias e não costuma lotar.

E  vale mencionar que o ambiente é lindo e inspira a paz! Muito tranquilo, é possível encontrar 2 piscinas pequenas, destinadas principalmente para as crianças, tanques para pesca e um restaurante com os melhores pratos, destaque para a galinha caipira, sempre temperada no ponto!

Horário de funcionamento: quinta a segunda, das 9h às 18h

Telefone: (61) 98366-5209

Endereço: Chácara 123 B Sul – Gama/DF Ponte Alta Sul – Gama Brasília DF 72426000 BR, Núcleo Rural Ponte Alta – Gama, Brasília – DF

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Ladrões invadem prédio de luxo, amarram proprietário e roubam joias, em Goiânia

Arquiteto, dono do apartamento, chegou e foi rendidos pelos dois jovens bem vestidos.
07/02/2019, 16h17

Ladrões invadem prédio e policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) cercam um dos mais tradicionais edifícios da Avenida R 11, no setor Oeste, em Goiânia, na tarde desta quinta-feira (7/2).

Os policiais querem encontrar dois homens que invadiram um dos edifícios de luxo da capital se passando por sobrinho de um dos moradores. A dupla chegou às 11h40, chamou o elevador e foi até o 8° andar do  Condomínio Edifício El Grego. Lá, os homens não encontraram facilidade e desceram para o 7° andar.

Arrombaram o apartamento de um arquiteto. Ele mora com a esposa, que está nos Estados Unidos. Quando o proprietário chegou, percebeu que a porta estava arrombada, mesmo assim entrou na residência e foi rendido pelos ladrões. Um deles estava com uma chave de fenda. Eles não tinham revólver ou facas, informou a vítima aos policiais.

Os homens, que ficaram pelo menos uma hora no local, deixaram o arquiteto preso no quarto. Os vizinhos chamaram a polícia quando ouviram a vítima gritar por socorro.

Porteiro de prédio invadido em Goiânia é levado para delegacia

O porteiro, que trabalha há seis meses no prédio, foi levado ao 4° Distrito Policial para ser ouvido. Os policiais querem saber se ele facilitou a entrada dos criminosos.

Não se sabe ainda se os ladrões escolheram o apartamento aleatoriamente, mas os dois arrombaram sem que fossem percebidos. Pelo menos um deles estava com uma chave de fenda, como contou a vítima, supostamente utilizada para arrombar a porta.

Policiais foram chamados quando vizinhos escutaram uma gritaria estranha. O arquiteto sentiu a falta de alguns pertences de valor, como joias.

Algumas dicas de seguranças são fundamentais para evitar ações deste tipo. É preciso, moradores e funcionários – sobretudo porteiros – que todos sejam criteriosos. É bom que se tenha um sistema de identificação e controlar o acesso.

É bom evitar deixar chaves em portas, embaixo de tapetes ou dentro de vasos de plantas. Sempre é importante falar com o porteiro para que ele saiba que você é o dono do tal apartamento.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Mãe é suspeita de matar o filho de dois meses no interior de Goiás

Mulher foi autuada por homicídio culposo.
07/02/2019, 17h00

Uma das orientações que os médicos passam para as mães durante a gravidez e após o parto é não dormir com a criança na mesma cama. A orientação é para evitar casos como o da cidade de Piranhas, a 310 quilômetros de Goiânia, na madrugada desta quinta-feira (7/2) onde uma mãe que não teve o nome divulgado, após exceder no consumo de bebida alcoólica é suspeita de matar o filho de apenas dois meses.

O delegado Marlon Luz que investiga o caso confirmou a informação ao Portal Dia Online. “A mãe estava em uma confraternização com familiares e amigos, ingerindo bebida alcoólica, mas ela se excedeu e voltou para casa, colocou o bebê de apenas dois meses na cama e adormeceu”, conta o delegado.

Marlon Luz afirmou que durante a noite, a mulher provavelmente virou na cama e deitou sobre o filho. “Ela rolou para o lado e deitou sobre a criança. Durante a madrugada a mãe acordou e notou que o filho estava gelado e ficou desesperada, tentou reanimá-lo e o levou para o Hospital da cidade, onde foi constatado o óbito”, narra o delegado.

Exame vai determinar se o bebê morreu sufocado ou se a morte foi provocada por outra lesão

O delegado afirmou que espera o laudo cadavérico do Instituto Médico Legal (IML) para determinar quais foram as causas da morte do bebê. Conforme Marlon Luz, o exame vai identificar se a criança morreu sufocada ou se a morte da criança foi causada por outro tipo de lesão.

O responsável pelo caso informou que autuou a mãe do bebê por homicídio culposo – quando não há intenção de matar, entretanto Marlon afirmou que a partir do resultado do exame o crime pode passar a ser outro, infanticídio ou até mesmo homicídio.

“Como o crime é afiançavel, fixei o valor de um salário mínimo para liberar a mulher, pois ela esta completamente transtornada e não é prudente o recolhimento dela ao cárcere”, informou o delegado.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Polícia identifica ladrões que arrastaram e balearam mulher durante assalto, em Goianira

Vítima foi baleada de raspão e dupla de criminosos foi presa.
07/02/2019, 17h33

A Delegacia de Polícia de Goianira cumpriu nesta quinta-feira (7/2) mandados de prisão preventiva em contra Bruno Gomes Nunes, 18 anos, e Hiago Aguiar Onofre dos Santos, de 20 anos, identificados pelos investigadores como autores de uma tentativa de latrocínio no  dia 11 de dezembro de 2018, no Residencial Solar das Paineiras.

De acordo com a apuração dos policiais, encabeçada pelo Delegado de Polícia Bruno Costa e Silva, os criminosos usaram uma motocicleta para tirar o dia para cometer roubos a pessoas no município. Pela manhã, por volta de 7h30, abordaram a mulher de 40 anos que caminhava para o ponto de ônibus. Ela ia ao trabalho.

Os autores anunciaram o roubo à mão armada, segundo a vítima, e exigiram o celular. Como teve dificuldades para entregar o objeto, Bruno, o então garupa, segundo a Polícia Civil, puxou a bolsa que ficou presa em seu braço, a arrastando. Hiago, que pilotava a moto utilizada para cometer os crimes, gritou para o comparsa atirar . Bruno efetuou um tiro atingindo a vítima de raspão na cabeça. A mulher foi socorrida e liberada no mesmo dia.

Dupla que roubou e baleou vítima em Goianira foi presa horas depois

A dupla foi presa horas depois, mas em Trindade, onde cometiam crimes semelhantes ao que sofreu a mulher que ia ao trabalho de manhãzinha em Goianira.

Os policiais civis de Goianira, então, souberam da prisão da dupla em Trindade e conseguiram identificá-los. O delegado Bruno, que concluiu o inquérito e indiciou a dupla, informou a Portal Dia Online que a vítima reconheceu os dois. “Ela contou para nós que o garupa estava armado e atirou nela quando teve dificuldade de entregar o celular”, explicou ele na tarde desta quinta-feira (7/2) por telefone.

Segundo informações do delegado, Bruno Gomes Nunes possui antecedentes criminais pela prática de receptação, porte ilegal de arma de fogo, roubo de veículo, roubo qualificado e roubo a transeunte. Os dois permanecem recolhidos no Presídio de Trindade, onde os mandados foram cumpridos.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.