Goiás

Pousadas em Goiânia: conheça as 9 melhores da região

Se você pretende se hospedar em um ambiente confortável e com precinho acessível, as pousadas em Goiânia podem ser a escolha certa! Seja para viagem a passeio ou a trabalho, vale a pena!
14/02/2019, 17h45

Se você vai fazer uma viagem, seja a passeio ou a trabalho, é sempre importante pensar bem no local em que ficará hospedado durante esse tempo. O ideal é que o lugar ofereça serviços que estejam de acordo com suas expectativas e que garanta sempre a qualidade, afinal, não seria uma boa escolha fazer a viagem dos seus sonhos se a estadia não estiver de acordo. E foi pensando nisso que nós aqui do Portal Dia Online preparamos uma listinha especial com as melhores pousadas em Goiânia para você conhecer!

Não é preciso desembolsar muito dinheiro para encontrar um lugar bacana e acessível. As pousadas representam um excelente custo-benefício e ainda garantem toda a hospitalidade que você merece. Embora sejam ambientes mais simples, contam com um climinha bem mais familiar e intimista, capaz de agradar qualquer pessoa! Dá uma olhada!

Conheça as melhores pousadas em Goiânia:

1 – Pousada das Amendoeiras

Pousadas em Goiânia e arredores
Foto: Reprodução

Para quem está em busca de pousadas em Goiânia que sejam mais em conta e que mesmo assim, não percam a qualidade no atendimento e hospedagem, a Pousada das Amendoeiras é uma das melhores opções. Situada no Setor Bueno, fica bem pertinho de alguns dos principais pontos turísticos da região.

Os hóspedes encontram quartos com mesa de trabalho e terraço, ideal para quem está viajando a trabalho. Ali também é possível contar com café da manhã continental servido diariamente.

Na área de lazer é possível encontrar uma boa piscina ao ar livre. Vale lembrar ainda que o atendimento no local é sempre muito carinhoso.

Telefone para mais informações: (62) 3285-3911

Endereço: Avenida T2, 452 – Setor Bueno – St. Bueno, Goiânia – GO, 74215-010

2 – Pousada Ana Poipa

Pousadas em Goiânia e arredores
Foto: Reprodução

Se você está procurando por pousadas em Goiânia com preços realmente acessíveis, a Pousada Ana Poipa é outra excelente escolha. Em um ambiente mais simplista e muito acolhedor, vale também destacar o atendimento dos proprietários do lugar, que são sempre muito atenciosos e acolhedores.

O edifício fica a apenas 6 km da Rodoviária da cidade, oferecendo quartos com Wi-Fi, sendo que alguns ainda contam com microondas e uma pequena cozinha. Para a prática de outras atividades, é possível encontrar um terraço no local. É perfeito para casais que estejam passando pela cidade!

Telefone para mais informações: (62) 3261-5282

Endereço: Rua 14, 291 – Aeroviario, Goiânia – GO, 74440-440

3 – Pousada Zé do Alamin

Pousadas em Goiânia e arredores
Foto: Reprodução

Essa é uma das mais bonitas pousadas em Goiânia. Também localizada no Setor Bueno, é perfeita para quem pretende ter momentos de descanso e ao mesmo tempo, ficar por perto do agito da vida noturna na cidade. Afinal, nunca se sabe quando vai dar aquela vontade de fazer algo diferente, não é mesmo?

O ambiente é bastante amplo e arejado, oferecendo aos hóspedes um climinha bem familiar. O café da manhã é sempre bem servido e destaque também para o atendimento dos proprietários, que são sempre muito cordiais.

Telefone para mais informações: (62) 3252-1098

Endereço: quadra 98, lote nº 1.922, R. T-35, 20 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74223-230

4 – Hostel 7

Pousadas em Goiânia e arredores
Foto: Reprodução

Localizado no Setor Bueno, está pertinho dos melhores bares e restaurantes da região. O ambiente em si também é muito bonito e inspirador, com aquela pegada mais jovial e descontraída. Os dormitórios possuem banheiros compartilhados, máquina de lavar roupa, computador e roupas de cama.

O café da manhã é gratuito e conta com boa variedade, servido todas as manhãs na sala destinada para refeições.

A área de lazer conta com piscina ao ar livre, Wi-Fi gratuito, recepção com atendimento 24 horas e ainda é possível contar com um barzinho interno. Embora não seja exatamente uma pousada, conta com um clima bem mais intimista que um hotel. Clique aqui para conferir o site e fazer sua reserva.

Telefone para mais informações: (62) 3877-6077

Endereço: Av. T-2, lt 4 , qd 107 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74210-005

5 – Pousada do Gui-Gui

Pousadas em Goiânia e arredores
Foto: Reprodução

Entre as pousadas em Goiânia, esta também é uma excelente opção. O prédio fica bem pertinho do aeroporto, facilitando o deslocamento dos hóspedes. Oferece acomodações para até 5 pessoas, com ambientes aconchegantes e precinhos acessíveis.

Entre os detalhes dos quartos é possível encontrar guarda-roupas, ar condicionado, TV e banheiro privativo.

Um delicioso café da manhã também é servido todos os dias. Ah, e vale lembrar que na recepção é possível encontrar serviços de ajuda, caso não conheça Goiânia e precise se locomover pela cidade. Para obter mais informações, você pode acessar o site da pousada clicando aqui.

Telefone para mais informações: (62) 3264-7893

Endereço: Av. Vera Cruz, 2254 – Quadra 136 Lote 08 – Jardim Guanabara, Goiânia – GO, 74675-830

6 – Pousada Cerrado

Pousadas em Goiânia e arredores
Foto: Reprodução

Presente em Goiânia desde 2005, se encontra no Jardim Goiás, em uma localização privilegiada. Considerado como um dos bairros mais nobres da cidade, a pousada está perto de grandes hipermercados e do Flamboyant Shopping Center, um dos maiores shoppings de Goiânia.

Sem falar que o Centro Cultural Oscar Niemeyer também se encontra nas redondezas. Portanto, se você está viajando a negócios ou mesmo a lazer, o local é a escolha certa para se hospedar na região.

Por ali, todas as acomodações possuem ar-condicionado, TV, Wi-Fi, telefone e frigobar, sem contar que ainda contam com boa decoração. O café da manhã é servido todas as manhãs gratuitamente.

Se você ficou interessado e deseja fazer um tour pelos ambientes da pousada, clique aqui. É possível conferir tudo em 360º e ainda ver as tarifas do ambiente.

Telefone para mais informações: (62) 3281-0708

Endereço: Avenida E, Qd. B, Lt. 13, 1073 – Jardim Goiás, Goiânia – GO, 74810-030

7 – Hostel Pousada Jaó

Pousadas em Goiânia e arredores
Foto: Reprodução

A poucos quilômetros do centro de Goiânia, o Hotel Pousada Jaó oferece para seus hóspedes um serviço de atendimento 24 horas, sem contar que ainda há serviço de translado para o aeroporto e uma cozinha compartilhada. Tudo foi pensado para o bem estar dos hóspedes.

Nos quartos é possível encontrar TV, ar-condicionado, Wi-Fi, frigobar e uma mesa de trabalho, para aqueles que estão viajando a trabalho. Diariamente é servido um delicioso buffet no café da manhã, com variedade em frutas, sucos naturais e pães.

Ah, vale lembrar ainda que boa parte das instalações contam com uma linda varanda. É, sem dúvida, uma das melhores pousadas em Goiânia.

Telefone para mais informações: (62) 3626-0562

Endereço: Alameda Maracanã, Quadra 91 – Lote 2 – St. Jao, Goiânia – GO, 74674-150

8 – Pousada Marista

Pousadas em Goiânia e arredores
Foto: Reprodução

A apenas 8 km da Estação Rodoviária, a Pousada Marista oferece para seus hóspedes quartos com Wi-Fi, banheiro privativo, ar-condicionado, TV e roupas de cama. O ambiente ainda ganha um charme a mais, já que a decoração conta com artigos rústicos.

O atendimento no local é sempre bastante cordial, deixando todos muito a vontade. Também é possível encontrar um delicioso e variado café da manhã. Sem dúvida, uma das pousadas em Goiânia com excelente custo-benefício.

Telefone para mais informações: (62) 3281-5556

Endereço: R. 1124, Nº169 – St. Marista, Goiânia – GO, 74175-080

9 – Pousada Goiânia Crehnsa

Pousadas em Goiânia e arredores
Foto: Reprodução

Se você está em busca de uma boa experiência, a Pousada Goiânia Crehnsa também é uma excelente escolha. O ambiente é mais simples e mesmo assim, não deixa a desejar. Seja para quem está viajando a trabalho ou a lazer, é perfeito.

Para pequenas ou médias estadias, certamente você ficará bastante satisfeito. As acomodações são confortáveis e sempre é possível encontrar um excelente atendimento por parte dos proprietários e na recepção.

Telefone para mais informações: (62) 3224-5076

Endereço: 74083-100 Goiás, Goiânia, St. Sul, Rua 95

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Sebo em Brasília: conheça opções com os melhores acervos

Você é louco por livros mas a grana tá curta? Vá até um sebo em Brasília e encontre o título que você quer por um precinho bem mais em conta!
14/02/2019, 17h53

Ah, os sebos… Esses lugarzinhos acabam realmente salvando a vida de quem é apaixonado por leitura, principalmente em tempos onde o dinheiro é pouco mas a vontade de ler é muita. Infelizmente, comprar livros novos ainda é uma prática muito cara, fazendo com que diversas pessoas optem pelos usados. Portanto, se você está procurando por um sebo em Brasília, podemos te ajudar!

Nós aqui do Portal Dia Online preparamos uma listinha com os melhores sebos do DF e, além de livros, ainda é possível encontrar discos de vinil, CD’s e muito mais. Se você não abre mão de uma boa leitura, seja literária ou didática, vale a pena conferir! Dá uma olhada!

Encontre o melhor sebo em Brasília:

1 – Quiosque Cultural

Sebo em Brasília / livros
Foto: Reprodução

Se você está procurando por um sebo em Brasília, o Quiosque Cultural é, sem dúvida, uma das melhores opções da capital. Ah, e vale lembrar que o nome “Quiosque” não é à toa, já que o local funciona exatamente nesse formato, proporcionando um climinha mais intimista e descontraído.

Por ali é possível encontrar de tudo, desde livros novos e usados, até edições raras e esgotadas. E para os fãs de quadrinhos, é possível encontrar boa variedade no lugar. Para conferir os títulos disponíveis, clique aqui.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 14h às 18h

Telefone: (61) 99601-1221

Endereço: 70297-400, SDS – Brasília, DF, 70297-400

2 – Acervo Sebo

Sebo em Brasília / livros
Foto: Reprodução

O Acervo já é um tradicional sebo em Brasília, perfeito para quem adora e coleciona antiguidades. Durante muito tempo foi excelente para quem procurava por livros, no entanto, há algum tempo o foco do ambiente se transformou em outro.

Atualmente é ótimo para quem procura LP’s, CD’s e DVD’s, contando com um vasto material. Caso você não saiba exatamente o que está buscando, vá até lá com tempo para olhar tudo.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 10h às 18h / sábado, das 9h às 17h

Telefone: (61) 3033-7808

Endereço: Asa Norte Comércio Local Norte 215 MTD Center BL B – Asa Norte, Brasília – DF, 70874-520

3 – Sebinho Livraria, Cafeteria e Bistrô

Sebo em Brasília / livros
Foto: Reprodução

Presente em Brasília desde 1985, o Sebinho já conquistou inúmeros clientes e conseguiu expandir suas atividades, representando hoje, uma das maiores referências no setor de livros usados.

Seu acervo é amplo, contendo títulos em variadas áreas: política, arte, infanto-juvenil, romances e muito mais. Além disso, também é possível encontrar variedade em discos de vinil, quadrinhos, board games, card games e camisetas temáticas. Para mais informações, acesse o site do sebo clicando aqui.

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 9h às 23h

Telefone: (61) 3447-4444

Endereço: Asa Norte Comércio Local Norte 406 BL. C 44 – Asa Norte, Brasília – DF, 70847-530

4 – Sebo Musical Center

Sebo em Brasília / livros
Foto: Reprodução

Para quem procura por discos, essa é mais uma excelente opção de sebo em Brasília! Bastante tradicional, trabalha com a compra, venda e troca de discos usados.

Por ali é possível encontrar grandes clássicos, sempre em ótimo estado e em coleções bem organizadas. Boa parte do acervo é formada por títulos nacionais, mas ainda é possível encontrar variedade em internacionais. Vale muito a pena conhecer!

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 10h às 18h / sábado, das 9h às 17h

Telefone: (61) 3274-0763

Endereço: SCLN 215 – BL C, Asa Norte Comércio Local Norte 215 37 – Brasília, DF, 70874-530

5 – Livraria Saber Ler

Sebo em Brasília / livros
Imagem ilustrativa: Reprodução/ Estadão

O sebo em Basília oferece variedade de títulos em seu acervo, abrindo espaço para várias áreas. Com livros novos e usados, também trabalha com compra, venda e troca, sempre proporcionando flexibilidade nas negociações. Representa um dos melhores custo-benefício da cidade.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 18h / sábado, das 8h às 12h

Telefone: (61) 3563-1097

Endereço: CSB 7 Lote 5 Loja 7 – Taguatinga Sul / Comercial Sul, Brasília – DF, 72015-130

6 – Casarão dos Livros

Sebo em Brasília / livros
Foto: Reprodução

Também reconhecido como um tradicional sebo em Brasília, o Casarão dos Livros trabalha com compra, venda e troca de artigos, aceitando também a doação de itens em bom estado.

Trabalham com livros de diversas áreas, a exemplo dos didáticos, paradidáticos, religiosos, jurídicos, sem falar nos literários. Para os que procuram discos de vinil, também é uma boa alternativa. Os preços são bem acessíveis.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 18h / sábado, das 8h às 15h

Telefone: (61) 3038-1529

Endereço: C 9 lote 5 – Taguatinga, Brasília – DF, 72010-090

7 – Sebão de Livros Usados

Sebo em Brasília / livros
Foto: Reprodução

Para muitos, o lugar pode ser um verdadeiro paraíso. Ali é possível encontrar até mesmo títulos raros e de edições limitadas. Sem contar a variedade em livros literários, oferecendo também alguns didáticos.

Vale destacar também o atendimento, que é excelente e sempre te ajuda a encontrar o que está procurando. Representa um dos melhores custo-benefício em Brasília.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 19h / sábado, das 9h às 12h

Telefone: (61) 3447-6672

Endereço: 71, Asa Norte Comércio Local Norte 409 BL D – Asa Norte, Brasília – DF, 70857-540

8 – Armazém do Livro Usado

Sebo em Brasília / livros
Foto: Reprodução

No mercado desde 188, o acervo do sebo é enorme e os preços são bem acessíveis. Por ali, além de encontrar livros bem conservados, sejam didáticos ou literários, ainda oferecem títulos raros. É possível fazer compra, venda ou troca. Para conferir o acervo, clique aqui e acesse a Estante Virtual.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 18h / sábado, das 9h às 13h

Telefone: (61) 3037-7729

Endereço: Asa Norte Comércio Local Norte 402 bloco c loja 34 – Asa Norte, Brasília – DF, 70834-530

9 – Cope Espaço Cultural, Livraria e Café

Sebo em Brasília / livros
Foto: Reprodução

O sebo é bastante conhecido por ter um dos melhores atendimentos de Brasília. Sempre muito simpáticos, os atendentes possuem bom conhecimento sobre o acervo do local e estão sempre dispostos a te ajudar a encontrar o que procura.

É excelente para quem procura por edições antigas de livros, com boa variedade. Como se não bastasse, ainda contam com um café no ambiente. Nada melhor que apreciar o lugar na companhia de um bom cafezinho e lanches gostosos.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 19h / sábado, das 9h às 14h

Telefone: (61) 3037-1017

Endereço: Asa Norte Setor Comercial Local Norte 409 Bloco D – Asa Norte, Brasília – DF, 70857-540

10 – Livraria Pindorama

Sebo em Brasília / livros
Foto: Reprodução

O sebo em Brasília possui enorme variedade de títulos, trabalhando também com obras raras e preços bem baixos. Além dos livros literários também é possível encontrar didáticos, que podem ajudar principalmente os universitários que possuem dificuldades para encontrar determinados títulos.

Por possuir um acervo amplo, vá sempre com tempo para pesquisar e procurar os livros que mais lhe agradam, caso não esteja procurando por algo específico.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 18h / sábado, das 9h às 13h

Telefone: (61) 3443-3425

Endereço: CRS 505 – Bloco A – Loja 41 – Via W Três Sul – Asa Sul, Brasília – DF, 70350-510

Imagens: Estadão Pexels 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Morre menino que levou choque em alambrado de campo de futebol, em Aparecida de Goiânia

Pai do menino o levou para acompanhar o jogo na noite de quarta-feira, quando ocorreu o incidente.
14/02/2019, 18h03

O menino de oito anos que levou um choque ao encostar em um alambrado de um campo de futebol, em Aparecida de Goiânia, região metropolitana da capital, morreu na tarde desta quinta-feira (14/2) no Hospital de Urgência da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lages Siqueira (Hugol).

O caso ocorreu na última quarta-feira em um campo de futebol de Aparecida de Goiânia. O pai foi jogar bola e levou o filho para assistir. Enquanto o pai estava no jogo, o menino encostou no alambrado do campo e sofreu uma descarga elétrica.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU) foi chamado para atender a ocorrência e encaminhou a criança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Brasicom e após receber os primeiros socorros a criança foi levada para o Hugol, na madrugada desta quarta-feira.

Conforme as informações publicadas o incidente foi registrado no setor Serra Dourada – 3ª etapa. O menino estava internado no Hugol em estado grave e respirava com a ajuda de aparelhos.

Menino leva choque em poste do Centro Cultural Oscar Niemeyer

No mês passado, outro menino, de oito anos tomou um choque em um dos postes do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia. A mãe da criança afirmou que durante o passeio o menino estava andando de skate e ao se desequilibrar segurou em um poste, momento que recebeu a descarga elétrica e teve as mãos queimadas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) foi chamado para prestas os primeiros socorros.

Por meio de nota, a administração do local informou que os procedimentos emergenciais de atendimento à ocorrência foram feitos imediatamente pela empresa que cuida da vigilância do local; o poste onde teria ocorrido o incidente foi imediatamente isolado e encontra-se em isolamento até o presente momento; e que a Supex Cultura entrou em contato com a Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), que é responsável pela obra, para acionar a empresa à frente da reforma em curso no CCON e identificar a possível origem do problema.”

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Motorista de aplicativo agrediu e deixou passageira para morrer, em Abadia de Goiás

Além de agredir a mulher com socos, o motorista tentou matar a vítima com o macaco do carro.
14/02/2019, 19h58

O motorista de um aplicativo de transportes, Silomar Santos do Lago, foi preso na tarde desta quinta-feira (14/2), suspeito de agredir uma mulher e a deixar para morrer, em Abadia de Goiás. O caso foi noticiado no dia 9 de janeiro de 2019, quando a moça foi encontrada por populares nua e enrolada apenas em um lençol.

O caso que inicialmente era investigado como uma tentativa de roubo ao motorista do aplicativo, vinha sendo apurado pelo delegado Arthur Fleury, da Delegacia de Guapó. O motorista do aplicativo foi identificado como Silomar Santos do Lago, que afirmou durante o seu depoimento após a mulher ser encontrada, ter sido vítima de um assalto, onde três pessoas participaram sendo os suspeitos dois homens e uma mulher.

Conforme as informações repassadas pela polícia, o motorista do aplicativo afirmou que a mulher discutiu com os comparsas e foi agredida em seguida. De acordo com o motorista, ele conseguiu reagir e fugir dos assaltantes correndo para o meio do mato.

Motorista de aplicativo tentou matar a vítima com o macaco do carro

Na ocasião a vítima foi levada para o hospital em estado grave. De acordo com a polícia, após a mulher receber alta hospitalar, os policiais descobriram que a mulher na verdade pegou uma viagem com o motorista e no meio do caminho ele começou a agredi-la.

A vítima relatou a polícia que não se lembra de mais nada do caso e com isto a polícia comprovou que Silomar foi o autor das agressões contra a passageira. Na delegacia após sua prisão, o motorista confessou o crime e afirmou que agrediu a vítima com socos. A polícia afirmou também que para tentar matar a passageira além dos socos, o motorista usou o macaco do carro para desferir vários golpes contra a vítima.

Silomar foi preso na tarde de hoje e vai ser apresentado pela polícia em uma coletiva de imprensa na delegacia de Guapó na manhã desta sexta-feira (15/2).

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Alunos da rede municipal de ensino de Cuiabá vão receber uniformes e material escolar da prefeitura

O material escolar vai ser entregue aos alunos a partir do mês de março.
14/02/2019, 20h41

A Prefeitura de Cuiabá no Estado do Mato Grosso vai oferecer além dos uniformes para os alunos da rede municipal de ensino, o material escolar para o ano letivo de 2019. O compromisso foi feito pelo atual prefeito da cidade, Emanuel Pinheiro (MDB-MT) no início do ano letivo no município.

Os kits serão entregues pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SMEC) e vai abranger alunos de todos os ciclos, inclusive estudantes do programa de Educação de Jovens e Adultos também vão ser contemplados com o kit.

Com mais de 50 mil alunos matriculados na rede municipal, o gestor da cidade Emanuel Pinheiro afirmou durante a solenidade de abertura do ano letivo no município que entregar uniformes e material gratuito aos estudantes está realizando um desejo seu desde que era deputado estadual. “O uniforme é escolar além de ser uma identidade, possibilita uma identificação por motivos de segurança e serve para o resgate e valorização da criança, além de esta ser uma ação que vai dar um atendimento social, a parcela vulnerável da sociedade”, explicou o prefeito.

Prefeito garantiu que até o final de sua gestão os uniformes e o material escolar vão ser entregues

Alunos da rede municipal de ensino de Cuiabá vão receber uniformes e material escolar
Foto: Reprodução/Jorge Pinho

Os kits com os uniformes e o material escolar vão ser entregues aos alunos a partir da próxima semana. Para os alunos da Educação Infantil com idades entre 0 e 5 anos, a administração de Cuiabá vai entregar mochilas, duas camisetas e dois shorts ou shorts-sais; Enquanto os estudantes do 1º ciclo com idade entre 6 e 9 anos vão receber duas camisetas, dois shorts ou dois shorts-saias; Os alunos do 2º ciclo com idade entre 9 e 14 anos vão ganhar duas camisetas e um par de tênis; para os estudantes que fazem parte do programa de Educação de Jovens e Adultos vão ser entregues duas camisetas.

De acordo com a secretaria do município, nessa primeira fase é feita a entrega dos uniformes de forma gradual aos alunos, na segunda fase, a partir do mês de março a Prefeitura vai entregar os materiais escolares para o ano letivo de 2019. A secretaria afirmou que ao final vão ser entregues 112 mil camisetas, 80 mil shorts e shorts-sais, 18 mil pares de tênis e 10 mil mochilas.

Emanuel Pinheiro garantiu que até o fim da sua gestão os uniformes e o material escolar da rede municipal vão ser entregues pela Prefeitura. Além de garantir a entrega, o gestor pediu que o próximo prefeito avance com cuidado e no amor as crianças de Cuiabá.

*Com informações da prefeitura de Cuiabá.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.