Goiás

Requerimento para impedir aumento da passagem em Goiânia é protocolado por deputados no MPGO

A promotora pediu que os prefeitos e as empresas de ônibus apresentem até quarta-feira o que cada um tem feito que justifique o aumento de R$ 0,30 na passagem.
25/03/2019, 15h49

Um grupo de deputados estaduais da frente parlamentar contra o aumento da passagem no transporte coletivo de Goiânia se reuniu na manhã desta segunda-feira (25/3), com a promotora da Proteção do Patrimônio Público e Contra Corrupção de Goiás, Leila Maria de Oliveira. A visita foi para protocolar um requerimento junto ao Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) e encaminhar a solicitação de maneira urgente para que o aumento da passagem do transporte coletivo em Goiânia e na região metropolitana seja barrado. Em resposta ao pedido dos parlamentares goianos, a promotora afirmou que vai avaliar a proposta.

A promotora afirmou que tem em mãos várias ações para barrar o aumento da passagem, e que elas estão caminhando conforme os tramites processuais até hoje. “Acredito que possa ter um entendimento entre o legislativo, o executivo e o judiciário. Então vamos analisar o requerimento dos deputados e procurar o melhor caminho”, afirmou a promotora.

A reunião da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) que define o novo valor da passagem, deveria ter ocorrido na semana passada, mas um encontro entre os vereadores de Goiânia e o presidente da CDTC e prefeito de Trindade Jânio Darrot (PSDB), a reunião foi cancelada e uma nova data ainda não foi divulgada.

Promotora pediu que prefeituras e empresas apresentem ao MPGO o que cada um realmente tem feito conforme o estabelecido no contrato que justifique o aumento da passagem

A promotora pediu também que até a próxima quarta-feira (27/3) os prefeitos de Goiânia e das cidades da região metropolitana, e as empresas de ônibus apresentem ao MPGO, o que cada um realmente tem feito para o cumprimento do contrato que possa justificar o aumento de R$ 0,30 na passagem.

Durante a visita a promotora pediu para os deputados criarem um Fundo de Transportes e discutir a remodelação do atual sistema. “Ou muda a estrutura que se tem hoje ou nada muda. Firmando parcerias nós conseguimos trabalhar juntos. Nesse momento preparo uma minuta para orientar, esclarecer e ajudar a mudar o sistema existente hoje, mas apenas vocês podem aprovar qualquer mudança”, comentou a promotora.

Via: G1 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Ex-namorado ameaça a ex durante culto em igreja de Goianésia

Mulher contou aos policiais que vem sendo constantemente ameaçada pelo ex.
25/03/2019, 17h01

Uma mulher de 25 anos foi ameaçada por seu ex-namorado identificado como B. E. A. C. de 29 anos, neste domingo (24/3), enquanto participava de uma programação religiosa em uma igreja no Setor Sul. O fato foi registrado por volta das 20h40, e segundo a vítima, o suspeito constantemente vem ameaçando-a.

Segundo as informações levantadas pela reportagem do Dia Online a mulher participava de uma celebração, e após deixar o culto encontrou uma viatura da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) e contou aos policiais militares que o ex companheiro tinha acabado de ameaçá-la dentro do templo.

Conforme as informações registradas pelo Registro de Atendimento Integrado (RAI) entre as forças policias de Goiás, a moça alegou que essa não foi a primeira vez que o ex companheiro a ameaçou e que constantemente vinha recebendo ameaças dos suspeito.

Ex-namorado ameaçou a ex e o atual namorado da jovem há alguns dias, quando os encontrou em um estabelecimento comercial.

A mulher afirmou ainda que há poucos dias estava em um estabelecimento comercial com o atual namorado, quando o ex chegou no local e ameaçou matar o casal. Após a denúncia da moça, a equipe da PM que atendeu a ocorrência fez buscas pela região para tentar efetuar a prisão do suspeito, no entanto ele não foi encontrado nas proximidades e por tanto não foi preso em flagrante.

Os policiais por não encontrar o suspeito de fazer as ameaças contra a vítima, orientou a mulher a procurar a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Goianésia para que as medidas necessárias sejam providenciadas.

O caso também é investigado pela Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) que busca mais informações sobre as circunstâncias, nas quais as ameaças ocorreram. Conforme as informações da PCGO, os agentes ainda estão em diligências para apurar a ocorrência.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Bosque dos Buritis: cultura e contato com a natureza

O Bosque dos Buritis é um dos melhores lugares em Goiânia para manter o contar com a natureza, relaxar e ainda participar de atrações culturais.
25/03/2019, 17h17

Quando foi a última vez que você tirou um tempinho para sair com os amigos ou com a família? Caso tenha o costume de fazer isso, ótimo! Mas ao contrário, é um sinal de que já é hora de repensar a rotina! Infelizmente, a cada dia que se passa vai ficando mais difícil ter momentos para descansar o corpo e a mente, já que muitas pessoas precisam conciliar diversas atividades durante o dia. No entanto, para manter-se saudável é crucial ter momentos para si, com a única finalidade de relaxar. Então, que tal fazer uma visitinha ao Bosque dos Buritis, em Goiânia? É o lugarzinho ideal para deixar de lado a correria do dia a dia!

É bem provável que você já tenha feito algumas visitas ao parque, mesmo morando longe. Mas se até hoje não conhece, já deixamos a dica para programar uma visita o mais rápido possível! Por ali é possível vislumbrar lagos, canais e ter muito contato com a natureza, que é essencial para quem pretende encontrar paz interior.

Bosque dos Buritis/ Goiânia
Foto: Reprodução

O bosque é, sem dúvida, uma excelente alternativa de passeio a qualquer hora do dia, mas principalmente durante as manhãs e no finalzinho da tarde, para aproveitar um maravilhoso pôr do sol. Sozinho ou acompanhado, é possível usufruir de momentos únicos no parque, sentindo a leve brisa que vem das frondosas árvores, com o frescor proporcionado pelos lagos.

Piquenique com os amigos, passeio com os pets, leitura sob a sombra de um árvore, enfim… Diversos são os programas que se pode fazer por ali! Basta escolher aquilo que mais te agrada e aproveitar para fugir um pouquinho da rotina!

Conhecendo melhor o Bosque dos Buritis, em Goiânia

Bosque dos Buritis/ Goiânia
Foto: Reprodução

Localizado no Setor Oeste, o Bosque dos Buritis foi um dos primeiros parques da cidade. Para você ter ideia, é considerado atualmente como o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia, apresentando cerca de 141.500 m².

Inaugurado em 1933, foi projetado no Plano Oriental da cidade com o propósito de ser uma área verde repleta de árvores, plantas diversas e lagos, servindo como um refúgio para a população goianiense. Por ali é possível encontrar três lagos artificiais, abastecidos pelo córrego Buritis e por outros canais subterrâneos localizados nas proximidades.

Bosque dos Buritis/ Goiânia
Foto: Reprodução

Apenas a título de curiosidade, em um dos lagos do bosque se encontra um enorme chafariz, que chama atenção de todos que passam por ali. Ele é considerado como o maior jato de água de toda a América do Sul, rendendo uma paisagem deslumbrante! Impressionante, não é mesmo?

Embora ainda seja considerado como um dos melhores locais de Goiânia para descansar e sair da rotina, fato é que o Bosque dos Buritis já passou por inúmeras interferências que acabaram desfigurando suas características originais. Por exemplo, diversas plantas locais acabaram sendo substituídas, fazendo com que atualmente apenas 10% de sua vegetação corresponda à original.

Apesar disso, ainda é possível encontrar um ambiente perfeito para relaxar ou se movimentar um pouco, já que entre suas atrações oferece pistas para cooper, estação de ginástica e até mesmo um playground para as crianças. E quando bater a fome, existem quiosques por todo o parque que vendem lanchinhos bem gostosos!

Bosque dos Buritis também é espaço para cultura

Bosque dos Buritis/ Goiânia
Foto: Reprodução

Além de se consagrar como um dos melhores passeios em Goiânia para quem pretende descansar, o parque ainda oferece atrações culturais imperdíveis! Exemplo disso é o Museu de Arte de Goiânia (MAG), que se encontra em suas imediações.

Inaugurado em 20 de outubro de 1970, funcionou inicialmente na Praça Universitária, mas seu acervo precisou ser transferido e o prédio no bosque foi escolhido como sua nova casa. Assim, o museu foi o primeiro público-municipal de artes plásticas da região Centro-Oeste, com um acervo permanente que conta com mais de 700 obras, entre elas, desenhos, pinturas, esculturas, gravuras e arte popular. Boa parte do acervo conta um pouquinho sobre a história do estado e vale muito a pena conhecer!

Bosque dos Buritis/ Goiânia
Foto: Reprodução/ Folha Z

Além disso, ainda é possível contar com o Centro Livre de Artes (CLA), que é onde funciona a escola de artes da Prefeitura de Goiânia. O espaço é destinado para que a comunidade tenha acesso a cultura em suas variadas expressões. São mais de mil alunos que participam de cursos nas áreas de artes cênicas, música e artes plásticas.

Infelizmente, muitos reclamam que faltam cuidados por parte da prefeitura, tanto para a estrutura do local que já é bem antiga, quanto para os profissionais que se esforçam para que o projeto continue acontecendo. De qualquer forma, ainda é um bom lugar para que a comunidade tenha acesso a cultura.

Problemas com segurança

Bosque dos Buritis/ Goiânia
Monumento à Paz Mundial – Foto: Reprodução/ Prefeitura de Goiânia

Embora o Bosque dos Buritis seja realmente um ótimo local para passear em Goiânia, devemos ser realistas. Não é recomendado que os visitantes fiquem no parque durante altas horas da noite, já que a segurança do ambiente não é muito efetiva.

Muitos são os relatos de pessoas que já foram assaltadas por ali e não tiveram apoio de guardas ou alguém que ficasse responsável por tal questão. Entretanto, é importante mencionar que o apoio da população é essencial para que esse tipo de situação não ocorra com tanta frequência.

É preciso prestar queixa para que a polícia tenha conhecimento do que vem acontecendo e possa tomar as medidas necessárias. Devido ao grande número de casos registrados, já é possível ver uma pequena melhora no bosque, com equipes da Polícia Militar fazendo rondas no local de forma mais frequente. Para conferir mais detalhes sobre o local, clique aqui.

Mais informações:

Funcionamento: acesso gratuito 24 horas por dia

Telefone para contato: (62) 3524-6302

Endereço: Av. Assis Chateaubriand – St. Oeste, Goiânia – GO, 74115-040

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Polícia Militar socorre bebê de oito meses que comeu sabão com soda cáustica, em Anápolis

Mãe estava fazendo os deveres de casa quando encontrou a criança com a boca suja dos produtos.
25/03/2019, 18h47

A mãe de uma criança de oito meses buscou ajuda da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) na tarde desta segunda-feira (25/3), após a criança aproveitar enquanto a mãe fazia os deveres de casa e comer o sabão caseiro com soda cáustica, em Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia.

Conforme matéria veiculada em um jornal local, a mãe após ver que a criança estava com a boca suja pelos produtos, a pegou no colo e saiu correndo pelas ruas da cidade em busca de socorro médico. No momento que procurou por ajuda, a genitora do bebê encontrou uma viatura da PM e a equipe que estava nela atendeu a ocorrência.

Os policiais que prestaram o socorro a bebê, levaram ela para o Hospital de Urgências de Anápolis (Huana), onde ela recebeu os primeiros atendimentos. Em seguida a criança foi transferida para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, para uma consulta com um pediatra e continuar o tratamento.

Polícia Militar afirmou que encontrou a mãe do bebê desesperada em busca de ajuda para salvar a filha

Conforme o sargento Marco Antônio Marra, a equipe estava em um patrulhamento pela região quando encontrou a mãe desesperada com a criança no colo e acompanhada de um vizinho, que tentava ajudar.

O sargento afirmou ainda que a equipe depois voltou a UPA, em busca de mais informações sobre o estado de saúde da criança, que nesse momento se encontra internada na unidade e em observação. O militar afirmou também que a criança ainda não pode voltar a mamar, pois precisa continuar com o uso da medicação.

Por meio de nota publicada no jornal da região, a Prefeitura de Anápolis informou que a paciente segue internada na sala amarela, mas sem gravidade, estável e não corre risco de morte.

Via: G1 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Transexual é morta três dias após conseguir fugir de atirador, em Goiânia

Na quinta-feira, a vítima conseguiu fugir dos tiros; no domingo, foi baleada cinco vezes e morreu.
25/03/2019, 19h31

Uma transexual foi assassinada com cinco tiros na noite de domingo (24/3) por um ciclista três dias depois de ter escapado da morte, na quinta-feira (21/3), em Goiânia.

No primeiro ataque, ela conseguiu correr e nenhuma bala a acertou. Já no domingo, cinco tiros a mataram na hora, por mais que ela tivesse tentado escapar no Parque Atheneu, na capital.

O Grupo de Investigações de Homicídios (GIH) de Goiânia está investigando se os dois crime têm alguma relação. Para os policiais, testemunhas contaram que a vítima havia brigado com um casal que a ameaçou.

Ela foi encontrada após vizinhos ouvirem barulho de tiros. A perícia encontrou pelo menos cinco perfurações. Ninguém soube dizer como ela era chamada, mas no documento oficial ela tem o nome de registro Fabrício de Moura Lima.

Ninguém foi preso até o início da noite de segunda-feira (25/3), e nem a motivação do crime foi esclarecida.

A única certeza é que a transexual foi assassinada por um ciclista e que a vítima teria usado drogas dentro de uma casa abandonada.

Segundo o Instituto Médico Legal (IML), para onde o corpo foi levado e permanece sem identificação, dos cinco tiros que a acertaram, dois perfuraram o abdômen, outros dois os braços e um as costas, provavelmente quando ela tentou fugir da morte pela segunda vez.

Quando ouviram os tiros e se aproximaram, moradores ligaram para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que, ao procurar por sinais vitais, percebeu que a vítima estava morta.

Para tentar encontrar um elo entre a tentativa de homicídio e a execução, a perícia vai analisar e comparar projéteis utilizados no atentado à vítima na quinta-feira com o material encontrado no domingo.

Morte de transexual em Goiânia é mais um capítulo da vulnerabilidade da pessoa trans

Para a reportagem, a psicóloga Roberta Fernanda de Souza, mestre em Saúde Mental, milita em prol de políticas púbicas para garantir a vida de pessoas em vulnerabilidade social.

Para ela, mais uma morte violenta reflete em dois pontos: a vulnerabilidade econômica e social. “Juntando isso tudo, pensamos que a vulnerabilidade é o abandono familiar, que não aceita a transformação do corpo da pessoa trans”, explica.

“A família vive em princípios e gera outras, inclusive a educacional. Dentro da educacional, tem a falta de emprego. Depois vem a questão da saúde. Tudo isso faz com que a pessoa trans seja mais vítima de crimes de ódio”, exemplifica.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.