Entretenimento

Cine Cultura abre espaço para produções independentes em Goiânia

Inaugurado em 1989, o Cine Cultura é o principal espaço para exibição de filmes independentes em Goiânia. Conheça sua história e importância!
03/04/2019, 18h15

Já faz algum tempo que o cinema vem sendo utilizado como um dos principais meios de expressão cultural da sociedade, com obras que se preocupam em cumprir um papel social, indo muito além do mero entretenimento. Dessa forma, esta é uma ferramenta que pode estar associada diretamente com a educação, no sentido de abrir espaço para discussões de caráter histórico, cultural, político, literário e abrangendo ainda outra diversidade de temas. Bem, essa é justamente a proposta do Cine Cultura em Goiânia, que tem como principal objetivo oferecer produções para quem está em busca de conhecimento e também de qualidade.

Quando o assunto é cinema independente, o espaço é a principal referência da capital. Apenas para que você tenha ideia, foi um dos primeiros a chegar na cidade, inaugurado ainda em 1989. É claro que, quando comparado aos cinemas mais populares, conta com extensões bem menores, mas vale considerar que sua proposta é diferente, portanto, não é necessário contar com centenas de salas e nada do tipo.

Cine Cultura abre espaço para produções independentes em Goiânia
Foto: Reprodução

Por atuar na cena independente, diversos festivais de cinema são apresentados por ali, atraindo cinéfilos não apenas de Goiânia, mas também de cidades vizinhas e até mesmo de outros estados. É um excelente lugar para quem realmente é apaixonado pelo audiovisual brasileiro, fomentando o desenvolvimento e consumo de produções do tipo.

Se você ainda não conhece o Cine Cultura, fica aqui o convite para mergulhar um pouquinho mais em sua história! E se pretende ficar por dentro da programação, no final da matéria deixaremos um link em que será possível acompanhar tudo que vai rolar nos próximos dias. Fica ligado!

Conhecendo o Cine Cultura, em Goiânia

Cine Cultura abre espaço para produções independentes em Goiânia / cinema
Foto: Reprodução/ Cine Cultura

Apenas a título de curiosidade, o Cine Cultura é na verdade um grande projeto que está presente não apenas na capital, mas também em outras cidades pelo país. Em Goiânia, foi inaugurado em 15 de julho de 1989, fazendo com que a pequena sala de apenas 98 lugares, batizada de “Sala Eduardo Benfica”, abrisse suas portas para a história do cinema, que vem sendo escrita com grande louvor ainda nos dias atuais.

O primeiro filme ali exibido foi “Caminho dos Gerais – Vida e Obra de Bernardo Élis”, de Carlos Del Pino. Naquele mesmo dia, o público ainda pôde ver o longa-metragem “A Família”, do diretor italiano Ettore Scola.

Cine Cultura abre espaço para produções independentes em Goiânia / cinema
Foto: Reprodução

O lugar ficou sob a direção de Antônio Segatti durante anos, ele que foi um importantíssimo diretor de fotografia em diversas produções cinematográficas de Goiás. Foi nesse período que o Cine Cultura assumiu definitivamente o seu papel na cena independente, se firmando como o principal espaço para a exibição de filmes não-comerciais em Goiânia, oferecendo ao público experiências únicas, que os cinemas do circuito comercial não se dispõem a encorajar.

Atualmente, a sala do local oferece 97 lugares, sendo que um deles é destinado para cadeirante. Seguindo suas premissas, o cinema privilegia o que há de melhor nas produções audiovisuais contemporâneas, dando espaço para pequenas mostras e festivais. O foco é continuar oferecendo para Goiânia, uma programação democrática e ampla, transformando o local em um espaço de convivência para os cinéfilos de plantão, onde os debates e reflexões sejam sempre bem vindos.

A importância do Cine Cultura em Goiânia

Cine Cultura abre espaço para produções independentes em Goiânia / cinema
Foto: Reprodução

É válido destacar ainda que o Cine Cultura trabalha com preços mais acessíveis que os praticados na praça e, por diversas vezes, ainda proporciona entrada gratuita, fazendo com que todos tenham a oportunidade de participar.

Ainda é possível locar a sala para exibição de filmes em cartaz, contando com preços fixos que correspondem a menos da metade do valor cobrado em uma rede comercial, por exemplo. É perfeito para empresas ou escolas que queiram exibir uma produção mas que não possuam o espaço para tal.

Cine Cultura abre espaço para produções independentes em Goiânia
Foto: Reprodução

Assim, o ambiente busca sempre estabelecer uma relação mais próxima com seu público, mantendo um contato direto e pessoal. De acordo com o que consta em seu site: “ser um catalisador de experiências audiovisuais, de aproximação com a cultura e com a arte através do cinema, é o que motiva o Cine Cultura“.

De fato, é um lugarzinho especial em Goiânia, onde a paixão pelo cinema pode florescer e ainda gerar bons frutos, sem impor quaisquer limitações.

E se você pretende imergir nessa ideia e ficar por dentro de tudo que rola no local, basta clicar aqui e conferir a agenda.

Mais informações:

Telefone para contato: (62) 3201-4670

Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 2 – Centro, Goiânia – GO, 74003-010

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Saúde

Firmada parceria para construção do Hospital da Criança, em Goiás

Valor da construção da unidade de saúde é 40% menor de obras convencionais para hospitais.
03/04/2019, 19h42

O deputado federal Zacharias Calil (DEM-GO) participou de uma reunião na tarde desta quarta-feira (3/4) no seu gabinete em Brasília, com a equipe da ONG internacional World Family Organization (WFO), o assunto principal do encontro foi para debater os detalhes finais para construção do Hospital da Criança e do Adolescente, em Goiás. Além do deputado e os representantes da ONG, o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) Ênio Caiado também esteve presente na conferência.

Conforme as informações fornecidas pela assessoria do deputado, as plantas baixas de outras unidades hospitalares construídas pela organização foram apresentadas. E salientou da urgência para construção da unidade de saúde em Goiás, devido a crise do Hospital Materno Infantil (HMI) enfrenta nos último anos.

O deputado afirmou após o encontro que a obra em Goiás vai ser feita em tempo recorde, dentro de um período de dois anos com a consolidação da parceria.

Representantes da ONG vão se encontrar com o governador para fechar os últimos detalhes para construção do Hospital da Criança, em Goiás

No encontro foi marcada uma visita dos representantes da ONG a Goiânia para o próximo dia 17 de abril e contara com a presença do governador Ronaldo Caiado (DEM). No encontro agendado para o dia 17 deste mês, vão ser discutidos os últimos ajustes para o início das obras em Goiás.

Firmada parceria para construção do Hospital da Criança, em Goiás
FOTO: Reprodução

“A situação do Materno Infantil hoje é crítica e de urgência, pois procedimentos simples de atendimento tem se agravado devido a superlotação e falta de infraestrutura e profissionais na unidade”, avaliou o Zacharias Calil que integra a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

O deputado sugeriu que diante das dificuldades enfrentadas pelo HMI que a demanda de pacientes seja transferida para o Hospital de Urgências da Região Noroeste Governador Otávio Lages de Siqueira (Hugol), uma vez que na unidade há leitos disponíveis e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que não estão sendo utilizadas e podem ser adaptadas para o uso pediátrico.

A assessoria do parlamentar lembra que a WFO é uma organização não-governamental e ligada ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU). Conforme as informações divulgadas, a ONG trabalha na construção de unidades hospitalares em vários países do mundo em desenvolvimento.

A estrutura para construção dos hospitais é pré-fabricada e as unidades construídas tem um custo 40% menor do que os hospitais convencionais. Vale ressaltar que ao menos 10 hospitais foram construídos em diversos estados do país e na capital federal.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Motorista de aplicativo é esfaqueado durante assalto, em Senador Canedo

Menores foram apreendidos no momento que iriam roubar outro motorista de app.
03/04/2019, 21h11

Um motorista de aplicativo foi vítima de uma tentativa de latrocínio – roubo seguido de morte na tarde desta quarta-feira (3/4) após pegar uma corrida com três rapazes em Goiânia para o município de Senador Canedo, região metropolitana da capital. Além de roubar o carro do motorista do app, os suspeitos que conforme as informações da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) são menores de idade, tentaram matar o condutor do veículo a facadas.

Dia Online conversou com o Tenente Borges do 27º Batalhão da Polícia Militar (BPM) que contou como foi a ocorrência. “Os jovens chamaram o motorista de app no setor Santa Cruz em Goiânia para uma corrida até Senador Canedo e ao chegarem no Bairro São Francisco II anunciaram o assalto e esfaquearam o condutor do veículo”, conta o Tenente.

Segundo as informações levantadas os suspeitos de esfaquear o motorista levaram o carro da vítima e voltaram à capital. “Eles foram muito audaciosos roubaram o carro do motorista do app e voltaram para Goiânia, onde abandonaram o veículo e chamaram um outro motorista do aplicativo para fazer o mesmo trajeto, e antes deles anunciarem o assalto, uma equipe que estava em patrulhamento pela área abordou os suspeitos e apreendeu os rapazes”, explica o militar.

Suspeitos de tentar matar motorista de aplicativo são menores e foram apreendidos

Segundo o Tenente Borges, os três rapazes são menores e tem entre 16 e 17 anos respectivamente. Os menores foram apreendidos em flagrante por tentativa de latrocínio. A polícia afirmou que os adolescentes foram buscar drogas na capital para distribuir no município.

No relato dos menores à polícia, eles alegam que o motorista do primeiro veículo esfaqueado por eles no braço, barriga e pescoço reagiu ao assalto. Conforme as informações da polícia, o condutor esfaqueado foi identificado como Moises Gomes da Silva, de 45 anos que foi socorrido e levado ao Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa).

A reportagem entrou em contato com assessoria do Huapa em busca de informações sobre o estado de saúde do motorista de aplicativo. Em nota o Huapa afirmou que Moises passou por cirurgia e que o paciente está internado em um leito da enfermaria do Hospital, e respira sem ajuda de aparelho. Conforme o Huapa não há previsão de alta para o paciente.

Confira a nota

“O Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa), da SES – Governo de Goiás, informa que é bom o estado de saúde de Moisés Gomes da Silva, de 45 anos, encaminhado ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), hoje, quarta-feira (3 de abril), às 16h54min, vítima de ferimentos por arma branca.

Moisés foi prontamente atendido pela equipe multiprofissional e avaliado pela equipe cirúrgica da unidade. O paciente passou por uma cirurgia de urgência no início da noite e segue internado em um leito da enfermaria do hospital, respirando sem ajuda de aparelhos. Não há previsão de alta.

Mara de Souza- Diretora Geral do Huapa”

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

PF deflagra terceira fase da Operação Decantação em Goiânia e Inhumas

Operação investiga esquema milionário de corrupção na Saneago.
04/04/2019, 07h19

A Polícia Federal (PF) volta às ruas na manhã desta quinta-feira (4/4) terceira fase da Operação Decantação, que apura desvios de verbas na Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).

Os policiais federais cumprem três mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão em Goiânia e Inhumas.

Nesta etapa, a Operação mira um grupo de 11 empresas prestadoras de serviços à Saneago suspeitas de fraudarem pelo menos oito procedimentos licitatórios na modalidade Carta Convite e oitenta e três contratações mediante dispensa de licitação. As fraudes teriam ocorrido entre 2012 e 2018.

A Polícia Federal deflagrou a 1°fase dessa operação em 2016. As investigações apuraram que o prejuízo aos cofres públicos foi de cerca de 5 milhões de reais. Os detalhes serão divulgados durante uma coletiva de imprensa, ainda nesta manhã, auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal (PF).

Pelo menos 60 policiais da PF vão às ruas na 3° fase da Operação Decantação

Na Operação Decantação 3, participam 60 policiais federais. No âmbito da Operação, a Policia Federal também determinou o afastamento de dois servidores da estatal.

Segundo a PF, a investigação tenta provar se as fraudes ocorreram com ajuda de um membro da Comissão de Licitação e do pregoeiro da Comissão Permanente de Licitação da Saneago.

Ainda segundo a Polícia Federal, as provas apreendidas na primeira fase da Decantação indicam que foram criadas empresas de fachada para participar das licitações na Saneago.

Ganhava a licitação que se adequasse aos”ajustes entre os empresários participantes”.

Pelo menos 61 obras em Goiás entre 2012 e 2018 teria sido feitas pelas empresas.

Ex-governador Zé Eliton foi alvo da 2° fase da Operação Decantação

O ex-governador de Goiás, Zé Eliton (PSDB), é o mais recente alvo de uma operação da Polícia Federal deflagrada no dia 28 de março.

Foram cumpridos cinco mandados de prisão, oito de busca e apreensão e também o sequestro de 65 imóveis.

De acordo com a Polícia Federal, empresários, dirigentes da empresa e agentes públicos são investigados pelos desvios, cometidos entre os anos de 2012 e 2016. Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em endereços de investigados e pessoas ligadas ao ex-governador, em Goiânia e Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital.

Durante as buscas, os policiais acharam uma mala de dinheiro na casa de uma das mulheres detidas. Segundo a PF, há R$ 800 mil.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Trânsito

Jovem tem perna amputada em acidente e membro cai no Córrego Botafogo, em Goiânia 

Motociclista morreu na madrugada desta quinta-feira (4/4), no HUGO; a passageira continua internada.
04/04/2019, 08h14

Um jovem de 18 anos morreu depois de ter a perna amputada em um grave acidente, ocorrido na noite desta quarta-feira (3/4), na Marginal Botafogo, no Setor Universitário, em Goiânia. Com o impacto, a perna da vítima, que pilotava uma motocicleta, foi arremessada no Córrego Botafogo. Uma equipe de Bombeiros resgatou o membro e o encaminhou para o hospital para que fosse reimplantado, mas o jovem não resistiu aos ferimentos e morreu nesta madrugada (4/4).

De acordo com informações da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito de Goiânia (DICT), Marco Antônio Vieira Bezerra Lemes trafegava pela Alameda Botafogo conduzindo uma motocicleta Honda Biz e levando como como passageira Izabel Batista de Souza Leuterio, também de 18 anos. Por motivos ainda a serem apurados, na curva da ponte da Rua 10, o jovem perdeu o controle da direção e bateu na mureta de proteção da via.

Perna de jovem é encontrada dentro de córrego na Marginal Botafogo

Com o impacto da batida, Marco Antônio teve uma das pernas amputada. O membro caiu dentro do Córrego Botafogo, mas foi encontrada alguns minutos depois pelo Corpo de Bombeiros, que retirou a perna da margem do córrego e transportou para o hospital com o objetivo de que fosse reimplantada no corpo.

Marco Antônio foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado para o Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO). Mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu depois de algumas horas de internação, na madrugada desta quinta-feira (4/4).

Já a passageira, Izabel, foi arremessada a cerca de dez metros na lateral da pista. Ela também foi resgata pelo SAMU e encaminhada para a mesma unidade de saúde, onde continua internada. Ela deve passar por cirurgia na manhã de hoje. O Dia Online tenta contato com o HUGO para saber o estado de saúde atualizado da jovem.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.