Educação

Estudantes fecham trecho da BR-153 em Anápolis contra cortes na UEG; veja vídeo

Desde o início do ano, a Universidade Estadual de Goiás vem sofrendo com reduções orçamentárias por parte do Estado.

Por Ton Paulo
11/04/2019, 13h11

Um trecho da BR-153 no município de Anápolis, região metropolitana de Goiânia, foi temporariamente bloqueado na manhã de hoje (11/4) por um protesto de estudantes que denunciavam cortes na UEG por parte do governo Caiado. Desde o início do ano, a Universidade Estadual de Goiás vem sofrendo com reduções orçamentárias, além de atrasos nos pagamentos.

O protesto dos estudantes universitários da UEG ocorreu nesta manhã no KM 96 da BR-153, em Anápolis. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trecho chegou a ser bloqueado pelos estudantes durante algum tempo mas logo foi liberado.

O universitários protestavam contra os cortes que vêm sendo feitos na instituição desde janeiro. De acordo com o grupo “UEG em movimento”, no início de 2019, o Governo de Goiás reduziu em 20% o orçamento da instituição, ampliando cortes que haviam sido feitos entre novembro e dezembro de 2018.

Além disso, há também o atraso no pagamento dos servidores por parte do governo Caiado, uma vez que o salário de dezembro, por exemplo, ainda não foi totalmente pago até hoje. Existe também um outro fator que preocupa alunos e servidores, que é a possível proposta de redesenho da UEG que estaria sendo estruturada por um grupo de trabalho nomeado pela reitoria.

Estudantes protestando contra cortes na UEG chegaram a fechar trecho de BR, mas ato já foi finalizado

Segundo a PRF, os estudantes fecharam o KM 96 da BR-153, onde acontecia o protesto, somente por alguns instantes. Por volta das 9h30 desta manhã o ato já havia acabado.

A reportagem do Dia Online entrou em contato com Secretaria de Estado da Educação, que informou que o assunto deveria ser tratado diretamente na UEG. A universidade ainda não retornou às tentativas de contato da reportagem.

Veja abaixo o vídeo do protesto:

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Mãe se passa por filha e ajuda polícia a prender suspeito de estupro, em Planaltina

Em 2007 suspeito foi indiciado pelo estupro de cinco adolescentes com idades entre 13 e 16 anos, mas polícia não conseguiu explicar a razão dele não ter sido preso na época.
11/04/2019, 14h31

O marceneiro Luiz Carlos do Nascimento, de 45 anos, usou a internet para marcar um encontro com uma adolescente de 13, em Planaltina, no Distrito Federal (DF), porém ao chegar ao local combinado com a menina, o suspeito acabou preso em flagrante por tentativa de estupro de vulnerável pela polícia.

Conforme a publicação de um Jornal local, a mãe da jovem descobriu conversas do suspeito e da filha no celular da menina, onde o marceneiro ofereceu para a garota desde chocolates até sapatos novos para poder se encontrar com ela.

A adolescente não contou sobre as conversas para os familiares, mas a mãe da menina, ao verificar o celular da menina, descobriu o teor das conversas e percebeu que a filha não tinha ideia de que estava sendo assediada pelo suspeito.

Nos levantamentos feitos pela polícia, foi constatado que os dois tiveram contato primeiramente por uma rede social e que o suspeito convenceu a garota a passar o número do celular. Conforme a investigação policial apontou, os dois continuaram conversando por um aplicativo de mensagens. Segundo a matéria veiculada no periódico local, a mãe da jovem teve acesso as conversas da filha com o homem e se passou por ela para ajudar a polícia a efetuar a prisão de Luiz em flagrante.

A mãe da adolescente afirma que nas conversas o marceneiro questionava se não teria problemas da menina conversar com ele, pelo fato dela ter apenas 13 anos e que Luiz Carlos fez convites à menina para visitá-lo na casa dele.

Sobrinha do suspeito também denunciou que foi estuprada pelo tio

A ocorrência envolvendo o marceneiro denunciado por tentativa de estupro de vulnerável é a segunda contra ele na mesma semana. A sobrinha do suspeito também compareceu à delegacia na última segunda-feira (8/4) e denunciou que foi estuprada pelo tio quando era criança.

A jovem, que atualmente tem 15 anos, afirmou que não fez a denúncia na época dos abusos, pois o tio ameaçou matá-la caso ela revelasse a alguém da família que estava sendo estuprada pelo suspeito.

As duas denúncias dessa semana não são as primeiras registradas contra o marceneiro. Em 2007, Luiz Carlos foi indiciado pelo estupro de cinco adolescentes com idades entre 13 e 16 anos, porém a polícia não conseguiu explicar por que na época o suspeito não foi preso. A polícia pede para que os pais possam estar de olho nas redes sociais dos filhos, para evitar que eles sejam vítimas de pedófilos e estupro.

Imagens: G1 Distrito Federal 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

"Busca cega" é feita para encontrar funcionário da Saneago que caiu no rio Meia Ponte, em Goiânia

São "buscas cegas" pois devido à turbidez da água do rio a visibilidade é quase nula.

Por Ton Paulo
11/04/2019, 15h32

As buscas pelo funcionário da Saneago que desapareceu na manhã desta quinta-feira (11/4) após cair no rio Meia Ponte, em Goiânia, continuam. De acordo com os bombeiros, elas estão sendo feitas tanto pela terra quanto pela água, entretanto, são “buscas cegas” pois devido à turbidez da água do rio a visibilidade é quase nula.

O Tenente Alisson, do Corpo de Bombeiros, contou que a corporação foi acionada por volta das 10h40 desta manhã para fazer o resgate de um funcionário da Saneago que havia caído no rio Meia Ponte, Bairro São Domingos, em Goiânia. De acordo com ele, os dois servidores estavam em uma embarcação para realizar um serviço e, por causa do grande volume da água, acharam que a embarcação embicaria para uma vala do rio.

Os funcionários, então, de acordo com o Tenente Alisson, decidiram pular do barco. Um deles conseguiu nadar em direção à margem, mas o outro acabou sendo puxado pela água. O tenente disse que as buscas continuam. “Já fizemos buscas pela mata com a equipe de salvamento terrestre e agora estamos fazendo pela água. Mas por causa da água turva, que impede a visibilidade, são buscas cegas”, diz.

O bombeiro disse ainda que hoje as buscas continuam até quando houver iluminação disponível. Após isso, elas continuam amanhã.

Funcionário da Saneago segue desaparecido no rio Meia Ponte; companhia se manifestou

Enquanto um de seus funcionários segue desaparecido no rio Meia Ponte, a Saneago se manifestou por meio de nota e disse que o socorro foi acionado imediatamente após o acidente.

Confira a nota:

“A Saneago informa que o grupo de Medicina e Segurança do Trabalho está no local apurando a situação. A Companhia explica ainda que, imediatamente após o acidente, o Corpo de Bombeiros foi acionado. Neste momento, as equipes continuam trabalhando na operação de resgate.”

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Cachoeiras em Goiás que todo mundo deveria conhecer

Para quem adora estar sempre em contato com a natureza, Goiás conta com lugares deslumbrantes para relaxar e aproveitar!
11/04/2019, 15h39

Se você está sempre em busca de novas aventuras e adora o contato com a natureza, é possível imaginar que conhecer cachoeiras seja um de seus programas preferidos. Felizmente, o estado de Goiás acaba saindo na frente neste quesito, já que conta com diversas cidades turísticas onde o ponto forte é justamente o contato com belas paisagens e quedas d’água incríveis! Pirenópolis é um excelente exemplo, atraindo diversos turistas independente do dia da semana. Mas claro, não é a única! Portanto, se você pretende conhecer as melhores cachoeiras em Goiás mas não sabe por onde começar, podemos dar uma ajudinha!

Preparamos uma listinha especial com aquelas que você não pode deixar de conhecer! É importante lembrar ainda que muitas se encontram em propriedades privadas ou mesmo em áreas protegidas, portanto, é necessário pagar determinado valor para ter acesso. Da mesma forma, algumas não oferecem estrutura completa, portanto, é válido ressaltar a importância de levar algo para colocar todo o lixo que você venha a produzir enquanto estiver na presença destes paraísos naturais! Nada de deixar lixo espalhado por aí, hein?!

Dado as principais dicas, confira abaixo algumas entre as mais deslumbrantes cachoeiras do estado! E se você conhece alguma que ficou de fora e merecia entrar na lista, compartilhe com a gente! Dá uma olhada!

Cachoeiras em Goiás na cidade de Pirenópolis:

1 – Cachoeira do Abade

Cachoeiras em Goiás
Foto: Reprodução

Se você faz parte do grupo que simplesmente ama estar em contato com a natureza, explorar cachoeiras pode ser uma das atividades mais prazerosas. E se está em busca das mais belas cachoeiras em Goiás, a cidade de Pirenópolis é um destino imperdível!

Para começar, a Cachoeira do Abade é uma das mais bonitas do local. Localizada na região dos Pirineus, é considerada como patrimônio natural, não apenas por toda sua beleza mas também por sua importância histórica, já que o local chegou a abrigar uma imensa lavra de ouro no século 18, atraindo garimpeiros de todas as partes.

Cachoeiras em Goiás
Foto: Reprodução

Atualmente, os turistas podem encontrar algumas atrações, entre elas, a possibilidade de percorrer duas trilhas para chegar até o destino final. Uma é menor e a outra é bem maior, mas ainda oferece paisagens belíssimas ao longo do caminho.

A cachoeira em si possui cerca de 22 metros de altura, onde suas águas caem a partir de um cânion incrível, desabando em um poço de 900 metros quadrados, onde também é possível encontrar águas do Rio das Almas. O lugar é maravilhoso e proporciona experiências únicas! Vale muito a pena conhecer! Para mais informações, clique aqui.

Ingressos: adultos R$ 40 / crianças (6 a 12 anos) e idosos (60 a 69 anos) R$ 20. Não aceitam cartões.

Funcionamento: todos os dias, das 9h às 16h

Telefone: (62) 99870-9591

Endereço: Estrada dos Pireneus, Km 17, s/n Cidade dos, R. Pireneus, Pirenópolis – GO, 72980-000

2 – Cachoeira do Rosário

Cachoeiras em Goiás
Foto: Reprodução

Também conhecida como uma das principais cachoeiras de Pirenópolis, é um destino encantador e que com certeza é capaz de render experiências maravilhosas. Por ali é possível encontrar águas cristalinas, cercadas por um lindo cenário preenchido pelo cerrado rupestre, campos, piscinas naturais e uma linda gruta atrás da cachoeira.

Cachoeiras em Goiás
Foto: Reprodução

Possuindo a queda livre mais alta da região, o lugar é perfeito para quem gosta de estar em constante contato com a natureza, aproveitando ainda para esquecer o estresse da rotina e dos grandes centros urbanos. Você pode tomar banhos revigorantes na cachoeira, sem falar que as trilhas são lindas e oferecem paisagens exuberantes. Sem dúvida, uma das mais belas cachoeiras em Goiás!

Ingressos: R$ 90 Day Use (acesso à cachoeira + almoço e petiscos o dia todo) / R$ 45 somente a visitação. Crianças de até 5 anos não pagam e de 6 a 12 anos pagam meia

Funcionamento: todos os dias, das 9h às 18h

Telefone: (62) 98417-6565

Endereço: Fazenda Cachoeira do Rosário – GO-338, Km 25, A direita 10 km, – Saída para Goianésia – Zona Rural, Pirenópolis – GO, 72980-000

3 – Cachoeira das Araras

Cachoeiras em Goiás
Foto: Reprodução/ Cachoeira das Araras

Aqui é possível encontrar um verdadeiro paraíso natural, com duas cachoeiras e diversos poços para banho. Além das várias paisagens deslumbrantes encontradas por ali, os visitantes ainda podem desfrutar de uma excelente estrutura, já que é possível encontrar um barzinho nas proximidades, áreas para crianças e trilhas limpas e largas, tudo bem planejado para melhor atender.

Uma das mais visitadas cachoeiras em Goiás, fica a poucos minutos do centro de Pirenópolis e conta com acesso facilitado. É ideal para quem pretende relaxar um pouco e curtir um dia de descanso! Vale a pena conhecer! Para mais detalhes, clique aqui.

Ingressos: adultos R$ 25 (crianças de até 7 anos não pagam)

Funcionamento: todos os dias, das 7h às 17h

Telefone: (62) 99925-1040

Endereço: Rodovia GO-338, Km 18 Zona Rural, Pirenópolis – GO, 72980-000

4 – Cachoeira Paraíso

Cachoeiras em Goiás
Foto: Reprodução

Para quem está em busca das melhores cachoeiras em Goiás e ainda pretende encontrar uma boa estrutura, esta pode ser uma das melhores alternativas! Situada a 30 km do centro histórico de Piri, o acesso é feito por meio de uma estrada que conta com 23 km de asfalto e o restante é estrada de terra. Se encontra na Fazenda das Araras e os visitantes podem encontrar paisagens incríveis, com águas cristalinas cercadas por muito verde.

Para se ter ideia, o local conta com 6 piscinas naturais com trilhas que vão de 200 a 500 metros, sendo excelentes para se refrescar e ainda renovar as energias. Como se não bastasse, nas proximidades ainda é possível encontrar um charmoso restaurante que serve comida caseira, baseada no que há de melhor da gastronomia goiana. É tudo lindo!

Ingressos: R$ 25 por pessoa (crianças de até 8 anos não pagam)

Funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h

Telefone: (62) 99938-5490

Endereço: GO 338 saida para a cidade de Goianesia, km 23., Pirenópolis – GO, 72980-000

Cachoeiras em Goiás na cidade de Formosa

5 – Salto do Itiquira

Cachoeiras em Goiás
Foto: Reprodução

Formosa também é uma cidade bastante conhecida no estado por suas cachoeiras e cascatas belíssimas, portanto, não é à toa que a cidade ganha tal nome. O Salto do Itiquira é um destino famoso em todo o Brasil e, apenas para se ter ideia, representa a oitava maior queda do país, com nada menos que 168 metros de altura.

A cachoeira está localizada dentro do Parque Municipal de Itiquira, que é uma área protegida mais que ainda permite visitantes. Em sua base é possível encontrar um lindo poço, mas o banho ali não é permitido pois a força da água é enorme. Em contrapartida, logo abaixo, no rio, há poços com cachoeiras menores onde o banho é permitido.

Com estrutura excelente, é possível encontrar nas proximidades restaurantes, bares, lanchonetes e até mesmo espaço para as crianças. A entrada no parque é cobrada!

Telefone para mais informações: (61) 3981-1234

6 – Cachoeira do Bisnau

Cachoeiras em Goiás
Foto: Reprodução

Esta é uma das melhores cachoeiras em Goiás para visitar, especialmente por quem adora trilhas. O acesso até o local possui dificuldade de nível médio e vale muito a pena, já que as paisagens são incríveis e é possível garantir momentos realmente inesquecíveis!

A cachoeira em si também é de encher os olhos, com águas cristalinas e uma queda belíssima, com um ambiente perfeito para quem pretende ter aquele merecido sossego e ainda recarregar as energias! Vale a pena conhecer!

Ingressos: adultos R$ 25

Funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h

Cachoeiras em Goiás encontradas em cidades diversas

7 – Salto de Corumbá, em Corumbá de Goiás

Cachoeiras em Goiás
Foto: Reprodução

Não há como falar sobre as cachoeiras em Goiás sem mencionar o Salto de Corumbá. Um dos melhores pontos turísticos de todo o estado, é possível encontrar na cachoeira principal (Cachoeira do Salto) 50 metros de queda d’água. É um lugar sem igual, com paisagens realmente deslumbrantes!

E não para por aí! Em uma pequena trilha, ainda é possível conhecer as outras cachoeiras belíssimas que se encontram na região, a exemplo da Garganta e Do Ouro, que também arrancam suspiros. No entanto, é importante lembrar que o lugar está sempre cheio, principalmente nas altas temporadas. Para conferir os valores de ingressos, clique aqui.

Telefone para mais informações: (62) 3334-8226

Endereço: Rodovia BR 414 km 383 ZONA RURAL, Corumbá de Goiás – GO, 72960-000

8 – Cachoeira do Indaiá, em Planaltina

Cachoeiras em Goiás
Foto: Reprodução

Também considerada como uma das mais belas cachoeiras em Goiás, é perfeita para quem pretende garantir boas trilhas e banhos revigorantes. Localizada em Planaltina, com acesso de dificuldade moderada (não recomendado para idosos e pessoas com pouca mobilidade), a cachoeira é cercada por muito espaço verde, com paisagens deslumbrantes e que proporcionam experiências únicas.

Além disso, ainda é possível encontrar várias quedas na região e lindos poços com águas cristalinas. Com certeza vale a pena fazer uma visita!

Ingressos: adultos R$ 20

Funcionamento: todos os dias, das 6h às 18h

9 – Cachoeira Santa Bárbara, em Cavalcante

Cachoeiras em Goiás
Foto: Reprodução

Este é um dos lugares que todo mundo deveria visitar pelo menos uma vez na vida. De uma beleza incomparável, a cachoeira oferece momentos e experiências realmente incríveis, com paisagens belíssimas, cachoeira linda e poço de água cristalina, perfeito para banho.

Para chegar até o local é preciso pegar uma estrada em Cavalcante e passar nas proximidades do povoado Kalunga, que inclusive, conta com guias para o passeio. A condução é obrigatoriamente guiada, com o valor de R$ 10, mais R$ 20 para ter acesso a cachoeira. Também é preciso desembolsar determinado valo para o guia, que pode ser dividido com grupos de até 6 pessoas. Mesmo custando um pouco mais caro, vale muito a pena! A dica que deixamos é para que vá cedo, pois as trilhas são um pouco difíceis e o sol costuma dar as caras principalmente por volta das 12h.

Funcionamento: todos os dias, das 8h às 17h

10 – Cachoeira Poço Encantado, em Teresina de Goiás

Cachoeiras em Goiás
Foto: Reprodução/ Cachoeira Poço Encantado

E aqui temos mais uma preciosidade quando falamos sobre as cachoeiras em Goiás. Encontrada na Fazenda Rio de Pedra, está dentro da Chapada dos Veadeiros, em uma das mais bonitas regiões de cerrado do estado.

A queda é formada por águas cristalinas, cercadas por vegetação exuberante e muito bem conservada. Apenas para que você tenha ideia, a Poço Encantado mede cerca de 38 metros de altura e se divide entre as partes de baixo da cachoeira, com 20 metros, e a de cima, com 18 metros.

Enquanto isso, o poço da cachoeira é bastante amplo, com cerca de 50 metros de diâmetro, formando uma piscina natural incrível. Outra característica interessante é que por ali ainda se encontra uma charmosa praia de areias brancas, compondo o visual encantador do local. Para mais detalhes, clique aqui.

Ingressos: R$ 25 (hóspedes da pousada não pagam a entrada)

Funcionamento: todos os dias, das 8h às 17h

Telefone para mais informações: (61) 99936-0160

11 – Cachoeira dos Cristais, em Alto Paraíso de Goiás

Cachoeiras em Goiás
Foto: Reprodução

Aqui é possível encontrar um lugarzinho excelente para todos os públicos, desde crianças até idosos. As trilhas da região também são tranquilas e garantem experiências incríveis! A infraestrutura do ambiente também é de qualidade, oferecendo os serviços necessários para o maior conforto dos visitantes.

Com diversas quedas e poços na região, é perfeito tanto para os mais aventureiros quanto para quem apenas pretende dar bons mergulhos! Vale a pena conhecer!

Funcionamento: todos os dias, das 8h às 18h

Telefone para mais informações: (62) 98414-9054

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Esportes

Decisão do Goianão 2019 vai ser com torcida única nos dois jogos

Recomendação do MPGO acatada pela FGF é para garantir a segurança dos torcedores que forem acompanhar os jogos no estádio.
11/04/2019, 17h06

A primeira partida da final do Campeonato Goiano 2019 está marcada para o próximo domingo (14/4) entre Atlético Goianiense x Goiás e seguindo uma recomendação do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), a Federação Goiana de Futebol (FGF) determinou que no jogo de ida do próximo domingo, como o da volta no dia 21 vão ser com torcida única. Vale lembrar a medida foi adotada em todos os clássicos da competição deste ano.

Com uma campanha melhor na primeira fase, o Goiás não terá o apoio da sua torcida no jogo de ida, no próximo domingo, com mando do rubro-negro goiano, apenas a torcida do Atlético poderá acompanhar a partida no Estádio Olímpico. O jogo da volta ocorre no domingo seguinte (21/4) e o vai ser a vez da torcida esmeraldina acompanhar o time e a decisão do Campeonato deste ano.

A recomendação para que os dois jogos sejam disputados com torcida única, foi feita pelo promotor de Justiça, Diego Osório da Silva, que coordena o Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos do Futebol (GFUT).

Recomendação de torcida única na final do campeonato Goiano 2019, visa garantir a segurança dos torcedores que forem acompanhar os jogos no estádio

A recomendação do órgão foi baseada no ânimo das torcidas, que poderia gerar conflito entre elas. Desta forma, o promotor levou em consideração as normas de proteção e defesa do torcedor, conforme estabelecido pelo Estatuto de Defesa do Torcedor, para prevenir a violência e garantir a segurança dos torcedores que forem ao estádio.

Além de considerar o que é estipulado pelo Estatuto do Torcedor, o promotor, ponderou que na partida de volta entre Atlético Goianiense x Vila Nova, no domingo passado (7/4), mesmo com torcida única, houve provocações e a confusão entre jogadores e atletas de ambos os clubes após o fim do jogo.

Conforme a recomendação do MPGO, devido ao episódio registrado inclusive pelas TVs que transmitiam a partida, o ânimo exaltado dos torcedores, poderia ocasionar uma confusão entre membros da torcida do rubro-negro goiano e membros da torcida do esmeraldino goiano, e por isso recomenda que as partidas da final tenham apenas uma torcida, para garantir a segurança dos torcedores.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.