Educação

Lissauer Vieira quer incluir iniciação científica no ensino fundamental e médio, em Goiás

A proposta altera o artigo 35 da Lei Complementar nº 26 do dia 28 de dezembro de 1998, que estabelece as diretrizes e bases do sistema educativo de Goiás.
24/04/2019, 16h59

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), apresentou o projeto de lei nº2000/19 que inclui a iniciação científica como disciplina do ensino médio e fundamental. A proposta do parlamentar tramita na Comissão de Constituição e Justiça e tem como relator o deputado estadual Henrique Arantes (PTB).

O parlamentar ao propor o projeto de lei, afirmou que a ciência é o pilar da educação e transformadora por ser inerente à prática pedagógica, além de libertar o ensino de métodos cansativos ou chatos, que atrapalham o desenvolvimento e a produtividade do aluno.

“A inclusão da iniciação científica vai possibilitar uma interação multidisciplinar e evita que outras matérias sejam contempladas de modo isolado”, explica o presidente da casa. O projeto precisa ser aprovado primeiro na CCJ da casa e nesse momento aguarda o relatório do deputado Henrique Arantes.

Lissauer levou em consideração pesquisas que mostram um déficit de aprendizagem em todos as etapas escolares para propor o projeto

A proposta do presidente da casa altera o artigo 35 da Lei Complementar nº 26 do dia 28 de dezembro de 1998, que estabelece as diretrizes e bases do sistema educativo do Estado.

“Há um aumento do déficit no nível de aprendizagem em todas as etapas escolares, esses são índices oficiais mostrados pela SAEB e INEP. Alunos especialmente os que estão concluindo o ensino médio, segundo pesquisas feitas em outubro e novembro de 2017”, explica o presidente da Casa.

Lissauer Vieira afirmou ainda que o interesse do aluno em trabalhar com pesquisa científica vai proporcionar ao estudante novas formas de pensar e de aprendizado do conhecimento. Após a proposta ser aprovada na CCJ da Casa, o projeto texto vai ser encaminhado para duas votações no plenário da Alego.

Caso seja aprovado, a proposta vai ser encaminhada para sanção ou veto do governador Ronaldo Caiado (DEM).

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Dia Gourmet

Bistrô em Goiânia: 8 cantinhos charmosos para conhecer

Conheça os espacinhos mais charmosos da cidade, que ainda oferecem o que há de melhor da gastronomia!
24/04/2019, 17h49

Os bistrôs estão cada vez mais populares, conquistando o coração de quem aprecia boa comida e não abre mão de viver experiências requintadas. Embora esse tipo de ambiente costume ser mais sofisticado, tudo indica que surgiu de forma completamente contrária. Há rumores de que tudo começou na França, durante a Segunda Guerra Mundial. Por conta da guerra e da ausência de seus maridos, as mulheres precisaram abrir as portas de suas casas para venderem comida, com o objetivo de complementarem renda. Com o passar do tempo a ideia se tornou um tipo de negócio, até se transformar no que conhecemos hoje. Portanto, se você está em busca de um bom bistrô em Goiânia, podemos ajudar!

Com espacinhos bem charmosos e decorações incríveis, é possível encontrar vários restaurantes do estilo na capital, que oferecem experiências únicas e, na maior parte das vezes, contam com cardápios inspirados na culinária francesa. Ficou curioso? Então dê uma olhada e escolha seu cantinho preferido!

Excelentes opções de bistrô para conhecer em Goiânia:

1 – Las Nenas Bistrô

Bistrô em Goiânia
Foto: Reprodução

Las Nenas é um lugarzinho cheio de história, com tradições que remontam ao ano de 1910, quando a família abriu uma linda confeitaria. O gosto pela culinária acabou passando de geração em geração e, atualmente, o bistrô é um dos mais frequentados em Goiânia, oferecendo uma ambiente encantador e bastante intimista, com decoração provençal e moderna.

No cardápio é possível encontrar uma cozinha contemporânea e bastante versátil, com pratos que agradam até o mais exigente paladar. Vale a pena fazer uma visita e experimentar as delícias servidas! Clique aqui e confira o menu.

Horário de atendimento: segunda a quarta, das 1h30 às 22h / quinta e sexta, das 7h30 às 23h / sábado, das 9h às 23h / domingo, das 9h às 15h

Telefone: (62) 3088-6070

Endereço: Av. 136, Nº 20 – St. Marista, Goiânia – GO, 74180-040

2 – Bistrô Sofia

Bistrô em Goiânia
Foto: Reprodução

Um dos espacinhos mais bonitos de Goiânia, o Bistrô Sofia é reconhecido por praticar sempre um excelente atendimento, em falar que o cardápio está recheado de delícias. Um dos pratos mais pedidos da casa é seu risoto de queijo, que pode vir acompanhado de seu vinho preferido, já que a casa também oferece uma ampla carta da bebida. Vale muito a pena conhecer! Certamente irá se apaixonar pelo lugar!

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 19h às 00h

Telefone: (62) 3988-6005

Endereço: Rua 1135, 453 – St. Marista, Goiânia – GO, 74115-120

3 – Empório Danilo Perillo – Petit Bistrô

Bistrô em Goiânia
Foto: Reprodução

Excelente bistrô em Goiânia, apresenta um ambiente bastante exótico e diferente da maioria das casas. Apenas para se ter ideia, ali também funciona um antiquário com móveis, roupas e lindas peças de arte.

É um lugar para viver experiências intensas, já que a casa possui ares românticos e pitorescos. A decoração é apaixonante e capaz de encantar qualquer um. Sem falar no cardápio, que conta com pratos e petiscos tradicionais da culinária francesa, com sabores inconfundíveis! Vale a pena conhecer!

Horário de atendimento: terça a domingo, das 9h às 00h

Telefone: (62) 3223-6330

Endereço: Rua 21, 485 – St. Central, Goiânia – GO, 74030-060

4 – Bistrô em Casa Restaurante e Cia

Bistrô em Goiânia
Foto: Reprodução

Com um ambiente mais simples mas bastante agradável, o Bistrô em Casa é uma excelente alternativa para quem pretende ir até um lugarzinho mais intimista, desfrutar de boas comidas e preços acessíveis.

No cardápio é possível encontrar, carnes, peixes, frangos e massas, tudo em um salão rústico e descontraído, com iluminação natural.

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 11h às 14h30

Telefone: (62) 3086-3680

Endereço: R. 4, 408 – St. Oeste, Goiânia – GO, 74110-140

5 – DitoBemdito

Bistrô em Goiânia
Foto: Reprodução

Com um charme sem igual, o bistrô é todo estilizado e oferece um climinha bem casual, representando a escolha perfeita para aquele almoço com os amigos. O melhor é que os clientes ainda encontram um cardápio que faz uma boa mistura entre a cozinha europeia e brasileira, resultando em pratos bem criativos.

Horário de atendimento: segunda a quarta, das 11h às 15h / quinta a sábado, das 11h às 15h e das 17h às 4h

Telefone: (62) 3639-6070

Endereço: R. 137-A, 23 – St. Marista, Goiânia – GO, 74170-130

6 – Bière Gourmet

Bistrô em Goiânia
Foto: Reprodução

Lugar bastante tranquilo e agradável, perfeito para curtir um Happy Hour com os amigos. Com um climinha mais intimista, é possível escolher sua mesa e passar horas conversando, enquanto se aprecia deliciosos petiscos e bebidas variadas.

Horário de atendimento: todos os dias, das 15h à 1h

Telefone: (62) 3636-3900

Endereço: Qd. C-2, Lote 01-E, Sala 08, Galeria Boulevard – Rua 46, S/N – Jardim Goiás, Goiânia – GO, 74805-440

7 – Empório e Bistrô Lia

Bistrô em Goiânia
Foto: Reprodução

A proposta do bistrô em Goiânia é oferecer um leque de comidas saudáveis para seus clientes, estimulando uma vida mais natural. É possível encontrar variedade de pratos, sempre bem preparados e com ingredientes de alta qualidade, sem falar que os preços são bem acessíveis quando comparados a outros lugares.

O ambiente é bastante agradável e intimista, com decoração encantadora e convidativa. Vale a pena conhecer!

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h30 às 19h / sábado, das 8h30 às 15h

Telefone: (62) 3922-6010

Endereço: R. 4, 485 – St. Oeste, Goiânia – GO, 74110-140

8 – Beef Bistrô

Bistrô em Goiânia
Foto: Reprodução

Localizado no Setor Marista, o bistrô em Goiânia é especializado em carnes. Aqui é possível encontrar desde os cortes mais comuns até os mais nobres, com boa variedade. Portanto, se a intenção é garantir um churrasco de qualidade, aqui é o lugar certo para comprar! Destaque ainda para as bebidas vendidas, sendo possível encontrar bons vinhos.

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 9h às 19h / domingo, das 9h às 14h

Telefone: (62) 3095-3337

Endereço: Alameda Dom Emanuel Gomes, 61 – Quadra 239, Lote 01 – St. Marista, Goiânia – GO, 74175-040

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Operação PC27 prende mais de 200 pessoas em Goiás

Ação tinha como objetivo recapturar foragidos da justiça.
24/04/2019, 18h49

A megaoperação da Polícia Civil (PC) batizada de PC27 deflagrada nesta quarta-feira (24/4) em todo território nacional, teve como objetivo prender criminosos que estavam foragidos da Justiça. Em Goiás por exemplo as equipe envolvidas, terminaram a ação com 202 pessoas presas, o número total de prisões e apreensões durante a operação no estado chega a 210.

O balanço da operação foi divulgado no fim da tarde de hoje, após o fim da ação. O delegado chefe da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) Odair José forneceu os detalhes sobre a PC27 em Goiás, durante uma entrevista coletiva. Inicialmente a PCGO, informou que haviam sido presas 59 pessoas e quatro menores apreendidos em Goiás após a ação ser deflagrada.

Os dados atualizados da operação trazem que foram presas em Goiás 202 pessoas e oito menores apreendidos. A ação mobilizou em Goiás 867 policiais, e 314 viaturas para efetuar as prisões e apreensões dos foragidos.

A megaoperação que ocorreu em todo país foi coordenada pelo Conselho Nacional de Chefes da Polícia Civil. O diretor do conselho, delegado Robson Cândido ressaltou no início da ação a importância de tirar os criminosos da rua para que eles não voltem a cometer atos ilícitos.

Operação tirou foragidos da rua e apreendeu armas e drogas com os detidos

A ação que tinha como intuito inicialmente tirar os foragidos da rua, para evitar que eles voltassem a cometer outros crimes, terminou também com a apreensão de drogas e armas em todo estado de Goiás.

Conforme planilha divulgada pela PCGO, entre os entorpecentes estão maconha, crack, cocaína. Segundo o relatório divulgado pela polícia a maior quantidade de entorpecentes apreendida foi de Cocaína, com cerca de 5479,45 gramas da droga.

Além dos entorpecentes os agentes envolvidos na Operação apreenderam ainda 22 armas sendo: 11 pistolas glock calibre nove milímetros, uma pistola glock calibre 45; seis fuzis e duas carabinas.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Armas de grosso calibre são apreendidas na BR-060, em Guapó

Armas foram adquiridas no Paraguai por uma organização criminosa.
24/04/2019, 19h47

Um homem identificado como Gilson Cecote Cintra foi preso na tarde desta quarta-feira (24/4) durante uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com policiais da Delegacia Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), transportando armas de grosso calibre e drogas em uma caminhonete, na BR-060, em Guapó.

Dia Online entrou em contato com o delegado da DRACO, Alexandre Bruno que deu mais detalhes sobre a ocorrência. “Nós já estávamos monitorando a situação e contamos com o apoio da PRF para fazer a apreensão dessas armas hoje”, explica o delegado.

“O armamento foi adquirido no Paraguai por uma organização criminosa e seria utilizado aqui em Goiás para atos ilícitos, mas conseguimos interceptar a carga”, conta o delegado. Alexandre Bruno afirmou que as investigações estão em andamento e por essa razão não poderia revelar qual associação criminosa adquiriu o armamento.

Armas e drogas estavam em uma caminhonete

Conforme as informações do delegado e da PRF, Gilson viajava sozinho em uma caminhonete modelo Chevrolet/S-10 no momento que foi abordado pela equipe policial. Segundo a PRF, ao ser abordado o suspeito apresentava estar nervoso durante a abordagem.

Veja o vídeo da apreensão das armas: 

Ao desconfiar do nervosismo de Gilson, os agentes da PRF fizeram uma vistoria minuciosa no veículo. Durante a revista veicular, a PRF encontrou na carroceria da S-10: 12 pistolas glocks de calibre nove milímetros e 45, duas carabinas de calibre 12, cinco fuzis de calibre 556 e um calibre 762 e 72 munições de calibre 12. A PRF afirmou também que alguns dos armamentos estavam com a numeração raspada.

Além do armamento adquirido pela organização criminosa apreendido pela polícia na tarde de hoje, os policiais encontraram na caminhonete aproximadamente seis quilos de pasta base de cocaína.

Gilson foi preso em flagrante por tráfico de drogas e comércio ilegal de armas de fogo. As armas, munições, drogas e a caminhonete foram apreendidos pela polícia.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Suspeitos de matar homem e cravar pedaço de pau no pescoço são presos, em Goiânia

Trio confirmou em depoimento que gravou a ação no celular e divulgou as imagens pelo WhatsApp.
24/04/2019, 20h51

Matheus Gonçalves Marques da Silva, Michael Douglas Rodrigues e José Adão Ribeiro de Oliveira foram presos em flagrante nesta quarta-feira (24/4) suspeitos de matar a tiros e cravar um pedaço de pau no pescoço de João Victor Martins de Melo, conhecido pelo apelido de Pit Bull, na noite da última terça-feira (23/4) no Sítio de Recreio Bernado Sayão, em Goiânia.

O caso é investigado pela Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH) teve início na noite de ontem, após o grupo roubar um veículo do modelo GM/Prisma, além do veículo os criminosos levaram o valor de R$ 2.500,00, um celular e um tablet.

Após a prisão dos suspeitos do assassinato, eles confessaram o crime e alegaram que a vítima os convidou para participar do assalto e que João Victor se propôs a pagar R$ 1.000,00 para cada um para eles participarem do roubo.

Homem que teve pedaço de pau cravado no pescoço pagou metade do valor combinado com o trio

O trio aceitou participar do roubo, após praticarem o assalto e levarem o carro, o grupo fugiu e no momento de acertar com os rapazes, João Victor pagou metade do valor combinado e não quis repartir o restante do dinheiro com os comparsas que ficaram irritados com a atitude de João.

No depoimento o trio conta que pararam o carro roubado que era conduzido por Matheus e então a vítima desceu do veículo, nesse momento José Adão atirou diversas vezes contra a vítima que caiu no chão ainda com vida.

No relato dos suspeitos, eles narram que em seguida José Adão e Michael Douglas pegaram um pedaço de pau e começaram a agredir João Victor, insatisfeitos em apenas bater na vítima com o pedaço de madeira, os envolvidos decidiram cravar o pedaço de pau no pescoço de João Victor.

Os autores confessaram também que gravaram o assassinato no celular e divulgaram o vídeo pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.