Goiás

Venda da usina de Cachoeira Dourada foi o primeiro passo para venda da CELG, diz José Eliton

Após ouvir o ex-governador, CPI aprovou a convocação do ex-governador e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Maguito Vilela (MDB) para prestar depoimento na comissão.
14/05/2019, 14h21

O ex-governador do Estado de Goiás José Eliton (PSDB) foi ouvido na manhã desta terça-feira (14/5) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga a venda da Companhia Energética de Goiás (CELG) à Enel Distribuição há dois anos. José Eliton afirmou durante o interrogatório que, no período que esteve à frente da CELG, trabalhou para evitar a privatização da Companhia e que o pontapé inicial para privatização foi a venda da usina de Cachoeira dourada.

Antes de assumir o cargo de vice-governador na gestão de Marconi Perillo (PSDB), José Eliton chegou a presidir a companhia em 2011. No depoimento, o ex-gestor e ex-presidente da CELG, José Eliton afirmou que lutou para que a empresa não fosse privatizada.

Conforme relatado por Zé Eliton no depoimento, uma série de investimentos foram feitas na CELG, com o intuito de recuperar completamente a companhia. Entre os investimentos citados pelo ex-governador estão a construção de novas linhas e subestações no interior do estado e a retomada do Programa Luz para Todos, feito em parceira com o Governo Federal.

José Eliton afirma que venda da usina da hidrelétrica de Cachoeira Dourada foi o pontapé inicial para a privatização da CELG

O depoimento do ex-gestor foi para auxiliar os parlamentares que compõe a comissão compreender os motivos que levaram a privatização da estatal. José Eliton citou que a venda da Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada, pertencente à Celg, e vendida durante a gestão do ex-governador Maguito Vilela entre os anos de 1995 a 1999, deu início ao processo de sucateamento que terminou com a venda da companhia em 2017.

O presidente da CPI, deputado estadual Henrique Arantes (PTB) após ouvir o depoimento de José Eliton, determinou que o ex-governador e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Maguito Vilela (MDB) seja ouvido pelo casa. O pedido para que Maguito seja ouvido é para esclarecer os pontos apontados pelo tucano da venda da usina hidrelétrica de Cachoeira Dourada ter dado início ao processo de sucateamento e posterior privatização da CELG.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Acampamento no interior de Goiás: conheça destinos incríveis

Se você adora manter contato com a natureza, é provável que também seja adepto de um bom acampamento. No interior de Goiás é possível encontrar cidades perfeitas para a prática, com lugares incríveis e paisagens deslumbrantes!
14/05/2019, 15h09

Acampar é o tipo de atividade que todos deveriam experimentar pelo menos uma vez na vida. Não há nada melhor para nos conectar com a natureza e, ao mesmo tempo, fazer com que desconectemos desse mundo virtual no qual vivemos diariamente. Portanto, se você é fã de um bom acampamento ou está pensando em viver a experiência pela primeira vez, o interior de Goiás oferece cidades maravilhosas, fazendo com que sua experiência seja a melhor possível.

São lugares que contam com muita história e paisagens belíssimas para apreciar. Já imaginou acampar às margens de um rio? Ou nas proximidades de uma cachoeira e acordar escutando o som das águas caindo sobre as pedras? Isso é perfeitamente possível! Confira abaixo os melhores destinos do estado para quem pretende viver esses momentos!

Encontre os melhores lugares para um acampamento no interior de Goiás:

1 – Cavalcante

Acampamento no interior de Goiás: conheça destinos incríveis para acampar
Foto: Reprodução

Se você está em busca de um destino incrível para um acampamento no interior de Goiás, então Cavalcante é a escolha certa! Localizado ao norte da Chapada dos Veadeiros, aproximadamente a 500 km de Goiânia, o pequeno município é perfeito para quem pretende fazer uma viagem de conhecimento, já que a região é perfeita para aprender um pouquinho mais sobre a história do estado.

Por ali é possível conhecer parte do Povoado Kalunga do Engenho II, bem como algumas tradições quilombolas. O lugar também reserva incontáveis belezas naturais em seu sítio histórico.

Apenas para se ter ideia, é possível encontrar cachoeiras incríveis, como a do Rio Prata, de Santa Bárbara, da Capivara e muito mais. A cidade conta com hostels que também oferecem áreas de camping dedicadas às pessoas que adoram o contato com a natureza. Vale a pena se aventurar na cidadezinha!

2 – Alto Paraíso de Goiás

Acampamento no interior de Goiás: conheça destinos incríveis para acampar
Foto: Reprodução

Alto Paraíso também é uma cidadezinha do interior de Goiás, perfeita para quem pretende acampar em meio a natureza. Apenas para ter ideia, está localizada na Chapada dos Veadeiros, em uma área de proteção ambiental, desde 2001.

O ambiente responsável por atrair maior atenção do público é a Vila de São João, com características rústicas e bem agradáveis, aflorando todo o charme da cidade. Por ali é possível encontrar diversos ambientes para turismo, desde bares, restaurantes e pousadas, até pequenas praças. Tudo isso sem falar de suas cachoeiras, que também são impressionantes e valem a visita!

É uma excelente cidade para acampamento, já que não falta natureza e paisagens belíssimas por todos os lados! Durante o dia é possível fazer passeios incríveis pelas atrações de Alto Paraíso.

3 – Pirenópolis

Acampamento no interior de Goiás: conheça destinos incríveis para acampar
Foto: Reprodução

Se o assunto é acampamento no interior de Goiás, é claro que Pirenópolis não poderia ficar de fora. A cidade representa um dos destinos preferidos por quem gosta de acampar, e não é para menos. Com um ambiente que remonta a arquitetura colonial e que é cercado por morros e cachoeiras, é claro que a cidade atrai turistas não apenas do estado, mas também de diversas partes do país.

Tombada como Patrimônio Histórico e Cultural pelo IPHAN, a cidade conserva um climinha bem hospitaleiro, festivo e alegre, preservando belezas naturais inestimáveis. Além de suas famosas cachoeiras, seu centro histórico também é um dos principais atrativos, já que é por ali que se encontram os principais pontos turísticos.

Portanto, é possível encontrar pousadas, hotéis, hostel, hospedagens e áreas para camping para quem quiser passar uma temporada por ali, curtindo esse paraíso.

4 – Corumbá de Goiás

Acampamento no interior de Goiás: conheça destinos incríveis para acampar
Foto: Reprodução

Considerado como um dos melhores destinos para acampamento no interior de Goiás, Corumbá representa um dos lugares mais lindos do estado, guardando consigo uma de nossas cachoeiras mais apreciadas, a Salto de Corumbá.

O lugar é maravilhoso e, além das belíssimas cachoeiras, ainda é possível encontrar antigos casarões e arquitetura colonial em uma visita pelo centro da cidade. Portanto, para aproveitar tudo que o ambiente tem a oferecer, é bom já ir pensando em acampar e curtir a natureza a sua volta!

5 – Caiapônia

Acampamento no interior de Goiás: conheça destinos incríveis para acampar
Foto: Reprodução

Caiapônia também entra para a listinha de excelentes destinos para um acampamento no interior de Goiás. Assim como os lugares já mencionados anteriormente, a cidade também é conhecida por conter uma enorme quantidade de cachoeiras, atraindo turistas de todos os cantos do estado.

Entre as mais conhecidas, podem ser citadas: Cachoeira de São Domingos, Cachoeira de Samambaia, Cachoeira do Sereno, Cachoeira da Abóbora, entre tantas outras. Entre suas atrações turísticas ainda podem ser mencionadas as serras, como o Morro do Gigante e o Morro do Peão, que são incríveis!

Enquanto isso, no centro urbano da cidade se encontra o Lago dos Buritis, que é o local onde acontecem as maiores festas do local. É possível encontrar áreas para camping e pousadas para hospedagem.

6 – Cidade de Goiás

Acampamento no interior de Goiás: conheça destinos incríveis para acampar
Foto: Reprodução

Também conhecida pelo nome de “Goiás Velho”, a cidade representa mais um lugarzinho perfeito para quem pretende acampar. Por ali é possível curtir diversas atividades, desde a apreciação do centro histórico, com direito de visita a um dos museus mais famosos do estado – Museu Casa de Cora Coralina -, até passeios relaxantes em cachoeiras impressionantes.

Atraindo visitantes não apenas de Goiás, mas também de todas as partes do Brasil, a cidade oferece desde hotéis até pousadas, sem falar nas áreas reservadas ao camping, para aqueles que adoram o contato com a natureza. Vale a pena acampara em meio a tanta beleza!

7 – Aruanã

Acampamento no interior de Goiás: conheça destinos incríveis para acampar
Foto: Reprodução

Aruanã é uma cidade sem igual no interior de Goiás, mais uma excelente opção para acampamento. É por ali que passa o Rio Araguaia, querido não apenas pelos goianos mas também por todo o país, formando o que chamamos de “praia de Goiás”, já que é possível contar com areia por todos os lados e uma vista encantadora.

Para quem pretende passar uma estadia na cidade, é possível conta com hotéis e casas de hospedagem, mas também é possível acampar nas margens do próprio Rio Araguaia e do Rio Vermelho.

Junto a isso, uma das atividades mais praticadas por ali é a pesca desportiva, sem falar em qualquer outra coisa que envolva água. Para quem prefere a calmaria e tranquilidade, o recomendado é ir fora das altas temporadas, já que no período de férias, por exemplo, a cidade costuma ficar lotada.

8 – Formosa

Foto: Reprodução

Para quem conhece a cidade, é normal associar o nome às suas características. O município do interior de Goiás é também um dos mais bonitos, possuindo valiosa riqueza cultural, com inúmeras cachoeiras. Apenas para se ter ideia, é ali que se encontra a popular Cachoeira do Itiquira, considerada como uma das mais altas da América Latina, possuindo queda com 168 metros.

Ainda é possível conhecer o Lajedo e suas piscinas naturais, a Gruta das Andorinhas, o Buraco das Araras, Cachoeira do Bisnau e muito mais. Para quem é fã de natureza e está em busca de uma boa cidade para acampar, sem dúvida uma das melhores alternativas!

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Recuperação do Rio Araguaia acontecerá em 3 etapas, diz Caiado

O programa será lançado oficialmente no dia 5/6, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na ponte que liga as cidades de Barra do Garças e Aragarças.

Por Ton Paulo
14/05/2019, 15h28

Através de um convênio com os governos Federal e do Estado do Mato Grosso, o governo de Goiás anunciou um plano ambiental para a recuperação do Rio Araguaia. De acordo com o governador Ronaldo Caiado (DEM), a revitalização da Bacia Hidrográfica do rio se dará em três etapas distintas, e deve começar no mês de junho.

Em reunião do governador Caiado com o presidente Jair Bolsonaro  hoje (14/5) no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo Federal confirmou sua presença no lançamento do programa, que foi batizado de Projeto Juntos Pelo Araguaia.

O programa será lançado oficialmente no dia 5/6, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na ponte que liga as cidades de Barra do Garças, no Mato Grosso, e Aragarças, Goiás.

A ação foi idealizada pelo Governo de Goiás e vai revitalizar a Bacia Hidrográfica do Rio Araguaia, por meio de convênio com os governos Federal e do Mato Grosso. A confirmação da ida do presidente foi dada pelo próprio Bolsonaro durante reunião do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, nesta terça-feira (14/5), no Palácio do Planalto.

“Veremos o Rio Araguaia respirar novamente”, diz Caiado

O governador, por hora, não quis adiantar maiores detalhes sobre o programa de recuperação do Rio Araguaia, mas garantiu que a recuperação se dará em três etapas. A primeira serão as nascentes.

Logo após a reunião com o presidente Bolsonaro, o governador Ronaldo Caiado se reuniu com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e com a secretária do Meio Ambiente, Andrea Vulcanis. “O Rio Araguaia pedindo socorro e coube ao destino conspirar a favor de sua revitalização. Caiado e Mauro Mendes (governador do Mato Grosso), anapolinos, do mesmo partido, juntos com o presidente Bolsonaro, que assumiu o comando dessa operação. Daqui a alguns anos veremos o Rio Araguaia respirar novamente“, disse Caiado, após a reunião no Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com a assessoria do governador, nos próximos dias a Secretaria Estadual de Meio Ambiente irá detalhar o plano.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Política

Placar no STJ já tem votos suficientes para dar liberdade a Temer

Como só votarão quatro ministros, se houver empate, prevalece o resultado a favor do réu, ou seja, Temer deverá sair da prisão.
14/05/2019, 15h29

A ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acompanhou o relator e votou na tarde desta terça-feira, 14, para derrubar a prisão preventiva do ex-presidente Michel Temer (MDB) e substituí-la por medidas cautelares, como a proibição de manter contato com outros investigados, de mudar de endereço ou ausentar-se do País, além de entregar o passaporte e ter os bens bloqueados. Dessa forma, Temer já tem votos suficientes para ser colocado em liberdade – ainda faltam votar outros dois ministros.

“A despeito da demonstração da gravidade (dos fatos apurados), da existência de indícios de autoria, não há nenhuma razão concreta para se impor a medida cautelar mais grave, de modo a justificar esta prisão cautelar”, disse Laurita Vaz.

O colegiado que julga Temer é composto pelos ministros Nefi Cordeiro (presidente da Sexta Turma), Antônio Saldanha (relator do caso), Rogério Schietti, Laurita Vaz e Sebastião Reis Júnior – este se declarou impedido de julgar o pedido de liberdade do emedebista. Como só votarão quatro ministros, se houver empate, prevalece o resultado a favor do réu, ou seja, Temer deverá sair da prisão.

Temer já obteve dois votos pelo fim da sua prisão preventiva, o que já é suficiente para colocá-lo em liberdade. Mesmo que os outros dois ministros que ainda não votaram (Nefi Cordeiro e Rogério Schietti) se posicionem em sentido contrário, o empate favorece o emedebista.

“O Brasil precisa ser passado a limpo e o Poder Judiciário possui importante papel nessa luta. Entretanto, essa luta não pode virar caça às bruxas, com tochas na mão, buscando culpados sem preocupação com princípios”, disse Laurita.

“É dever do poder Judiciário garantir em todos os casos e para todos os acusados o devido processo legal. Todos os cidadãos, sem exceção, sem privilégio, tem a favor de si a presunção de inocência. Responder o processo em liberdade é a regra, a exceção é a prisão preventiva”, frisou a ministra.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Homem que vendia drogas em porta de escola de Goiânia é preso

O homem trabalhava em outro lugar quando não estava vendendo drogas, e foi preso no local.

Por Ton Paulo
14/05/2019, 16h12

Uma denúncia obtida pela Polícia Militar (PM) possibilitou, na manhã desta quarta-feira (14/5), a prisão de um traficante que vendia drogas para estudantes na porta de uma escola de Goiânia, localizada no Setor Centro Oeste. O homem trabalhava em outro lugar quando não estava vendendo drogas, e foi preso no local.

Conforme informações da PM, a denúncia de que um homem vendia drogas na porta da Escola Estadual Damiana da Cunha, que fica no Setor Centro Oeste, chegou à corporação através do Disk Denúncia Escolar – que pode ser acessado pelo telefone 62 9 9628-9527. Atendendo à denúncia, uma equipe policial se deslocou até o ponto informado, em frente à escola.

Chegando lá, os policiais receberam a confirmação do teor da denúncia por alunos e pelo diretor da escola, mas não conseguiram a identidade do traficante. Entretanto, uma nova denúncia chegou à PM – também através do Disk Denúncia Escolar -, apontando Luís Miguel de Lima Oliveira, de 20 anos, como o traficante que vendia as drogas para os estudantes.

Ainda segundo informações da PM, as drogas eram vendidas na porta da escola nos horários em que os alunos chegavam e deixavam a instituição.

Traficante que vendia drogas na porta de escola de Goiânia foi preso no trabalho

O denunciante que acionou o Disk Denúncia Escolar apontou o local em que o suspeito de tráfico trabalhava. Os policiais deslocaram ao local, que fica no Setor dos Funcionários, e fizeram a abordagem do suspeito. No momento da entrevista, Luís Miguel confirmou vender drogas, e que a droga que comercializava estava em sua residência.

Quando a busca foi feita, a equipe policial encontrou cerca de 10 tabletes de uma substância semelhante à maconha e uma quantia de 1.320 reais em espécie, além de uma balança de precisão.

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado à CGF para as providências cabíveis.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.