Goiás

Professor denunciado por assédio em Colégio Militar de Anápolis é afastado

Educador foi afastado após o caso viralizar na internet.
15/05/2019, 15h37

Após uma aluna denunciar que estava sendo assediada por um professor do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Gabriel Issa, em Anápolis, o educador foi afastado do cargo pela direção do colégio. O caso é investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) do município. Conforme matéria veiculada em um jornal local, o caso ganhou repercussão após estudantes divulgarem a situação pela rede mundial de internet com a hashtag #QuemOmiteConsente.

Após receber a denúncia, a direção do Colégio publicou uma nota na última terça-feira (14/5) em seu Instagram oficial comunicando o afastamento do professor das funções. No início da semana a direção também havia se posicionado sobre o caso e afirmou na ocasião que o ocorrido foi repassado as autoridades competentes.

A escola afirmou ao periódico que a adolescente recebia mensagens de cunho sexual do professor. O educador, que não teve o nome revelado, afirmou em uma outra rede social que não usa a rede em que as mensagem foram trocadas com a menina há cerca de três anos e que vai provar que alguém se passou por ele.

Professor denunciado por assédio em Colégio Militar de Anápolis é afastado
Foto: Reprodução

Caso viralizou nas redes sociais e uma campanha com a hashtag #QuemOmiteConsente foi criada para divulgar os casos

Após a denúncia da aluna contra o professor, o caso viralizou nas redes sociais com várias pessoas entre estudantes e ex-alunos da escola ao compartilhar publicações com a hashtag #QuemOmiteConsente, criticando o comportamento do educador. Além dos comentários que foram gerados nas redes sociais, uma campanha também está rolando no Instagram com a hashtag #QuemOmiteConsente.

Dia Online entrou em contato com a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) em busca de um posicionamento sobre o caso que em nota afirmou que é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) qualquer esclarecimento sobre o tema. A reportagem entrou em contato com a Seduc que por meio de nota informou que vai ser aberto o processo de sindicância, para apurar a veracidade das denúncias e que caso seja comprovado o assédio sexual, vai ser instaurado um processo administrativo contra o professor.

Confira a nota

“Em relação à denúncia de assédio sexual envolvendo um professor e uma aluna do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Gabriel Issa, em Anápolis, a Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc) esclarece que será aberta uma sindicância, sob a responsabilidade da Gerência de Processo Administrativo Disciplinar, para averiguar os fatos e se houver veracidade na denúncia será instaurado um Processo Administrativo (PAD) contra o professor. Como medida de segurança para todos os envolvidos e para que a apuração dos fatos ocorra dentro da normalidade, a Seduc já afastou o professor da unidade escolar onde lecionava.”

Via: G1 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Economia

Secretária da Economia de Goiás vai à reunião em Brasília para evitar "guerra fiscal"

A ida da secretária da Economia à reunião ocorre depois que São Paulo deu início a uma "guerra fiscal" com redução de ICMS do querosene.

Por Ton Paulo
15/05/2019, 16h11

A Secretaria de Estado da Economia anunciou hoje (15/5) a ida da titular da pasta, Cristiane Schmidt, à uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) amanhã (16/5), em Brasília, para discutir a tributação do querosene de aviação. A ida da secretária da Economia à reunião ocorre depois que São Paulo deu início a uma “guerra fiscal” com redução de ICMS do querosene. Conforme informações adiantadas, proposta dos Estados de Paraná e Distrito Federal é de limitar a alíquota do ICMS em 7%.

De acordo com a Secretaria, existem convênios no Conselho que autorizam a redução da carga tributária para zero ou 3%, e a intenção da secretária da Economia é debater o tema para buscar um consenso. Ainda segundo a Secretaria da Economia, recentemente, São Paulo reduziu a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do querosene de aviação de 25% para 12% para incentivar voos regionais, o que foi visto por alguns Estados como início de uma “guerra fiscal”.

Daí a necessidade, de acordo com a secretaria goiana, de discutir o tema na reunião como forma de buscar um acordo.

A reunião do Confaz está prevista para começar às 9h e, após o almoço, está na agenda a realização da reunião do Comitê de Secretários Estaduais da Fazenda (Comsefaz), com a participação da secretária Cristiane Schmidt.

Proposto pelo Estado de Goiás, o convênio 13408 também será discutido no Confaz com o objetivo de manter a redução da base de cálculo de 3% nas saídas interestaduais para o gado proveniente da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) e destinado ao abate em Brasília. O convênio atual venceu em 30 de abril e a intenção é prorrogá-lo até 31 de julho deste ano.

Secretária da Economia de Goiás quer se reunir com secretários de outros Estados

A Secretaria da Economia também adiantou que a Schmidt tem planos de discussão com os vizinhos de Goiás.

Na próxima semana, dia 22/5, a secretária da Economia pretende reunir os secretários de Fazenda da região Centro-Oeste mais os de Minas Gerais e do Tocantins, em Goiânia, para debater a equalização da carga tributária de vários segmentos econômicos. Na relação estão energia elétrica, comunicação, combustíveis, bebidas (cerveja e refrigerante), cigarros e a indústria e o atacado.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Parque Mutirama tem data para ser reaberto, em Goiânia

Conforme o anúncio feito no evento, o parque deve ser reaberto no fim deste mês.
15/05/2019, 17h02

Fechado desde o dia 26 de julho de 2017, após um brinquedo quebrar e ferir cerca de 13 pessoas, o Parque Mutirama ao que parece ganhou data para voltar a atender o público. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (15/5) durante o 2º Encontro de Gestores, que ocorre no auditório da PUC, em Goiânia. A princípio conforme foi divulgado na abertura do encontro, o parque deve ser reaberto ao final do mês de maio.

Presente no encontro desta tarde o vereador Andrey Azeredo (MDB) publicou a informação em sua conta no miniblog Twitter “E aqui no 2º encontro de Gestores, a Prefeitura de Goiânia anuncia a abertura do Parque Mutirama no final deste mês de maio”, escreveu Andrey em sua conta.

Além do anuncio de reabertura do parque, o parlamentar escreveu também “O anúncio foi feito. Agora vamos acompanhar se isso de fato vai se concretizar. Espero que sim!”.

Parque Mutirama tem data para ser reaberto, em Goiânia
Foto: Reprodução

Desde que foi fechado em julho de 2017, todos os brinquedos do parque foram reformados e em janeiro deste ano, 27 atrações passaram por vistoria, mas não havia sido definida uma data para reabertura do Mutirama.

Dia Online entrou em contato com o presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) Ronaldo Vieira por telefone, entretanto por estar presente no encontro, o mesmo não atendeu as ligações para confirmar a veracidade do anúncio da reabertura do parque no final deste mês. O espaço fica aberto para que o mesmo possa se posicionar sobre o tema.

Empresa fez os últimos testes nos brinquedos do Parque Mutirama em Janeiro deste ano

A equipe de técnicos da empresa gaúcha Bellé Engenharia, vencedora do processo de licitação para fazer o diagnóstico e emitir os laudos de segurança, esteve em Goiânia, terminou os últimos testes no dia dia 23 de janeiro deste ano nos brinquedos do Parque Mutirama.

Na ocasião o presidente da Agetul, Ronaldo Vieira afirmou que no momento que a Prefeitura estivesse com o laudo em mãos, seria possível determinar a data para reabertura do parque. As obras para readequação do parque tiveram início em agosto de 2018, com a expectativa da atração ser reaberta em outubro do mesmo ano, nas comemorações do aniversário de Goiânia, entretanto não ocorreu.

Em janeiro a informação é de que o valor gasto na reforma do Mutirama chegou a casa dos R$ 2,5 milhões, porém o valor total gasto na reforma ainda não foi divulgado de forma oficial.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás

Para os aventureiros de plantão, Goiás conta com diversas trilhas belíssimas e que acabam em cachoeiras maravilhosas!
15/05/2019, 17h27

Se você é do tipo que adora manter conexão com a natureza, Goiás é um dos estados mais propícios para isso. Embora não esteja dentro do roteiro de prioridades para muitos viajantes, contamos com diversas cidades turísticas e que possuem cachoeiras e trilhas como seus pontos fortes e, convenhamos, não há nada mais gostoso que se aventurar em meio a belíssimos cenários naturais e ainda ser recompensado com um delicioso banho de cachoeira ao fim do trekking, não é mesmo?

Portanto, se você pretende conhecer as melhores trilhas de Goiás, podemos dar aquela ajudinha! Separamos as mais belas e mais frequentadas do estado, sendo que boa parte delas se encontram na Chapada dos Veadeiros, um verdadeiro paraíso natural.

Vale mencionar a importância de sempre contar com a ajuda de um guia durante o percurso, principalmente se você não possui experiência em trilhas. Assim fica mais fácil de garantir a segurança e evita que você se perca. Dito isso, confira abaixo lugares incríveis que merecem uma visita! Certamente irá se apaixonar!

Conheça as melhores trilhas para fazer em Goiás:

1 – Trilha da Janela, na Chapada dos Veadeiros

X trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás
Foto: Reprodução/ Mochila Mundo Afora

Para os aventureiros que estão em busca de trilhas em Goiás, esta é uma das melhores opções! Considerada como uma das mais impactantes da Chapada, a trilha, que possui cerca de 8 quilômetros (ida e volta), leva até o Mirante da Janela e é cercada por paisagens belíssimas e que parecem até cenários de novela

Por todo o trajeto é possível escutar os mais belos cantos das aves, encontrar plantas e flores coloridas, sem falar do céu que ajuda a compor tamanha beleza. Apenas para se ter ideia, a caminhada termina em um ponto elevado que possui vista panorâmica privilegiada, sendo possível avistar os saltos I e II do Rio Preto e de boa parte do Parque da Chapada dos Veadeiros.

Vale lembrar que, assim como boa parte das trilhas, é preciso estar acompanhado de um guia para fazer o percurso, considerando que possui alto nível de dificuldade e é fácil se perder.

2 – Travessia das Sete Quedas, na Chapada dos Veadeiros

trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás
Foto: Reprodução/ Seu Mochila

Também encontrada na Chapada dos Veadeiros, esta é uma das trilhas mais bonitas de Goiás. Destino quase obrigatório para aqueles que adoram o contato com a natureza, oferece nada menos que 23 km de extensão, podendo ser feita em até dois dias. O lado bom é que o percurso costuma estar vazio, já que demanda certo esforço físico e não é todo mundo que possui essa disposição.

A travessia está aberta apenas durante o baixo nível do Rio Preto, quando é segura aos visitantes. O primeiro dia costuma ser mais desgastante já que o caminho possui mais obstáculos, no entanto, vale considerar que por estar dentro do parque, a trilha é bem sinalizada e possui setas de orientação, com a finalidade de facilitar.

Embora o primeiro dia seja o mais cansativo, sem dúvida também é o mais proveitoso. No percurso é possível encontrar cânions belíssimos, cachoeiras e paisagens deslumbrantes. São vistas para nunca serem esquecidas! É um passeio incrível para aqueles que possuem um pouquinho mais de condicionamento físico!

3 – Trilha da Cachoeira do Abismo, na Chapada dos Veadeiros

trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás
Foto: Reprodução/ Viagem em Pauta

Já deu para perceber que a Chapada é lugar certo para os amantes de trilhas, não é mesmo? Então aqui vai mais uma excelente opção no parque: a trilha da Cachoeira do Abismo! Com acesso para a Trilha da Janela, a Trilha do Abismo em específico conta com cerca de 4,5 quilômetros (ida e volta), com a vantagem de ser mais leve e podendo ser realizada sem a ajuda de um guia.

No percurso, a atração que mais chama atenção é a piscina natural de borda infinita que garante uma visão privilegiada da Serra de Santana. Assim como a Trilha da Janela, por este caminho também é possível ter uma vista mais ampla do parque, também sendo possível ver toda a beleza dos saltos do Rio Preto! Lindíssimo!

4 – Trilha da Cachoeira do Label, na Chapada dos Veadeiros

trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás
Foto: Reprodução

Apenas para se ter ideia, a Cachoeira do Label conta com 187 metros de altura, representando a maior queda d’água de Goiás. A região foi aberta para visitação apenas no início de 2018, ganhando ainda trilha e sinalização, sem contar no restaurante e em um espacinho para camping.

Para chegar até o local onde é possível ter acesso à trilha, é preciso pegar a GO-118 (BR 010), que passa pelo centro da cidade de São João D’Aliança, no sentido Brasília/ Alto Paraíso de Goiás. O destino é a Reserva Bellatrix, onde se encontra a cachoeira e a trilha. Vale lembrar que carros muito baixos e menos potentes podem encontrar dificuldade para subir até lá, já que o trecho conta com irregularidades.

A trilha conta com cerca de 1,8 quilômetros de caminhada, com dificuldade moderada. Os últimos 200 metros são um pouco mais difíceis, no entanto, não há muitos obstáculos para pessoas acompanhadas de crianças, por exemplo. Por outro lado, a trilha não é recomentada para visitantes com problemas de locomoção.

A trilha é linda e o final dela garante paisagens incríveis. É possível encontrar diversas espécies nativas e vegetação. Com certeza vale a pena!

5 – Trilha da Cachoeira da Água Fria e dos Cristais, em Alto Paraíso

trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás - trilha
Foto: Reprodução

Alto Paraíso também é uma cidade repleta de cachoeiras belíssimas, portanto, também conta com algumas das melhores trilhas em Goiás. Para chegar até o mirante da Cachoeira Água Fria, por exemplo, é possível contar com uma trilha fácil de fazer, passando ainda por lugares de beleza incondicional.

Ao chegar na cabeceira da cachoeira, você pode subir pela esquerda e encontrar ainda outras duas quedas lindas e de pequeno porte. Já para chegar até a Cachoeira dos Cristais (que é formada por várias menores), é possível contar com uma trilha que possui diferentes dificuldades, começando pelo Poço da Vovó, que assim como o nome sugere é perfeito para idosos e também para crianças, sendo localizado a apenas 200 metros do estacionamento até a Cachoeira “Véu de Noiva” encontrada ao fim do complexo.

6 – Trilha da Morada do Sol, na Chapada dos Veadeiros

trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás - trilha
Foto: Reprodução

Embora não se compare às grandes já mencionadas por aqui, também é considerada como uma das melhores trilhas em Goiás, com lugares lindos para conhecer durante o caminho. Com acesso bem sinalizado, a trilha é fácil de fazer e ainda é possível contar com um guia próprio da cachoeira para orientar os visitantes.

É uma das mais tranquilas da Chapada, contendo alguns pontos de parada onde é possível tomar banho em piscinas naturais e poços. O lugar é lindo, sendo possível ainda contar com a vista de um cânion. É preciso pagar o valor de R$ 20 para ter acesso.

7 – Vale Encantado, na região do Pinga Fogo

trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás - trilha
Foto: Reprodução/ Eduardo Vessoni, Viagem em Pauta

Localizado no extremo sudoeste do estado, o Vale Encantado representa uma das mais novas trilhas em Goiás. Foi aberta apenas em 2016 por alguns guias que encontraram o lugar a partir de imagens do Google Earth. Impressionante, não é mesmo? Percebendo o potencial que o lugar tinha para o turismo, fizeram o que era necessário para que mais pessoas pudessem ter acesso.

Com 12 quilômetros de extensão (ida e volta), a trilha apresenta nível médio e conta com obstáculos como desníveis, pedras, mata alta e até mesmo alguns animais selvagens. É possível vislumbrar ainda as maiores belezas do cerrado, até chegar a uma sequência de poços que com o passar do tempo. acabaram sendo esculpidos pela água, resultando nas Piscinas Encantadas.

8 – Trilha do Complexo do Prata, na Chapada dos Veadeiros

trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás - trilha
Foto: Reprodução/ YouTube

O Complexo do Prata é um verdadeiro paraíso na Chapada dos Veadeiros, abrigando sete cachoeiras incríveis e de beleza sem igual. É possível conhecer todo o complexo em um dia, já que conta com cerca de sete quilômetros de extensão.

Para ter acesso é preciso fazer uma trilha de pouco menos de duas horas. Durante o caminho é possível encontrar paisagens incríveis e que rendem momentos inesquecíveis, com muita vegetação.

As cachoeiras são maravilhosas e compõem um cenário que parece ser intocável. A beleza é tão grande que a vontade é de permanecer por ali até o dia acabar. Vale a pena conhecer!

9 – Trilha da Cachoeira Santa Bárbara

Trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás - trilha
Foto: Reprodução

Não há como visitar a Cachoeira Santa Bárbara e não sair de lá encantado. O lugar é sensacional, com belezas inexplicáveis e que apenas vendo para acreditar. A trilha para chegar até o lugar não é muito difícil e é sempre possível contar com a ajuda de um guia, deixando o trajeto ainda mais agradável.

No percurso é possível encontrar muita vegetação nativa e são apenas 20 minutos de caminhada, mais ou menos. O caminho também pode ser feito de carro, desde que seja uma 4×4 para aguentar a subida e obstáculos. Como o lugar é bastante disputado, a recomendação é que planeje bem sua viajem caso queira conhecer a cachoeira, já que há quantidade limitada de turistas por dia.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Manifestação contra cortes na educação reúne milhares, em Goiânia

Segundo organizadores do evento cerca de 25 mil pessoas participaram do ato.
15/05/2019, 18h43

O dia foi de manifestações pelo Brasil devido ao anúncio de cortes feito pelo governo Federal na semana passada das Universidades e Institutos Federais. Em Goiânia também houve manifestação, o grupo se reuniu na no início tarde desta quarta-feira (15/5) na Praça Universitária e por volta das 16h seguiu em uma caminhada para a Praça Cívica no Centro da capital.

O movimento reuniu na data de hoje estudantes de diversas instituições de ensino e também profissionais da educação. Entre eles representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego).

“Ele mexeu com as pessoas erradas, Ele mexeu com as pessoas erradas”, afirma um manifestante durante o protesto ao fazer críticas ao governo federal. Veja o vídeo: 

De acordo com os responsáveis pela manifestação em Goiânia, o ato reuniu mais de 25 mil pessoas na tarde de hoje.

Presente na manifestação presidente do Sintego afirmou que corte poderá trazer graves problemas

A presidente do Sintego, Bia de Lima participou do movimento e em um vídeo além de ser contra os cortes do governo Federal, cobrou o pagamento das progressões que não é pago a dois anos e do piso salarial aos professores ao atual governador Ronaldo Caiado. “Se o governo federal cortar o Fundeb nós teremos graves problemas, assim como terá a universidade se cortar os 30%, até corte de água e de luz”, declarou Bia no vídeo.

Veja o vídeo com as declarações de Bia de Lima: 

Além das Universidades e Institutos, escolas das redes estaduais e municipais fecharam as portas na data de hoje, em apoio ao movimento. Conforme divulgado pelo sindicato, cerca de 80% da rede estadual de ensino ficou sem aulas na data de hoje, o número de escolas fechadas na rede municipal chega a 70% do total que há em Goiás.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.