Goiás

Trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás

Para os aventureiros de plantão, Goiás conta com diversas trilhas belíssimas e que acabam em cachoeiras maravilhosas!
15/05/2019, 17h27

Se você é do tipo que adora manter conexão com a natureza, Goiás é um dos estados mais propícios para isso. Embora não esteja dentro do roteiro de prioridades para muitos viajantes, contamos com diversas cidades turísticas e que possuem cachoeiras e trilhas como seus pontos fortes e, convenhamos, não há nada mais gostoso que se aventurar em meio a belíssimos cenários naturais e ainda ser recompensado com um delicioso banho de cachoeira ao fim do trekking, não é mesmo?

Portanto, se você pretende conhecer as melhores trilhas de Goiás, podemos dar aquela ajudinha! Separamos as mais belas e mais frequentadas do estado, sendo que boa parte delas se encontram na Chapada dos Veadeiros, um verdadeiro paraíso natural.

Vale mencionar a importância de sempre contar com a ajuda de um guia durante o percurso, principalmente se você não possui experiência em trilhas. Assim fica mais fácil de garantir a segurança e evita que você se perca. Dito isso, confira abaixo lugares incríveis que merecem uma visita! Certamente irá se apaixonar!

Conheça as melhores trilhas para fazer em Goiás:

1 – Trilha da Janela, na Chapada dos Veadeiros

X trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás
Foto: Reprodução/ Mochila Mundo Afora

Para os aventureiros que estão em busca de trilhas em Goiás, esta é uma das melhores opções! Considerada como uma das mais impactantes da Chapada, a trilha, que possui cerca de 8 quilômetros (ida e volta), leva até o Mirante da Janela e é cercada por paisagens belíssimas e que parecem até cenários de novela

Por todo o trajeto é possível escutar os mais belos cantos das aves, encontrar plantas e flores coloridas, sem falar do céu que ajuda a compor tamanha beleza. Apenas para se ter ideia, a caminhada termina em um ponto elevado que possui vista panorâmica privilegiada, sendo possível avistar os saltos I e II do Rio Preto e de boa parte do Parque da Chapada dos Veadeiros.

Vale lembrar que, assim como boa parte das trilhas, é preciso estar acompanhado de um guia para fazer o percurso, considerando que possui alto nível de dificuldade e é fácil se perder.

2 – Travessia das Sete Quedas, na Chapada dos Veadeiros

trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás
Foto: Reprodução/ Seu Mochila

Também encontrada na Chapada dos Veadeiros, esta é uma das trilhas mais bonitas de Goiás. Destino quase obrigatório para aqueles que adoram o contato com a natureza, oferece nada menos que 23 km de extensão, podendo ser feita em até dois dias. O lado bom é que o percurso costuma estar vazio, já que demanda certo esforço físico e não é todo mundo que possui essa disposição.

A travessia está aberta apenas durante o baixo nível do Rio Preto, quando é segura aos visitantes. O primeiro dia costuma ser mais desgastante já que o caminho possui mais obstáculos, no entanto, vale considerar que por estar dentro do parque, a trilha é bem sinalizada e possui setas de orientação, com a finalidade de facilitar.

Embora o primeiro dia seja o mais cansativo, sem dúvida também é o mais proveitoso. No percurso é possível encontrar cânions belíssimos, cachoeiras e paisagens deslumbrantes. São vistas para nunca serem esquecidas! É um passeio incrível para aqueles que possuem um pouquinho mais de condicionamento físico!

3 – Trilha da Cachoeira do Abismo, na Chapada dos Veadeiros

trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás
Foto: Reprodução/ Viagem em Pauta

Já deu para perceber que a Chapada é lugar certo para os amantes de trilhas, não é mesmo? Então aqui vai mais uma excelente opção no parque: a trilha da Cachoeira do Abismo! Com acesso para a Trilha da Janela, a Trilha do Abismo em específico conta com cerca de 4,5 quilômetros (ida e volta), com a vantagem de ser mais leve e podendo ser realizada sem a ajuda de um guia.

No percurso, a atração que mais chama atenção é a piscina natural de borda infinita que garante uma visão privilegiada da Serra de Santana. Assim como a Trilha da Janela, por este caminho também é possível ter uma vista mais ampla do parque, também sendo possível ver toda a beleza dos saltos do Rio Preto! Lindíssimo!

4 – Trilha da Cachoeira do Label, na Chapada dos Veadeiros

trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás
Foto: Reprodução

Apenas para se ter ideia, a Cachoeira do Label conta com 187 metros de altura, representando a maior queda d’água de Goiás. A região foi aberta para visitação apenas no início de 2018, ganhando ainda trilha e sinalização, sem contar no restaurante e em um espacinho para camping.

Para chegar até o local onde é possível ter acesso à trilha, é preciso pegar a GO-118 (BR 010), que passa pelo centro da cidade de São João D’Aliança, no sentido Brasília/ Alto Paraíso de Goiás. O destino é a Reserva Bellatrix, onde se encontra a cachoeira e a trilha. Vale lembrar que carros muito baixos e menos potentes podem encontrar dificuldade para subir até lá, já que o trecho conta com irregularidades.

A trilha conta com cerca de 1,8 quilômetros de caminhada, com dificuldade moderada. Os últimos 200 metros são um pouco mais difíceis, no entanto, não há muitos obstáculos para pessoas acompanhadas de crianças, por exemplo. Por outro lado, a trilha não é recomentada para visitantes com problemas de locomoção.

A trilha é linda e o final dela garante paisagens incríveis. É possível encontrar diversas espécies nativas e vegetação. Com certeza vale a pena!

5 – Trilha da Cachoeira da Água Fria e dos Cristais, em Alto Paraíso

trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás - trilha
Foto: Reprodução

Alto Paraíso também é uma cidade repleta de cachoeiras belíssimas, portanto, também conta com algumas das melhores trilhas em Goiás. Para chegar até o mirante da Cachoeira Água Fria, por exemplo, é possível contar com uma trilha fácil de fazer, passando ainda por lugares de beleza incondicional.

Ao chegar na cabeceira da cachoeira, você pode subir pela esquerda e encontrar ainda outras duas quedas lindas e de pequeno porte. Já para chegar até a Cachoeira dos Cristais (que é formada por várias menores), é possível contar com uma trilha que possui diferentes dificuldades, começando pelo Poço da Vovó, que assim como o nome sugere é perfeito para idosos e também para crianças, sendo localizado a apenas 200 metros do estacionamento até a Cachoeira “Véu de Noiva” encontrada ao fim do complexo.

6 – Trilha da Morada do Sol, na Chapada dos Veadeiros

trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás - trilha
Foto: Reprodução

Embora não se compare às grandes já mencionadas por aqui, também é considerada como uma das melhores trilhas em Goiás, com lugares lindos para conhecer durante o caminho. Com acesso bem sinalizado, a trilha é fácil de fazer e ainda é possível contar com um guia próprio da cachoeira para orientar os visitantes.

É uma das mais tranquilas da Chapada, contendo alguns pontos de parada onde é possível tomar banho em piscinas naturais e poços. O lugar é lindo, sendo possível ainda contar com a vista de um cânion. É preciso pagar o valor de R$ 20 para ter acesso.

7 – Vale Encantado, na região do Pinga Fogo

trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás - trilha
Foto: Reprodução/ Eduardo Vessoni, Viagem em Pauta

Localizado no extremo sudoeste do estado, o Vale Encantado representa uma das mais novas trilhas em Goiás. Foi aberta apenas em 2016 por alguns guias que encontraram o lugar a partir de imagens do Google Earth. Impressionante, não é mesmo? Percebendo o potencial que o lugar tinha para o turismo, fizeram o que era necessário para que mais pessoas pudessem ter acesso.

Com 12 quilômetros de extensão (ida e volta), a trilha apresenta nível médio e conta com obstáculos como desníveis, pedras, mata alta e até mesmo alguns animais selvagens. É possível vislumbrar ainda as maiores belezas do cerrado, até chegar a uma sequência de poços que com o passar do tempo. acabaram sendo esculpidos pela água, resultando nas Piscinas Encantadas.

8 – Trilha do Complexo do Prata, na Chapada dos Veadeiros

trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás - trilha
Foto: Reprodução/ YouTube

O Complexo do Prata é um verdadeiro paraíso na Chapada dos Veadeiros, abrigando sete cachoeiras incríveis e de beleza sem igual. É possível conhecer todo o complexo em um dia, já que conta com cerca de sete quilômetros de extensão.

Para ter acesso é preciso fazer uma trilha de pouco menos de duas horas. Durante o caminho é possível encontrar paisagens incríveis e que rendem momentos inesquecíveis, com muita vegetação.

As cachoeiras são maravilhosas e compõem um cenário que parece ser intocável. A beleza é tão grande que a vontade é de permanecer por ali até o dia acabar. Vale a pena conhecer!

9 – Trilha da Cachoeira Santa Bárbara

Trilhas incríveis que você precisa conhecer em Goiás - trilha
Foto: Reprodução

Não há como visitar a Cachoeira Santa Bárbara e não sair de lá encantado. O lugar é sensacional, com belezas inexplicáveis e que apenas vendo para acreditar. A trilha para chegar até o lugar não é muito difícil e é sempre possível contar com a ajuda de um guia, deixando o trajeto ainda mais agradável.

No percurso é possível encontrar muita vegetação nativa e são apenas 20 minutos de caminhada, mais ou menos. O caminho também pode ser feito de carro, desde que seja uma 4×4 para aguentar a subida e obstáculos. Como o lugar é bastante disputado, a recomendação é que planeje bem sua viajem caso queira conhecer a cachoeira, já que há quantidade limitada de turistas por dia.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Manifestação contra cortes na educação reúne milhares, em Goiânia

Segundo organizadores do evento cerca de 25 mil pessoas participaram do ato.
15/05/2019, 18h43

O dia foi de manifestações pelo Brasil devido ao anúncio de cortes feito pelo governo Federal na semana passada das Universidades e Institutos Federais. Em Goiânia também houve manifestação, o grupo se reuniu na no início tarde desta quarta-feira (15/5) na Praça Universitária e por volta das 16h seguiu em uma caminhada para a Praça Cívica no Centro da capital.

O movimento reuniu na data de hoje estudantes de diversas instituições de ensino e também profissionais da educação. Entre eles representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego).

“Ele mexeu com as pessoas erradas, Ele mexeu com as pessoas erradas”, afirma um manifestante durante o protesto ao fazer críticas ao governo federal. Veja o vídeo: 

De acordo com os responsáveis pela manifestação em Goiânia, o ato reuniu mais de 25 mil pessoas na tarde de hoje.

Presente na manifestação presidente do Sintego afirmou que corte poderá trazer graves problemas

A presidente do Sintego, Bia de Lima participou do movimento e em um vídeo além de ser contra os cortes do governo Federal, cobrou o pagamento das progressões que não é pago a dois anos e do piso salarial aos professores ao atual governador Ronaldo Caiado. “Se o governo federal cortar o Fundeb nós teremos graves problemas, assim como terá a universidade se cortar os 30%, até corte de água e de luz”, declarou Bia no vídeo.

Veja o vídeo com as declarações de Bia de Lima: 

Além das Universidades e Institutos, escolas das redes estaduais e municipais fecharam as portas na data de hoje, em apoio ao movimento. Conforme divulgado pelo sindicato, cerca de 80% da rede estadual de ensino ficou sem aulas na data de hoje, o número de escolas fechadas na rede municipal chega a 70% do total que há em Goiás.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Justiça proíbe Tüv Süd de emitir laudos para barragens brasileiras

A empresa é a responsável pelo documento que atestou as condições de segurança da represa de rejeitos da Vale em Brumadinho, que ruiu em 25 de janeiro, matando 240 pessoas.
15/05/2019, 19h08

A empresa alemã Tüv Süd está proibida de emitir laudos para barragens no Brasil, conforme decisão da Justiça em Minas Gerais. A empresa é a responsável pelo documento que atestou as condições de segurança da represa de rejeitos da Vale em Brumadinho, que ruiu em 25 de janeiro, matando 240 pessoas. Outras 30 estão desaparecidas.

A Justiça determinou ainda o bloqueio de até R$ 60 milhões das duas divisões da Tüv Süd no País: a de projetos e consultoria, que opera com barragens de mineração, e de análise de produtos, que atua na área de certificação de alimentos e cosméticos.

A decisão foi tomada pela juíza Perla Saliba Brito, da comarca de Brumadinho, no último dia 9, a pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que alegou, entre outros pontos, possibilidade de “dilapidação” do patrimônio da empresa. A divisão de análise de produtos não teve funcionamento suspenso, mas entrou no bloqueio de recursos.

A promotoria fez o pedido com base ainda na Lei Anticorrupção de Empresas (LAC). Segundo a ação, a Tüv Süd “é responsável objetivamente pela prática de ato lesivo à administração pública, uma vez que dificultou atividade de fiscalização da Fundação Estadual do Meio Ambiente e de investigação do MPMG”.

O MPMG afirma que aponta “a emissão de declarações de condição de estabilidade da Barragem B1 do Córrego do Feijão não refletiu o estado crítico das estruturas da barragem, que eram de conhecimento dos consultores da empresa certificadora”. “Dessa forma, corrompeu o sistema de certificação de barragens.”

Trecho da ação diz que “enquanto, externamente, apresentava-se declaração de estabilidade da Tüv Süd ao Poder Público, internamente a empresa alemã e a Vale reconheciam a situação crítica de instabilidade com o problema urgente de liquefação, adotando posturas contraditórias, implicando a prática dessas condutas a responsabilidade objetiva da pessoa jurídica, que deve ser submetida às sanções administrativas e civis previstas da Lei Anticorrupção de Empresas”.

A empresa alemã não comentou o teor da decisão. “A TÜV SÜD mantém sua posição de não comentar, em respeito às investigações em curso – tanto as conduzidas pelas autoridades como a investigação independente liderada por especialistas mundialmente renomados”, diz nota enviada pela empresa.

A decisão da juíza foi tomada com base em documentos e depoimentos tomados pela força-tarefa que investiga o rompimento da barragem.

O material, conforme a juíza, “se mostram suficientes a demonstrar a existência de fundados indícios de responsabilidade das requeridas pela prática de ato lesivo à administração pública”, afirma a magistrada, na decisão, ao concordar com a argumentação da promotoria.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Política

Decisão judicial mantém ex-senadora Lúcia Vânia como presidente do PSB, em Goiás

Na última sexta-feira (10/5) o presidente nacional da sigla empossou o deputado federal Elias Vaz no cargo.
15/05/2019, 20h23

A ex-senadora Lúcia Vânia foi mantida como presidente estadual do PSB, a decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira (15/5) pelo juiz Luis Carlos de Miranda, que além de manter à ex-senadora no cargo, ordenou a volta dos outros membros da Comissão Executiva do Diretório Estadual do PSB de Goiás. Lúcia Vânia assumiu o cargo no dia 14 de dezembro de 2017 e o mandato vai até 14 de dezembro de 2020.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, tornou na última sexta-feira (10/5) o deputado federal por Goiás, Elias Vaz (PSB) presidente do diretório estadual. Durante um evento do partido, o presidente da sigla não comentou a situação e apenas afirmou que Lúcia Vânia era página virada.

Em abril deste ano o diretório nacional do partido interveio na legenda em Goiás. Conforme a publicação de um jornal local, o presidente nacional do PSB afastou todos os membros da executiva de Goiás, alegando temer uma gestão temerária e infidelidade partidária. Siqueira afirmou que em Goiás a sigla estava com uma dívida de aproximadamente R$ 700 mil e que somado aos repasses somaram R$ 1,7 milhão entre janeiro de 2018 e março de 2019.

Defesa da ex-senadora apontou irregularidades no processo para afastá-la do cargo

A defesa da ex-senadora propôs a ação contra o afastamento de Lúcia Vânia da presidência do partido e afirmou que não foi dada oportunidade para ela se defender e ainda apontou que houve irregularidades no processo que afastou a ex-senadora da presidência do diretório estadual.

Ao analisar o pedido de defesa da ex-senadora, o magistrado afirmou que não houve convocação da Comissão Executiva para ratificar a decisão tomada pelo presidente. “Em consulta ao site do PSB, observe que a única convocação da Comissão Executiva Nacional ocorreu para debater a Reforma da Previdência, e, se não bastasse isso, houve uma cerimônia de posse do novo presidente do Diretório do PSB-GO, no último dia 10 de maio de 2019”, justificou o juiz em sua decisão.

A ex-senadora afirmou após ser mantida no cargo que a decisão da Justiça mostrou que não houve ilicitude ou irresponsabilidade de sua parte à frente da sigla em Goiás. “Quanto mais eu acertava as coisas, mais ele reduzia o passive e depois colocou como irresponsabilidade”, crítica Lúcia Vânia. De acordo com Lúcia Vânia o mais importante não foi retornar ao cargo, mas provar sua inocência no processo.

Via: O Popular 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Corte de água e energia pode ser proibido aos finais de semana e feriados, em Goiás

De acordo com o projeto de lei, apresentado nesta quarta-feira (15/5) na Alego, o objetivo é garantir o acesso do consumidor aos serviços básicos.
16/05/2019, 08h05

O corte no fornecimento de água, energia e gás, em caso de residentes em condomínios, pode ser proibido aos finais de semana e feriados, nas residências de consumidores goianos. É o que prevê um projeto de lei apresentado nesta quarta-feira (15/5), na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Segundo a proposta, o objetivo é garantir o acesso do consumidor aos serviços básicos.

Conforme a proposta, de autoria do deputado estadual Amauri Ribeiro (PRP), fica assegurado ao consumidor que tiver suspenso o fornecimento nesses dias o direito de acionar juridicamente a empresa concessionária por perdas e danos, além de ficar desobrigado do pagamento do débito que originou o referido corte.

Proibição do corte de água e energia aos finais de semana e feriados garante acesso aos serviços básicos

O projeto de lei proíbe o corte no fornecimento dos serviços em dias como, sexta-feira, sábado, domingo, feriados e no último dia útil anterior ao feriado, mesmo em casos de suposto ou efetivo atraso do pagamento das contas. O deputado defende que a matéria tem como objetivo garantir o acesso do consumidor aos serviços básicos.

Na proposta, Amauri Ribeiro (PRP) reitera que a intenção não é estimular a inadimplência e sim evitar que os consumidores fiquem sem atendimento nos dias não úteis, uma vez que nesses dias, de acordo com ele, as empresas mantém um número mínimo de funcionários trabalhando em regime de plantão.

“Esta medida não visa, de forma alguma, estimular a inadimplência. Porém, a gente sabe que as concessionárias destes serviços básicos mantém um número mínimo de funcionários trabalhando em regime de plantão nesses dias, e em sua grande maioria, para atender serviços emergenciais”, explica o parlamentar.

Ainda segundo ele, se o consumidor tiver a interrupção do serviço no período vespertino da sexta-feira, por exemplo, por falta de pagamento e realizar a quitação do respectivo débito após o corte de fornecimento, pode ter a baixa bancária realizada somente na terça-feira. “Ou seja, se em uma situação normal ele ficaria sem o serviço por, até dois dias, ficará por quatro dias”, afirma.

Imagens: M10 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.