Arte e Cultura

18ª Goiânia Mostra Curtas acontece na primeira semana de outubro

02/out/2018 - 07/out/2018

LOCALIZAÇÃO

Cidade:
Goiânia - GO
Local:
Teatro Goiânia

COMO CHEGAR

CALENDÁRIO DO EVENTO

02/10/2018, terça-feira
03/10/2018, quarta-feira
04/10/2018, quinta-feira
05/10/2018, sexta-feira
06/10/2018, sábado
07/10/2018, domingo

SOBRE O EVENTO

Chega a todo vapor na capital, mais uma belíssima edição do Goiânia Mostra Curtas, que prestigia e estimula a produção e profissionalização do audiovisual goiano e também nacional.

Entre os dias 2 e 7 de outubro (terça a domingo), no Teatro Goiânia, o público poderá contemplar cinco mostras competitivas, sendo elas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Cinema nos Bairros e 17ª Mostrinha, sendo essa, inteiramente voltada para o público infanto-juvenil e interessados, que articulam a rede pública de ensino do estado e município, afim de promover a reflexão, representatividade e discussão entre os mais jovens perante o assunto.

Ainda será possível participar de debates, atividades de formação, mesas redondas e oficinas que proporcionam melhor qualificação e amadurecimento das produções e dos profissionais que participarão da competição.

Completando agora seus 18 anos, o festival ainda é realizado com o mesmo empenho do começo, mas é válido mencionar que agora possui muito mais forças e alcançou sua maturidade, sendo capaz de difundir as produções audiovisuais do país.

Mais do que um evento anual, a grande expectativa é que o Goiânia Mostra Curtas seja sempre  sinônimo de portas abertas para o intercâmbio entre os que acreditam na transformação da realidade através da criação artística, formação, produção e difusão da diversidade cultural em nosso país.

 Temática da 18ª edição Goiânia Mostra Curtas

Neste ano, o festival promove uma discussão entorno do papel da mulher no cinema brasileiro, abordando o tema “Gênero e Invenção: tornar-se mulher no cinema de curta-metragem contemporâneo“. Foram eleitos 12 curtas, divididos em duas partes, para serem exibidos entre os dias 6 e 7 de outubro (sábado e domingo)  no festival. A grande responsável pela escolha foi Maíra Bühler, que é diretora, roteirista, antropóloga e curadora da Mostra Curta Especial.

O foco é desconstruir estereótipos, pensando em novos tipos de narrativas e subjetividades, ampliando o debate sobre as relações de gênero no cinema.

Apenas para que você tenha ideia, foram 999 filmes inscritos, vindos de 25 estados do Brasil, mais o Distrito Federal. Em ordem crescente, os estados que registraram o maior número de inscrições foram São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco e Minas Gerais, que enviaram produções dentro das categorias ficção, documentário, experimental e animação.

Durante os dias de mostra serão exibidos 76 filmes e o público poderá acompanhar de forma gratuita. Conseguiram classificação, curta-metragens de 15 estados diferentes e do Distrito Federal. Serão 42 curtas de ficção, 17 animações, 13 documentários e 4 experimentais. É importante ainda mencionar que, desses, 41 tiveram mulheres à frente de sua direção.

Confira a programação completa clicando aqui.

Serviço

18ª Edição Goiânia Mostra Curtas

Datas: 2 a 7 de outubro (terça a domingo)

Local: Teatro Goiânia

Para mais informações, acesso o site: 18ª Goiânia Mostra Curtas