17/out/2018

1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade acontece simultaneamente em cidades pelo país

O gastrocirurgião e especialista em cirurgia de emagrecimento, Leonardo Porto Sebba, que também é representante de Goiás na Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), promove no dia 21 de outubro (domingo), às 9 horas no Parque Areião, a Primeira Caminhada Nacional de Combate à Obesidade.

A ação acontece em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, lembrado em 11 de outubro, e tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância da atividade física e da alimentação adequada para melhorar a qualidade de vida e reduzir o excesso de peso.

Segundo Sebba, a obesidade é uma doença que atinge mais de 17,9% dos brasileiros e estima-se que 52,5% dos adultos estejam acima do peso, segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde. A doença também apresenta números preocupantes em Goiás. Cerca de 47% da população do estado apresenta sobrepeso, configurando um grave problema.

Caminhada acontece de forma simultânea em outras cidades

1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade acontece simultaneamente em cidades pelo país

Goiânia não será a única a realizar o evento em prol desta causa tão nobre. Cidades como Salvador, Recife, Brasília, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, João Pessoa, Fortaleza, Manaus, Porto Velho, Vitória, Bauru, Campinas, São José do Rio Preto, Campina Grande (PB) e Porto Alegre também participam do ato, que começa entre 7 e 9 horas da manhã, de acordo com cada localidade.

O evento será coordenado por educadores físicos, cirurgiões e profissionais multidisciplinares associados à SBCBM. Durante o trajeto, os participantes poderão desfrutar de orientações para diagnósticos de sobrepeso e obesidade.

Nos últimos anos houve um aumento do consumo de alimentos altamente calóricos e ricos em gordura, sal e açúcar, mas pobres em vitaminas, minerais e outros micronutrientes.

O sobrepeso e a obesidade tem origem numa série de fatores, mas principalmente no hábito do mundo moderno de consumir cada vez mais produtos processados – com a adição de substâncias que os torna mais duráveis, palatáveis e atraentes, normalmente derivadas de gorduras e açúcares. Ao desequilíbrio na balança, soma-se a vida sedentária.

Vale lembrar que a campanha se apoia em quatro pilares para divulgar a manutenção da saúde e do peso saudável: comer bem, movimentar-se, beber água e dormir bem, hábitos que por sinal, são fundamentais para qualquer ser humano! Vale a pena participar!

Para fazer sua inscrição basta acessar o site da SBCBM clicando aqui!