19/nov/2018

Do pior ao melhor filme da franquia Harry Potter

“Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald”  já estreou nos cinemas e nada mais oportuno do que rever todos os filmes do universo mágico criado por J. K. Rowling – desde Harry Potter até o primeiro Animais Fantásticos.

Aproveitei a ocasião para fazer um ranking “Do pior ao melhor filme” do universo intitulado “Wizarding World”!

Confira logo abaixo o ranking “Do pior ao melhor filme da franquia Harry Potter”:

10. Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

Do pior ao melhor filme da franquia Harry Potter

Está longe de ser ruim, mas revendo hoje é um filme que em contraste com os posteriores fica na retaguarda. O diretor Chris Columbus cria um verdadeiro filme para a família, com tom alegre e divertido, e pertinente ao público alvo – as crianças que viriam a crescer com a franquia. O plano foi certeiro, a obra se tornou um sucesso absoluto e essencial para introduzir o universo de J. K. Rowling nos cinemas.

09. Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)

Do pior ao melhor filme da franquia Harry Potter

Chris Columbus retorna e mantém o tom infantil e alegre do primeiro filme. Olhando hoje, o filme não acrescenta muita coisa à franquia, mas continua uma aventura infantil divertida com cara de Sessão da Tarde. A mudança radical só iria acontecer no próximo capítulo.

08. Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018)

Do pior ao melhor filme da franquia Harry Potter

O que deveria ter sido uma evolução do filme anterior, com uma crescente de emoção e tensão, “Os Crimes de Grindelwald” se perde nos excessos de subtramas e falta de foco. Muito arrastado e mal construído. Leia a crítica completa clicando AQUI.

07. Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016)

Do pior ao melhor filme da franquia Harry Potter

Após o fim da franquia Harry Potter como continuar ganhando dinheiro com este universo milionário criado por J. K Rowling? Afinal, cinema é uma indústria e precisa movimentar as engrenagens. “Animais Fantásticos” é o resultado desta ambição mas também é realizado de maneira honesta pelos responsáveis. A própria Rowling é quem assina o roteiro e garante que a nova franquia terá cinco filmes. A trama se passa décadas antes de existir Harry Potter, e irá focar no embate entre Dumbledore e o vilão da vez, Gellerd Grindelwald. Este primeiro filme é bastante introdutório e faz o serviço de apresentar os novos elementos, e personagens, deste mundo antes já conhecido. É divertido e encantador, mas o que interessa mesmo só começa no próximo capítulo.

06. Harry Potter e a Relíquias da Morte – Parte 1 (2010)

Do pior ao melhor filme da franquia Harry Potter

“Relíquias da Morte – Parte 1” é o resultado da ambição Hollywoodiana. Dividiu o livro em dois filmes, adiou o final e ganhou muito dinheiro com mais uma produção. E como Parte 1, o filme enrola que é uma beleza. Mas ao menos prepara as engrenagens para culminar no explosivo e empolgante final em “Relíquias da Morte – Parte 2”, que tem menos falação e mais ação.

05. Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)

Do pior ao melhor filme da franquia Harry Potter

“Enigma do Príncipe” é lento, arrastado, porém, é importante para sedimentar alguns assuntos da saga. Volta ao passado para falar de Voldemort e temos uma das mortes mais sentidas de todos os filmes. É um dos longas que menos me empolga, mas é essencial à série.

04. Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)

Do pior ao melhor filme da franquia Harry Potter

Gosto bastante de a “Ordem da Fênix” por nos apresentar uma sequência de ação longa envolvendo um duelo com varinhas entre dois personagens essenciais: Voldemort contra Dumbledore é um dos momentos mais memoráveis de toda a saga. E aqui temos a estreia do diretor David Yates no comando – que está até hoje a frente dos longas do universo bruxo.

03. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

Do pior ao melhor filme da franquia Harry Potter

Saiu o diretor Chris Columbus e entrou Alfonso Cuáron – responsável por filmes como “A Princesinha”, “Gravidade” e “Filhos da Esperança”. Sua entrada no projeto é um marco na história da franquia justamente por ser o responsável em realizar a transição do tom infantil dos dois primeiros para uma ambientação sombria e desesperadora. O público infantil que começou com “A Pedra Filosofal” estava crescendo, e consequentemente a franquia precisava acompanhar o ritmo. “Prisioneiro de Azkaban” é um divisor de águas para Harry Potter no cinema.

02. Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)

Do pior ao melhor filme da franquia Harry Potter

“Cálice de Fogo” é emoção pura.  Além da trama se passar em um contexto de competição entre colégios – o que nos introduz diferentes escolas de magia além de Hogwarts -, o longa é importante pois traz diversos momentos angustiantes com bastante ação e suspense. E, claro, nos apresenta pela primeira vez a caracterização completa do ator Ralph Fiennes como o vilão Voldemort – em uma transformação assustadora e memorável. Um dos pontos altos da franquia!

01. Harry Potter e a Relíquias da Morte – Parte 2 (2011)

Do pior ao melhor filme da franquia Harry Potter

David Yates criou verdadeiramente um final épico para uma série que só cresceu com os anos. É impossível assistir “Relíquias da Morte – Parte 2” e não sentir o desespero do fim de uma jornada, do mal se aproximando e o conflito onde apenas um dos lados sairá vitorioso. E ainda que seja óbvio que o bem será o vencedor, a jornada é repleta de emoção, tensão e perdas que tocam fundo nossos corações. Aqui não há espaço para muita conversa, a guerra entre os dois lados chegou e o resultado é um filme genuinamente emocionante que encerra de maneira memorável uma era.