26/set/2018

Goiás Genética 2018 acontece em Goiânia e tem entrada gratuita

Qual a melhor forma para baratear os custos dos criadores e para que o consumidor pague menos nos açougues ? É possível criar um bovino e preservar o meio ambiente ? Como despertar crianças e jovens para serem futuros profissionais do agronegócio científico ? Com quais técnicas de melhoramento animal o mundo está trabalhando ou desenvolvendo para o futuro?

Estas são algumas das perguntas que poderão ser respondidas ao público durante a GOIÁS GENÉTICA 2018, que iniciará sua 8ª edição. A abertura oficial será nesta quarta-feira, 26, às 9 horas, e seguirá até 29 de setembro (sábado) no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira em Goiânia.

A feira é realizada pela Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ) o tema central desse ano é GOIÁS GENÉTICA 2018 – PRODUZINDO O BEZERRO DE QUALIDADE.

O evento é aberto a todo público com entrada gratuita para visitação aos estandes e pavilhões com animais.

O foco é a biotecnologia que origina um melhor bezerro na pecuária atual visando a sustentabilidade. Palestras técnicas e científicas serão ministradas, além de visitas acompanhadas por mestres e doutores do Brasil e do mundo.

Estarão à mostra nos pavilhões e galeria do Parque, animais (bovinos e equinos) selecionados por renomados programas de melhoramento genético que estão no país. Será a elite do agronegócio nacional em exposição em Goiânia.

Na Galeria dos Garanhões haverá a exposição de cavalos de várias raças.

São esperados mais de 200 mil visitantes, entre produtores, alunos dos mais diversos cursos de ciências agrárias e comunidade em Geral.

CONSCIÊNCIA SOCIAL

Ciência também combina com responsabilidade social. A GOIÁS GENÉTICA 2018 estará recebendo idosos de diversos abrigos da grande Goiânia.

Alunos de escolas públicas e particulares, na faixa etária de 5 a 17 anos, farão visitas com acompanhamento de profissionais. As crianças também serão agraciadas com os animais da mini fazendinha.

NÚMEROS GOIÁS GENÉTICA:

– 200 mil visitantes

– 120 empresas participando

– 20 palestrantes

– 20 mil metros quadrados de feira

– 300 animais, entre bovinos, equinos e mini animais em exposição

NÚMEROS BRASIL/MUNDO:

– Nas fazendas brasileiras existem 226 milhões de cabeças de bois

– O Brasil é o 3º maior criador de bovinos

– Raça zebuína representa 80% do rebanho nacional

– Há 21 anos exportamos sêmens e embriões para outros países

– A exportação de sêmens e embriões representa R$ 400 milhões/ano

Programação da Goiás Genética:

 PALESTRAS

Mais de 15 palestras técnicas e científicas com renomados mestres da área bovina e eqüina do Brasil e do mundo.

Nelas serão tratados assuntos como:

As linhagens zebuínas no Brasil com ênfase para o Nelore /As perspectivas da genômica na qualidade da carne/ O cavalo econômico e o social de sela / Recria intensiva de corte / Automação pecuária e o boi do futuro / Revolução das pastagens e os novos forrageiros no bioma cerrado / Odontologia eqüina / A importância dos Programas de Melhoramento Genético / Alimentação e Manejo de Equinos.

ANIMAIS

– Cadeia Produtiva do Boi – Pavilhão com ciclo de produção desde o nascimento até o consumidor final.

Galeria dos Garanhões – Exposição de Mangalarga Marchador, Mangalarga Paulista, Appaloosa, Pônei, Quarto de Milha, Jumento e Campolina,

– Mini Fazendinha de Animais – Voltada para o público infantil com animais de verdade em miniatura.

– LEILÕES

1º – No dia 26, Leilão em prol das obras do Hospital do Câncer de Goiás de Inhumas que acontecerá às 20 horas no Tatersal 3

– No dia 29,  o 24° Leilo-Shopping Elite TDTJ EMBRAPA/AGCZ na sede da Embrapa Arroz e Feijão, a partir das 8 horas,em Santo Antônio de Goiás.