20/nov/2018

Mickey Mouse completa 90 anos como símbolo absoluto do legado Disney

Existe uma história antiga que diz que Walt Disney entrou numa sala com investidores e propôs a todos que investissem nele pois ganhariam muito dinheiro com o desenho de um rato, uma princesa e sete anões. Não há confirmações se isto aconteceu, mas esta breve história serve para mostrar o espírito visionário de Disney e como ele enxergava o crescimento da animação.

Com apenas três círculos, Disney e o desenhista Ub Iwerks criaram o personagem mais influente e icônico da história. Aquele que se tornaria símbolo absoluto do legado de uma empresa que se tornaria a mais poderosa mundialmente no ramo do entretenimento. São anos como figura presente em filmes e seriados animados, livros, quadrinhos e uma milionária indústria de licenciamento  de produtos com o rosto do personagem.

Mickey Mouse surgiu em 18 de novembro de 1928 quando apareceu no curta de 7 minutos: Steamboat Willie. Mas esta não seria sua primeira aparição, já que um curta mudo chamado Plane Crazy estava no gatilho para sair quando o som irrompeu  no cinema e se tornou uma sensação.

Para comemorar os 90 anos de Mickey, a Disney lançou um vídeo no twitter com uma compilação de todas as aparições do personagem. Veja abaixo:

Assista a seguir ao primeiro curta-metragem lançado do Mickey: